Artigos sobre sedução e afins. Tópicos com 60 dias sem resposta vão para área de Arquivos. Não poste dúvidas nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

# T7 #

Entusiasta

#781088 Salve Salve tripulantes do Puabase.


Este artigo tem como intuito de orienta-los a como escreverem artigos de melhor qualidade ao Puabase.

Notamos que ultimamente muitos artigos deixam a desejar pela falta de embasamento e que isso pode ser prejudicial a qualidade dos conteúdos que são postados aqui. Por isso, resolvemos criar este artigo fixo para que vocês tenham um melhor rendimento do materiais criados por vocês.


Lá no ensino médio você provavelmente deve ter aprendido nas aulas de português (especificamente nas aulas de redação) que na criação de textos, você precisa seguir algumas regrinhas simples para que a sua mensagem possa ser entendida e transmitida perfeitamente para o leitor de seu texto através de uma boa dissertação. Que nada menos do que, apresentar um assunto, debater ideias, e trazer uma conclusão daquilo que se fala. No caso você, o interlocutor é aquele que transmite essas ideias para a próxima pessoa, portanto as dicas que vamos dar são valiosas para que seus textos tenham melhor qualidade e assim sucessivamente tenha mais êxito com feedbacks e ajude consecutivamente ajude um número maior de pessoas no Puabase.


Seu texto com começo, meio e fim.

Isto é; você precisa apresentar o conteúdo que será debatido e você precisa evoluir o conteúdo para que uma mensagem final seja transmitida sobre qualquer assunto.

Exemplo: Você quer falar sobre mulheres.

Você primeiro apresenta o teu assunto, em seguida você apresenta pontos positivos e negativos que vão levar você a tomar algum princípio ou partido de opinião que estará exposta na sua conclusão, que é a última parte do seu texto.

A seguir, as 3 partes brevemente explicadas:


- A apresentação do conteúdo.

Apresentar o conteúdo que será falado é vender sua ideia para que o leitor leia o teu texto.

Nas suas aulas de redação a apresentação nada mais é do que a introdução do seu texto, em um parágrafo você a faz e já lhe garante uma boa estruturação pro assunto que você pretende explorar. Isso significa, se você conseguir explorar bem a introdução de seu texto, na maioria das vezes você persuadirá o leitor para que ele leia o seu artigo até o final.

Ex:

Hoje vamos falar sobre mulheres, seus aspectos positivos e negativos que nos levam a pensar em X assunto. A base desse estudo foi feita por X,Y,Z fatores.
Portanto, boa leitura.


- A evolução do seu texto:

Dissertar sobre o assunto proposto, nada mais é do que expor uma opinião tua, mas isso não significa que ela seja verdadeira ou absoluta.
Não é porque você acha uma coisa, que ela tem que ser uma verdade absoluta pra todos. Isso não é expor uma ideia, e sim impor uma ideia.

Exemplos clássicos de expor uma opinião e impor uma opinião:

Expondo uma opinião: Acreditamos que de 10 mulheres, 9 ficariam com um cara que joga direct game.
Impondo uma opinião: De cada 10 mulheres, 9 ficam com caras que jogam direct game.

Nenhuma opinião pode ser creditada a algo verdadeiro, porque você não é um instituto de pesquisa e se abordasse todas as mulheres do planeta possivelmente levaria décadas para conseguir responder essa questão, mas quando você expõe uma opinião, é diferente de você impor-la. Portanto, escreva um texto onde a mensagem que você transmite deixe aberto a intenção do diálogo, do debate.


- A conclusão

A conclusão daquilo que você escreve geralmente tem peso equivalente ao texto todo, porque ambas as 3 partes se equivalem para que o equilíbrio e sentido daquilo que você fala seja mantido.

Você por exemplo, não teria êxito se escrevesse um texto sobre maçãs contando sobre seus aspectos saudáveis para que no final dissesse na conclusão de seu texto que as melancias e as bananas são frutas mais saudáveis.

O modo certo de concluir um assunto, é você expor aquilo o que você acredita que seja daquilo tudo que você falou.

Ex: Portanto, concluímos as maçãs mostram que são saudáveis para o ser humano, como podemos ao longo do texto blablablablabla.

Outra opção de conclusão interessante é deixar que o leitor tire sua própria conclusão, ou seja.

Ex: O texto falou sobre maçãs, e blablablablabla. Tire suas próprias conclusões, pra nós é X,Y,Z e pra você?

Você pode expor isso, e é até mais interessante finalizar a conclusão de um texto para que o leitor concorde 100% contigo, deixando para que ele pense são enormes as chances dele querer debater o assunto dissertado por você e expor suas opiniões também ou complementar suas ideias.


Dica: Use português legível, use norma culta (aconselhável) e a linguagem informal dependendo do que for abordar.

