O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
vieirac

Aprendiz

#345178 Olá pessoal.

Kaiba, parabens por sua iniciativa cara. Eu tambem comecei a investir e me preocupar com o futuro desde muito cedo. Dizem que se conselho fosse bom agente nao dava, vendia. Pois bem, para que nao digam que eu estou te dando conselhos, vou te contar o que eu faço e o que funciona comigo, voce é bem grandinho e podera tomar suas proprias decisoes apartir disso.

Sobre açoes, primeiro eu tive que descobrir que tipo de investidor eu sou, como eu me comporto diante de uma crise, diante de uma alta das açoes, se eu sou euforico ou nao. Sabe questoes essas que precisam ser respondidas antes de voce pensar em investir... Depois de saber o tipo de investidor eu era, fui atras de uma corretora de açoes que se alinhe ao tipo de invetidor que eu sou. Cara e eu visitei muitas corretoras, acho que fui em umas 10... Cada corretora tem um padrao, cada corretora é para um tipo de cliente. Para voce ter uma ideia. A corretora Camargo Correia, aqui de Curitiba, só trabalha com clientes que tenham investimento inicial minimo de R$ 5mil. Porque? Pois eles dão um atendimento mais personalizado, tem um gestor que ira acompanhar a sua carteira de investimentos e ira buscar as melhores açoes para voce. Isso é bom? Não sei. Para mim não, pois o que voce aprenderia tendo alguem fazendo tudo por voce? Sim, voce pode ganhar dinheiro, voce pode ter um "Warren Buffet" como gestor da sua conta, mas e ai, e quando ele morrer? O que voce vai fazer.
Eu tenho cadastro em duas corretoras, uma é a Concordia, e outra é a Ativa. Mas os bancos tambem tem corretoras, e voce pode utilizar a corretora do teu proprio banco para fazer as compras. Para voce fazer o teu cadastro nelas primeiro voce precisa ser maior de 18 anos (tenho quase certeza), apresentar uns documentos lá, firma reconhecida e tal, ai voce vai ter um cadastro na Bovespa tambem... Bom essas coisas =)

Como achar a açao ideal? Descubra o que voce gosta. Como eu te disse, eu gosto do setor alimenticio. Eu vejo um mundo em crescimento, e esse crescimento tem que ser sustendado primeiramente por comida. É nesse setor que eu vou fazer minha vida, é nele que eu vou me dedicar, e é nele que eu invisto primeiramente... Primeiro porque é mais facil acompanhar algo que voce goste realmente, depois porque eu nao tenho saco para ver demonstraçoes financeiras e prospectos de empresas tipo de combustiveis ou sei la o que. Mas cada um é cada um, e voce deve primeiro se decobrir para depois ir atras do ouro.

Bom, falei demais.
Ah, gostaria de dar tambem minha opiniao sobre os R$100 mil. Cara, é dinheiro para caraleo, e nao é normal coisa nenhuma nao. Quantos garotos da tua idade voce conhece que tem R$ 80 mil guardados? Respondo por mim, nenhum. Sobre o TheBoss ter dito que nao é muito dinheiro, cara, dê uma olhada em volta, vi que voce é de Curitiba tambem, e quantas pessoas voce conhece que tem mais de R$ 100 mil, guardados? Quanta gente dormindo na rua existe por aqui, quanta gente sem ter o que comer, sem ter onde dormir, quanta gente nao morre de frio graças a ajuda da FAS? Bom eu sei que nao é o nosso caso, mas, vamos olhar mais a realidade. Qualquer quantia é significativa, não é o quanto voce tem mais o que voce faz com esse dinheiro que vao dizer quem voce é...

Abraços!
elite - MEMBRO EXCLUSIVO
#345192 A não ser que essa sua mesada aumente, ou você comece a trabalhar, seus custos vão aumentar, e você não vai conseguir continuar economizando 80%. Com 18 anos você vai estar gastando muito mais. Mas não tem problema, mesmo assim você é privilegiado e vai ter uma boa soma.

