Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

Hamunaptra

Entusiasta

#886571 Saudações senhores!



Eu queria explanar uma ideia e pedir a opinião de vocês, a respeito de um conceito que está embutido na nossa cultura desde quando nascemos, e em todo o nosso processo de desenvolvimento.
Já antecipo que não será um texto grande, até porque não preparei nada, pela falta de tempo e por gostar de deixar a Ideia fluir durante o processo de digitação.
Posso dizer com quase absoluta certeza que você já ouviu a palavra "dom".

Eis uma definição do significado dessa palavra:

Significados de Dom :
Imagem

1. Dom

Por Dicionário inFormal (SP) em 01-03-2011
Dádiva; um presente recibido de Deus.

Ele tem o dom de pregar, cantar, etc.


Ou seja, normalmente nos referimos as pessoas que são boas em algo, tipo cantar, desenhar, dançar, escrever... enfim, qualquer coisa que envolva uma maestria acima do comum.

Mas a alguns anos na universidade um amigo me apresentou a seguinte teoria, da qual ví que realmente fazia sentido, e que mudou meu modo de ver esse conceito de dom.

Simplificando em palavras curtas:

"Quando alguém usa a palavra dom ela está discriminando a outra pessoa, deixando bem claro que quem não nasce com nenhuma propensão a fazer algo com mais facilidade, jamais conseguirá dominar outra habilidade. Isso porque quando alguém fala que, AQUELA PESSOA TEM O DOM, ela deixa claro que você está sendo excluído da possibilidade de conseguir conquistar aquela habilidade, de que aquilo é algo singular"

Não vejo como aceitar isso simplesmente, e vi que de fato é muito discriminatório. Isso iria contra todos os meus conceitos de buscar o conhecimento, até porque estamos na "ERA DO CONHECIMENTO", onde tudo o que você se propõe a fazer é possível de se fazer.
Eu por exemplo sou dançarino, que dança forró universitário, bolero, tango, samba de gafieira, zouk, valsa, axé, funk, zumba e hip-hop. Também dou aulas de desenho artístico e hiper-realista, além de ser ilusionista , leitor dinâmico, atuar na área de sedução e ainda (modéstia à parte) atuo satisfatoriamente bem na arte da sedução. então, como alguém com essas habilidades pode atribuir essa graça ao DOM? Eu ouço frequentemente pessoas dizendo que eu tenho o dom pra executar essas tarefas, mas isso é incorreto, essa afirmação do dom é equivocada, é culturalmente equivocada.

Mas explanado o meu ponto de vista a pegunta que quero fazer é: Você acredita em dom? você acredita que existem sim coisas que apenas algumas poucas pessoas conseguem, independente da existência de tantas metodologias que existem no nosso mundo atual? Por que?


Desde já grato pelos que leram, entenderam e compartilharam do seu conhecimento.
Imagem
Avatar pua
zTito

Veterano - nível 3

#886590 Eai Hamunaptra, tudo bom?

Hamunaptra escreveu:Mas explanado o meu ponto de vista a pegunta que quero fazer é: Você acredita em dom? você acredita que existem sim coisas que apenas algumas poucas pessoas conseguem, independente da existência de tantas metodologias que existem no nosso mundo atual? Por que?[/i]


Eu acredito em dom, porém o meu ponto de vista de dom é um pouco diferente, pois eu acho que o dom não precisa nascer com você, segundo a palavra de Deus (Bíblia) a definição seria: Uma dádiva ou presente oferecido pelo Espírito Santo aos crentes.

Sendo assim eu defino como algo que merecemos sem os merecermos. Simplesmente porque temos "FÉ."

Logo o dom seria a própria fé!


E a nossa fé pode diminuir ou aumentar a cada dia.

Então imagine esta situação: 2 caras estão entrando no mundo da sedução, porém um acredita que vai se tornar um grande PUA e conseguir levar qualquer mulher que o mesmo desejar para a cama, e o outro apenas "à espera de um milagre".

Agora me responda qual vai conseguir chegar ao seu objetivo?
E novamente me responda: Quem tem o dom?

CORRETO!! o primeiro.

E porque o primeiro??

Porque ele tem fé. Logo ele tem o DOM.

Abraços!
Avatar pua
arlindo

Veterano - nível 10

#886600 eu acredito que todos nos nascemos com a mesma capacidade de aprendizado com vontade, dedicação e muito treino qualquer ser humano pode fazer qualquer coisa um bom exemplo é quando eu via meus amigos naturais abordando mulheres sempre sendo bem recebidos, conseguindo numero, beijando eu achava que aquilo que os caras faziam era um dom que eles tiam e que eu não podia fazer o mesmo conheci a sedução e hoje sou bom no que faço e hoje sei que quem acredita em dom nada mas é que uma zona de comforto tem que ter dom para musica, tem que ter dom luta tem que ter dom para isso tem que ter dom para aquilo não tem que ter apenas vontade de aprender!
Avatar pua
Seys