Já pensou em ligar a TV no Jornal Nacional e ver o William Bonner dando a seguinte notícia:

"Então galera, hoje morreu uns cara lá e tipo assim foi só tatatatatatata de metralhadora ta ligado."

A credibilidade dele iria ao chão, correto?

É o mesmo que o leitor do teu texto vai pensar se você não transmitir qualidade no que você fala.

Evidente, que uso de gírias ou dialetos existem, mas precisam de moderação. Dosagem, se teu objetivo for uma conversa direta terá mesmo assim, que dosa-los.

Por isso, preste atenção no uso das palavras e como trabalhar com elas. Elas podem fazer com que seu texto fique sem sentido ou desinteressante.


Uso de pontuação, parágrafos e formatação.

São dicas simples, mas mesmo assim vemos que muita gente esquece disso, e a resposta pra isso são, textos que ardem a vista só de olharmos e que logo fazem com que o leitor perca a vontade de ler o que está ali. Por uma má formatação ou por não possuir espaçamento de parágrafos ou uma pontuação adequada.

Portanto, prestem atenção nas virgulas e nos parágrafos de seu texto. Eles fazem enorme diferença para o teu artigo, e ainda possuimos o recursso de formatação no fórum, que vai ajudar o teu texto ficar mais atraente para o leitor de seu artigo.


Se você não sabe dividir parágrafos as dicas que eu dou é: Use 3.

1 para introdução, outro para evolução e o último para conclusão de seu texto.


Nós da equipe esperamos que esse artigo ajude muitas pessoas a conseguirem transmitir ideias de maneira muito melhor ao fórum e que juntos possamos somar uns aos outros de maneira cada vez melhor. Participem do fórum, criem artigos, leiam bastante e passem seu legado.


Muito obrigado.
Equipe Puabase.

Imagem

ANÚNCIOS

Avatar pua
Bellmiro

PUA EXPERT

#781093 Perfeito T7.

É essencial que tenha no minimo um bom português.

Quem faz textos com um português muito ruim, essa pessoa é no minimo preguiçosa pois a formatação do forum ja seria o suficiente para qualquer rapaz menos intimo do português escrever pelo menos bem.

Outra dica tambem é usar as ferramentas que o forum disponibiliza como:

Sublinhar algumas partes importantes. ou destacar com um tom mais forte, usar cores para deixar o texto mais leve e atraente. Letras maiores ou menores. Tudo isso ajuda muito a passar a experiencia de uma forma leve sem exigir sacrifícios dos leitores.


Off topic:
"Então galera, hoje morreu uns cara lá e tipo assim foi só tatatatatatata de metralhadora ta ligado."

hahahaha !
Avatar pua
Big Dog

Entusiasta

#781146 Estamos buscando a excelência desse grande fórum de muita fraternidade.

E esses são os passos que estamos buscando. E que esperamos que todos o façam, afinal todos queremos crescer como homens e estar num PUA BASE muito melhor não é?

Esse ano o PUA BASE trará muita coisa boa, aguardem.

Abraços

Big Dog

Avatar pua
disturbed - MEMBRO EXCLUSIVO
#781160 Boa cara, realmente já pude ter a desagradável experiência de ler aqui alguns artigos... como poderia dizer... sofríveis rsrs alguns até tem uma ideia boa mais a forma como digitam nos faz ter literalmente que traduzir aquilo que o autor quer passar, e isso não deveria acontecer tendo em vista que todos falamos português rsrs interpretar a mensagem é o bastante, por favor chega de ter que traduzir também :)
Avatar pua
LOBO MAL

MEMBRO PROFISSIONAL

#781181 Boa observação T7 isso é muito importante. Seguindo essas regras básicas da pra reduzir um texto de 20 linhas para 12 linhas, por exemplo. Geralmente quando leio um post aqui no PB eu percebo que o autor se perde tentando extruturar o texto e fica até cansativo de ler, muitas vezes lendo o texto não da pra entender o ponto chave da questão, isso acontece principalmente em duvidas.

Eu, por exemplo tenho uma imensa dificuldade em extruturar uma idéia de forma eficaz e simples, geralmente fica algo meio aleatorio.

OBS: Escrever com acentos é muito cansativo pra min porque tenho que usar o teclado virtual visto que meu computador comprei na italia dai muitas vezes voces veem eu escrevendo assim... com acentos invertidos => à, ò, è, ù, ou sem acentos da lingua portuguesa. Mesmo assim farei um esforço e usarei o teclado virtual.

OBS2: Outro fato é que eu estou ruim no portugues porque ja faz muito tempo que nao estudo mais a lingua.
supergalo

#785440 Olá , sou novo aqui , aguem poderia me dizer se este forum esta ativo ou se mudaram para outro local ?


obrigado
Avatar pua
Putti

Aprendiz

#790872 Tópico show! Quando tiver postando meus relatos espero usar as dicas da melhor forma possível.