Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.

Criador do tópico

Mydd

Aprendiz

#874603
[...] Você chega cedo ao trabalho, entrega tudo no prazo, se dá bem com seus colegas e conhece os processos como ninguém. Ainda assim, está há anos no mesmo cargo, fazendo o arroz com feijão de sempre. De repente, chega um novato na área. Ele é jovem, tem as roupas da moda, se deu bem com a chefia e, pior, começou a abocanhar os melhores projetos. Em 6 meses lá está ele, promovido, na vaga que deveria ser sua. Em dois anos, ele virou seu chefe. No fim, você teve de reconhecer o talento do novato e aceitar que você não nasceu para ser chefe. Mas será que é isso mesmo? O que as pessoas bem-sucedidas têm que você não tem? A resposta, dolorida, é: nada. Absolutamente nada. Seu chefe, o dono da empresa, o Kaká e o presidente Lula não vieram ao mundo com um sinal gravado nos genes que diga: eu nasci para brilhar. Muito menos têm um talento inato que você não possui. Para desespero dos medíocres da nação, a ciência está descobrindo que todo mundo (e isso inclui você) teria potencial para ser a bolacha mais recheada do pacote. Aqui você vai descobrir como - e o que pode dar errado no meio do caminho.

É difícil se acostumar com a ideia de que nascemos todos com as mesmas chances de brilhar. Principalmente quando olhamos para aquelas pessoas que parecem ter habilidades sobrenaturais - aquelas que fazem você se lembrar diariamente das suas limitações: as crianças prodígios, por exemplo. A maior de todas as crianças prodígios foi Wolfgang Amadeus Mozart (perto dele, a menina Maysa é amadora). Aos 3 anos, o austríaco começou a tocar piano, aos 5 já compunha, aos 6 se apresentava para o rei da Bavária de olhos vendados, aos 12 terminou sua primeira ópera. Há séculos, ele vem sendo citado como prova absoluta de que talento é uma coisa que vem de nascença para alguns escolhidos. Mas parece que não é bem assim. A vocação de Mozart não apareceu do nada. Seu pai era professor de música e desde cedo dedicou sua vida a educar o filho. Quando criança, Mozart passava boa parte dos dias na frente do piano. As primeiras peças que compôs não eram obras-primas - pelo contrário, contêm muitas repetições e melodias que já existiam. Os críticos de música, aliás, consideram que a primeira obra realmente genial que o austríaco escreveu foi um concerto de 1777, quando o músico já tinha 21 anos de idade. Ou seja, apesar de ter começado muito cedo, Mozart só compôs algo digno de gênio depois de 15 anos de treino.
Off topic:
http://super.abril.com.br/ciencia/sucesso-584272.shtml



Você tem 10 mil horas para ser foda
À parte o talento, Lionel Messi passou todo esse tempo (dos 4 aos 13 anos) batendo bola, independente se num time ou na pelada de rua. Esse treino – ora em um clube profissional, ora em brincadeira de molecada – colaborou para que ele fosse o que é hoje: o melhor do mundo.
Sem saber, Messi colocou em prática a teoria de K. Anders Ericsson, um importante psicólogo e pesquisador da cognição. Ericsson está começando a ficar conhecido do grande público graças a aos estudos que vem desenvolvendo para compreender como um ser humano comum adquire habilidades de nível épico.
Ele advoga que a diferença entre uma pessoa de desempenho mediano e um expert em uma determinada atividade é de 10 mil horas de prática. A regra serve para absolutamente qualquer atividade que precise de tempo para amadurecer: tocar piano, meditar, praticar tiro ao alvo, administrar empresas, investigar crimes, jogar Call of Duty, praticar cuspe à distância, dirigir etc.
Dez mil horas. É a diferença entre aprendiz e mestre.
Para quem não tem uma ideia muito nítida de um número tão grande, 10 mil horas de treino são equivalentes a três anos e meio de estudo intensivo, oito horas por dia, sete dias por semana. Isso significa treinar inclusive aos sábados, domingos e feriados. E por estudo e prática, entenda-se um treino deliberado e focado, com o mínimo possível de distrações e esforços inúteis. Cada segundo conta.
Se você praticar algo quatro horas por semana, como um hobby, vai demorar 52 anos para acumular as 10 mil horas.

Esta transformação só é possível graças à nossa neuroplasticidade, que é a capacidade que temos de reorganizar estruturas nervosas e mentais em resposta a estímulos e necessidades. É um fenômeno fisiológico que tem uma relação muito forte com o aprendizado. Um exemplo clássico de neuroplasticidade está nos cegos: eles compensam a falta de visão desenvolvendo a audição, o olfato e o tato para níveis acima da média.
Temos essa capacidade operando em todos os instantes de nossa vida, sempre pronta a nos transformar diante de problemas novos. Só que ela demora muito para gerar efeitos de longo prazo.
Off topic:
http://papodehomem.com.br/10-mil-horas-teoria-treine/


O que eu quero mostra com esse tópico ? Na verdade, eu quero é lhe dar motivação para não desistir dos seus sonhos amigo. Não importa se você tem 20, 30, 40 anos, nunca será tarde para aprender o que você realmente quer. E tudo isso só depende de VOCÊ. Do tempo que ao invéz de ficar nessa porra de computador coçando o saco e se lamentando por nao ter evolução, vai praticar.. E quando eu digo praticar e treinar, me refiro a tudo! Quer ser jogador de futebol ? Vai treinar porra. Quer ser um MPUA ? VAI PRA RUA PRATICAR!
Vocês já tem o conceito básico, já tem tudo mastigado e isso basta... Veja o Mystery, ele sabia de alguma coisa antes de se tornar um PUA ? Não! Tudo o que ele aprendeu, foram com as próprias experiencias dele! Foi por ele ter ido a luta e praticar que ele se tornou um dos melhores PUAS. E você ? O que você quer da sua vida ? Quais são seus objetivos ? Então a partir de agora, aproveite cada segundo que você tem para se dedicar ao que mais quer na sua vida, cada segundo é importante, e cada segundo vai determinar o seu futuro daqui pra frente.
Pensem nisso...

