Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

englip

Equipe PUABASE

#488046 [justify]Boa tarde senhores!

Inicio, com este, uma série de tópicos baseados no livro A linguagem das emoções, de Paul Ekman, que tratarão de microexpressões faciais e como elas manifestam determinadas emoções.Ainda estou lendo o livro, portanto não esperem uma série de tópicos que sairão rápido, mas sim com tempo suficiente para vocês estudarem e aperfeiçoarem os conhecimentos aqui contidos.

Paul Ekman fez um estudo de anos, portanto se quiserem 100% do conhecimento que passarei em partes aqui recomendo que aprofundem seus estudos neste quesito, até porque estou MUITO longe de ser um perito neste assunto tão complexo. Recomendo também que comprem o livro, pos não se trata somente de expressões faciais, fala muito também sobre inteligência emocional, fundamental a todos nós.

Entre os estudos do autor, uma parte me chamou muito a atenção. Paul Ekman passou um tempo com tribos completamente isoladas da civilização, ou seja, nunca tiveram contato com revistas, televisão, internet e qualquer outro tipo de mídia. Sendo assim ele pôde comprovar sua tese de que algumas expressões são naturais da emoção sentida, ou seja, eram sinais globais.[/justify][justify]Inicio aqui esta série de tópicos que, usados com maestria, podem ajudar muito na sedução e nas relações pessoais. O nível dos artigos que serão postados aqui é avançado, portanto a menos que se sinta preparado para absorver o conhecimento e treinar, recomendo que abandone as palavras aqui descritas até se sentir apto a tal.

Estão preparados? Então vamos lá!

Tristeza e Angústia
É o pior pesadelo dos pais. Um exemplo: seu filho desaparece de repente, sem nenhuma explicação aparente. Meses depois você fica sabendo que a polícia descobriu um grupo de assassinos que raptava, torturava e matava homossexuais. Você fica sabendo, então, que o corpo de seu filho foi descoberto e indetificado em uma cova coletiva.- A linguagem das emoções, capítulo 5, página 98.


Esta passagem do livro introduz um caso que gerou muita tristeza e angústia. Bettye Shirley é mãe de um dos rapazes encontrados mortos por este grupo, na foto (abaixo) é possível perceber claramente a tristeza e a angústia em seu rosto.

Imagem


Sem conhecimento algum sobre expressões faciais pode-se perceber a tristeza na foto, até mesmo pode-se sentir um pouco do mesmo sentimento retratado, não é mesmo? Isto porque se trata de uma expressão global e involuntária. Paul Ekman em sua pesquisa pediu que uma tribo contasse uma história a partir de uma foto mostrada por ele. Mostrou então uma foto com uma expressão parecida com a da imagem acima, as respostas foram todas lembrando algo que gerasse tristeza. Alguns disseram que a pessoa da foto havia perdido um filho, outros que havia perdido toda a colheita ou seu gado, enfim, tudo isso denotaria tristeza, certo?!

O experimento contrário foi feito com outra tribo, Ekman contava uma história parecida com uma contada pela primeira tribo e pedia que a segunda expressasse como se sentiria, adivinhem qual foi o resultado! Expressões de tristeza globais!

Não irei me extender mais aqui sobre as emoções e o que pode levar a gerá-las, visto que este não é o assunto do tópico, portanto agora passo às caracteristicas faciais que denotam tristeza

1. Cantos centrais da sobrancelhas erguidos e parte central da testa "puxada" para cima - É um movimento que geralmente não é feito voluntariamente, fiquem em frente ao espelho e tentem reproduzir este movimento. Reparem como é difícil. Agora lembrem-se de alguma experiência ruim que tiveram que é forte suficiente para se manifestar, e agora olhem novamente ao espelho e tentem repetir a expressão, ficará muito mais fácil perceber. ATENÇÃO! Este ponto é o mais característico da tristeza, não sendo sempre, sozinho, indicador completo da emoção!

2. Pálpebras superiores pesadas - É mais leve que o primeiro, porém aliados geram uma expressão muito característica da tristeza. Reparem na foto de Bettye Shirley, se tamparem do nariz dela para baixo e repararem apenas nos olhos e sobrancelhas perceberão facilmente que se trata de uma pessoa triste. Entretanto se tamparmos as sobrancelhas por completo e a parte inferior do rosto já não podemos dizer o mesmo. As pálpebras superiores caídas muitas vezes são indicadores de sono ou tédio, portanto só se tornam mais relevantes quanto à tristeza se aliadas a algum outro indicador mais forte, como as sobrancelhas.

