Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.

Criador do tópico

wleon - MEMBRO EXCLUSIVO
#631980
Exterminando seus medos e começando a ser homem


Onde estão os homens de verdade? O medo está controlando eles.” (Zan Perrion, Real Men Conference 2008)



Off topic:
Olá, sou Wladimir Kalashnikoff, apesar do nome sempre tive muito medo. Sempre fui íntimo do medo, até que decidi mudar algumas coisas, encarar os meus medos e senti que agora estou começando a viver de verdade.

Imagem
Se você esbarrasse com ela na rua você:
(a) sentiria medo;
(b) sentiria ansiedade;
(c) anteciparia as emoções de uma possível grosseria da parte dela

Primeiramente. O que é o medo?
RESPOSTA: Medo é um sentimento ruim que surge entre você e uma realização que você deseja fazer.

Como se manifesta o medo?
RESPOSTA: Através da “antecipação”, antecipation ou ansiedade.

Por que o medo é IRREAL?
RESPOSTA: Porque geralmente sempre nossa imaginação “antecipa” algo ruim. Pode haver 200 possibilidades boas, mas a imaginação do medroso só vai antecipar a possibilidade ruim.

Do irreal conduze-me ao REAL.” (Upanishads)

Por que o medo é ruim?
RESPOSTA: Ora a antecipação/ansiedade ela era muito importante para os homens que viviam em grupos pequenos. Por isso os filmes de terror explorando nossos assombros arquetípicos trabalham muito com grupos pequenos.
A primeira antecipação ou resposta límbica ao perigo vinha ao se dividir o grupo.
A segunda vinha quando o indivíduo se desgarrava do grupo, com o sangue sendo retirado dos órgãos e sendo direcionado para os sentidos (pupilas dilatadas e tímpanos sobrevascularizados) e músculos. Antecipando a reação ataque-fuga.
A terceira antecipação vinha ao ver um animal. Ora sabemos que geralmente o animal ataca, então não era uma antecipação inútil, irreal, desnecessária, sim algo útil.

"Existe na maioria da pessoas um lugar em que a chuva é ininterrupta, as sombras são sempre extensas e as florestas são repletas de monstros"
(Magaiver)


Porém atualmente isso é completamente desnecessário.

Diante desse medo o ser humano desenvolveu as comunidades e as sociedades. Hoje em dia você precisa de algo pode pedir e conseguir com alguém que você sequer conhece, vivemos numa aldeia global (Marshal McLuhan).
Nas comunidades e sociedades se desenvolveu a solidariedade, ou seja, os seres humanos reconhecem os problemas alheios como seus.
A solidariedade é compartilhada no tempo e no espaço (Teilhard de Chardin).

É nessa mesma sociedade que se desenvolvem a maioria dos riscos. Porém como, diferentemente de nossos ancestrais, temos acesso a meios de defesa.

Mas os riscos não desapareceram...
RESPOSTA: É verdade, mas como não existem riscos mortais, devemos assumir alguns riscos. Geralmente as melhores frutas estão nos galhos mais altos. Assumir o risco é pagar pelo resultado.


Reconhecendo o medo resta-nos duas questões

O que ganhamos quando não temos medo?

RESPOSTA: Quando você não tem medo, o mundo todo é seu. Você vive sem limites. Assistir o filme Limitless.

http://youtu.be/JMU_ksS3fq4

Como se livrar do medo?

Treinamento Jedi para se livrar do medo


1 – O medo fazia parte da natureza humana. Porém o homem se faz o homem quando decide se livrar de seu passado, de seus genes ruins, de seus assombros inconscientes, de seus condicionamentos. O homem se torna homem com o exercício da liberdade.

Liberdade não é escolher entre os caminhos oferecidos. Liberdade é criar seu próprio caminho.” (Hannah Arendt)


2 – O homem pré-histórico não era dominado pelo medo, ele tinha a seu favor a intuição e a espontaneidade que a mesma traz.

Ser é sempre ser no mundo.” (Martin Heidegger)


3 – O maior problema para o surgimento do homem que há dentro de você é o medo, o medo impede que você aja. Se você não age você não exerce sua liberdade. Se você não exerce sua liberdade e sua capacidade de ação, você não “está no mundo”, você é uma nulidade, você é socialmente estéril.

4 – Entre você e sua realização não deve existir o medo, sim o planejamento. Mas lembre-se, planejar demais é uma forma de antecipação/ansiedade.

5 – Na vida em sociedade muitas de nossas antecipações são causadas por julgamentos prévios, os principais julgamentos são os nossos autojulgamentos, nos equiparamos aos outros o tempo todo. Mas como todo julgamento deve ser impessoal, feito por um terceiro, que não esteja envolvido, geralmente erramos ao julgar. A exceção são as pessoas que desenvolveram seu julgador interno. Mas isso depende de muita meditação ou autoanálise.

