Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua
jonit
#515637
ModeONE escreveu:Cara, só uma duvida super básica


Se eu me empenhar, estudar todos esses livros de investimento, dedicar de verdade


Tem como você me dar só uma "Ideia" de quanto tempo levaria pra eu transformar 5.000R$ em 60.000R$ ?

Se eu me empenhar de verdade mesmo, só quero uma "ideia"...

Sou novo ainda, tenho 16 anos, mas to pensando seriamente nisso, tudo isso considerando que eu seja um "bom" investidor, então quanto tempo seria ?

Mto obrigado cara


Isso depende muito do nível de risco que você aceita correr.

Quanto maior o risco envolvido, mais rápido provavelmente você conseguirá transformar esse valor. ( Mas também, maior a chance de você "quebrar" )

Uma dos pilares essenciais do trading é: Quanto maior o risco, maior a recompensa.

Então.. ok. Eu posso te falar que tem como: Faça uma alavancagem de 10 para 1 que você transforma 5 mil em mais de 100 mil em pouco tempo.
Mas se a sua posição for contra você, vc vai perder muito dinheiro e pode 'dever até as calças' na corretora.

rs
tá afim de correr um risco desses? Eu não correria...
( e nem recomendo você a fazer o que eu exemplifiquei acima. )

Abraços.
Avatar pua
ModeONE
#515648 você disse que tem 5 anos de investimento, pode nos falar quanto você investiu e quanto você ganhou nesses 5 anos então?

To muito afim de investir nisso ai :)
Avatar pua
bullitt
#515805
ModeONE escreveu:Tem como você me dar só uma "Ideia" de quanto tempo levaria pra eu transformar 5.000R$ em 60.000R$ ?



Complementando a resposta do colega, eu diria que levaria anos. Seria possível conseguir tal ganho em curto prazo? Sim, mas seria como acertar o c* da mosca. Para tal nível de risco o mais provável é que esses R$5.000 iniciais virassem zero em tradings quase suicidas. Eu mesmo já fiz cagada desse tipo no começo. Agora vejo que foi bom eu ter perdido aquele dinheiro, para aprender que não existe um grande ganho fácil e imediato!

Eu já estaria bem satisfeito se após um ano, sem fazer mais aportes do meu salário, esses R$5.000 virassem R$6.000 ou um pouco mais, considerando o cenário de 2011. Na prática, ganhei uns 10% na bolsa em 2011, que foi um ano encardido (o Ibovespa fechou no negativo, em -18,11% em 2011). Em 2010 foi algo girando em torno de 40% de ganho da minha carteira, pois algumas ações específicas, de empresas pequenas que estavam subvalorizadas pelo mercado, voltaram a patamares mais realistas de valor.

O importante é que, além do valor inicial colocado na bolsa, todo mês você adicione uma parte do seu salário lá na conta de investimentos. Comecei na bolsa com uns R$15.000, eu acho. Mas sempre adicionei mais dinheiro regularmente, principalmente em épocas de crise.
dario nobu
#524174 para viver da bolsa através de dividendos é preciso de bastante capital né? algo acima de meio milhão pra mais.

Creio que muitos não tem tudo isso :confuso
Avatar pua
bullitt
#525117
dario nobu escreveu:para viver da bolsa através de dividendos é preciso de bastante capital né? algo acima de meio milhão pra mais.



Sim, seria algo mais ou menos nesse valor, depende do padrão de vida desejado.

De uma forma mais radical, até existe uma pequena subcultura de aposentadoria precoce extrema na Internet, eles adotam um patamar menor de patrimônio para se considerar financeiramente independente. Provavelmente um perfil nada interessante para as HBs, mas é uma forma interessante de se pensar, afinal quanto tempo gastamos no trabalho e quanto tempo realmente temos de sobra para curtir a vida. Neste estilo de vida, muito mais simples, se propõe desfazer de passivos como celular, carro, objetos inúteis, roupas da moda, passatempos caros... e ao mesmo tempo buscando formas baratas ou gratuitas de aproveitar a vida.


dario nobu escreveu:Creio que muitos não tem tudo isso :confuso



Mas esse é o objetivo, acumular patrimônio até chegar ao ponto que o trabalho para um patrão será inteiramente opcional.

Quanto mais cedo começar, mais viável é esse objetivo de vida. :ae
Avatar pua
Sartorio
#535278 Tenho interesse pelo mercado de ações e investimentos, é bom ver video aulas desse tipo aqui no PUABASE.

Parabéns pelo post :D


PS: Minha dica é o livro "Mercado Financeiro" do professor da USP Alexandre Assaf Neto. Ele explica de forma simples e com uma linguagem bem acessível ( que foge do economiquês) como funciona a economia e os diversos mercados de investimentos ( ações, ouro, etc...)



Imagem





Abraços!!!
Avatar pua
destro
#602361 pretendo vê o mais rápido possível quero

uma renda extra né .
Avatar pua
JOHNNY MESTRE
#613235 muito foda o post, vo ler os livros primeiro e me aprofundar mais no assunto....
Avatar pua
OnL1
#714774 Parabéns.
Esse tipo de tópico deve dar trabalho e é o tipo de coisa que as pessoas deveriam prestar atenção também se quiserem um sucesso completo na vida delas.

No aguardo das outras aulas :)
fgr
#768378 Ótimo tópico e vídeos.

Quero ver a continuação das aulas.

Abraço.