Guia do BBCode

Introdução

BBCode é uma implementação especial da linguagem HTML. A possibilidade de se usar BBCode nas suas mensagens é determinada pelo Administrador do Fórum. Adicionalmente, você poderá desativar o BBCode em cada mensagem, assinalando em “Desativar BBCode”, abaixo da caixa principal de cada mensagem. O próprio BBCode é similar em estilo ao HTML, as TAGs são incluídas entre colchetes “[exemplo]”, em vez de “<exemplo>”, proporcionando uma maior facilidade na formatação de suas mensagens. A tarefa de adicionar BBCode às suas mensagens é facilitada pelo uso de um painel colocado imediatamente acima à caixa principal das mensagens, onde você pode escolher e aplicar os vários itens para o código que pretenda aplicar. Apesar da existência desse painel, tenha certeza que este guia lhe será útil.

Formatando Texto

O BBCode inclui TAGs que lhe permitem mudar rapidamente o estilo básico do texto. Isto é possível das seguintes formas:
  • Para tornar uma parte do texto em negrito, basta incluí-la entre as TAGs [b][/b], ou seja:

    [b]Olá[/b]

    passará a ser Olá
  • . Para sublinhar use [u][/u], por exemplo:

    [u]Bom Dia[/u]

    passa a ser Bom Dia
  • . Para tornar o texto em itálico use [i][/i], ou seja:

    Isto é [i]Ótimo![/i]

    resulta em: Isto é Ótimo!
Para alterar a cor ou o tamanho do texto devem ser usadas as seguintes TAGs. Ter em mente que a forma como aparecerá no monitor de cada visitante depende do navegador ou do sistema que use:
  • A mudança da cor do texto é feita englobando-o em [color=][/color]. Tanto pode especificar o nome de uma cor conhecida (terá que ser em inglês) (por exemplo, red, blue, yellow, etc.) ou especificando o seu valor hexadecimal, ou seja, #FFFFFF, #000000. Por exemplo, para criar texto em vermelho, você poderá usar:

    [color=red]Olá![/color]

    ou

    [color=#FF0000]Olá![/color]

    Ambos resultarão em Olá!
  • A mudança do tamanho do texto pode ser feita de uma forma similar, usando [size=][/size]. Esta TAG está dependente do template do phpBB que o usuário está usando, mas o formato recomendado é um valor numérico representando o tamanho de texto em porcentagem (%), começando em 20 (tão pequeno que praticamente não se vê) até 200 (enorme). Por exemplo:

    [size=30]PEQUENO[/size]

    normalmente surge como PEQUENO

    enquanto que:

    [size=200]ENORME![/size]

    será ENORME!
Sim, claro que pode, por exemplo, para chamar a atenção de alguém, você poderá escrever:

[size=200][color=red][b]OLHE PARA MIM![/b][/color][/size]

que irá aparecer como OLHE PARA MIM!

No entanto, não recomendamos o uso de muito texto da forma que acabamos de descrever! Lembre-se que depende de você, o autor da mensagem, assegurar que os códigos sejam colocados corretamente. Por exemplo, isto está incorreto:

[b][u]Isto está errado[/b][/u]

Citar e produzir texto de largura fixa

Há duas formas de reproduzir texto previamente feito (normalmente uma réplica de uma mensagem anterior), com ou sem referência.
  • Quando utiliza a função Citar para responder a uma mensagem no fórum, note que o texto dessa mensagem é adicionado ao corpo da mensagem incluído em um bloco [quote=""][/quote]. Este método permite-lhe citar com uma referência a uma pessoa ou o que você decida colocar! Por exemplo, para citar uma peça de texto que Mr. Blobby escreveu, você escreverá:

    [quote="Mr. Blobby"]O texto que Mr. Blobby escreveu irá aqui[/quote]

    No resultado será adicionado automaticamente, "Mr. Blobby escreveu:" antes do texto citado. Note que você deve incluir as aspas "" em volta do nome que deseja citar, eles não são opcionais.
  • O segundo método permite-lhe citar algo sem referência a alguém ou algo. Para o fazer, insira o texto entre as TAGs [quote][/quote]. Quando verificar a mensagem verá que simplesmente surge, Citação: antes do texto.
Se desejar inserir uma porção de código, ou de fato algo que requeira uma largura fixa, por exemplo, tipo de fonte Courier que englobe o texto entre as TAGs [code][/code], como por exemplo

[code]echo "Isto é algum código";[/code]

O formato usado entre as TAGs [code][/code] é preservado quando posteriormente for visto. A sintaxe PHP com caracteres realçados podem ser habilitados utilizando-se das TAGs [code=php][/code] e é recomendado quando se é postado amostras de códigos PHP para uma melhor leitura.

