Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

Pariston Hills

Veterano - nível 10

#1089268 Antes de mais nada, se eu estiver postando na área incorreta, humildemente peço algum responsável que mova o tópico.

Vamos lá! Boa Noite/Madrugada a todos. Venho aqui expor um problema que está ocorrendo na minha vida onde não tem nenhum envolvimento com mulheres e sedução mais sim comigo mesmo.

Continua logo em baixo:
Avatar pua

Criador do tópico

Pariston Hills

Veterano - nível 10

#1089269 Eu comecei a estudar na faculdade em 2016, curso Engenharia Civil, eu comecei animado e empolgado, querendo formar meu grupo e tirar as melhores nota. O tempo foi passando e eu não consegui de fato me identificar totalmente com as pessoas e com o curso em sí. Porque isso? Eu tive um período de crises de Ansiedade e também me envolvi com uma mulher que não colaborou em nada para que eu tivesse a mente fresca no ano de 2017. Logo então após terminar com ela, comecei a ter crises de ansiedade não só pelo problema que enfrentei neste namoro, porém por ter pedido minha avó que foi quem me criou ja que minha mãe sempre trabalhou e tanto meu pai quanto minha mãe nunca deixaram me faltar nada e por isso eu sou grato, porém foram ausentes demais na minha infância. Eu tive uma infância e adolescencia perturbada por muito bullyng então eu não cresci normal e sim excluído. Até conhecer aqui então minha vida mudou pra melhor, mudei de cidade logo após a morte de minha avó em 2012 e fui morar com meu pai. Arrumei namorada e tudo mais. Não tive la uma vida ruim de 2013 até 2016. Em 2015 entrei no cursinho e fui morar com meus parentes, na qual não gostei da experiência me sentia um invasor porque sentia que um deles não gostava da minha presença, porém era minha oportunidade e eu não podia me entregar. enfim no final de 2015 passei no curso e comecei a cursar em junho de 2016. Eu comecei a ficar ansioso no final de 2015 porém nada que fosse preocupante a inicio, a bomba realmente estorou quando terminei o namoro em junho de 2017, desde então não consigo ter tanto foco nos estudos, perdi em disciplinas e faltei muita aula pelas crises que eu tinha achando que ia morrer, passava mal, ficava nervoso, até dava vontade de vomitar nas aulas... Não consegui dormir, foi um inferno o ano de 2017 até fevereiro de 2018 quando enfim eu comecei a me impor e enxergar que eu tinha um futuro para conseguir de fato voltar ao foco da minha faculdade, só que o ano de 2018 eu faltei muita aula e continuei perdendo, a ansiedade agora está preenchida pelo oposto eu passei a tocar o foda se, pego minha moto e saio por ai, vou pescar, tomo cerveja as vezes, transo muito com mulheres e de fato ainda n consigo focar na faculdade, meus colegas me ultrapassaram no curso e meio que me faz se sentir pra baixo por isso, também tenho o dinheiro dos meus pais que colaboram para eu morar fora e eles não sabem e isso acaba pesando de fato por que eu tenho em mente o esforço que eles tem comigo. Vivo uma pressão familiar desde sempre... pais divorciados muitas brigas, ausentes a única pessoa de fato que me compreendia e me dava os melhores conselhos era minha avó. Então agora no inicio de 2019 até esse momento sacrifiquei mais um semestre para poder fazer meu negocio, que tem dado certo neste inicio mais com muita dificuldade, consegui ter um retorno financeiro porém nada certo ainda, ao mesmo tempo que quero voltar a ter foco no meu curso e recuperar o tempo perdido, tenho ciência de que o peso vem se tornando grande quando meus pais me ligam e pergunta como estou na faculdade. Talvez eu seja covarde por não ter contado, provavelmente sou covarde por isso, porém do que adianta contar e limpar a consciência para poder piorar as coisas sofrer um bombardeio de criticas de pessoas que sempre foram certinhas e super exigentes. Eu tenho vivido um momento dificil neste aspecto em não poder me abrir pra ninguém, talvez alguém tenha uma opinião a me dar a respeito, ou que tenha vivido algo parecido, de fato eu quero acabar meu curso mais me sinto perdido no momento não sei oque fazer, por que tem me deixado entristecido e estressado até pra lidar com minha namorada que desconhece desse fato mencionado aqui. Enfim gente dêem as mais honestas opiniões. Minha cara está a tapa.
Avatar pua
Elizeu66

