O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#336568 Bom ,eu acho que todos aquí almejam uma vida boa.
Aproveitando esta ferramenta maravilhosa em que compartilhamos nossos conhecimentos com o resto da comunidade...
Venho por meio deste fórum lhes propor um tópico diretamente relacionado a dicas de investimento,pois dei uma vasculhada no puabase e ví que não só eu,como muitos são assombrados pelas mesmas dúvidas.


Então sintam-se bem vindos para postar suas dúvidas e dicas mesmo que não seja expert no assunto(mas se for melhor ainda), pois ninguém é tão sábio que não possa aprender, e nem tão ignorante que não possa ensinar.

Tomei como base deste tópico as seguintes fontes:

como-ficar-rico-aos-30-anos-t27081.html - kaiquepnl
8-conselhos-de-mafiosos-para-gerir-o-seu-negocio-t29930.html - Flávio Henrique
fatores-para-ficar-rico-elson-dion-t14114.html - ElsonDIon

Imagem

Ps: Já procurei um tópico parecido com este no fórum,e só encontrei esse assunto fragmentado em vários tópicos, então porque não centralizar o assunto em um só?
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#336597 Bom vou começar tentando esclarecer minhas dúvidas/problemas.

Então, tenho 16 anos e sou estudante, estou cursando o terceiro ano do ensino médio e não trabalho.
Ganho uma mesada de R$ 1.000,00(mil) por mês e economizo 80% do dinheiro.Quando eu completar 18 anos, terei uma conta bancária disponível com R$ 100.000,00(cem mil).
Sou um jovem muito interessado em assuntos de negócios, compro revistas, leio livros e tudo mais, porém não sei como iniciar meus investimentos.Quero muito a ajuda de vocês sobre como iniciar minha carreira de investidor,quais os caminhos que estão disponíveis nesse mundo de negócios,e quais os métodos mais rentáveis.Por favor dêem sua opnião a respeito,dicas ou postem suas dúvidas.
Grato desde já, Kaiba.
lukaz

Aprendiz

#336648 100 mil com 18 anos? Pqp!

Meu, sinceramente? Acho que você está muito novo para investir seu dinheiro. MAS NÃO PARA PENSAR SOBRE COMO E QUANDO O FAZER. Tive uma palestra com um empresário semana passada e o cara, seM nenhuma formação acadêmica na área de exatas conseguiu ser aplaudido de pé por 400 estudantes de engenharia só falando sobre a vida, oportunidades, carreira financeira, etc. Não me interesso por essa área de investimento e empreendedorismo, mas o eu consegui pegar bastante coisa do que ele falou e adaptar para a minha realidade. Ele deixou contatos e disse que tem um projeto de site para investimento em idéias e coisas do tipo, mas eu não sei qual é. Ele parece ser bem aberto a dúvidas e esse tipo de conversa, então acho uma boa você tentar algum contato com ele.

http://pt-br.facebook.com/people/Flavio ... /579212221

Minha opinião: estude, faça um curso de economia (dizem as más línguas que com o curso de economia você pode atuar como economista e administrador e com o curso de administração só como administrador) e, principalmente, converse com profissionais da área!

Abraços! ;)
VitorC - MEMBRO EXCLUSIVO
#336759 melhor investimento é juntar... quanto mais dinheiro você tem, mais você ganha... quando tiver uma massa legal de dinheiro, os juros de investimentos como renda fixa, ou as ações mais garantidas, vão ser grandes o suficiente pra aumentarem exponencialmente essa massa.
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#336946
VítorC escreveu:melhor investimento é juntar... quanto mais dinheiro você tem, mais você ganha... quando tiver uma massa legal de dinheiro, os juros de investimentos como renda fixa, ou as ações mais garantidas, vão ser grandes o suficiente pra aumentarem exponencialmente essa massa.


