Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#510715
Daniel J Marques escreveu:Cara voce leu minha mente ! Já tentei aprender sobre, mas não consegui muita coisa :/
que livros vc indica para iniciantes? aquele o investidor inteligente do graham é bom?



O livro do Graham é ótimo.
Avatar pua
sr.stum

PUA Avançado

#510773 Muito ,Muito interessante ,
estou esperando a segunda aula,vou baixar os livros .
pretendo começar a investir daqui 1 ou 2 anos ,depois de bastante estudo ;D

abraços obrigado

PS:Cade o Botão para Agradecer galera?
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#511171
bullitt escreveu:
jonit escreveu:
bullitt escreveu:Parabéns jonit, deve ter dado um trabalhão montar esses slides! Eu assisti a maior parte dos vídeos e parece que você abordou o assunto de forma bem completa e bastante didática. :ae

Jonit, qual o seu método, você prefere análise técnica? Você faz uma grande diversificação ou concentra mais em poucas ações? Você visa mais o curto ou o longo prazo?

No terceiro vídeo você comentou que é um mito viver de bolsa de valores, eu encaro de forma bastante diferente, na minha opinião é bastante viável viver de uma boa carteira de dividendos no esquema buy-and-hold. É claro que precisaria uma soma significativa de dinheiro para montar essa carteira, tipo o valor de um apartamento de classe média pra cima. Mas se o investidor for bem sucedido, conforme a carteira vai acumulando ganhos ela vai chegar ao ponto que ela trabalhará por você só com os dividendos, além da valorização natural das cotações.


Eu particularmente uso uma estratégia de Trend Following similar ao dos Turtles ( comentada no meu outro tópico ) utilizando a periodicidade semanal + Análise fundamentalista. Ou seja, só opero ativos selecionados por análise fundamentalista.

Acredito ser bem inviável para o investidor viver da bolsa de valores pois ele abandonará uma certa segurança no trabalho pelo que, na prática, é muito mais arriscado: a bolsa de valores.

Imagine a pressão de ter que sustentar toda a sua família com algo que é incerto. Por mais que você seja foda, não há garantias! Ainda mais, todo o stress pode prejudicar de modo bem expressivo a execução de sua estratégia. Você pode entrar em vários viéses psicológicos só para justificar perdas... cortar lucros cedo demais, deixar os prejuízos crescerem, etc..

É possível? Sim. É possível. Mas eu particularmente não arriscaria todo meu patrimônio em ações. É algo instável demais.

http://www.senhormercado.com.br/vou-lar ... ay-trader/

Taí um tópico interessante

abçs



Temos estratégias de investimento bem diferentes. Vou tentar conhecer melhor o método que você emprega, sempre é bom conhecer diferentes visões do mercado.

Quando escrevi que é possível viver da bolsa, é viver através de dividendos que a carteira provê, não de day trades ou outras operações que dependem de curto prazo. Algo bem conservador e que requer um patrimônio considerável adquirido ao longo de um tempo.

Neste momento tenho mais de 90% em bolsa, mas não é raro eu estar 100% comprado. Eu não me preocupo tanto com a instabilidade da bolsa e opero a longo prazo. Acredito bastante em dividendos. Geralmente compro a ação para ficar com ela por tempo indefinido, mas posso vende-la se o otimismo do mercado precificar de forma exagerada a ação. Também vendo a ação se a empresa começar a demonstrar preço alto e fragilidade crescente (aumento de PDD, aumento de endividamento, diminuição das margens, disparada do indicador do P/L, má administração, etc.)


Entendi cara.. ;)

Eu acredito que na bolsa de valores não existe "o certo" ou "o errado" ( já vi muitos tópicos em fórums de investimento com um monte de retardado tentando provar que analise técnica é melhor que a fundamentalista ou vice versa )

O importante é ganhar dinheiro. Tá ganhando? beleza, então rs

Quando começei, começei na análise técnica/gráfica mesmo e só mais recentemente li alguns livros de análise fundamentalista ( The warren buffet way, o investidor inteligente, etc.. )

Nunca estudei essa estratégia de longo prazo focando em dividendos, apesar de já ter visto muita gente utilizando. Parece que as elétricas pagam bem, não é não?

Enfim, a segunda aula já está saindo dentro dos próximos dias.