3. Cantos dos lábios puxados para baixo - Geralmente indicadores da boca são relevantes, mas como o segundo, não podem ser analisados sozinhos. Na foto de Bettye Shirley fica claro que a boca dela demonstra agonia e tristeza profunda. Reparem também na boca da mulher atrás dela, também denota tristeza. Isto se dá devido a intensidade da emoção sentida. Imaginem um caso em que uma pessoa contrai os músculos do queixo, conseqüentemente os cantos da boca cairão, mas não necessariamente indicam tristeza e/ou agonia. Muitas vezes este também é um indicador de tédio ou descontentamento, não indicando assim uma emoção.

4. Bochecas erguidas - Geralmente erguendo-se a bocheca os cantos da boca se levantam, ocasionando assim uma possível confusão com o surgimento de um leve sorriso (confirmando assim o que disse no item acima). Esta ação faz com que as pálpebras inferiores fiquem levemente fechadas também, o que indicará ainda mais claramente a tristeza. Também é possível reparar com esse ponto o surgimento de uma espécie de "covinhas" ao redor da região entre o nariz e a boca.

Estes são os quatro pontos que julgo mais fundamentais na identificação da tristeza. Tendo o conhecimento deles, façamos agora a análise da foto de Bettye Shirley.

1. As sobrancelhas dela estão claramente erguidas no centro, fazendo com que a parte central da testa se contraia para cima. A mulher ao fundo da foto também tem os cantos centrais da sobrancelha erguidos, o que podemos ver mesmo com o rosto dela sendo exibido apenas parcialmente.

2. As pálpebras superiores da mulher estão claramente pesadas, como quem quer conter as lágrimas ou evitar de ver algo fechando os olhos. Não é possível ver muito bem os olhos da mulher de trás, ma analisando-se a fisionomia dela no momento é possível perceber que as pálpebras superiores estão também ligeiramente fechadas.

3. Os cantos da boca de Bettye Shirley não estão puxados para baixo, o que pode ser explicado por ela estar chorando e com um grande sentimento de agonia, muito presente na imagem. Os lábios separados geralmente causam este efeito. A mulher ao fundo tem o canto externo da boca levemente puxado para baixo.

4. Ambas as mulheres tem as bochechas erguidas, isso pode ser reparado facilmente. Também pode-se reparar o efeito que causa nas pálpebras inferiores.


Bom, encerro aqui e deixo algumas imagens do livro para exercitarem os conhecimentos adquiridos! Acho importante, dentre estas, salientar a imagem Q. No campo da sedução acredito que seja a que mais irá importar, esta demonstra um sorriso forçado com uma clara expressão de tristeza, o que pode indicar um descontentamento do interlocutor que só está ouvindo o que você diz por educação, ou seja, você ou a pessoa que fala está sendo claramente chato na interação!

Espero que gostem e aproveitem!
Um abraço
englip

ExercíciosOlhem as imagens abaixo e percebam qual(is) a(s) característica(s) do rosto que denota(m) tristeza e qual(is) pode(m) ser confundida(s) com outra coisa. A imagem B mostra uma expressão neutra, serve como ponto de comparação para as outras imagens.

Imagem


Todas as imagens deste tópico estão contidas no livro "A linguagem das emoções" e foram obtidas em pesquisas no Google[/justify]
LE TIGRE

#488052 Opa englip,
Já vi o seriado Lie To Me e acho realmente fascinante. Principalmente certos detetives da CIA que treinam isso para interrogatórios.
Mas acho que seria cansativo até meio perturbador tanto para a pessoa quanto para a você ficar analisando cada micro expressão.
Creio que seja mais útil para quem ganha dinheiro com isso.

Mas vem a pergunta... e quem tem Botox na testa e não consegue frangir ela? haha
Avatar pua

Criador do tópico

englip

Equipe PUABASE

#488097 Lie to Me foi o que me inspirou a estudar este assunto hehehe. Inclusive o autor do livro que cito no tópico é consultor do seriado!