Bom, concordo com você meu caro VitorC quanto acumular dinheiro para receber juros maiores,mas começar acumulando a partir do que?Aplicando minha mesada em fundos,caderneta você quis dizer?Queria começar investindo pesado, ou pelo menos uma quantia considerável mesmo que eu não tenha um início de sucesso ao menos essa quantia investida me dará um pouco de experiência no assunto ,para futúros investimentos.
Eu me identifico muito com o estilo de investidor agressivo.E uma coisa que me inspirou muito foi esse artigo que li da revista istoé

Eike Batista (atual homem mais rico do Brasil,ocupa a 8ª posição no ranking mundial com economia estimada à casa dos U$30bi) comentando sobre o filho:

(...)Para certificar-se da competência do ­filho na administração do dinheiro, Eike resolveu testá-lo no ano passado e deu de presente ao rapaz um lote de ações de R$ 100 mil. “Ele transformou a quantia inicial em cerca de R$ 1 milhão”

Fonte:
http://www.istoe.com.br/reportagens/901 ... KE+BATISTA

Temos como exemplo o filho de Eike Batista,que transformou 100 mil em 1 milhão, investindo em ações.
Imagine poder multiplicar sempre uma quantia em 10x,algum dia esses 100mil poderiam virar 1bilhão ou até mais.

lukaz
Ele parece ser bem aberto a dúvidas e esse tipo de conversa, então acho uma boa você tentar algum contato com ele.

http://pt-br.facebook.com/people/Flavio ... /579212221

Minha opinião: estude, faça um curso de economia (dizem as más línguas que com o curso de economia você pode atuar como economista e administrador e com o curso de administração só como administrador) e, principalmente, converse com profissionais da área!


Adicionei :D ,obrigado por indicar um profissional da área, e agradeço pela sua opnião.

Queria aproveitar pra perguntar como posso iniciar no mercado de ações?Devo procurar uma corretora ou algo relacionado?
Continuem enviando mais sugestões, ou postem suas dúvidas/problemas.Agradeço aos demais pela iniciativa.
vieirac

Aprendiz

#337185 Sobre o mercado de ações: Sim, voce precisa ter uma corretora por tras de voce tanto nas compras e vendas como na custodia do título.
Sobre as corretoras: O legal é voce ir em varias, e até ter conta em duas ou tres, porque? Cada corretora tem um grupo de economistas que estudam e analisam o mercado, mas cada corretora tem o seu posicionamento em relação ao mercado tambem. Com varias analises voce podera ter uma visao um pouco mais abrangente do que esta acontecendo e do que acontecera. Eu tenho conta em duas corretoras, uma é a Ativa, onde eles tem uma ótima equipe de economistas e uma boa analise do mercado, mas eu compro pela Concordia, onde nao pago muitas taxas, entao é mais vantajoso.

Sobre as açoes: Invista somente no que voce gosta, eu estudo Agronomia, sou apaixonado pelo campo e tudo o que vem dele. Eu invisto principalmente em empresas do setor alimenticio. Primeiro por que é um campo que eu conheco e gosto, segundo porque voce nunca ira acompanhar de perto algo que voce nao sente paixao realmente. Eu procuro fugir daquela historia "Invista em muitas empresas, ai seu prejuizo nao sera grande em uma quebra." Besteira, primeiro analise as possiveis empresas que voce gosta, estude sobre elas e invista nelas, Warren Buffet faz isso. Outra coisa, só invista um dinheiro que voce pode perder. Nunca espere ganhos rapidos, o mercado sempre cai, e quando ele cai voce APARENTEMENTE perde dinheiro, entao mantenha suas posicoes e compre ainda mais, na alta realize seus lucros, venda um pouco e guarde dinheiro para uma possivel queda das açoes.
Só pra voce ter uma ideia, a dois anos na ultima queda da bolsa eu compre açoes da Sadia a R$2,36 ... com a fusao entre Sadia e Perdigao minhas açoes que eu comprei a R$2,36 - depois de um certo reajuste nas trocas das açoes valem R$ 29,50... Tenha sangue frio e coragem, esse mercado vale muito a pena.

Nao conheço Renda Fixa nem nada do tipo, entao nao posso te ajudar, mas quanto açoes qualquer duvida é so falar ...

Abraços.
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#337333 Adorei seu post Vieirac
Muita informação em apenas um comentário, queria saber como eu faço pra abrir uma conta em uma corretora, e como eu faço pra achar uma.
VitorC - MEMBRO EXCLUSIVO
#337380 renda fixa, os melhores, não vao te render mt mais que 10% ao ano.
ação, só entre se você tiver disposição de perder tudo e seguir sua vida numa boa, sem traumas e nem problemas financeiros.

nas ações existem dois meio de "crescer".

visão + sorte = comprar uma ação muito barata, e por alguma surpresa, essa ação supervalorizar, a empresa crescer, ou simplesmente por sorte, por exemplo oque aconteceu com o amigo ali em cima.

blue chips = são as grandes empresas. "empresas garantidas". procure sobre o sistema de dividendos.
empresas como a petrobrás ou a vale são opções garantidas, mas isso não quer dizer q elas possam dar prejuízo... mas para uma perda total do dinheiro, algo como a petrobras falir, isso iria causar uma grande "quebra" da economia do pais, então o dinheiro que vc perdeu "no jogo" seria a menor de suas preocupações.

