Avatar pua

Criador do tópico

fureula - MEMBRO EXCLUSIVO
#765943 A dieta paleolítica
Paleolítico refere-se ao período anterior à invenção da agricultura. Como vimos no post anterior, esta é a dieta à qual nossa espécie está geneticamente adaptada. Da mesma forma que estamos geneticamente adaptados à gravidade da terra, à concentração de oxigênio da nossa atmosfera, à temperatura do nosso paneta, pois estas são as condições que estavam presentes durante a nossa evolução, a dieta com a qual evoluímos moldou nossos genes.

Não existe um único tipo de dieta paleolítica. Hominídeos nômades vagaram pela áfrica, e posteriormente por todos os continentes, comendo aquilo que estava disponível. No litoral, isso significava um predomínio de pesca. Nas savanas, um predomínio de caça. Na maioria dos lugares, era suplementada com vegetais, frutas silvestres e raízes, além de insetos e larvas. Em locais como o círculo polar ártico, praticamente não havia vegetais disponíveis por pelo menos 6 meses. Em ilhas do pacífico, o coco chegava a compor mais da metade do consumo calórico. Assim, não há uma dieta paleolítica, mas várias. Mais importante do que as diferenças entre estas dietas, é o que todas têm em comum: a ausência de produtos refinados, alimentos processados e grãos.
É evidente que alimentos processados, açúcar, refrigerante e batatas fritas não faziam parte da dieta ancestral. O que não é tão intuitivo assim é a ausência de grãos. Afinal, o pão está presente no quadro da Última Ceia, sabemos que o trigo acompanha a civilização deste sempre. Mas, como vimos no post anterior, a agricultura e a civilização ocupam apenas as útimas 36 horas do calendário da nossa evolução. 10 mil anos são apenas 300 gerações. O que é o mesmo que nada do ponto de vista evolutivo.
Assim, com todas as variações geográficas e culturais, em pinceladas gerais podemos descrever da seguinte forma uma dieta paleolítica:
- Ausência de grãos
- Ausência de açúcar
- Ausência de laticínios
- Ausência de alimentos processados


A dieta paleolítica precisa ser adaptada aos tempos modernos. Afinal, é pouco provável que maioria de nós pretenda consumir insetos e larvas ou caçar os animais selvagens com as próprias mãos.
A grande proporção de pessoas intolerantes à lactose atesta nosso despreparo evolutivo para lidar com laticínios após a primeira infância. No entanto, para aquelas pessoas que não apresentam tal intolerência, os laticínios fermentados não parecem apresentar maiores problemas.
Os graves problemas associados ao consumo de carboidratos atestam nosso despreparo evolutivo para lidar com essa classe de macronutrientes, que era escassa durante 99,5% da nossa evolução. O fato de que podemos sintetizar todos os carboidratos de que necessitamos a partir de proteínas e triglicerídeos também sublinha a ausência eventual dos mesmos em nosso passado paleolítico.
Os problemas associados ao consumo de grãos, além do fato de serem a maior fonte de carboidratos da vida moderna, são um capítulo à parte. Eu afirmo, sem sombra de dúvida, que a simples eliminação total dos grãos (pão, massa, farinha, biscoitos, etc, enfim uma dieta livre de glúten) fornece talvez 70% de todo o benefício de uma dieta paleolítica (em termos não apenas de perda de peso, mas de controle de síndrome metabólica e de patologias auto-imunes).

Fonte: http://lowcarb-paleo.amo puabase.com.br/20 ... itica.html

Nota: galera que quer emagrecer e entrar em forma,esse é um estilo de vida que adotei ultimamente e ja consegui perder 4,5 kilos rapidamente e sem passar fome.É a teoria de comer exatamente o que nascemos pra comer. Parece que Esquimós e algumas tribos não sofrem problemas que afetam a sociedade como (Alzheimer,Problemas cardiacos,obesidade entre outras)

http://lowcarb-paleo.amo puabase.com.br/20 ... eberg.html

nesse link mostra um cara que ficou numa ilha em papua nova guiné,e viu que a tribo era absurdamente saudavel.

enfim,sugiro a galera que quer emagrecer,ser mais saudavel e afins.
conhecimento repassado,se querem saber mais entrem nesse blog,ele é muito bom!