Enfim, ações. Eu gosto muito do mercado de ações, e assino embaixo do @vieirac. Não sobrou muito o que eu possa dizer, então vou recomendar alguns sites pra você:

http://queroficarrico.com/blog/
http://www.clubedopairico.com.br/
http://www.guiadeinvestimento.com.br/
http://br.advfn.com/

Agora, o principal:

simulacaobmfbovespa.com.br

Esse site é um simulador do mercado de ações. Existem outros, mas acredito que esse seja o mais completo (ou menos incompleto). Isso é muito importante. Antes de investir você deve criar uma conta nesse simulador e brincar um pouco com o mercado. Você ganha um capital fictício de R$100.000,00 (se não me engano), e começa a comprar e vender ações. No momento, como as bolsas estão em baixa, as ações propriamente ditas são um meio um pouco mais difícil do que normalmente de se ganhar dinheiro. Numa crise, às vezes o mercado de opções é mais indicado. E que eu saiba não existe simulador que abranja mercado de opções, futuros e commodities. Mas vai lá, se inscreva. Você vai aprender muito.
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#354715 Muito obrigado a todos que responderam ao tópico.Não é só a mim que vocês estão ajudando,uma vez que as informações aqui contidas,servirão de guia para muitos outros iniciantes como eu.

Em primeiro lugar, acabei de receber uma descarga de desânimação, de acordo com nosso amigo vieirac, só poderei fazer um cadastro numa corretora aos 18 anos ;/.

E em relação ao meu caro elite,
já era de meu conhecimento alguns desses sites e eu sou cadastrado inclusive no http://www.clubedopairico.com.br/ ,acho que muitos puas se identificarão com essa ferramenta (ainda mais quem leu,ou está lendo a coleção de livros de Robert Kiyosaki).
Também estou treinando em alguns simuladores do mercado de ações, aquí seguem eles:

http://folhainvest.folha.com.br/
http://uolinvest.economia.uol.com.br/
http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/
http://simulador-exame.exame.com.br/

Só porquê se pode conseguir mais dinheiro que o Warren Buffet nesses simuladores,não quer dizer que você já estará garantido na prática.
Os simuladores servem mais pra se familiarizar com as ferramentas que estarão disponíveis no mercado,e entender como funciona a bolsa, e é um balde cheio pra quem deseja aprender.(Agradeço por compartilhar os outros sites)

E quero agradecer ao TheBoss, por me dar uma vasta base,e me direcionar ao caminho certo.
Também quero agradecer ao vieirac,VitorC,lukaz e aos demais por compartilhar seus respectivos conhecimentos.

Agradeço a todos,e espero que possamos continuar compartilhando informações.
Paz!
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#357415 Nota: telefonei para algumas corretoras com filiais no RJ, e descobri que é possível fazer um cadastro acompanhado de um responsável.
LucaStile

Veterano - nível 3

#439029 Olá Kaiba.

Existem duas formas de ganhar bastante dinheiro em ações:
1- Investir um GRANDE capital, e com qualquer mínima valorização, você irá ganhar uma grande quantia de lucro.
(Vem daí a famosa frase ''o primeiro milhao é o mais dificil''.)
Se voce compra uma lote de 3000 açoes da natu3 por exemplo -natura- qualquer mínima valorização de 2%, irá render uma boa quantia de lucro, cabendo a você decidir a melhor hora de ''pular fora do barco'', antes que comece a cair novamente.
Recomendo a você estudar bastante a fundo primeiro antes de pular de cabeça nas açoes.Enquanto estuda, vá aplicando seu dinheiro em algo mais lucrativo que as rendas fixas mas com uma taxa de segurança equivalente.

2- Investir uma quantia RAZOAVEL, porem com uma visao de medio a longo prazo.
Por exemplo, quem comprou R$10.000 (dez mil) em ações das lojas americanas em 1999, se fosse vender em 2009, esses mesmos dez mil reais se transformariam em R$1.377.500,000 com a rentabilidade media de 63,6% ao ano.
Atenção: Não é so porque voce ira comprar e vender essas açoes daqui a 10 anos, que voce ira ter lucro estupendo! Aprenda qual o melhor momento de entrar de cabeça, e quando sair correndo vendendo seus lotes, afim de proteger seus lucros.