Veterano - nível 6

#886603 Eu acredito que o dom está dentro de cada um. O que diferencia um dos outros é, a procura desse dom dentro de si, seja para qualquer área. Acredito que todos possui um "dom", mas que não é visível, por isso surge esse desconfiança em relação as pessoas que, acharam esse "dom" dentro delas.
É claro que, se você não procurar pela sua espiritualidade esse seu "dom" ficará difícil entender qual seria seu propósito de viva. É complicado dizer se acredito ou não, pois se analisar pela ciência, o dom está relacionado a descendência antigas de pessoas próximas, pelo conhecimento obtido. Mas se for pelo lado espiritualmente, o dom é algo divino que poucos tem essa sorte. Portanto, eu acredito que o dom é um estado de espirito que está em cada um.
Avatar pua
Joao BFR

Veterano - nível 7

#886715 Acho que existe sim uma natural predileção em cada um para um tipo de atividade, mesmo sendo dificil provar. E sim, depende MUITO do ambiente em que essa pessoa foi criada, a educação que recebeu e as influências que desde a infancia que lhe foram repassadas. Ex: Um provável campeão mundial de golfe com talentos naturais para o esporte, nascido em um ambiente pouco favorável economicamente, provavelmente nunca terá contato com o esporte, que é voltado e mais acessível para as elites.

E isso combina muito com "destino". Se você acredita em destino, provavelmente consegue acreditar em dom.
Avatar pua
KeepWalking

Aprendiz

#886726 Não acredito em DOM. Pois, quando vemos algum "dom" em alguém e nos perguntamos: "Como ele(a) consegue fazer isso?". E justamente, essa tal pessoa com tal "DOM" se pergunta: "Como eles(a) não conseguem fazer o que eu faço? É tão fácil".

Ou seja, simplesmente é de pessoa para pessoa. Com toda certeza, cada um de nós conhecemos pessoas que sabem fazer coisas muito melhores do que a gente. E também, com toda certeza, tem coisas que fazemos muito melhor que os outros.

Jogo futebol melhor que todo mundo, sou o melhor entre meus amigos.

Meu amigo "Fernando" é o cara mais perna de pau que conheço.

Fernando sabe desenhar, desenha rosto, pessoas, lugares.. Eu faço "desenhos de pausinho".


Então, eu tenho o DOM do futebol e Fernando o de desenho?

Não! Eu simplesmente pego a bola, driblo todo mundo e faço o gol. Fernando pega o lápis e começa a fazer belos desenhos.

Simplesmente, FAZEMOS e pronto!!
Avatar pua
xpppauloxd

Veterano - nível 10

#886849 Sim. Já vi pessoas com algumas habilidades interessantes q só poderia ser definido dessa forma ''DOM''.

mas acho q existem dois tipos de ''DOMs''.

Aquele q apenas vc pode ter, mas q foi construido.
Ex: Desenhar: Eu desenho desde de criança talz. Sou mt bom em desenhar rostos de mangá e sou pessimo no corpo. Vc pode aprender desenhar, mas vai demorar anos, e vai ter q fazer esboços quase todas as vezes. Eu faço com simetria perfeita quase sempre sem precisar de esboços. Como consequência, termino desenho mais rápido e quase sem falhas. Um amigo meu, ele é mt observador e desde de criança rabisca só a anatomia. Resultado: Ele consegue naturalmente desenhar uma pessoa em qualquer angulo com todos os músculos anatomicos em uma velocidade incrível, sem precisar olhar alguem, apenas de cabeça e sem rasconhos ou esboço. Uma pessoa pode aprender a desenhar, mas n vai ter esse traço natural e essa facilidade de assimilar todos os detalhes de cabeça sem precisar de esboços e sem restrições. Quando vc aprende desenhar vc tem q aprender fazer a pessoa de varias posturas e angulos diferentes. Meu amigo n precisa aprender um ''angulo novo'' pq ele pode construir a imagem naturalmente. Isso é um don construido.
(Isso foi um exemplo)


Dom unico:

Eu uso sempre a frase ''N acredito em tudo, e não duvido de nada''. Acho q todas as coisas são possíveis. Com dom unico eu me refiro a ter um sexto sentido apurado, clarividencia, ler auras, ser medium, etc.
Avatar pua
HUAN - DOADOR

PUA Avançado

#886856 Aehh então eu quero ver alguem aqui jogar que nem o neymar,cristiano,messi, rsrs eu acredito que realmente tem algumas pessoas que levam mais jeito para fazer tal coisa do que aquela outra mais tudo depende de força de vontade.
Avatar pua
Vincent Mancini - MEMBRO EXCLUSIVO
#886863 Achei interessantes as respostas dadas até aqui, especialmente a que fala na predileção natural.
Eu concordo que há essa predileção no âmbito genético e, principalmente, no do meio em que a pessoa vive, no entanto, a predileção seria apenas uma propensão para tal coisa, e o dom é algo que já vem "pronto de fábrica", inato.

Eu não acredito em DOM como a aptidão inata para fazer algo, porque acredito que o talento em determinada coisa é resultado de muita dedicação ao trabalho bem feito.