Com certeza no começo é bastante chato ficar lendo as pessoas, mas como tudo a prática leva à perfeição. Já deve ter reparado como o Dr. Lightman lê as pessoas com naturalidade e rapidez no seriado, e aquela moça morena que eu não lembro o nome que eles chamam de natural também.

O assunto é interessante para ser utilizado antes, durante e depois das interações. Só é complicadíssimo aplicar com naturalidade hehehe.

Quanto ao Botox, maldito veneno da mentira! Hahaha muito difícil analisar as pessoas que já fizeram aplicações, talvez até impossível dependendo dos locais e quanto já foi aplicado, mas vamos ser positivos e acreditar que não teremos o azar de tentar ler pessoas com Botox hahaha.
LE TIGRE

#488124 Esse artigo me fez ficar interessado no soro da verdade. Sódio Pantotal.

Acho que antes de me casar vou usar esse soro.
Liooh

PUA EXPERT

#488438 Ótimo tópico, irei acompanhar, alias..

a imagem "Q" é a mesma que essa?

http:// 4 . bp . amo puabase . com /-CPTGNGbhEjI/TeTLvYpqT4I/AAAAAAAAAUE/F7Tl6VmeA0Y/s1600/que+se+foda.jpg

EDIT²: Fiz de tudo mas esse "Amo puabase" está atrapalhando, mas acho que você deve saber é o Meme "Que se foda" Yao ming.

rsrs




EDIT: To tentando postar a imagem aqui, mas ta difícil, aconselho a dar uma olhada e dar uma revisão nas imagens URL Link, LE TIGRE.
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#488728 Gostei do tópico englip. Testei algumas imagens e gostei mesmo.Descobri muita coisa. Muito bom mesmo, só gostaria que você detalhasse melhor as imagens C e E. Elas tanto podem ser tristeza como preocupação? Não identifiquei os sinais claros de tristeza nestas duas imagens. Gostaria que você me ajudasse e apresentasse os sinais de tristeza para que elas ficassem mais claras pra mim. No mais, excelente tópico. Valeu!!!
Avatar pua

Criador do tópico

englip

Equipe PUABASE

#489040
Liooh escreveu:EDIT²: Fiz de tudo mas esse "Amo puabase" está atrapalhando, mas acho que você deve saber é o Meme "Que se foda" Yao ming.

rsrs

Realmente é bem parecida, o meme que você disse tem essa cara mas o indicador de tristeza na face não o torna triste, entende? É bem um "que se foda" MESMO! Os olhos e sobrancelhas indicam descontentamento ou desaprovação com o que será feito, mas faz assim mesmo, entende? É meio que uma expressão onde há contradição nas emoções. A imagem Q dessas que postei é um pouco diferente pois o sorriso é forçado, assim como descrevi no tópico!

Qualquer outra dúvida por favor volte a postar aqui!

eu4992 escreveu:Gostei do tópico englip. Testei algumas imagens e gostei mesmo.Descobri muita coisa. Muito bom mesmo, só gostaria que você detalhasse melhor as imagens C e E. Elas tanto podem ser tristeza como preocupação? Não identifiquei os sinais claros de tristeza nestas duas imagens. Gostaria que você me ajudasse e apresentasse os sinais de tristeza para que elas ficassem mais claras pra mim. No mais, excelente tópico. Valeu!!!

Vou aproveitar este espaço para responder o que me perguntou por MP também, afinal, pode ser a dúvida de outros.

Nem todas as imagens são de tristeza e angústia, mas todas (exceto a B - expressão neutra) tem alguma característica desta emoção, em algumas é algo que, analisado sozinho, não denota tristeza causando assim uma possível confusão sobre a leitura da emoção da pessoa. É o que eu disse no artigo, a expressão pode ser forte, mas apenas uma parte isolada não pode garantir a certeza do que se está vendo.

Quanto às imagens C e E realmente são as mais difíceis de se notar, eu fiquei um bom tempo olhando para elas enquanto lia o livro. Vou copiar aqui o que o próprio autor escreve sobre as imagens, ok?!