* sobre o filho do eike, as coisas sao mais faceis quanto se tem 100 mil, a experiencia do eike, a disponibilidade de arriscar alto e perder tudo, os contatos com melhores economistas do mundo...
TheBoss

#337508 Olá Kaiba e demais apreciadores do tópico.
Primeiro gostaria de dar minha opinião sobre os 18 anos e 100mil, isso é muito normal, não tem nada de fenomenal não, foi uma educação financeira que ele recebeu juntamente com recursos dos pais e por isso ele estima ter essa quantia aos 18. E 100mil não é muito dinheiro não.

[PARA PENSAR: Quem de vocês guarda 80% do que ganha? Não importa o valor, pode ser 1 real ou 10000, você guarda 80%? Então méritos ao caro Kaiba, ele é um bom "guardador de dinheiro"]

Eu me abstenho de dar opiniões sobre carteira de investimentos, mercado de capitais e etc. Opinião todo mundo tem, e "as dicas" que ví no tópico até agora, você pode encontrar em qualquer website que explane algo sobre o tema.
Eu defendo a opinião de que devemos escutar e buscar quem realmente entende da área na qual desejamos informação, ou "você compraria uma camisa de um descamisado?" E entender pra mim, não é ser um estudioso teórico somente, mas quem estuda e aplica na prática e TEM SUCESSO no que faz.
Acho louvável a atitude e vontade do Kaiba desde tão cedo, mas recomendo que se ele quer informações sobre ser um investidor de verdade, ele deve procurar informações e apoio com pessoas que realmente entendam do assunto (como as próprias corretoras que já foram citadas). Histórias de sucesso acontecem todo o tempo, multiplicar 10x o dinheiro investindo em ações na teoria é muito simples, como já foi citado o filho do Eike é uma excessão, tem todo o apoio necessário e rede de contatos para tais feitos. (Nada impede de qualquer "ser comum" fazer a mesma coisa, porém sem aconselhamento ideal e certo "desapego ao $ investido" isso se torna muito mais difícil)

TODO GAROTO QUE JOGA FUTEBOL QUER SER ATACANTE, TODO MUNDO QUE COMEÇA A ESTUDAR O MERCADO DE CAPITAIS/INVESTIMENTOS SE COLOCA NO PERFIL DE "INVESTIDOR AGRESSIVO" Tomem cuidado com isso...(dai vem o fulano e fala: aaaaaaaah mas vc não me conhece, eu sou diferente! SIM você é diferente, você e todos os outros jovens do mundo que tem sonhos, isso é normal, se você não tiver FATOS concretos, você não tem nada de especial, portanto cuidado)

Enfim, acho muito bom que a galera tá se interessando cedo por finanças e sucesso, continuem assim e no que puder colaborar eu estou a disposição de todos.

Meu nome é Henrique, tenho 24 anos, sou formado em Administração e Comércio Exterior, trabalho na área de comércio exterior faz 8 anos, comecei meu primeiro negócio com 16 e nunca mais parei, já "quebrei" algumas vezes e nos mais variados negócios. Hoje em dia trabalho com consultoria empresarial, tenho sociedade em algumas empresas de médio porte aqui onde moro e também trabalho com vendas e treinamento (inclusive fora do país). Não sei se sou a pessoa mais adequada ou qualificada para opinar sobre os assuntos que opinei, mas me considero e sou considerado por muitos como um "jovem empreendedor" (estou citando estes fatos não para me vangloriar "dar DVS" nem nada do tipo, somente é para que vocês saibam um pouco sobre quem é a pessoa por trás da opinião) e admiro todos os jovens que querem seguir esse caminho do empreendedorismo e do sucesso pessoal.

Agradeço a todos que leram o post, ficou extenso, mas reitero: no que eu puder ajudar, estou a disposição.

Abraço galera