Veterano - nível 4

#1089272 Fala mano, tudo bom? Eu consegui me identificar com muitas coisas que vc falou no texto. Digamos que eu tbm esteja bombando na faculdade. Brother, eu estou dando uma respirada, aliviando meu pensamento e tentando fazer uma visualização mais ampla do jogo. Felizmente, eu sempre tive uma visão de que minha vida não é uma partida, mas um campeonato. Posso ter perdido essa luta, mas não vou abrir mão da guerra. Estou me dedicando ao máximo em 2 cadeiras, que são: lógica II e Antropologia filósofica, infelizmente, eu reprovei por falta nas outras. Eu estava sofrendo por conta das minhas expectativas, entende? Eu projetei sentimentos em uma pessoa; que não realizou. Recentemente, eu estava vendo um excelente vídeo do Thiago Burigatto, não o conhece? Sugiro que procure ver os vídeos dele. Ele falou uma coisa interessante, o que é sofrer por expectativa? É sofrer por algo que não é real, afinal, expectativas são desejos que não se tornaram reais, dessa forma, quanto antes vc permitir que outras pessoas entrem na sua vida e, portanto, se aproximem de tornar suas expectativas uma realidade, então é melhor para vc. Se eu tivesse aprendido essa mentalidade antes, sem dúvida, eu não teria me atrasado na faculdade, mas pelo menos eu aprendi; tenho uma possibilidade mudar o jogos nos próximos semestres. Te desejo boa sorte, mano! Espero que vc possa encontrar o seu caminho. Mude, mas comece!
Rica Villa

MEMBRO PROFISSIONAL

#1089385 Fazer engenharia não é fácil. É preciso muito esforço e depois de se formar isso não termina nunca. Você deve repensar se quer isso para sua vida. Já que em algum momento vai ter que se concentrar e muito.
Só não esqueça que todo esforço tem recompensa, pois um bom engenheiro tem mercado ainda que haja crise. Este é o caminho mais não é fácil. Complicado vai ser se você mudar para outro curso e suas opções passem a ser concursos ou ser professor. Aí você já sabe que tá fudido pro resto da vida.

Sobre não contar aos pais que esta levando bomba. Eu lembro quando fiz a faculdade que tinham colegas que ficavam para trás e não contavam. Muitos quando os pais descobriram fizeram parar a faculdade e voltar para casa(em geral isso acontece com quem não mora na mesma cidade que estuda). Se tivessem contando talvez os pais vissem que o problema não é com a pessoa. Seu caso é bem mais complicado pq você simplesmente não vai. Eu acho que isso é paúra, e o melhor jeito é enfrentar. Nem que o enfrentar seja desistir e usar seu tempo para algo mais proveitoso.
Avatar pua

Criador do tópico

Pariston Hills

Veterano - nível 10

#1089396
Elizeu66 escreveu:Fala mano, tudo bom? Eu consegui me identificar com muitas coisas que vc falou no texto. Digamos que eu tbm esteja bombando na faculdade. Brother, eu estou dando uma respirada, aliviando meu pensamento e tentando fazer uma visualização mais ampla do jogo. Felizmente, eu sempre tive uma visão de que minha vida não é uma partida, mas um campeonato. Posso ter perdido essa luta, mas não vou abrir mão da guerra. Estou me dedicando ao máximo em 2 cadeiras, que são: lógica II e Antropologia filósofica, infelizmente, eu reprovei por falta nas outras. Eu estava sofrendo por conta das minhas expectativas, entende? Eu projetei sentimentos em uma pessoa; que não realizou. Recentemente, eu estava vendo um excelente vídeo do Thiago Burigatto, não o conhece? Sugiro que procure ver os vídeos dele. Ele falou uma coisa interessante, o que é sofrer por expectativa? É sofrer por algo que não é real, afinal, expectativas são desejos que não se tornaram reais, dessa forma, quanto antes vc permitir que outras pessoas entrem na sua vida e, portanto, se aproximem de tornar suas expectativas uma realidade, então é melhor para vc. Se eu tivesse aprendido essa mentalidade antes, sem dúvida, eu não teria me atrasado na faculdade, mas pelo menos eu aprendi; tenho uma possibilidade mudar o jogos nos próximos semestres. Te desejo boa sorte, mano! Espero que vc possa encontrar o seu caminho. Mude, mas comece!


Também te desejo boa sorte! Desculpa a demora pelo feed, é muito importante saber de fato que outras pessoas passam por uma realidade parecida. Irei persistir e ir até o fim do meu curso. Abraço!
Avatar pua

Criador do tópico

Pariston Hills

Veterano - nível 10

#1089397
Rica Villa escreveu:Fazer engenharia não é fácil. É preciso muito esforço e depois de se formar isso não termina nunca. Você deve repensar se quer isso para sua vida. Já que em algum momento vai ter que se concentrar e muito.
Só não esqueça que todo esforço tem recompensa, pois um bom engenheiro tem mercado ainda que haja crise. Este é o caminho mais não é fácil. Complicado vai ser se você mudar para outro curso e suas opções passem a ser concursos ou ser professor. Aí você já sabe que tá fudido pro resto da vida.