Abraço irmãos!
cookie

Veterano - nível 10

#766939 Cara, tava lendo umas paradas dessas, mas abandonei antes de começar, resolvi ir na nutricionista mesmo...
Mas pelo que eu li realmente funciona, principalmente porque corta carboidratos e açucar.
Bacana o tópica pra apresentar esse estilo de alimentação!
mas os links estão quebrados aqui cara..
Avatar pua
Ramacini - MEMBRO EXCLUSIVO
#768128 Meu pai fez a dieta de proteína, a qual consiste em comer basicamente carne e verduras, acho super válido pois ele perdeu 12 kg em 2 meses e mantém o peso ideal há muito tempo, mas esse tipo de regine deve ser feito sempre com acompanhamento médico e psicológico.
Avatar pua

Criador do tópico

fureula - MEMBRO EXCLUSIVO
#770479 não é cortar totalmente. Mas sim reduzir a 100g no maximo. Você consegue carboidrato de outros alimentos sem ser esses grãos que estamos acostumados.
Procurem o documentario Fat Head. Que o cara comeu 1 mes no mcdonalds restringindo somente o consumo de carboidrato e emagreceu 5 kilos em um mes!
Avatar pua
Pin

Veterano - nível 9

#770718 Mais uma dieta bullshit

Pessoas, se conscientizem, NÃO EXISTE dieta milagrosa, e esse peso que se perde muito rápido geralmente é massa muscular e liquidos...

Não se iludam.
Pesquisem sobre nutrição, e façam exercícios diários que isso sim da resultado
Avatar pua

Criador do tópico

fureula - MEMBRO EXCLUSIVO
#798337 Não foi milagre! Eu comi direito,e malhei!

É uma dieta que restringe o uso de carboidrato.
Como se fosse a Dieta da Proteina.
raijiin

Veterano - nível 7

#798346 Dietas de baixa ingestao de carboidrato funcionam, e funcionam muito bem por sinal. Quem fala que não presta, é porque não sabe do que fala, eu zerei minha ingestao de carboidratos por 6 meses e perdi cerca de 30kg, associado a um treino rigoroso de hipertrofia, hoje to com um corpo 5x melhor. Tem seus efeitos colaterais, o ideal é baixar o peso e depois ir gradativamente adicionando carboidrato, de modo que nao volte ao peso anterior e sim mantenha um peso legal. Mas como tudo, demanda força de vontade e esforço.
Abraços
Avatar pua
Crassio

Veterano - nível 9

#798350 Isso ae é mais que fato, hoje o numero de câncer aumentou muito, graças as porcarias do mundo moderno, eu estudo todo dia sobre medicina alternativa, e uma coisa tenho certeza, tem como curar até o câncer so mudando a alimentação, vocês leram certo CURAR, e também prevenir, quanto mais emagrecer, isso é fato.

Aqui em casa so de parar de beber refrigerante de vez em quando, parei totalmente, emagreci 5 quilos, pele melhora, sono melhora, agora pouco mesmo, pra dormir, comi somente 3 laranjas, e um sanduiche natural com pão integral, é muito dificil, mas quero evitar futuras doenças que aflingem a grande maioria da população.

Meu avô morreu tem apenas 3 meses, de câncer, e se não fosse alimentação ele tinha morrido a muito mais tempo, abraços e cuidem também da saúde, so assim pra poder pegar as HB´s e ganharmos uma grana.
cibien

Veterano - nível 9

#798359 Para emagrecer é matematica simples, se consumir menos do que gasta vai emagrecer.

Cortar carboidrato de uma vez é ruim principalmente para iniciantes, mas a dieta é boa sim, so que tem que ir diminuindo o carbo gradativamente