Avatar pua

Criador do tópico

JokerSxy - MEMBRO EXCLUSIVO
#465063 Salve Puazada,

Estou aqui para promover um assunto da minha área profissional (Saúde / Fisioterapia), espero que entendam, gostem e levem isso à sério. Não sou educador físico por isso não vou passar dicas de treinamento, mas sim orientações e cuidados com a saúde em movimento.

[centro]Imagem[/centro]
É importante trabalharmos nossa saúde hoje em dia. Nossas profissões tem se tornado cada vez mais vegetativo devido ao avanço tecnológico, tendemos a ficar horas e horas sentados, e quando relaxamos nas horas vagas muitas vezes passamos em frente ao computador ou quem sabe dormindo (digo isso porque é o que eu faço).

Mas justamente por ter o conhecimento disso quero melhorar minha saúde e qualidade de vida, praticando exercícios na academia. Isso trará muitos benefícios além da saúde, também melhora a auto confiança, bem estar, disposição, produtividade e consequentemente melhora a sarge dando mais conforto.

Venho trazer essas dicas com base em processos fisiológicos (normais) do organismo. Não estou dizendo que você deve segui-las rigorosamente e ao pé da letra, mas considando-as você terá melhores resultados.

Não vou falar sobre um treinamento físico, mesmo porque Knoxville teve o mérito de elaborar isso e com duas ótimas opções de nutrição e suplementação energética dietas-treinos-musculacao-n-e-brincadeira-t43268.html

[centro]Iniciantes em Treinamento Físico[/centro]
Entenda o que acontece quando se inicia treinamento físico.
[centro]Imagem[/centro]
Todo iniciante em treinamento físico passa por várias adaptações que seu organismo realiza para se preparar para essas atividades, por isso no começo quando o corpo não está acostumado, há muita dor e desconforto, com o tempo essas dores após o exercício
tornam-se agradáveis e causam boas sensações.
[centro]Imagem[/centro]
Todo o aumento de volume nesse tempo é devido a microlesões nos músculos e isso causa edema (inchaço), que da a impressão de o músculo ter "crescido". Essas microlesões são fisiológicas (normais), em pouco tempo os músculos se regeneram e com isso ficam mais fortes/resistentes, por isso é necessário um "descanço para os músculos" quando se trata de ganho de massa muscular (força/hipertrofia), ou seja, não é todos os dias que você
realiza exercício para o mesmo músculo, para dar esse tempo de descanço vamos alternando entre um dia fazermos braços, outro perna, outro dia aerobia, abdomen, assim por adiante.
[centro]Imagem[/centro]
As primeiras adaptações que ocorrem iniciam na preparação do músculo, para receber mais cargas intensas que você esta estimulando. Há uma interação entre o seu cérebro e o músculo para que isso aconteça. Suponhamos que 9 Kg seja o máximo que você consegue levantar, seu corpo adapta os músculos para levantar esses 9 Kg com mais facilidade, então conforme você vai aumentando a carga (o peso) e realizando as séries normalmente,
você sempre terá ganho de massa muscular.

[centro]ImagemImagem[/centro]
As outras adaptações que precisam acontecer para ajudar no resultado são na respiração (nos pulmões) e na circulação sanguinea (melhorar a força de contração e diminuir frequencia de contração do coração) para isso são indicados exercícios aerobios (aeróbicos é a mesma coisa).
Procure treinar alternando, esteira, bike entre outros (consulte seu personal)

[centro]ImagemImagem[/centro]
Para realizarmos exercícios físicos o corpo precisa de energia, estas são retiradas dos alimentos (principal fonte energética são carboidratos, massas, bolos, doces, e outros que não lembro, basta verificar informações nutricionais dos alimentos que você come). A Glicose que circula no sangue é a principal fonte de energia para o organismo por isso a importancia de comer alimentos ricos em carboidratos.