Gerar listas

O BBCode aceita dois tipos de listas, sem ordem e ordenada. São basicamente o mesmo que em HTML. Uma lista sem ordem produz cada item de uma forma seqüencial, um a seguir ao outro, precedendo-o um caractere constante. Para criar, basta usar as TAGs [list][/list] e colocar cada item entre elas, usando [*] antes de cada um. Por exemplo, para listar as suas cores favoritas, poderá escrever:

[list]
[*]Vermelho
[*]Azul
[*]Amarelo
[/list]

Isto irá aparecer como:
  • Vermelho
  • Azul
  • Amarelo
O segundo tipo de listas, a ordenada, proporciona-lhe controle do que vá aparecer antes de cada item. Para criar uma lista ordenada você usará [list=1][/list] de modo que será criada uma lista numérica ou, [list=a][/list], para uma lista alfabética. Da mesma forma que para o tipo de lista não ordenada, os itens são precedidos de [*]. Por exemplo:

[list=1]
[*]Ir às compras
[*]Comprar um computador novo
[*]Insultar o computador ao ficar bloqueado
[/list]

produzirá o seguinte:
  1. Ir às compras
  2. Comprar um computador novo
  3. Insultar o computador ao ficar bloqueado
Enquanto que para uma lista alfabética você usará:

[list=a]
[*]A primeira resposta
[*]A segunda resposta
[*]A terceira resposta
[/list]

resultando em
  1. A primeira resposta
  2. A segunda resposta
  3. A terceira resposta

Criar atalhos

O phpBB BBCode aceita um número variável de formas para criar URIs (Indicadores de Recursos Uniformes) melhor conhecidos como URLs.
  • A primeira dessas formas é usando a TAG [url=][/url], o que quer que escreva depois do sinal = faz com que o conteúdo dessa TAG aja como um URL. Por exemplo, para fazer uma ligação ou atalho à página phpBB.com usa-se:

    [url=http://www.phpbb.com/]Visite o phpBB![/url]

    Isto irá resultar no atalho seguinte: Visite o phpBB!. Veja que a página irá abrir na mesma janela ou em uma janela nova, dependendo das preferências de browser dos usuários.
  • Se pretende que o URL esteja à vista, faça simplesmente isto:

    [url]http://www.phpbb.com/[/url]

    Tal resultará no seguinte atalho: http://www.phpbb.com/
  • Adicionalmente, o phpBB possui algo chamado Atalhos Mágicos, recurso que permite transformar automaticamente qualquer URL escrito com uma sintaxe correta em um atalho sem ser necessário especificar quaisquer TAGs ou mesmo o prefixo http://. Por exemplo, escrevendo www.phpbb.com na sua mensagem, automaticamente resultará em www.phpbb.com/ quando vir essa mensagem.
  • A mesma coisa se aplica aos endereços de e-mail, podendo especificar o endereço. Por exemplo:

    [email][email protected][/email]

    que resultará em [email protected], ou pode apenas escrever [email protected] na sua mensagem que será automaticamente convertido em atalho quando a mensagem for guardada.
Como em todos os códigos BBCode aqui apresentados pode-se misturar URLs com quaisquer outras TAGs. Como por exemplo, [img][/img] (ver o item seguinte), [b][/b], etc. Em relação ao formato das TAGs está totalmente dependente de você assegurar a ordem correta de início e fechamento, por exemplo:

[url=http://www.google.com/][img]http://www.google.com/intl/en_ALL/images/logo.gif[/url][/img]

não é correto, o que pode conduzir à sua mensagem ser removida por algum moderador ou Administrador. Como tal tenha cuidado.

Mostrar imagens em mensagens

O phpBB BBCode incorpora uma TAG para incluir imagens nas suas mensagens. Dois fatores muito importantes devem ser lembrados quando se usa estas TAGs: Primeiro, que a maioria dos usuários preferem não ver muitas imagens em mensagens; segundo, a imagem que pretende mostrar deverá existir na internet (por exemplo, não pode existir apenas no seu computador, a menos que tenha um servidor de páginas na web!). Para mostrar uma imagem você terá que envolver a URL da imagem com as TAGs [img][/img]. Por exemplo:

[img]http://www.google.com/intl/en_ALL/images/logo.gif[/img]

Como deve ter notado na seção da URL acima, é possível englobar uma imagem com a TAG [url][/url] se assim o desejar, ou seja,

[url=http://www.google.com/][img]http://www.google.com/intl/en_ALL/images/logo.gif[/img][/url]

irá produzir:

Os anexos agora podem ser adicionados em qualquer parte de uma mensagem usando a nova TAG BBCode [attachment=][/attachment], se a funcionalidade de anexos estiver habilitada pelo administrador do fórum e se você tiver as permissões apropriadas para criar anexos. Dentro da área de postagem há um caixa (respectivamente um botão) para se adicionar os anexos.

Outros assuntos

Se você é um administrador deste fórum e tem as próprias permissões, você pode somar BBCodes adicionais pela seção de Personalização de BBCodes.