Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

The Gangster

Veterano - nível 9

#61021 Estudiosos afirmam: amor dura no máximo 4 anos



Georgina Montemayor Flores, da Faculdade de Medicina da Unam, a maior universidade da América Latina, destacou que deve se estabelecer uma distinção entre o amor e o afeto ou a atração sexual, porque a paixão ativa substâncias químicas no cérebro que ocupam todos os neurônios que estimulam a pessoa a pensar somente no ser amado. É como se fosse um estado de demência temporal.


Montemayor, que dirige um grupo de pesquisa sobre o assunto, explicou que quando um indivíduo se apaixona "são acionadas as zonas que controlam emoções, como o tálamo, o hipotálamo, o hipocampo, e as partes do sistema límbico".

No entanto, para decepção de muitos, este estado físico químico também acaba, assegurou a especialista.

- "Costuma durar no máximo quatro anos ou até que apareça outra pessoa para despertar uma paixão ainda maior. A única coisa que permanece, e quando permanece, é o afeto entre os pares depois deste tempo", afirmou.

- "Na medida em que pensa recorrentemente na mesma pessoa, a condição psicológica do apaixonado pode ser comparável 'com um estado obsessivo compulsivo', sustentou e categoricamente concluiu. "... assim só se pode estar apaixonado por uma pessoa ao mesmo tempo diferentemente do afeto e do desejo sexual".

No seu início o amor chega a ser uma obsessão com tal dimensão que as pessoas deixam de ser produtivas. Isso explicaria o fato de que as grandes obras de arte nunca foram criadas quando seus autores estavam apaixonados, senão que depois, no processo do desamor.

A especialista em anatomia disse que as pessoas entram e saem desse estado de paixão porque o cérebro não poderia resistir tanto desgaste e se mantivesse assim constantemente deixaria a pessoa louca.

A sua vez, advertiu que o amor romântico é tão forte como a vontade de comer ou ter sede, pode ser controlado nas primeiras etapas, mas uma vez ativado é impossível detê-lo imediatamente.

Já no desapego o cérebro aumentaria os níveis de oxitocina, o hormônio do afeto, incompatível com o da paixão, que se converte no carinho familiar.

Para a especialista o amor tem um preço. Perda de liberdade e dependência de outra pessoa, por isso, se deve recordar que o desamor libera.

Artigo retirado do site metamorfosedigital.

Criador do tópico

The Gangster

Veterano - nível 9

#63853
kira escreveu:A Paixão é algo muito perigoso, por isso nós temos AA. A ansiedade e o medo é pra nos defender dela.


O pior é que mais cedo ou mais tarde, ela sempre aparece!!!
Danny Fisher

Veterano - nível 4

#63884 Ho guy...

Isso é desastroso! Cientistas tão sabendo a razão pra tudo! menos pro que a gente quer saber mesmo!
Quanto o amor durar 4 anos.... num sei bem hein... mas tem uma, tem que saber definir o tipo de amor:Ágaphe(o maior amor)Philos(Amizade,companheirismo) e Éros(óóó aquele mesmo!)
Então , creio que o Éros possa durar mais que 4 anos,e além disso ser aumentado pra Ágaphe,assim misturando Philos... Noss até eu fikei confuso agora.... mas enfim...

Vlw o post!
muller

Aprendiz

#64434 É, concordo com o relato, apesar de nao ter namorado tanto tempo é possivel notar isso em outros casais também.. No inicio do relacionamento tem toda aquela euforia sexual, e atraçao, amor, mas depois sempre acaba aparecendo alguem.. importante destacar também: "única coisa que permanece, e quando permanece, é o afeto entre os pares depois deste tempo". É isso que permanece.
Cellinho

Aprendiz

#64523 É foda.. por isso que tem várias separações e traições !!
Embora tenha essas coisas que o Danny falou (eu não entendi nd, mas pareceu ser bem convincente !! hehe..).

Abraços