6 – A maior ferramenta para realizarmos nossos sonhos é sonharmos, ou seja, anteciparmos as realizações. Então ao invés de anteciparmos as improváveis frustrações, não seria mais produtivo anteciparmos as realizações? Afinal o que busca encontra e ao que bate, a porta se abre.

Imagem
Casa que um PUA atraiu com o pensamento positivo.

7 – Você já notou que os grandes vitoriosos tentaram várias vezes até conquistarem? Que a ideia de desistência parece ser desconhecida por eles?

Imagem
Um PUA desta comunidade com medo de tomar vacina.

8 – Você notou que a maioria de seus medos não são de perigos reais? São de perigos irreais ou insignificantes? Que geralmente temos medo de pagar mico? Que as pessoas que pagam mico são mais felizes e leves e soltas?

Imagem
Tome coragem e vá.

9 – Como você vai abstrair seus medos? Primeiramente destrua seu sistema de autosabotagem e substitua por uma crença de que você é uma pessoa de valor. Como? Se tornando uma pessoa de valor. Aprendendo a entender as outras pessoas, entender o que elas falam e não falam. Respeitando a si mesmo (Trucidando o carinha bonzinho que existe em você, http://www.puabase.com/forum/trucidando-o-carinha-bonzinho-que-existe-em-voce-parte-1-t51112.html).

Imagem
Seria possível as antecipações dela conviverem com as suas antecipações?

10 – Ainda mais: tenha coragem de agir com medo, agir sobre estresse e sobre pressão. Muitos guris aqui se tornam excelentes PUAs depois que começaram a estagiar ou trabalhar. Por quê? Primeiro isso te diploma como um homem, segundo isso te submete à pressão, terceiro isso aumenta tua sociabilidade e aí vai. Isso te tira da zona de conforto. Teve um caso de um cara que virou barman na night, cara novinho, com 18 anos, estudava PU, mas nada..., até ter essa experiência que o submeteu a uma pressão intensa.

Imagem
PUA se submetendo à pressão social

11 – Ora pessoas com média ou alta habilidade social sabem reconhecer se você é uma pessoa corajosa. E você não vai conseguir enganar mulher bonita nenhuma se você não for um corajoso de verdade. Ela vai ler seus traços faciais (Paul Ekman), ela vai ler sua linguagem corporal e postural (Alan e Barbara Pease), ela vai entender pela forma que você fala (Tonya Reiman) e pelo tom da sua voz (Ekman e Reiman) que você não é apto. Que você não consegue nem proteger a você mesmo, que você é um menino. Ou um moleque, como muitos que ela já conheceu e teve experiências amargas, algumas até indeléveis. Todos conhecem garotas que engravidaram de moleques, de vagabundos de qualquer idade que arruma filho com ela e não o sustenta*. Logo acho que devemos respeitar as inseguranças delas... os riscos reprodutivos (Erik von Markovich, The Mystery Method) de 2 milhões de anos ainda são os mesmos para elas.

* Eu sei que ela escolheu mal, bota mal nisso...

Imagem
Ela com certeza sabe se você é um medroso, corajoso ou está com medo momentâneo.

12 – Toda a vez que resolvemos algo, criamos uma coisa útil, respondemos de forma eficiente, abordamos uma situação de forma construtiva, o nosso cérebro responde. Geralmente ao nós depararmos com uma complicação (situation), com uma questão grave ou delicada, temos ansiedade ou medo. Mas ao sairmos desta situação saímos com uma sensação forte de alívio e realização. Por que que os grandes artistas, atletas, escritores, poetas, visionários, cantores são tão atraentes para as mulheres? Porque o sentimento de realização aparece estampado no rosto desses caras.

Imagem
Orgulho, entusiasmo e alegria de realização. Sistema cerebral de recompensa atuando.

Para Paul Ekman existem emoções básicas que 99% dos seres humanos estampam em seus rostos. Sejam essas emoções perenes ou instantâneas elas ficam estampadas nos rostos pro milésimos de segundo ou por anos. Para os antropólogos evolucionistas, que o Mystery leu muito, as fêmeas humanas têm dezenas de ferramentas para identificar um macho protetor, cheio de recursos (biológicos ou sociais), realizador. Ekman confirma que as mulheres detectam emoções com mais facilidade e apuro que os homens. Ora dessas emoções algumas são muito importantes no mercado reprodutivo: o medo, o orgulho de realização, a alegria, a tranquilidade e a raiva. Detectar na face masculina sinais de orgulho de realização desperta nas mulheres atração (pesquise no gúgou o pdf “Happy Guys Finish Last”, um estudo acadêmico que mediu isso).


Imagem
Padrão de BL de orgulho de realização

Imagem
Alegria foi considerada atrativamente neutra


13 – Um mito arquetípico do herói, realizador é o mito de Teseu, o mito do Labirinto.


