Avatar pua

Criador do tópico

Don Ramon - MEMBRO EXCLUSIVO
#880014
[legend=]REGRA 1: O EXERCÍCIO AUMENTA PODER CEREBRAL

Durante MILHÕES de anos o ser humano andava em média 15km(!) por dia. O nosso cérebro foi evoluindo nesse sentido. Agora, basicamente, temos empregos e formas de vida sedentárias, o que afecta directamente a nossa performance.

Um estudo levado a cabo com indivíduos de 27 anos mostrou que ao fim de 12 semanas com exercício regular, a performance em tarefas executivas aumentou em 30%!

Alguns benefícios do exercício:

- melhora os músculos e os ossos;

- melhora o raciocínio;

- regula o apetite;

- melhora o sistema imunitário

- baixa o risco de diabetes

- aumenta a inteligência fluída (está a ver aquela piada inteligente "criada" na hora? Esse é um exemplo de inteligência fluída)

- trata a depressão

- reduz o risco de Cancro

- baixa em 10% o risco de Demência, em 50% o de Alzheimer e em 50% o de sofrer um AVC.

As boas notícias é que bastam 30 minutos 2x por semana para muitos dos benefícios acima se manifestarem.


REGRA 2: O CÉREBRO TAMBÉM EVOLUI

Se pudéssemos observar o nosso "cérebro" veríamos não uma coisa estática mas algo que constantemente muda, cresce e cria novas ligações.

Temos 3 cérebros, produto da evolução: reptiliano, mamífero e cortex. Enquanto partilhamos os 2 primeiros com muitos dos animais, o último encontra-se muito desenvolvido nos humanos, permitindo-nos fazer coisas fantásticas como "adivinhar" as motivações e pensamentos dos outros (o que nos permite trabalhar em equipa). Para além disso, permite-nos um pensamento simbólico. Por exemplo, o símbolo I pode representar várias coisas:

- um

- pau

- letra i

- nota musical

- etc...


REGRA 3: CADA CÉREBRO É DIFERENTE

Apesar todos termos as mesmas estruturas cerebrais, cada cérebro está ligado de forma diferente. Sabia por exemplo que temos um neurónio específico para o Marco Paulo? E outro para o José Cid? É verdade! Se quer saber o porquê, terá que ler o livro...


REGRA 4: NÃO PRESTAMOS ATENÇÃO A COISAS CHATAS (atenção CEO's!)

É verdade, o nosso cérebro "desliga" perante coisas chatas. Para além disso, só consegue prestar atenção a uma coisa de cada vez: aquela história do "multitasking" é basicamente pura treta que leva as pessoas a cometer até 3x mais erros (por exemplo, é mais perigoso conduzir a falar ao telefone do que com uma taxa de alcoolémia de 0,8 g/l).

DICA PARA APRESENTAÇÕES: o nosso cérebro precisa de estímulos a cada 10 minutos, pelo que se estiver a fazer uma apresentação, estimule emocionalmente a sua audiência a cada 10 minutos (caso contrário, querido CEO, acabou por adormecer quem por lá se encontra).


REGRA 5: REPETIR PARA LEMBRAR

Esquecemos 90% do que aprendemos numa aula após 30 minutos.

Para além disso a nossa memória de curto-prazo, só regista 7 elementos a cada 30 segundos e se a informação não for repetida nesse período, o cérebro esquece!

DICA PARA APRESENTAÇÕES: repita o que é realmente importante e não sobrecarregue a audiência com informação.


REGRA 6: LEMBRAR PARA REPETIR

Descobriu-se há pouco tempo que muitas memórias levam literalmente anos a serem consolidadas!

A melhor forma de criar uma memória a longo prazo é incorporar novas informações gradualmente e repeti-las em intervalos espaçados.


REGRA 7: DORMIR BEM, PENSAR BEM

Passamos 1/3 da nossa vida a dormir mas neste período o nosso cérebro está tudo menos parado.

É uma função fundamental e a falta de sono reduz:

- a atenção

- as funções executivas do cérebro

- o humor

- o raciocínio lógico

- a destreza manual.

DICA PARA CEO's - nunca marcar reuniões entre as 13h e as 15h. Para além do "peso" do almoço, nessa altura existe um encontro entre 2 "exércitos" hormonais relacionados com o ciclo de sono que leva a uma enorme quebra de produtividade.

O que pode ser feito nesta altura, descobriu a NASA, é dormir uma sesta de até 26 minutos - AUMENTA A PRODUTIVIDADE EM 34%!


REGRA 8: CÉREBROS STRESSADOS NÃO APRENDEM TÃO BEM

O stress crónico é extremamente prejudicial, desregulando o sono, baixando as defesas imunitárias e conduzindo a estados como a depressão

Uma curiosidade:

A estabilidade emocional de um casal é o ÚNICO grande preditor do sucesso escolar dos filhos (se quer que o seu filho vá para Harvard, vá para casa e ame a sua mulher). A estabilidade pode inclusivamente ser medida através de uma análise de urina dos FILHOS!

DICA PARA CEO'S: só temos um cérebro, pelo que aquela conversa dos "problemas ficam à porta", não funciona. Problemas em casa aumentam os do trabalho e vice-versa. Ajude antes os colaboradores a superar os problemas.