Sobre não contar aos pais que esta levando bomba. Eu lembro quando fiz a faculdade que tinham colegas que ficavam para trás e não contavam. Muitos quando os pais descobriram fizeram parar a faculdade e voltar para casa(em geral isso acontece com quem não mora na mesma cidade que estuda). Se tivessem contando talvez os pais vissem que o problema não é com a pessoa. Seu caso é bem mais complicado pq você simplesmente não vai. Eu acho que isso é paúra, e o melhor jeito é enfrentar. Nem que o enfrentar seja desistir e usar seu tempo para algo mais proveitoso.


No meu interior, existe a vontade de enfrentar, acho que por mais que seja complicado, uma hora ou outra eu terei de fazer isso! Já contei a namorada, e estou buscando mudar minha mentalidade e ao mesmo tempo manter o otimismo de que para existir a vitória você deve se superar e enfrentar barreiras que exige de você todo o esforço e dedicação para o seu objetivo! Então não há o desejo de mudança de curso, quero mesmo é chegar até o fim de Engenharia e me tornar um bom engenheiro, creio que oque aconteceu comigo virá a servir no futuro para enfrentar outros momentos duros da vida, então é uma preparação sentir o amargo gosto da derrota, sabendo que ainda tenho chance e irei me aproveitar dela para chegar até o fim dessa largada. Obrigado pelo feedback
Rica Villa

MEMBRO PROFISSIONAL

#1089411
Pariston Hills escreveu:No meu interior, existe a vontade de enfrentar, acho que por mais que seja complicado, uma hora ou outra eu terei de fazer isso! Já contei a namorada, e estou buscando mudar minha mentalidade e ao mesmo tempo manter o otimismo de que para existir a vitória você deve se superar e enfrentar barreiras que exige de você todo o esforço e dedicação para o seu objetivo! Então não há o desejo de mudança de curso, quero mesmo é chegar até o fim de Engenharia e me tornar um bom engenheiro, creio que oque aconteceu comigo virá a servir no futuro para enfrentar outros momentos duros da vida, então é uma preparação sentir o amargo gosto da derrota, sabendo que ainda tenho chance e irei me aproveitar dela para chegar até o fim dessa largada. Obrigado pelo feedback


Só tenho que dizer que isso não se encerra na formatura. Se quiser ser um bom engenheiro vai ter que pensar nisso como modo de vida. Você sempre está estudando novas maneiras de fazer de novo as mesmas coisas. Não existe copiar e colar neste meio, ainda que seja um ciência exata, todo dia tem um novo desafio que tem que ser encarado de frente. Ainda mais num mercado tão competitivo. O que acontece é que depois de um tempo de formado isso tudo vira calo e rotina. Você nem sente mais pq faz o que se acostumou. Bem... aí vem os problemas de ser burocrata demais numa profissão que exige superação.
Avatar pua

Criador do tópico

Pariston Hills

Veterano - nível 10

#1089428
Rica Villa escreveu:
Pariston Hills escreveu:No meu interior, existe a vontade de enfrentar, acho que por mais que seja complicado, uma hora ou outra eu terei de fazer isso! Já contei a namorada, e estou buscando mudar minha mentalidade e ao mesmo tempo manter o otimismo de que para existir a vitória você deve se superar e enfrentar barreiras que exige de você todo o esforço e dedicação para o seu objetivo! Então não há o desejo de mudança de curso, quero mesmo é chegar até o fim de Engenharia e me tornar um bom engenheiro, creio que oque aconteceu comigo virá a servir no futuro para enfrentar outros momentos duros da vida, então é uma preparação sentir o amargo gosto da derrota, sabendo que ainda tenho chance e irei me aproveitar dela para chegar até o fim dessa largada. Obrigado pelo feedback


Só tenho que dizer que isso não se encerra na formatura. Se quiser ser um bom engenheiro vai ter que pensar nisso como modo de vida. Você sempre está estudando novas maneiras de fazer de novo as mesmas coisas. Não existe copiar e colar neste meio, ainda que seja um ciência exata, todo dia tem um novo desafio que tem que ser encarado de frente. Ainda mais num mercado tão competitivo. O que acontece é que depois de um tempo de formado isso tudo vira calo e rotina. Você nem sente mais pq faz o que se acostumou. Bem... aí vem os problemas de ser burocrata demais numa profissão que exige superação.


