Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Camisa9

Aprendiz

#1090285 Acho fascinante em como algumas respostas para as coisas da vida estão debaixo dos nossos narizes, e por vezes, não as vemos.
Acontecia bastante comigo há alguns anos atrás, quando me perguntava sobre como relacionamentos de fato funcionavam, se havia alguma razão por trás deles, ou se eram feitos de mágica e sonho, como a grande mídia e até alguns familiares gostam de pintar. Li diversos livros, artigos, vi horas de video, e raramente via PUAs que elucidavam como fazer um relacionamento durar, sem dar aquela clássica resposta evasiva de que "isso depende da química do casal" ou então, uma mais clássica ainda, dita pela grande parte da sociedade e por alguns PUA's.
"Deixa acontecer naturalmente".

Gosto de chamar os que pensam assim de "turminha do Charles Darwin'

Desde que elucidei aqui minha teoria sobre como o conceito de Huygens se aplicava a sedução, comecei a bolar este artigo, e após algum tempo de pesquisa e maturação, vim mostrar algumas idéias adicionais.
1. "Festas de plástico".
Minha mãe sempre me disse que prefere festas feitas com materiais de plástico, descartáveis, ás festas feitas com talheres e pratos caros, da melhor qualidade. Sempre desprezava essa ideia, por a considerar simplista demais, ou então, pouco ambiciosa.
Mas, eu estava errado.
Imagine um cenário de uma festa, onde diversas pessoas comem fartamente em pratos e talheres incrivelmente bem feitos, num ambiente animado, e que parecem ter energia para durar para sempre. Naturalmente, uma hora a comida cessará, a hora passará, e os convidados irão embora pras suas casas, de barriga farta e prontos para dormir como gatos gordos.
Deixando toda a louça suja para trás.

Essa é uma parabola para aqueles relacionamentos novos, joviais, onde tudo parece uma festa enorme, dotados de energia infinita, construídos e pensados para durar pra sempre.
Mas, relacionamentos são processos. Tem meio, começo, e fim.
Assim como toda festa farta, feito com os melhores talheres, deixará para trás um rastro enorme de louça suja à ser lavada (problemas a serem resolvidos), sem ajuda alguma por parte de ninguém. Geralmente, quem mergulha fundo neses relacionamentos, achando que irão durar para sempre, casarão-se, acabam tendo divórcios/separações doloridas, lentas e demoradas, e em seguida, criam uma verdadeira aversão por relacionamentos duradouros, dizendo que é melhor viver da putaria e da pegação.
Mas no fundo, isso é só um discurso pra esconder toda a frustração.
O que fizeram foi esquecer um princípio fundamental : que relacionamentos (E até festas) tem começo, meio, e fim. As horas passam, o café esfria, o ânimo acaba, e o tempo a tudo destrói.
In fact, após 7 meses em um relacionamento, somos programados para sentirmos falta de sair, de flertar com alguém, e é por volta disso que muitos relacionamentos acabam. Falarei dos pontos críticos de tempo do namoro em outro artigo.
Agora imagine o mesmo cenário desta festa, só que agora, feito com talheres, copos e pratos de plástico. Quando tudo estiver acabado, e os convidados já tiverem ido embora, basta pegar as louças sujas, joga-las no lixo, limpar o que tiver que ser limpado e ir dormir. Muito mais eficiente, e em poucos dias, você toparia fazer uma outra festa.
Em outras palavras, emoções são drogas, capazes de te ludibriar, sobretudo quanto a relacionamentos, e quanto mais cedo você tirar a seringa das emoções do seu braço, e menos se apegar a outra pessoa, melhor você estará quando tudo acabar.
Gosto de pensar que relacionamentos são rampas enormes que descemos em uma bicicleta, e que no fim dessa rampa, há um muro, bem firme e sólido.
Se você a descer a uma velocidade absurda, achando que ela nunca acabará, ou então, se gastar todos os seus freios na parte de cima da rampa, você chegará no fim com uma velocidade potencialmente destruidora, que te machurará muito, e que você levará um bom tempo para se recuperar.
Já se você souber dosar, ir numa velocidade amena, conseguirá desviar deste muro, ou bater nele bem mais fraco do que o caso acima, e o tempo de recuperação será bem menor, e você pronto para outra em poucos meses.
Em resumo, ao invés de jogar querosene no fogo, vá o alimentando levemente até que o mesmo se torne grande.


