Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#885467 Prezado @Night Soldier,

Comparações são inevitáveis, faz parte da psique humana e é constantemente incentivada pela Matrix social, justamente para que você a energize, gastando, consumindo e se empenhando em tarefas e trabalhos que não vão lhe fornecer recursos para alcançar seus objetivos.

Desculpe-me, mas não levo em consideração o que este palestrante fala, sei quem é, na minha opinião é um grande "clonador e falastrão" dos verdadeiros escritores e pesquisadores que já li, como OG Magino, Dayle Carnagie, Antony Robbins, etc.

A comparação é útil, pois nos permite criar modelos positivos e metas atingíveis de acordo com nossas capacidades e recursos. O Problema não é a comparação, mas o que a torna negativa, ou seja, nossos desejos exagerados e muitas vezes influenciados pela mídia, imaginação, pelo ID e pelo EGO. Quando definimos um modelo a ser seguido com uma boa dose de RAZÃO e PERCEPÇÃO DA REALIDADE, podemos conquista-lo ao LONGO DO TEMPO, tudo é uma questão de ponderação e persistência.

Esta historia de autoaceitação é muito perigosa, pois gera uma tremenda ZONA DE CONFORTO, perceba, se você se obriga a estar satisfeito com quem é, o que tem e onde esta, porque seguir em frente???? Porque buscar algo mais???

Para mim não faz sentido, pois é justamente a insatisfação que nos motiva a seguir em frente.

Vou dar o meu exemplo, trabalho na área de TI, sempre achei o Bill Gate e o Steve Jobs o máximo, fundi o dois em um modelo a ser seguido, ou seja, alcançar o sucesso naquilo que gosto e faço. Eles fizeram história porque tiveram coragem, foram audaciosos, acreditaram no seu sonho, trabalharam para conquista-lo, enfrentaram problemas e os superaram, desenvolveram toda uma cultura, contribuíram de forma significativa para com a vida de milhões, no mundo inteiro.

Estas são as bases da minha comparação, meu modelo se baseia em qualidades positivas de ambos, caraterísticas de um líder, de um homem de sucesso. Portanto, minha comparação com este modelo, mostrou-me onde deveria melhorar. Por isso, com base nos meus dons e talentos, conquistei o meu sucesso, profissional e financeiro, consegui influenciar positivamente a vida de alguns que estavam a minha volta e outros que nem conheço, este é um sucesso que me basta. Se meu objetivo fosse ficar bilionário, estaria super frustrado, e meu modelo seria negativo e só degradaria minha autoestima.

A grande dificuldade atual dos jovens é identificar seus DONS e seu TALENTOS, pois a grande quantidade de informação, expectativas e cobranças o sobrecarregam e o tolem do direito de se AUTO-DESCOBRIR, pois não lhe resta tempo para si mesmo, só para as atividades, inglês, natação, futebol, aula de reforço, dança, artes marciais, etc. etc. Do outro lado, desta moeda social, esta aquele que tem tempo demais, mas nenhum modelo, além dos marginais e traficantes que lhes parecem os LIDERES, pois tem dinheiro, poder e mulheres na comunidade.

Fui educado em outra escola, dos anos 70 a 90, lamento muito o que as novas gerações perderam, pois meus modelos não eram BBB´s, Bundudas rebolativas, Anitas e Funkeiros, Novelas eróticas e depravadas, etc. Meus modelos, foram baseados em lideres como Capitão Kirk, Spoke, Capitão Picard, Comandante Riker, Indiana Jones, Han Solo, Mestre Yoda, James Bond, etc, etc. As novelas que vi, foram Irmãos Coragem, Cabocla, Sinha Moça, Roque Santeiro, acho que a ultima que acompanhei foi O Rei do Gado em 1996.

O erro de muitos está justamente na frase que colocou entre parentes, "Eu sou melhor do que ele, ele é melhor do que Eu", pois o correto seria fazer as seguintes perguntas:

- Porque ele se destaca no que faz?
- O que ele tem de diferencial e como posso conquistar este diferencial?
- Como posso alcançar a excelência e supera-lo?
- Isso é possível ? Vale a pena?

O que acho muito errado nestes livros de auto-ajuda é palestrantes motivacionais, é o fato deles tentarem convencer que todos somos iguais e que podemos alcançar o que quisermos. ISSO NÃO É VERDADE.

Digam o que quiserem, há limitações para tudo, assim como há possibilidades de superarmos tudo, mas não individualmente, apenas como sociedade trabalhando juntos, cada um contribuindo com suas habilidades, dons e talentos para o bem comum.

É por isso que a sociedade de Jornada nas Estrelas ainda é uma utopia, e mesmo lá, existe hierarquia.

Não somos todos iguais e cada um tem Dons e talentos diferentes, a comparação nos permite trabalharmos nossas deficiências e buscarmos melhorarmos nossas chances de sucesso nesta sociedade contemporânea.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.