Teseu saiu da linda e tranquila Grécia, terra materna. Quer dizer, Teseu cortou o cordão umbilical que o ligava à sua família, à sua mãe. Lembre-se o homem é filho da terra/Terra. Teseu saiu da zona de conforto.

Sua missão era matar o Minotauro, um monstro metade de baixo homem, metade de cima touro. Significativo isso? Um homem como Teseu, porém com a cabeça de touro...

O labirinto foi construído por uma ateniense. Tinha que ser um cara de Atenas. Quer sabedoria? Procure em Atenas. O nome desse cara era Dédalo.

Esse Dédalo não te lembra ninguém não? Que fez o pessoal ir pro deserto? Outro cara entrar na fogueira? Outro andar sobre as águas? Para essas pessoas se desenvolverem.

Então, assim como Deus judaico-cristão, Dédalo, criou e permitiu a dificuldade para que Teseu se desenvolvesse.
Mesmo preso no labirinto esse monstro devorava igualmente 7 moças virgens e 6 rapazes que eram colocados no Labirinto e de onde não conseguiam sair.

Se perder no Labirinto, leva a perder a juventude antes mesmo de ter experiências sexuais.

O Labirinto é o inconsciente humano, a distante ilha de Creta é o subconsciente.

Chegando a Ilha de Creta Teseu consegue deixar a filha do rei do lugar apaixonada e ela tem uma sacada genial sobre como ele entrar no Labirinto, matar o Minotauro e sair ileso. A sacada foi ele entrar com um novelo que ela segurou firmemente e ir desenrolando o novelo e quando fosse sair, seguisse o novelo.

Teseu entrou e matou o Minotauro e voltou. Abandonando porém, Ariadne apaixonada, na Ilha de Creta.

O núcleo deste mito, quer dizer, a descida e saída do Labirinto, existe há mais de 15 mil anos m várias culturas. E claro como todos os mitos pode ter origem extraterrestre, se considerarmos, que os seres humanos podem não ser nativos do planeta Terra.

Teseu foi um dos sete rapazes escolhidos para perder sua juventude nas entranhas do Minotauro. A descida de Teseu foi obrigatória ele não teve escolha. Nós não temos escolha ou encaramos nossos medos inconscientes, ou perdemos nossa juventude. Juventude seria tudo de bom da vida, seria estado de se desfrutar o prazer de viver (Eros), de celebrar a existência no Planeta.

Imagem
Escapar do labirinto: caminho das trevas à luz.


Assim como os filmes de terror, o labirinto também explora a sensação de desgarramento. De caminho sem volta. Neste caso mais curioso, você não se desgarrou por ter percorrido um espaço muito distante. Mas se desgarrou dentro de um espaço muito pequeno para se perder. Desgarrou-se dentro de si mesmo.

Sua jornada de encontro aos seus medos é sua jornada ao Labirinto, sua jornada obrigatória de autoconhecimento, até as profundezas de seu subconsciente.

Imagem
Tanto para o homem como para a mulher: só nas trevas encontramos a nós mesmos.

Avatar pua
Joao BFR

Veterano - nível 7

#632000 Excelente cara. A sociedade te pressiona a ser aquele cidadão modelo, aquele cara que faz tudo igualzinho e no final vira o mesmo pagador de contas. A maioria tem medo de sair dessa zona de conforto que é ser um cara modelo.

Construir uma vida fora dessa imposição social é incrível, é o que me motiva hoje pra te dizer a verdade. E exterminar o medo, meu caro, é uma tarefa bem complicada. Medo é uma sensação natural, acho que sempre sentiremos medo. Mas devemos procurar não acabar com o medo, mas vence-lo. Não deixar de fazer nada por causa dele. Viver com ele, mas sem ser influenciado por seus sentimentos. Por que só isso leva ao crescimento.

VLW! Repetindo, excelente artigo.
Avatar pua
Danilo_PBx

Veterano - nível 9

VinnyY2J

Aprendiz

#632142 Sensacional cara. assim como os seus outros artigos

e é isso. temos que dominar o medo e não o contrário
goldenboy

#632174 wleon, muito boa a sua mensagem,só quem passa por isso sabe o quanto é difícil sair da zona de conforto,sou novo por aqui,não tenho muito tempo para entrar aqui no fórum devido ao trabalho e o curso,sou muito fã de todos aqui por saber que todos estão dispostos a ajudar pessoas como eu que quer melhorar o comportamento social e sei como é querer agir e parecer que a mente não responde ao seus comandos,estou lendo o MM (método mystery) ainda,e estou achando incrível como homens e mulheres são diferentes,quando leio o MM as coisas são muito claras na minha cabeça,mas acho que perco muito por não ter tempo de praticar,mas de qualquer forma agradeço pela mensagem e agradeço por poder me juntar aos melhores,encontrei aqui minha segunda família.valeu!
Maico Monteiro

Aprendiz

#632323 eeeeeeeeeeeeeeeeee mais um perfect do Wleon... vamo simbora que ainda temos um caminho longo pra trucidar esse good guy inside né não, muito obrigado pela ótima leitura meu amigo e vamos lá... parabéns
Avatar pua
The Supreme Artist - MEMBRO EXCLUSIVO
#634694
wleon escreveu:(...)Como se manifesta o medo?
RESPOSTA: Através da “antecipação”, antecipation ou ansiedade. (...)


