Avatar pua

Criador do tópico

jefblue

PUA EXPERT

#866205 Off topic:
Eu achei muito interessante a postagem abaixo e gostaria de compartilhar. Sabemos que uma BL elegante faz toda a diferença.

O chapéu voltou, viva o chapéu.

Aos poucos, bem aos poucos (infelizmente), o chapéu masculino vai voltando à moda. No carnaval que se aproxima, até vemos homens de panamás de sambistas ou malandros aos magotes. E os bonés de beisebol, embora eu os ache feios, são muito comuns e são adequados para fazer uma corrida ou outro exercício físico a céu aberto.

Contudo, há regras para o uso do chapéu, que representam bom tom e respeito às demais pessoas. Pense no chapéu como um elmo de um guerreiro: ele não vai estar sempre em sua cabeça (e, exatamente por isso, as mulheres têm regras completamente diferentes) As regras são poucas, e bastante lógicas. E, claro, tudo que eu falar para chapéus vale para bonés e boinas.


  1. Nunca use seu chapéu dentro de uma residência, sala de aula, restaurante, igreja ou escritório. Ao entrar num recinto desse tipo, tire-o.
  2. Carregue seu chapéu junto ao corpo quando o não estiver usando, preferencialmente com a mão esquerda, virado para dentro. Se tiver aba rígida, segure-o pela aba. Se não, segure-o pela coroa. O mais elegante é retirar o chapéu com a mão direita e passá-lo para a mão esquerda, mas pode tirá-lo com a mão esquerda diretamente.
  3. Em ônibus, bondes, saguões de hotéis, trens, pode mantê-lo. Se sentar, é melhor retirá-lo, principalmente se ao seu lado houver uma dama, mas não é deselegante mantê-lo.
  4. Ao ar livre, mantenha-o em sua cabeça, claro! É para isso que ele serve. Mas com uma exceção: se você estiver parado e acompanhado de uma ou mais mulheres, tire-o. Quando for andar, coloque-o de volta.
  5. Em elevadores a regra é parecida com a do ar livre. Pode usá-lo, mas se houver uma dama no elevador, retire-o (Há uma cena belíssima no seriado Mad Men, onde dois homens conversam impuramente e uma mulher entra no elevador, sem que eles mudem de assunto. Don Draper, o protagonista, sutilmente mostra que eles estão sendo inadequados, dizendo: "tire o seu chapéu". Veja a cena inteira clicando no linque abaixo).
    http://www.youtube.com/watch?v=JiP1z9qfojA
  6. Se estiver em uma passagem estreita e uma dama estiver a cruzar-lhe o caminho, vire-se de lado, e levante o chapéu levemente. Quando encontrar uma conhecida na rua e for seguir caminho com ela, faça o mesmo. De novo: se o chapéu tiver aba rígida, levante-o pela aba; do contrário, pela coroa. O comum hoje é trocar beijinhos com uma moça ao encontrá-la. Se for fazê-lo, não apenas levante o chapéu, mas retire-o totalmente antes de beijá-la.
  7. Se encontrar um amigo homem, cumprimente-o levantando o chapéu o suficiente para ele ser removido de sua cabeça e, então, coloque-o de volta. Quando for beijar a mão de pais, padrinhos ou sacerdotes, convém retirá-lo totalmente, e segurá-lo ao seu lado antes de fazê-lo.
Com essas regras bem simples, você pode portar um chapéu, ou mesmo um boné, com elegância e cavalheirismo. Contudo, além da etiqueta, convém saber:


  1. Chapéus, em geral, pedem roupas mais alinhadas. Um panamá pode ir bem com uma polo e uma calça de brim, sarja ou alfaiataria. Se de camisa, uma calça jeans também pode fechar o conjunto.
  2. Bonés "clássicos" (bonés de "garçom", "taxista" ou "velhinho", erroneamente chamados de boinas) vão bem até com camisetas, desde que discretas, mas ainda assim exigem ou calça, ou uma bermuda "social".
  3. Combine o chapéu com sua roupa, principalmente calçado e cinto. Por exemplo, se está de calça jeans, sapato preto e camiseta, pode usar um boné "clássico" preto. Se de calça jeans e sapato marrom, é melhor usar um boné (igualmente "clássico") creme ou bege. Em geral o item a ser combinado é a fita do chapéu. Por exemplo, um panamá de fita preta deve ser usado com calçados pretos, e outro de fita marrom será usado com calçados marrons. Olhe no espelho e veja se combina.
  4. De novo, e pelo amor de Deus, não use um chapéu com uma roupa desleixada. Fica feio, brega, emasculado.
  5. Compre chapéus de qualidade. Palha fina (panamás), lã ou pele animal. Nada de chapéus de plástico ou de tecido. Bonés "clássicos" podem ser de tecido, embora lã ou tweed (ou tuíde) seja mais elegante.
  6. Por fim, uma dica de uma vestimenta completa versátil, que combina com um chapéu: uma calça creme, sapatos e cintos marrons, camisa branca de linho, ou, se de algodão, amarela ou com padrões discretos em azul claro, e um panamá social com fita marrom. Se quiser dar mais elegância, use um blazer azul marinho ou marrom (de tom distante da calça). Um exemplo:
Imagem

O post é do blog Estilo Macho
Avatar pua
brenorp

Veterano - nível 4

#867000 Muito bom esse tópico, rapaz! Eu ando sempre de chapéu estilo fedora, e fazia uns dias que eu estava atrás do código de etiqueta. Muito obrigado!
Avatar pua

Criador do tópico

jefblue

PUA EXPERT

#867825
brenorp escreveu:Muito bom esse tópico, rapaz! Eu ando sempre de chapéu estilo fedora, e fazia uns dias que eu estava atrás do código de etiqueta. Muito obrigado!



Valeu pelo feed Breno!

Eu sou fã tenho alguns em casa e dependendo da combinação da roupa dá uma aparência foda!