Os principais nutrientes que fornecem energia para o corpo são Carboidratos, Lipídeos (frituras) e proteínas, praticamente nessa ordem. Os músculos precisam de Oxigênio para ter mais energia para poder contrair, e o oxigênio circula na corrente sanguinea, por isso é necessário as adaptações cardiorrespiratórias captando melhor o oxigênio que respiramos e distribuindo melhor para os músculos.

Quando uma pessoa que treina em um nível avançado, e para de exercitar-se por um certo tempo, ele terá redução de massa muscular, porque não há mais o estímulo de carga (levantamento de peso), então seu corpo tende a perder tudo o que ganhou. Ao voltar às atividades físicas, diferentemente dos iniciantes, seu ganho de massa muscular é mais rápido porque seu corpo já passou pela adaptação uma vez.

Segue algumas dicas, cuidados e orientações que dividi entre antes durante e após o exercício físico:

Antes do exercício
1. Procure alimentar-se bem uma ou meia hora antes do exercício.
Praticar exercícios em jejum (por um longo período sem comer), ou seja, logo após acordar, o corpo tende a buscar energia das proteínas, e os músculos são compostos principalmente por proteínas, dessa forma todo o exercício que você realizar em jejum será em vão, você estará consumindo o próprio músculo.

2. Mantenha o corpo hidratado antes de iniciar as atividades, assim o oxigênio e a glicose circulam com mais eficiência.
A sede é um efeito retardado da desidratação do organismo, ou seja, quando você sente sede você já está precisando de muita água.

Durante os exercícios
Procure manter a hidratação, sempre tomando água durante os exercícios, ao sentir sede a circulação sanguinea não está tão eficiente como quando você iniciou os exercícios.

Após os exercícios
1. Descanse
2. Reponhe as energias com alimentos.


Não abuse da sua saúde, arrume tempo para atividades e exercícios, alimente-se bem (se precisar procure um nutricionista), mantenha sua saúde (academia e o acompanhamento de um personal é sempre bem-vindos e ajudam muito)

Abraços

- Joker
kaiquepnl

Veterano - nível 4

#465161 Gostei...do seu tópico..pretendo..seguir...essas dicas...só não seguirei agora..por falta de dinheiro...mas quando conseguir..entrarei numa academia concerteza...saude em primeiro lugar
Avatar pua
Mr. C - MEMBRO EXCLUSIVO
#465219 o kaiquepnl consegue gaguejar digitando.

-------------------------------------------------------------------------
Ótimo conteúdo joker.
Esse negócio da água o pessoal não leva à sério,não sei por quê. Eu mesmo não levava,quer dizer, eu esquecia de tomar água. Agora eu tomo bastante,durante os treinos então...

Nessa parte de que todo exercício realizado em jejum é em vão pode gerar discrepância de opiniões por conta dos aeróbicos em jejum...alguns defendem,outros crucificam. Eu não sei bem onde está essa discussão agora,mas acho que alguém que entenda o mínimo vai expor a opinião aqui.

Todos os iniciantes deveriam ler isso.
Parabéns. :D
Avatar pua
Johnny Knoxville

Veterano - nível 1

#465231 Boa Joker , é bom ver que tem gente que leva isso a sério !


Todo iniciante em treinamento físico passa por várias adaptações que seu organismo realiza para se preparar para essas atividades, por isso no começo quando o corpo não está acostumado, há muita dor e desconforto, com o tempo essas dores após o exercício
tornam-se agradáveis e causam boas sensações.


somente quem ja sentiu dor no trapézio sabe a felicidade que é ! SAUHSHUSAHUSHUSHAU

você fez uma otima explicação caro joker , está de parabéns , pensei que iria produzir o artigo só daqui uma semana.
ja favoritei aqui o post :ae

abraço's , com um bom treino e alimentação junto a um bom descanso , você vai ter resultados com o tempo que já mais acreditaria um dia chegar !

_

e como o mr.C disse , a muito a ser discutido diante da hipótese "aeróbico em jejum" .
nolram

Veterano - nível 10

#465260 opa! valew pelo tópico
eu gostaria de entrar em uma academia sim
mas agora no momento não da mas assim
q eu entrar seguirei suas dicas
valew!
Ladie's Man - MEMBRO EXCLUSIVO
#465277 Gostei do teu post!

