Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

xpppauloxd

Veterano - nível 10

#893450 Faculdade de gastronomia ou de psicologia? Eis a questão.

Olha gente. Eu vou fazer o enem esse ano. E estou em duvida entre essas duas faculdades.

psicologia.

pos.
Eu quero pq eu amo a mente humana. Sempre facinado por esse assuto. Mt antes do pua. É um conhecimento q eu almejo mt. Ajuda no dia a dia, como pua e como pessoa. Dá uma grana boa, e tem assuntos q eu adora. E area de atuação é mt grande. E gosto de ajudar as pessoas.

contra.
Por mais q pareça tudo maravilhoso. Acho q é mt monotono trabalhar sempre em uma salinha ouvindo uma pessoa atrás da outra. Ou em uma empresa.

Gastronomia.

Pos
outra paixão q eu tenho. Amo comida, e amo fazer ela. E tenho um talento quase q natural pra isso. Consigo criar otimos sabores com coisas q ninguem nem pensaria em fazer. Mas nada q seja mt complicado ate agora.

contra.
Estou com um pouco de receio quando ao salario e area de atuação.

Então eu queria saber. Gastronomia dá um salário bom? Em que are posso atuar com esse curso? Psicologia é monotono o trabalho?

Pf, me digam suas opiniões. Mente aberta a novas ideias (mas nada q possua matematica ou quimica pq sou um desastre completo).

obs: sou bom em todas as materias de humanas, apaixonado por historia e filosofia. E tbm adoro tudo relacionado a arte.
Avatar pua
Paradisepunx - MEMBRO EXCLUSIVO
#893460
xpppauloxd escreveu:Faculdade de gastronomia ou de psicologia? Eis a questão.

Olha gente. Eu vou fazer o enem esse ano. E estou em duvida entre essas duas faculdades.

psicologia.

pos.
Eu quero pq eu amo a mente humana. Sempre facinado por esse assuto. Mt antes do pua. É um conhecimento q eu almejo mt. Ajuda no dia a dia, como pua e como pessoa. Dá uma grana boa, e tem assuntos q eu adora. E area de atuação é mt grande. E gosto de ajudar as pessoas.

contra.
Por mais q pareça tudo maravilhoso. Acho q é mt monotono trabalhar sempre em uma salinha ouvindo uma pessoa atrás da outra. Ou em uma empresa.

Gastronomia.

Pos
outra paixão q eu tenho. Amo comida, e amo fazer ela. E tenho um talento quase q natural pra isso. Consigo criar otimos sabores com coisas q ninguem nem pensaria em fazer. Mas nada q seja mt complicado ate agora.

contra.
Estou com um pouco de receio quando ao salario e area de atuação.

Então eu queria saber. Gastronomia dá um salário bom? Em que are posso atuar com esse curso? Psicologia é monotono o trabalho?

Pf, me digam suas opiniões. Mente aberta a novas ideias (mas nada q possua matematica ou quimica pq sou um desastre completo).

obs: sou bom em todas as materias de humanas, apaixonado por historia e filosofia. E tbm adoro tudo relacionado a arte.


Antes de você ter crises existenciais por causa da sua possível futura carreira, você precisa pensar em uma coisa mais importante, esta preparado para encarar o vestibular e entrar em uma universidade de ponta ?

Eu sou formado, e dou aulas particulares para muitos adolescentes nessa fase de transição, o que eu vejo é que de maneira em geral o aluno ainda não tem maturidade suficiente para encarar o vestibular e a vida adulta, porque eu digo isso, a cultura do eu gosto e do eu não gosto é uma coisa impressionantemente nociva, cara, psicologia é uma área que usa muita estatística, na graduação presenciei numa matéria chamada psicologia da educação, um professor de psicologia conversando profundamente sobre estatística com graduandos de matemática e física, então tire da sua cabeça que vai estudar algo e que esse algo vai excluir qualquer outro tipo de conhecimento que você "não gosta".

Gastronomia é uma área que sem sombra de dúvidas você vai se deparar com reações químicas... cozinhar é transformar alimentos, conhecer os nutrientes e etc... talvez esteja confundindo ser um bom cozinheiro com ser um gastrônomo, talvez o que queira é ser apenas um excelente cozinheiro, e isso um curso profissionalizante já te proporcionaria.

E por ultimo, as coisas não se excluem, é comum as pessoas pensarem que se fizerem uma coisa não poderão fazer outra, quantos profissionais eram de uma área e foram pra outra totalmente diferente ? ou então mesclaram duas coisas sensacionais e obtiveram resultados incríveis, recentemente um médico e físico brasileiro, desenvolveu um aparelho que mede a temperatura em tempo real, o aparelho parece uma viseira ele monitora a temperatura pela testa... imagine se ele pensasse em abandonar a física em detrimento da medicina e vice-versa.

Tenha um objetivo profissional para daqui 20 - 30 anos, quebre em metas seus objetivos e termine tudo que começar, e não de importância para o que as outras pessoas pensam, quem sabe daqui a uns 20 anos eu veja um livro seu sendo lançado com receitas de alimentos altamente nutritivos para combater a depressão e o stress, quem sabe daqui a uns 20 anos eu veja um tipo de culinária que possa aliar sabor e criatividade, evitando que as pessoas se entupam de remédio.