Abraços a todos!
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#511556
jonit escreveu:Eu acredito que na bolsa de valores não existe "o certo" ou "o errado" ( já vi muitos tópicos em fórums de investimento com um monte de retardado tentando provar que analise técnica é melhor que a fundamentalista ou vice versa )

O importante é ganhar dinheiro. Tá ganhando? beleza, então rs

Quando começei, começei na análise técnica/gráfica mesmo e só mais recentemente li alguns livros de análise fundamentalista ( The warren buffet way, o investidor inteligente, etc.. )

Nunca estudei essa estratégia de longo prazo focando em dividendos, apesar de já ter visto muita gente utilizando. Parece que as elétricas pagam bem, não é não?

Enfim, a segunda aula já está saindo dentro dos próximos dias.

Abraços a todos!





Concordo, não existe a melhor estratégia de investimento, mas sim a que melhor se adapta a você.

As ações que pagam bons dividendos também são chamadas de ações de viúvas, porque quem compra essas ações costuma adotar a postura buy-and-hold. A matéria abaixo é meio antiga (esqueça as ações usadas como exemplo) mas aborda o assunto de forma rápida:

http://www.istoedinheiro.com.br/noticias/2646_VIUVA+ALEGRE


As elétricas geralmente costumam pagar ótimos dividendos. Em momentos de crises longas, elas são as ações que caem menos e que ao mesmo tempo dão dinheiro para ajudar a comprar as eventuais promoções que ocorrem no mercado.

Lembro do Buffett dizendo que estava oversexed no meio da crise de 2008... Ou seja, dava para se empolgar com tantas oportunidades de compra de ações, enquanto a maior parte do mercado estava arrancando os cabelos de desespero... Também foi a época que eu amadureci como investidor e revi alguns erros que estava cometendo, mudando a carteira de ações para adquirir outras empresas a preço de banana.

Na minha estratégia, faço um mix entre ações que pagam altos dividendos e ações de crescimento que pagam dividendos menores. O alvo de compra são sempre ações com cotação desvalorizada em relação ao seu desempenho real.
Avatar pua
Pua - MEMBRO EXCLUSIVO
#513505 Jonit, que livros você indica para quem estar começando e que livros indica para quem sabes já o basico?
Muito bom os vídeos, muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento!
Avatar pua

Criador do tópico

jonit - MEMBRO EXCLUSIVO
#513749
Pua escreveu:Jonit, que livros você indica para quem estar começando e que livros indica para quem sabes já o basico?
Muito bom os vídeos, muito obrigado por compartilhar um pouco do seu conhecimento!



Para quem não sabe nada..

2) Pense e enriqueça - Napoleon Hill

O que esse livro tem a ver com ações? Diretamente, nada. Mas é uma base de innergame para seu sucesso financeiro. Nele você aprende conceitos importantíssimos que deverão ser aplicados em tudo na sua vida ( inclusive, indiretamente, no mercado de ações )

3) Trading for a living - Alexander Elder

Nesse livro são abordados os conceitos básicos da bolsa de valores e a explicação sobre indicadores, etc. É só o básico do básico e sua versão em português pode ser encontrada em livrarias de todo o país.

Leia Mais sobre [AÇÕES] Sua chance de se tornar um MULTIMILIONÁRIO no www.puabase.com



para quem já sabe o básico...

4) Trade your way to financial Freedom - Van K Tharp

Aqui a parada começa a ficar séria Conceitos fundamentais para o sucesso no mercado lhe são ensinados. Leia-o com bastante atenção

5) Way of Turtle - Curtis Faith

Acesse: sua-chance-de-se-tornar-um-multimilionario-t44997.html
Avatar pua
ModeONE

Veterano - nível 10

#515348 Cara, só uma duvida super básica


Se eu me empenhar, estudar todos esses livros de investimento, dedicar de verdade


Tem como você me dar só uma "Ideia" de quanto tempo levaria pra eu transformar 5.000R$ em 60.000R$ ?

Se eu me empenhar de verdade mesmo, só quero uma "ideia"...

Sou novo ainda, tenho 16 anos, mas to pensando seriamente nisso, tudo isso considerando que eu seja um "bom" investidor, então quanto tempo seria ?

Mto obrigado cara