REGRA 9: ESTIMULAR MAIS OS SENTIDOS AO MESMO TEMPO

Os nossos sentidos trabalham em conjunto, pelo que é importante estimular o maior número possível (ex. numa apresentação utilizar imagens, música de fundo, etc.).

O cheiro, por exemplo, tem um papel fundamental na evocação de memórias (aumenta entre 10-50% a capacidade de nos lembrarmos). No Starbucks, por exemplo, os colaboradores estão proibidos de usar perfume, para não interferirem com o aroma do café.


REGRA 10: A VISÃO SOBREPÕE-SE A TODOS OS SENTIDOS

Somos especialmente bons a recordar imagens. Se ouvirmos uma informação, passados 3 dias só recordamos 10%. Se adicionarmos uma imagem, recordamos 65%!

Ler é pouco eficiente para nós, pois o nosso cérebro reconhece cada letra como uma imagem. Assim, uma frase

DICA PARA FORMADORES:

ESQUEÇAM os Powerpoints cheios de texto, caso ainda os usem! NÃO FUNCIONA!!! (O que fazer? Sugiro a leitura do Presentation Zen ou do Slide:ology – urgentemente!).


REGRA 11: O CÉREBRO MASCULINO É DIFERENTE DO FEMININO

Homens e mulheres têm cérebro diferentes, o que faz com que tenham tendências também diferentes. O livro está cheio de exemplos ricos mas deixamos apenas este: em situações de stress o homem dispara a amígdala direita (foco no todo) enquanto a mulher dispara a esquerda (foco nos detalhes), razão pela qual é comum em discussões o homem virar-se para a mulher e dizer “mas o que é que isso interessa agora???”.


REGRA 12: SOMOS EXPLORADORES POR NATUREZA

Todos nascemos com essa tendência. É a nossa capacidade de hipotetisar que nos leva a explorar. É talvez por essa razão também que tantas pessoas passam o tempo a explorar o email, internet, facebook, etc.

O Google ultrapassou inteligentemente (e potenciou) a questão:

20% do tempo os colaboradores podem fazer o que lhes apetecer (50% dos seus produtos vêm daí).




RESUMINDO AS 12 REGRAS:

1 – O exercício físico aumenta o poder cerebral

2 – O cérebro também evolui

3 – Cada cérebro está ligado de forma diferente

4 – Não prestamos atenção a coisas chatas

5 – Repetir para lembrar

6 – Lembrar para repetir

7 – Dormir bem, pensar bem

8 – Cérebros stressados não aprendem bem

9 – Estimular mais os sentidos ao mesmo tempo

10 – A visao sobrepõe-se a todos os sentidos

11 – O cérebro masculino é diferente do feminine

12 – Somos exploradores por natureza[/le
gend]
Avatar pua

Criador do tópico

Don Ramon - MEMBRO EXCLUSIVO
#880018 Hahhahaha Bill, isso anda acontecendo bastante com o pessoal. Procure saber o que você realmente quer na academia.
É difícil você ser bom em algo sem ter foco, acho que por isso da preguiça, procure saber o que você quer, exp: Resistencia, musculos.... Existem varias dietas e disciplinas p/ isso. Preguiça nunca mais rs
Avatar pua
roberto gansoto

Veterano - nível 3

#880029 muito interessante seu post don ramon,realmente isso ajuda muito cara, gostaria de fazer um pedido se não for pedir de mais, gostaria que você postase as principais carácteristicas do celebro feminino abraços brother .
Avatar pua

Criador do tópico

Don Ramon - MEMBRO EXCLUSIVO
#880209 @roberto gansoto

De acordo com o livro e captando essas ideias p/ a sedução podemos concluir que:

1º Se você discutir os detalhes com as mulheres, ao contrario de abranger todo assunto, elas estarão mais abertas a te entender (segundo o autor)

2º Mulheres são menos lógicas, ou seja, usam o lado direito do cérebro com mais frequência, então tente se comunicar em um nivel mais emocional com as mulheres, como fazer isso? Tente cultivar varios sentidos dela, como: Kino (sinestésico), audição (voz de comando), visual (sua bl) ... Enfim basicamente é isso
Avatar pua

Criador do tópico

Don Ramon - MEMBRO EXCLUSIVO
#880367
Vini_17 escreveu:Parabéns pelo seu artigo. Muito bem explicado e elaborado.
Abraços.


Obrigado, espero que tenha ajudado a ver a importância de algumas atividades
Avatar pua
roberto gansoto

Veterano - nível 3

#880380
Don Ramon escreveu:@roberto gansoto

De acordo com o livro e captando essas ideias p/ a sedução podemos concluir que:

1º Se você discutir os detalhes com as mulheres, ao contrario de abranger todo assunto, elas estarão mais abertas a te entender (segundo o autor)

2º Mulheres são menos lógicas, ou seja, usam o lado direito do cérebro com mais frequência, então tente se comunicar em um nivel mais emocional com as mulheres, como fazer isso? Tente cultivar varios sentidos dela, como: Kino (sinestésico), audição (voz de comando), visual (sua bl) ... Enfim basicamente é isso

valeu don ramon obrigado pela ajuda, sucessos pra você brother :ae