O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Loke

Veterano - nível 1

#330022 Beleza, as técnicas que eu vou falar aqui tem uma particularidade: juntas elas são o tipo de concentração que os grandes realizadores tem.

É bom antes de falar essas técnicas dizer o que é concentração. Algumas vezes aparecem artigos em sites diversos que ensinam dicas para aumentar - por exemplo, "... no local onde você vai estudar, tire todas as distrações visuais que você puder", "... não ponha comida ou água a vista", e por aí vai. No entanto, no meu entender essas não são técnicas para aumentar a concentração.

Concentração não é " concentrar-se sem as distrações", concetração é "concentrar-se a despeito das distrações".

Grandes realizadores tinham a habilidade de se concentrar mesmo próximo do barulho infernal do trânsito, choros de crianças, brigas... Enfim, tudo que para pessoas comuns seria o fim de qualquer tentativa de se concentrar. Esse é o tipo de concentração que os exercício se referem.


Vamos aos exercícios!

Primeiro eu vou mostrar os exercício e depois eu explico porque eles formam uma Trindade poderosa para a habilidade de concentração.

Exercício 1

Esvazie sua mente - Nada mais frustador para a concentração do que pensamentos recortados que vivem saltando na sua mente. Você está fazendo uma redação e teve uma ideia ótima, mas não pode desenvolve-lá porque não consegue tirar aquele jogo na TV (ou seja lá o que for). O exercício trabalha a capacidade de manter na mente apenas um pensamento em mente.

Sente-se num lugar confortável onde não seja incomodado nem haja muito barulho (durante o exercício é necessário um lugar tranquilo, depois isso não fará a mínima diferença). Tente deixar sua mente sem nenhum pensamento. Assim que aparecer um pensamento, diga: mente vazia, mente vazia...Ao mesmo tempo foque no escuro da sua mente - de olhos fechados, é claro -. Faça isso por cinco minutos no ínicio, e depois aumente esse tempo quando se sentir mais confortável.

Obs. Apesar do exercício se chamar "esvazie sua mente', não dá para fazer isso. Você nunca consiguirá ter nenhum pensamento na cabeça, sempre vai haver algo. O ponto desse exercício é não esvaziar, mas sim não meditar sobre os pensamentos - eles vão aparecer, você vai perceber, mas não voltará sua atenção para ele.

Exercício 2

Imobilidade - Sente-se de maneira confortável. Set um cronômetro regressivo em 5 minutos, e não se mova por esse tempo. Preste atenção ao seu corpo e evite os movimentos involutários.

Obs. Esse exercício lhe dará mais controle sobre seu corpo.

Exercício 3

Respiração - Fique de maneira confortável; feche seus olhos; e inicie uma respiração lenta e profunda. Preste atenção na respiração - note a temperatura que o ar entrar e sai; note os movimentos do peito e abdomen... A grande dificuldade desse exercício é manter a atenção apenas na respiração. Vira e meche, você vai divagar sua atenção; volte sua atenção para a respiração e a mantenha pelo maior tempo possível.

Faça esse exercício por 6 minutos.

A Trindade

Esses três exercícios, depois de os ter praticado bastante, podem ser um técnica única para se concentrar em uma tarefa. Quando você for fazer algo que vai precisar de muita atenção, então faça o seguinte: comece a respirar profundamente (para filtrar as ideias); e procure se mecher pouco - o "esvazie a mente" é automático, não precisa ser ativado.

Isso vai funcionar como uma ancoragem, ativando o estado de concentração.

O texto já ficou muito longo. Se precisar desenvolver algo ou algo não ficou muito claro postem que eu tento explicar.

Abraço.
steferson.ifto

Veterano - nível 10

#330032 Muito bom post, já tinha lido aqui no pua algo a respeito de exercícios de concentração e pode ter certeza que esse post veio complementar, valeu por postar material dessa natureza é sempre bom aprender mais.
Avatar pua
Rival

Veterano - nível 9

#330035 O exercício de imobilidade é muito bom, eu já o fazia desde muito tempo por causa da sensação que dá! É muito boa :yaaah
Vou começar os outros.

Criador do tópico

Loke

Veterano - nível 1

#330222
Calvin escreveu:no aguardo pelos esxercicios de neurobica xD


Pô, os exercícios neuróbicos podem demorar um pouco. Eu quero fazer mais do que apenas copiar o material que eu tenho e postar aqui (até porque isso é ilegal). Eu vou criar exercícios neuróbicos relacionados com Pick-Up. Mas, preciso primeiro por em prática para depois postar aqui - para postar um material de qualidade e atestado. O foda é que eu estou no início do Pick up, e está bem difícil conciliar isso com o pré-vestibular. Além disso, eu tenho ainda bastante AA e eu pratico sozinho, sem WingMan.

Eu vou tentar agilizar alguma coisa, mas não prometo nada.

Até.
flamus - MEMBRO EXCLUSIVO
#347872 Muito bons esses exercícios... quem quiser aumentar o grau de dificuldade pode acrescentar ao exercício 2 uma contagem a cada respiração...

A contagem pode ser crescente, decrescente ou as duas ao mesmo tempo, o que ficaria assim:

0, 1, 2, 3, 4, 5 ... 95, 96, 97, 98, 99, 100
100, 99, 98, 97, 96 ... 5, 4, 3, 2, 1, 0

Ao mesmo tempo que você conta de 0 a 100, conta também de 100 a 0
henriqueoliveira - MEMBRO EXCLUSIVO
#969152 Muito bom esse tópico , vai me ajudar bastante . Eu tenho grande problema em relação a concentração e acredito que realizando esses exercícios com o tempo vou me focar mais nas coisas . Obrigado
Sparkey

Veterano - nível 5

#969157 ótimos exercicios. Geralmente fazia eles antes de dormir e o da respiração antes de estudar (Inclusive PU), ajuda demais não só na concentração como também na absorção da matéria