[...] enquanto a C exibe apenas o indício do levantamento dos cantos internos das sobrancelhas. Mesmo quando as mudanças são pequenas assim, parecem alterar toda a face.- A linguagem das emoções - capítulo 5 - página 117

A foto E expõe as sobrancelhas da C coladas sobre a foto neutra B. Isso deve convencê-lo que mesmo uma mudança muito sutil afeta a aparência de toda a face. Casualmente, a imagem da foto E parece um pouco menos triste que a da C, pois, na foto C, há um indício muito pequeno da curvatura. Não seria evidente sem a comparação entre C e E, a foto em que apenas as sobrancelhas de E foram coladas sobre a face neutra.- A linguagem das emoções - capítulo 5 - página 117

Espero ter respondido suas dúvidas!

Um abraço
englip
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#489320
englip escreveu:
Liooh escreveu:EDIT²: Fiz de tudo mas esse "Amo puabase" está atrapalhando, mas acho que você deve saber é o Meme "Que se foda" Yao ming.

rsrs

Realmente é bem parecida, o meme que você disse tem essa cara mas o indicador de tristeza na face não o torna triste, entende? É bem um "que se foda" MESMO! Os olhos e sobrancelhas indicam descontentamento ou desaprovação com o que será feito, mas faz assim mesmo, entende? É meio que uma expressão onde há contradição nas emoções. A imagem Q dessas que postei é um pouco diferente pois o sorriso é forçado, assim como descrevi no tópico!

Qualquer outra dúvida por favor volte a postar aqui!

eu4992 escreveu:Gostei do tópico englip. Testei algumas imagens e gostei mesmo.Descobri muita coisa. Muito bom mesmo, só gostaria que você detalhasse melhor as imagens C e E. Elas tanto podem ser tristeza como preocupação? Não identifiquei os sinais claros de tristeza nestas duas imagens. Gostaria que você me ajudasse e apresentasse os sinais de tristeza para que elas ficassem mais claras pra mim. No mais, excelente tópico. Valeu!!!

Vou aproveitar este espaço para responder o que me perguntou por MP também, afinal, pode ser a dúvida de outros.

Nem todas as imagens são de tristeza e angústia, mas todas (exceto a B - expressão neutra) tem alguma característica desta emoção, em algumas é algo que, analisado sozinho, não denota tristeza causando assim uma possível confusão sobre a leitura da emoção da pessoa. É o que eu disse no artigo, a expressão pode ser forte, mas apenas uma parte isolada não pode garantir a certeza do que se está vendo.

Quanto às imagens C e E realmente são as mais difíceis de se notar, eu fiquei um bom tempo olhando para elas enquanto lia o livro. Vou copiar aqui o que o próprio autor escreve sobre as imagens, ok?!

[...] enquanto a C exibe apenas o indício do levantamento dos cantos internos das sobrancelhas. Mesmo quando as mudanças são pequenas assim, parecem alterar toda a face.- A linguagem das emoções - capítulo 5 - página 117

A foto E expõe as sobrancelhas da C coladas sobre a foto neutra B. Isso deve convencê-lo que mesmo uma mudança muito sutil afeta a aparência de toda a face. Casualmente, a imagem da foto E parece um pouco menos triste que a da C, pois, na foto C, há um indício muito pequeno da curvatura. Não seria evidente sem a comparação entre C e E, a foto em que apenas as sobrancelhas de E foram coladas sobre a face neutra.- A linguagem das emoções - capítulo 5 - página 117

Espero ter respondido suas dúvidas!

Um abraço
englip


Amigo englip, obrigado pelo feed e pelo esclarecimento. De fato as fotos C e E são difíceis de analisar, mas, como disse o autor do livro, as duas expressam tristeza, sendo que, a imagem E aparenta uma pessoa menos triste que na imagem C. Confrade, obrigado pelo feed e sucesso nos seus próximos artigos. Mais uma vez obrigado pela atenção e aquele forte abraço pua pra vc brow!!! :ae
Avatar pua

Criador do tópico

englip

Equipe PUABASE

#490428
eu4992 escreveu:Amigo englip, obrigado pelo feed e pelo esclarecimento. De fato as fotos C e E são difíceis de analisar, mas, como disse o autor do livro, as duas expressam tristeza, sendo que, a imagem E aparenta uma pessoa menos triste que na imagem C. Confrade, obrigado pelo feed e sucesso nos seus próximos artigos. Mais uma vez obrigado pela atenção e aquele forte abraço pua pra vc brow!!! :ae

Eu que agradeço sua atenção ao ler o tópico! Parabenizo por se interessar e querer mais conhecimento nesta área tão complicada!

Um abraço
englip