Entendo, sábias palavras de um homem sábio. Será que tu é engenheiro rs? Enfim, você falou uma verdade bem concreta, tenho um modelo de engenheiro na familia. Ele tem quase seus 50 anos e ele é dessa forma, um homem que busca se auto aperfeiçoar diariamente e é de bem com a vida. Busco me inspirar nele em certos momentos. Na verdade muito do meu medo de revelar aos pais, principalmente o pai em sí foi as duras surras que eu levei e a ignorancia exercida sobre mim durante a infância e parte da adolescência. Creio-me que de um grande alfa do passado o meu progenitor se converteu no modelo mais perto de um Beta. Isso influênnciou a mim a agir como perdedor agora na idade a adulta. Porém buscando sempre melhorar e através da realidade que conheci aqui eu posso dizer que das várias correntes que me prende eu ja comecei a me libertar de algumas delas. O desabafo aqui me ajudou a tirar um peso da costas que vinha me sufocando e então hoje eu já me sinto mais confiante para começar a encarar o próximo semestre com dedicação e evitando ao máximo reclamar
Rica Villa

MEMBRO PROFISSIONAL

#1089479
Pariston Hills escreveu:Entendo, sábias palavras de um homem sábio. Será que tu é engenheiro rs? Enfim, você falou uma verdade bem concreta, tenho um modelo de engenheiro na familia. Ele tem quase seus 50 anos e ele é dessa forma, um homem que busca se auto aperfeiçoar diariamente e é de bem com a vida. Busco me inspirar nele em certos momentos. Na verdade muito do meu medo de revelar aos pais, principalmente o pai em sí foi as duras surras que eu levei e a ignorancia exercida sobre mim durante a infância e parte da adolescência. Creio-me que de um grande alfa do passado o meu progenitor se converteu no modelo mais perto de um Beta. Isso influênnciou a mim a agir como perdedor agora na idade a adulta. Porém buscando sempre melhorar e através da realidade que conheci aqui eu posso dizer que das várias correntes que me prende eu ja comecei a me libertar de algumas delas. O desabafo aqui me ajudou a tirar um peso da costas que vinha me sufocando e então hoje eu já me sinto mais confiante para começar a encarar o próximo semestre com dedicação e evitando ao máximo reclamar


Sou engenheiro, se sou sábio já é outra história. Não quero ser guru de ninguém. E as coisas que digo aqui, leve ou pesadas servem apenas para que vc crie seu pesnamento próprio. Você não deve levar ao pe´da letra. primeiro pq não lhe conheço realmente. Segundo pq eu não pretendo acertar em cheio, observo simplesmente as nuances.
Eu não concordo com surras, apesar de ter levado algumas e muitos puxões de orelha. O que eu aprendi? é que se eu via no meu pai alguém que se matava por nós, eu deveria tentar entender seus métodos e procurar minha independência. Meu, foi puxado arrumar emprego cedo pra poder curtir minhas farras e me vestir melhor. Mas se eu gostava eu tinha que achar um jeito, minha familia me dava o básico, que era alimentação, uma casa pra dormir e estudar e roupas das mais baratas. O plus que eu queria dependia do meu esforço. Então foi isso que me ajudou muito, quando eu queria eu ia atrás.

Eu vejo que você não aprendeu com as surras que levou, e talvez o pior, que elas foram merecidas e que é mais fácil ver que você seria surrado de novo e não fazer nada, apenas omitir para se salvar, e quem sabe seguir num caminho confortável. Afinal ao que parece você vive de forma independente dependendo deles. E se lhe tiram o suporte? O que seria pertinente já que sua parte você não faz e não aproveita a oportunidade tão decantada.

Observo outra coisa: estamos na metade de abril e você já adiou pra o próximo semestre. Imagina que lá em julho/agosto você estará em condições. Vou lhe ser franco, se você não começar amanhã, você só vai acordar quando perder. Existe uma chance muito grande de um dia seu pai lhe cobrar como anda seu curso, pedindo inclusive provas. Se neste dia ele descobrir que você falhou mas depois deu a volta por cima, ele talvez entenda. Se ele perceber que são anos perdidos pra nada talvez você fique para o resto de sua vida por conta e risco. Eu vi isso muitas vezes, aliás, acaba de acontecer com um conhecido, teve que vender tudo e ir embora. O pai dele disse que só aceitava ajudar se ele voltasse pra o buraco que eles moram no interior. Ele vai trabalhar agora de peão sem novas alternativas. Com 28 anos o futuro dele agora é bem fudido.