Falou bem de algumas coisas, mas teve outras que seria melhor você não ter comentado, por exemplo: Sobre o uso da glicose, que é complicado, e se usado de forma errada, vai trazer gordura, falta de energia e até doenças(em doses descontroladas). É verdade que a energia advém das reservas de glicogênio, mas comer doce para produzir energia? Além de uma alta dose de glicose, o corpo teria que produzir grande quantidade de insulina para baixar os índices altos de glicose. "Ta, mas insulina é anabólica", claro, mas para fazer tal afirmação quem alega tem que saber que insulina também é o hormônio mais lipogênico(acomula gordura). Recomendo, então, que ao invés de doce, quando precisar de um carboidrato de alto IG(índice glicêmico) procure em alguma tabela, e não saia comendo qualquer coisa sem saber que pode ser pior.

Sobre a aerobióse em jejum, verídico é que pode catabolizar e acabar usando a energia dos músculos, porém, o método de aerobióse em jejum nem sempre ocorre esse catabolismo muscular; em decorrência da utilização de ácidos graxos como fonte de energia, mas isso farei um tópico explicando mais tarde. Vale lembrar:

* A intensidade do exercício que vai confirmar ou não o que tu falou; Não vão querer correr uma maratona em jejum, certo? Acontece que atividades aeróbicas em jejum baixa/moderada, mostra resultados e tem estudos confirmando isso, mas é um campo aberto, tem quem aprove e quem vá contra. Só que temos que levar em consideração que musculação e nutrição são áreas de mudanças constantes, daqui a pouco vem um estudo que coloque várias coisas à prova de novo. É sempre assim.

Qual é a tese da aeróbiose em jejum:

Que no estado alimentado predomina como fonte de energia as reservas de glicogênio hepático e muscular, e que a maior participação dos lipídios ocorre somente após 20-25 minutos de atividade. Exemplo: Tem que fazer 20 minutos de esteira e que só depois de 20 minutos que começara a queimar gordura. Aeróbico em jejum pularia essa parte e queimaria mais efetivamente direto a gordura. Por quê? Porque como estamos em jejum, o corpo já utilizou como meio de energia as resarvas de glicogênio, então passaria a usar a gordura por meio de beta-oxidação.

Enfim, tem pontos que como você não aprofundou seria melhor não ter exposto, mas valeu. Abraço!
Editado pela última vez por Ladie's Man em 01 Dez 2011, 20:31, no total de 2 vez
Avatar pua
Mdrol - MEMBRO EXCLUSIVO
#465299 Realmente, a muito a ser discutido sobre os aeróbicos em jejum, mas o que mais se impõe para mim é que com a reserva de glicogênio em baixa, o corpo precisará de energia e com isso a fonte primária vão ser as gorduras obrigatoriamente. Acho que só testando mesmo para saber e tambem, fazendo este exercicio aeróbico com velocidade baixa~moderada durante 25~40min, o resultado pode aparecer já em 1 ou 2 semanas, diferente dos 'convencionais', pré ou pós-treino. É forçoso elucidar que eficácia do mesmo depende bastante de sua dieta no decorrer do dia.

Grande abraço
Ladie's Man - MEMBRO EXCLUSIVO
#465304
JHONSON ' escreveu:Realmente, a muito a ser discutido sobre os aeróbicos em jejum, mas o que mais se impõe para mim é que com a reserva de glicogênio em baixa, o corpo precisará de energia e com isso a fonte primária vão ser as gorduras obrigatoriamente. Acho que só testando mesmo para saber e tambem, fazendo este exercicio aeróbico com velocidade baixa~moderada durante 25~40min, o resultado pode aparecer já em 1 ou 2 semanas, diferente dos 'convencionais', pré ou pós-treino. É forçoso elucidar que eficácia do mesmo depende bastante de sua dieta no decorrer do dia.

Grande abraço


Exato.