Bom, é certo que aprender a investir com qualidade no mercado de ações, é super válido, porém ele tambem acaba com os sonhos de várias pessoas, fazendo perder tudo que tinham.Então oque fazer ?
Aprenda a fazer analises fundamentalista, analises grafisas, assine jornais diarios sobre economia, converse com quem já está calejado nesse mundo de sobe e desce....ou seja, busque conhecimento, afinal CONHECIMENTO É PODER!

A minha opiniao pessoal, é voce buscar o conhecimento e fazer amizade com algum consultor financeiro, e buscar meios mais rentáveis,para alocar seu dinheiro afim de que quando se sentir realmente confiante, e com conhecimento técnico sobre tudo sobre a bolsa, comece a investir e faturar!

Desculpe se alguma coisa ficou mal compreendida, ou por erros de digitação, afinal estou com pressa.
No mais, espero sinceramente que voce seje muito bem sucedido, e tenha muito SUCESSO!

Abraçoos ;D
Avatar pua
englip

Equipe PUABASE

#440263 [justify]Bom, as formas de investir são inúmeras!

Com R$100mil dá pra se investir em uma carteira de ações (o que acho mais indicado pra sua idade), investir em imóveis, abrir seu negócio... Tenha em vista que para ter uma boa rentabilidade é necessária uma idéia inovadora e possível de ser implantada (não me refiro aqui ao mercado de ações ou ao ramo imobiliário). Acredito que já tenha lido livros como Pai rico, pai pobre e O homem mais rico da Babilônia, se não leu procure ler. No primeiro fala-se muito sobre investimento e construção de capital, no segundo a idéia é basicamente a mesma que você já pratica, guardar uma parte do que ganha.

Em outro livro que li havia uma frase que dizia algo como "quando um bom negócio é de conhecimento de todos já não é mais um bom negócio". Procure quando for investir pesquisar muito (como já foi dito por outros membros), procure saber de um bom negócio antes dele ser do conhecimento geral.

Vou dar um exemplo: Suponhamos que o mercado imobiliário da sua cidade esteja em baixa, então haverá várias casas sendo vendidas a preço muito menor do que realmente valem. Você descobriu sabe-se lá como que dentro de dois meses uma grande empresa para sua cidade e coincidentemente um dos imóveis a preço de banana é um terreno enorme que vale em torno de R$150mil sendo vendido a R$60mil. A empresa precisará de um terreno grande para se instalar, você sabe que ele vale R$150mil, compra por R$60mil, a grande empresa poderá pagar muito mais do que você pagou, próximo ao valor de mercado ou até mesmo superior. Supondo que você vendeu por R$120mil, obteve um lucro de R$60mil (desconsiderando as taxas e afins) com apenas algumas horas efetivas de trabalho.

Esteja ciente de uma coisa: o lucro é obtido no momento do investimento e não na venda!

Sugestões de leitura:

1. Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
2. O homem mais rico da Babilônia - George S. Clason
3. Encantamento - Guy Kawasaki
4. A arte do começo - Guy Kawasaki
5. Investimentos: Os segredos de George Soros e Warren Buffet - Mark Tier

Outra sugestão é procurar instrução sobre o assunto, nos sites do SEBRAE e da BOVESPA existem cursos gratuitos, interessante para quem deseja empreender e investir no mercado financeiro.

Espero não ter sido muito redundante! rs
Abraços[/justify]
Avatar pua
Perigo

Aprendiz

#440308 Já pensou em comprar uma franquia?

Pra mim este é um ótimo investimento. Porém o que achei interessante no seu tópico foi a sugestão de criar uma área para investimentos aqui no puabase. Temos a área de Desenvolvimento Humano que é excelente, mas por que não criarmos uma área para discutimos finanças e tudo mais relacionado ao Dinheiro, que é algo que precisamos para sobreviver.