Abraços,
Avatar pua
Loureiro

Aprendiz

#875373 Tópico excelente mano,
eu pensava mais ou menos dessa forma de que não tem sentido alguns nascerem propensos ao sucesso, com habilidade fora do comum e outros não, todos somos capazes de tudo nesse mundo, é só querer e ir atrás.. achei muito bacana essa parte das 10.000 horas, realmente não sabia disso, e agora irei me esforçar e treinar ainda mais, pq o meu objetivo você mesmo ja citou hahaha "ser jogador de futebol", mas eu não treino para ser só um jogador, treino para ser o melhor, pois se estou me dedicando exclusivamente pra isso tenho que me esforçar para ser o melhor no que faço, quem sabe daqui a alguns anos eu volte aqui para falar que consegui \o/ hahahahaha

abraço mano e sucesso
whps - MEMBRO EXCLUSIVO
#875539 Merece aplausos neste tópico esta a resposta para 90% das perguntas deste fórum, que é o treino, é pagar o verdadeiro preço pois o sucesso é algo que se paga antecipado.

Meus parabéns e obrigado pela contribuição
Avatar pua
Higher!!

PUA Avançado

#875550 Fantástico Imagem
Essa teoria das 10 mil horas é incrível!
Nunca tinha lido a respeito...

Obrigado por compartilhar essa bela motivação.
werter

Aprendiz

#875567 tom jobim, apenas para citar um brasileiro consagrado mundialmente, é um exemplo dessa sua teoria.
Avatar pua
frwdavid

Aprendiz

#875573 Topissimo cara, eu sempre pensei assim, nosso cerebro e uma maquina extraordinaria, pena que muitos desperdiçao sua capacidade com besteiras =/

Criador do tópico

Mydd

Aprendiz

#875574
Loureiro escreveu:Tópico excelente mano,
eu pensava mais ou menos dessa forma de que não tem sentido alguns nascerem propensos ao sucesso, com habilidade fora do comum e outros não, todos somos capazes de tudo nesse mundo, é só querer e ir atrás.. achei muito bacana essa parte das 10.000 horas, realmente não sabia disso, e agora irei me esforçar e treinar ainda mais, pq o meu objetivo você mesmo ja citou hahaha "ser jogador de futebol", mas eu não treino para ser só um jogador, treino para ser o melhor, pois se estou me dedicando exclusivamente pra isso tenho que me esforçar para ser o melhor no que faço, quem sabe daqui a alguns anos eu volte aqui para falar que consegui \o/ hahahahaha

abraço mano e sucesso


Opa parceiro, fico feliz que tenha lhe dado um motivo ainda maior pra se dedicar ainda mais aos seus objetivos!
Todos temos a mesma capacidade de sucesso, é só se esforçar.
Abraços e sucessos a ti também! ;)

whps escreveu:Merece aplausos neste tópico esta a resposta para 90% das perguntas deste fórum, que é o treino, é pagar o verdadeiro preço pois o sucesso é algo que se paga antecipado.

Meus parabéns e obrigado pela contribuição


Opa irmão, um ponto importante que você citou aí. A maioria das pessoas aqui, procuram ou idealizam que em uma certa hora poderão encontrar alguma espécie de fórmula mágica para a solução dos problemas. Sendo que o conhecimento mais importante já possuem: ATITUDE e CONFIANÇA. Imagem

werter escreveu:tom jobim, apenas para citar um brasileiro consagrado mundialmente, é um exemplo dessa sua teoria.


Opa amigão, essa não é uma teoria minha não. E essas 10.000hrs é apenas uma base, talvez nem seja necessáriamente precisos essas 10.000hrs exatas.
Um exemplo: Eu me considero um intermediário no inglês, e cursei em uma escola específica por apenas 1 ano.
Você pensa, um ano é o suficiente para você aprender um pouco, mas não é bem assim.. Eu tinha 2horas de aulas por semana, o que seria equivalente à 8horas por mês e 96 horas por ano.

Eu não estava satisfeito, e então percebi que tava gastando muito para aprender o que poderia aprender sozinho. A base eu já tinha.

E então eu comecei a estudar por conta própria, todos os dias um pouco. E em 2~3 meses eu aprendi mais do que tinha aprendido em um ano. E isso faz todo sentido.

Abraços e sucesso! :D
Avatar pua
Lambada - MEMBRO EXCLUSIVO
#895450 Li sobre isso há pouco mais de um ano -- foi o que me motivou a realizar meu sonho: aprender a tocar piano. Ganhei de presente de 18 anos um piano digital Yamaha p-35 dos meus pais. Desde então (7 de dezembro de 2012) venho tocando diariamente, sem a ajuda de nenhum professor, apenas com livros e videoaulas. Ainda não posso dizer que sou um expert, mas no nível que estou hoje imaginava que nunca conseguiria chegar, principalmente por começar tão tarde (se comparado à idade que Mozart começou, ou outra criança prodígio, por exemplo). Fato é que, até ganhar meu piano digital, não sabia nada sobre música, tinha feito apenas UMA aula de violão, mas não curti e então parei, ou seja, não possuía nenhum dom ou poder sobrenatural. Sei lá, talvez este meu relato sirva de motivação a alguém que tenha algum sonho e acha que é tarde, velho demais ou algo do tipo.
Em breve posto um vídeo tocando alguma música :louco