Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

feeelps1

PUA EXPERT

#930490 E aí, amigos! Como estão? :ajoelhar

Navegando pelo maior portal de PNL do Brasil (golfinho.com.br) que, aliás, é excelente pude ler um artigo que postaram por lá de uma técnica EXCELENTE que evita conflitos, sejam eles pessoais, de trabalho, relacionamento, enfim, pode ser usada em tudo. A técnica se chama Fogging (esfumaçamento, em português).

Achei extremamente interessante e desconhecia até o momento, acredito que muitos de vocês também não conheçam, então resolvi trazer aqui pro PuaBase já que, além dela ser bem eficiente, pode ser aplicada por qualquer pessoa, independente dela conhecer PNL ou não, ser iniciante ou não.

O QUE É O FOGGING?

É uma simples técnica usada para retardar uma situação potencialmente desagradável, dando "espaço" para que as duas partes evitem uma maior escalada da situação.

COMO FUNCIONA?

O fogging funciona oferecendo um acordo em vez da discordância à alguém agindo de uma forma agressiva. Quando alguém faz um comentário agressivo, ele está esperando uma resposta agressiva (essa é a resposta natural da maioria das pessoas), mas o fogging o surpreende ao dar uma resposta inesperada. É uma maneira de contornar a preocupação dele, enquanto você mantém o seu ponto de vista e a sua integridade, ao concordar com alguma parte do que ele disse.
Por exemplo, se alguém lhe dissesse:
Você se comportou de uma maneira estúpida nessa reunião. O que você estava pensando?


Em vez de entrar em conflito, você pode esfumaçar, respondendo:

Sim, eu posso ver que você acha que foi uma maneira muito estúpida de se comportar


A palavra "sim" o pega de surpresa, o desacelera e pode reduzir a tensão em uma situação potencialmente explosiva. Você não está concordando que se comportou estupidamente – apenas que você pode ver que ele pensa assim.

Quando você estiver próximo de uma situação que pode evoluir para um conflito sério, experimente essa técnica e veja quão bem ela funciona. Quando feita com sinceridade, muitas vezes, ao invés de um novo conflito, a situação é revertida rapidamente, levando a uma oportunidade para uma conversa normalmente mais construtiva.
A técnica descrita acima pode parecer estranha no começo, mas é uma das muitas técnicas simples que permitem uma comunicação mais calma, mais produtiva entre as pessoas.

Outro exemplo:

Você chama isso de que horas? Você está quase meia hora atrasado. Estou cheio de você me deixar esperando o tempo todo.


Resposta fogging:

Sim, eu estou mais atrasado do que esperava e posso ver que isso o aborreceu.


“Aborrecido? É claro que eu estou aborrecido. Você me deixou horas esperando. Você realmente deveria tentar pensar um pouco mais nas outras pessoas.”


Resposta fogging:

Sim, eu estava preocupado porque você estaria esperando por quase meia hora.


Bem, por quê você estava atrasado?


Conseguiram sacar a pegada? Hoje mesmo a utilizei com uma HB e funcionou PERFEITAMENTE, vale a pena tentar!

Segue abaixo o link oficial de onde foi retirada essa técnica:
http://golfinho.com.br/termo-do-mes/fogging.htm

Abraços e sucesso a todos! :ae
Avatar pua

Criador do tópico

feeelps1

PUA EXPERT

#930558
Antonio dos anjos escreveu:Realmente mt boa.
Gostei dessa técnica, vou utilizá-la em conflitos kkk

Abraço


Sim, use-a e relate aqui como foi, tenho certeza que funcionará.

Abraços e sucesso!