Poderia se chamar:

Área de Crescimento Financeiro.
Então fica a dica pros administradores do forum, tenho certeza que todos aqui procuram por um ótimo estilo de vida, e não só como atrair e seduzir mulheres, não é mesmo.
Abraços Puas.
Avatar pua

Criador do tópico

Kaiba - MEMBRO EXCLUSIVO
#440480
Perigo escreveu:Poderia se chamar:

Área de Crescimento Financeiro.
Então fica a dica pros administradores do forum, tenho certeza que todos aqui procuram por um ótimo estilo de vida, e não só como atrair e seduzir mulheres, não é mesmo.
Abraços Puas.

Pois é, seria um grande passo se existisse esse subfórum relacionado à finanças.

englip escreveu:[justify]Esteja ciente de uma coisa: o lucro é obtido no momento do investimento e não na venda!

Sugestões de leitura:

1. Pai rico, pai pobre - Robert Kiyosaki e Sharon Lechter
2. O homem mais rico da Babilônia - George S. Clason
3. Encantamento - Guy Kawasaki
4. A arte do começo - Guy Kawasaki
5. Investimentos: Os segredos de George Soros e Warren Buffet - Mark Tier

Espero não ter sido muito redundante! rs
Abraços[/justify]

Aposto meus culhões que seu comentário servirá para muitos além de mim, e sobre os livros...eu li o "Pai rico,Pai pobre" do R.Kiyosaki e o "O homem mais rico da Babilônia" recomendo! O livro que fala about os segredos de Warren Buffet e George Soros eu já pretendia comprar, agora o resto dos livros que você recomendou eu tenho quase certeza de que são bons, baseados nos que você recomendou e eu já li.Muito Obrigado :)

LucaStile escreveu:Olá Kaiba.

Existem duas formas de ganhar bastante dinheiro em ações:
1- Investir um GRANDE capital, e com qualquer mínima valorização, você irá ganhar uma grande quantia de lucro.
(Vem daí a famosa frase ''o primeiro milhao é o mais dificil''.)
Se voce compra uma lote de 3000 açoes da natu3 por exemplo -natura- qualquer mínima valorização de 2%, irá render uma boa quantia de lucro, cabendo a você decidir a melhor hora de ''pular fora do barco'', antes que comece a cair novamente.
Recomendo a você estudar bastante a fundo primeiro antes de pular de cabeça nas açoes.Enquanto estuda, vá aplicando seu dinheiro em algo mais lucrativo que as rendas fixas mas com uma taxa de segurança equivalente.

....ou seja, busque conhecimento, afinal CONHECIMENTO É PODER!

Desculpe se alguma coisa ficou mal compreendida, ou por erros de digitação, afinal estou com pressa.
No mais, espero sinceramente que voce seje muito bem sucedido, e tenha muito SUCESSO!

Abraçoos ;D

Você disse tudo cara! Conhecimento é poder!
A respeito das dicas...eu reflito muito sobre isso, e acho que um bom caminho seria o seguinte : investir em alguns ativos que gerem renda fixa como franquias por exemplo (algumas tem retorno sobre o capital investido muito rápido, em torno de 6meses ~18meses), e depois de acumular uma certa quantia, apelar para o daytrading já que cada pequena variação no % irá gerar uma quantia significativa.
Posso estar errado, mas essa foi a conclusão que eu cheguei.Se alguém tiver alguma sugestão melhor...o tópico está aberto pra isso (:

Agradeço a todos! E para aqueles que querem saber sobre franquias tenho uns artigos que pode servir para vocês, qualquer coisa só mandar pm porque não sei se podemos compartilhar links aqui, por causa daquela frescura de propaganda e tals...

PS:Os artigos são relacionados ao preço de cada franquia e tempo de retorno sob capitão investido, qualquer coisa procure à respeito de franquias no site da "exame", existem muitas páginas e estão separadas por preço exemplo : "franquias de 35mil", "de 25mil", "de 115mil", etc...