Verdade! Se analisarmos bem, o "medo" a "AA" são gerados por antecipar a interação sob a pior perspectiva possível

wleon escreveu:(...) Porém o homem se faz o homem quando decide se livrar de seu passado, de seus genes ruins, de seus assombros inconscientes, de seus condicionamentos. O homem se torna homem com o exercício da liberdade. (...)


Descreveu o PUA! Esse sim é o verdadeiro homem! Muito mais do que os "naturais" que não enfrentam um desafio no que diz respeito ao pickup

wleon escreveu:(...) A maior ferramenta para realizarmos nossos sonhos é sonharmos, ou seja, anteciparmos as realizações. Então ao invés de anteciparmos as improváveis frustrações, não seria mais produtivo anteciparmos as realizações? Afinal o que busca encontra e ao que bate, a porta se abre. (...)


Citando a Bíblia... Interessante! As palavras de Jesus realmente se aplicam a tudo em nossas vidas...

wleon escreveu:(...)Você notou que a maioria de seus medos não são de perigos reais? São de perigos irreais ou insignificantes? Que geralmente temos medo de pagar mico? Que as pessoas que pagam mico são mais felizes e leves e soltas? (...)


Pois é... Aí entra os implantes inconscientes (a.k.a. "traumas") e a antecipação do pior

wleon escreveu:(...) 9 – Como você vai abstrair seus medos? Primeiramente destrua seu sistema de autosabotagem e substitua por uma crença de que você é uma pessoa de valor. Como? Se tornando uma pessoa de valor. Aprendendo a entender as outras pessoas, entender o que elas falam e não falam. Respeitando a si mesmo (Trucidando o carinha bonzinho que existe em você, trucidando-o-carinha-bonzinho-que-existe-em-voce-parte-1-t51112.html). (...)


wleon escreveu:(...) 10 – Ainda mais: tenha coragem de agir com medo, agir sobre estresse e sobre pressão. (...)


O primeiro passo já é um difícil... Poucos sequer reconhecem o mecanismo de autossabotagem... Já é meu velho conhecido... E aí??? Se livrar dessa porcaria é pior ainda... O trucidando o cara bonzinho é um deles... Mas principalmente: "Submeter-se a pressão!" Aí eu me pergunto "mas aí vou estragar tudo por causa do mecanismo de auto-sabotagem!" e a resposta é "vai sim filho! É assim mesmo". Hehe, nosso bootcamp que me diga... O próprio Mystery já dizia para estarmos prontos para "crash and burn a thousand times!", ir para se ferrar quantas vezes forem!

Isso é um paradoxo.... Para "Ganhar Confiança" é preciso ter "SUCESSO", mas ao mesmo tempo, em coisas na vida como o Pickup, o "Sucesso" só vem com força quando você "Tem confiança"... Essa é uma via de mão dupla... É isso que torna o pickup um desafio, e grandes nobres aqueles que enfrentam e vencem... Pular de cabeça nesse "enigma" e destruir a barreira dessa realidade não é para qualquer um... Você se expõe e se ferra uma, duas vezes... Em uma delas vc tem um pequeno sucesso que te dá um pouco de confiança... Você usa ela pra catalisar mais tentativas até obter mais um pouco de sucesso...

Para os versados em fisiologia, essa é uma alça de feedback ingrata... No início você consegue mais reforços negativos do que positivos... O que cria uma propensão à desistência... Só os que conseguem perseverar nesse caminho sombrio, abandonado e doloroso até chegar ao ponto em que os Sucessos retroalimentam confiança que retroalimentam mais sucessos e por aí vai... Somente esses se tornam PUAs..... E são realmente muito poucos...


Parabéns pelo belo artigo! :ae :ae :ae
Abraço Wing!
Avatar pua
Murfeuss - MEMBRO EXCLUSIVO
#764330 cara isso é a mais pura verdade, ou seja, nós somos o nosso maior inimigo, pois ao menor sinal d qq dificuldade arranjamos uma desculpa pra desistir e nos apegamos a jargões como " isso não é pra mim" ou " não é o meu estilo" e acabamos "aceitando" uma realidade distorcida e loser