A vida é sua, corra atrás do seu sonho, faça o que quiser e na ordem que quiser, e evite essa dissonância cognitiva de pensar que algo exclui outro algo, seu método de raciocínio esta sendo o seguinte, eu devo aprender alemão ou inglês? como se aprender um idioma não te permitisse estudar outro, minha resposta é, aprenda os dois, na ordem que quiser e seja feliz, não precisa excluir nada na sua vida.

E por ultimo meu amigo, mais da metade do caminho esta andado, afinal de contas meu amigo, você tem uma coisa diferente de 99% das pessoas que eu converso, VOCÊ SABE O QUE QUER !!! isso é sensacional por si mesmo, agora, corra atrás, e quando abrir seu restaurante psicanalítico, me chame para um bom prato.

Paradise !!!
Avatar pua
malukaodoido

Veterano - nível 10

#893465 Psicologia e uma área meio saturada. Muita gente esta se formando. Questão de salário psicologia 5 anos, ganho inicial base 1,500 mil a 2 mil reais. (Auge de carreira após 20 anos de formado) pode receber 6 mil reais.

Gastronomia 4 anos,ganho inicial base 800 reais. (Auge varia depende de sorte e dedicação) 5 mil ou mais se você se torna dono ou um chefe renomado.

Faça o que ama esse e o 1 ponto para seguir, como ta entre duas tente conhecer alguém e ver a realidade.
Avatar pua

Criador do tópico

xpppauloxd

Veterano - nível 10

#893467 Cara é pq tipo. Eu posso ate fazer as duas. Mas quero rosolver minha vida logo. Morar sozinho, ser independente e com conforto. Por isso queria uma faculdade para o prólogo da minha vida. Algo q eu gostasse de fazer e desse dinheiro o suficiente para eu viver assim. Depois de ter me estabelecido eu vou fazer a outra. Eu nunca quero parar de conseguir conhecimento (eu ainda quero fazer historia, filosofia, japonês, astronomia, astrologia, etc)

Mas para o primórdio da minha vida, para me estabelecer e seguir meu caminho, eu quero uma dessas duas. Pra fazer a outra depois de me estabelecer. Só estou na duvida da qual começo.

Sei q vai cair algumas materias chatas em qualquer curso q eu for, mas n queria ter matematica ou quimica como ''assunto principal do curso''.

Vc disse, para que fizesse um curso profissionalizante de culinaria. N acho q na minha cidade tenha isso. Mas... Se eu fizesse isso, um curso profissionalizante poderia me proporcionar a ''excelência'' como vc msm disse?
Avatar pua
malukaodoido

Veterano - nível 10

#893473 Bom mano eu to nessa também. me matriculei no curso de fotografo profissional que vou iniciar proximo mês. Quero seguir esse carreira 1- porque eu amo 2- por eu poder conhecer varios lugares,pessoas etc resumindo não vou ficar sentando em um consultoria não faz meu perfil.

Quero ganha bem morar sozinho,ter uma estabilidade. Depois quero fazer Historia,filosofia ou sociologia área incriveis.

Não sou expert sobre carreira apenas vejo noticias e videos. acho que seria bom tentar o enem, como no sisu escolhe 2 opção e ver se passa em alguma. Arruma um trabalho caso pague uma particular (irei fazer isso se não passar no enem)

Sobre curso profissional muitos entra no mercado de trabalho por que lá e muito mais pratica do que na faculdade. faculdade e muita teoria...

Dica pesquisa quantas clinicas de psicologo tem na sua cidade. e restaurantes mas aqueles mas "ricos" alimento dar dinheiro já trabalhei como ajudante de conzinha povo adora comer e.e
Avatar pua
Paradisepunx - MEMBRO EXCLUSIVO
#893490
xpppauloxd escreveu:Cara é pq tipo. Eu posso ate fazer as duas. Mas quero rosolver minha vida logo. Morar sozinho, ser independente e com conforto. Por isso queria uma faculdade para o prólogo da minha vida. Algo q eu gostasse de fazer e desse dinheiro o suficiente para eu viver assim. Depois de ter me estabelecido eu vou fazer a outra. Eu nunca quero parar de conseguir conhecimento (eu ainda quero fazer historia, filosofia, japonês, astronomia, astrologia, etc)

Mas para o primórdio da minha vida, para me estabelecer e seguir meu caminho, eu quero uma dessas duas. Pra fazer a outra depois de me estabelecer. Só estou na duvida da qual começo.

Sei q vai cair algumas materias chatas em qualquer curso q eu for, mas n queria ter matematica ou quimica como ''assunto principal do curso''.

Vc disse, para que fizesse um curso profissionalizante de culinaria. N acho q na minha cidade tenha isso. Mas... Se eu fizesse isso, um curso profissionalizante poderia me proporcionar a ''excelência'' como vc msm disse?


Companheiro,

Você quer o que todo brasileiro quer, ter sucesso financeiro, profissional e acadêmico, ser independente e ir viver sua vida, mas não pode ter tudo se não abrir mão de outras coisas, psicologia não é um curso que vai fazer isso na velocidade que imagina, se seu foco é independência financeira com muita velocidade, comece a deixar o "eu gosto", e comece a pensar em algo que te remunere e te proporcione isso, o mundo não é um mar de rosas.