Parte 2 no comentário abaixo.
Avatar pua

Criador do tópico

Camisa9

Aprendiz

#1090288 Parte 2 - Admissão de combustível

Sim, sou péssimo com nomes. Sempre agradeci por nunca ter composto uma ópera inteira, pois ela estaria salva no meu PC como "MusicaLegal321.mp3'
Como já disse em outro artigo, gosto da parte mecânica, de como tudo se encaixa e funciona, seja em motores, ou em pessoas e relacionamentos. Um príncípio que carros econômicos adotam é a menor admissão de combustível no cilindro do motor, deixando entrar mais ar, fazendo portanto, com que o consumo seja menor, e creio que isso explique algumas coisas.
Seguindo esta lógica acima descrita, quanto mais combustível entra no cilindro, mais o carro gasta, e sua autonomia será bem menor, num paralelo quase perfeito com diversos relacionamentos. Estes, buscando apenas o sentimento, a emoção, o prazer, e pouco importam-se com sua autonomia.
É como acelerar uma Alfa Romeo numa reta. Você pode ir a 100km/h, 200, 240...mas uma hora, uma luz vermelha acenderá no painel, e não há como voltar atrás. Em outros carros, indo de maneira mais estável e controlando o acelerador e o combustível dado ao motor, pode-se fazer viagens bem longas, sem que tenham que parar para abastecer.
Embora existam "mecânicos" de namoros/casamentos, O próprio fato de que vocês precisam ir a um já demonstra que algo não anda muito bem, e que talvez, seja a hora de partir. Uma limitação dos meus estudos é que, de fato, pessoas e seus relacionamentos são puramente orgânicos, com razões que a própria razão desconhece, e que por diversas vezes, não há conserto. Um relacioamento se assemelha mais a um copo, do que a uma Ferrari ou Fusca. Um carro, se quebrar, por diversas vezes há como arruma-lo.
Um copo, não.
Assim como uma taça de vinho foi feita para ser saboreada, e não bebida com avidez, com o único propósito de "ficar loucão", um relacionamento que dure deve ser feito com calma, lentamente, e projetado pra durar. Um muro feito com calma aguenta severamente mais do que um feito as pressas.
Sem coisas melosas, dependência ou chantagismo emocional, apenas um profundo nível de rapport, CCC e atração, todos bem pautados.
Para ficar "loucão", e apenas sentir a vibe do momento, recomendo relacionamentos curtos, como latinhas de cerveja.
Relacionamentos bons são como vinhos Cabernet sauvignon :
Secos, e com poucas notas adocicadas.

Camisa9.
Guilhermedagazwln - MEMBRO EXCLUSIVO
#1090290 Acho que as pesssoas poderiam ser assim práticas com os relacionamentos como são com pratos e talheres de bolos de festa de aniversário infantil. Assi só os que tem mais amor se manteriam com o tempo, mesmo que essa definição de amor na verdade fosse um apego emocional dotado dequem jáse manteve com vc por muitos anos e escolhe fazer o possível pra se manter mais anos com vc, especialmente porque existe uma ligação sanguíneo e de berço com vc, por ter trocado as fraldas, ensinado o ABC, tido as primeiras memórias afetivas e ensinado coisas que levamos para grande parte das nossas vidas, certas ou não.
Se a praticidade fosse a moda, as pessoas fariam muito mais acertos, porque de acordo com a prática, o importante é o prazer e o lucro de todos. Perceberiam que não vale a pena ferrar o outro só pra temporariamente se "dar bem".

A praticidade pragmática é uma vitória, afasta muitos males ilusórios de tentar curar a realidade com mais doença. Apostar na loucura para substituir a sanidade é perigoso demais pra dar certo.
Mas as pessoas fogem da simplicidade e se atraem pelo caminho em que alguém se estrepa, mesmo que para desafiar o trajeto mesmo. A insanidade ri. Damos ao amor uma chance enquanto o mundo desaba.
Guilhermedagazwln - MEMBRO EXCLUSIVO
#1090292 Não estou dizendo que temos que passar o resto da vida com os nossos pais.
Desculpem que eu coma umas letras de vez em quando, vou tentar parar de errar o português na pressa.
Mas, o importante é que as pessoas querem acreditar no amor do jeito como os romances são vendidos mesmo que enfrentando a praticidade com os sonhos. Enquanto que as pessoas deveriam usar os sonhos para abastecer o amor pragmático e o uso da razão para manter a realidade boa, feliz e saudável.
Num mundo onde os relacionamentos são como pratos, talheres e bandejas de bolo de festa infantil, só os mais verdadeiros, queridos e presenciadores de momentos mais felizes se preservam.
É preciso saber onde estão as nossas obssessões e onde mora a nossa falta de razão. Manter as coisas em seus devidos quadrados.
Avatar pua

Criador do tópico

Camisa9

Aprendiz

#1090295 Eu não entendi se foi uma crítica ou um elogio, mas foi um dos comentários mais inteligentes que li na semana.
Avatar pua
mateus-tnt - MEMBRO EXCLUSIVO
#1090420 Depois de uma semana aberto no navegador, deu pra ler....
Confesso que tinha perdido essa noçao de tempo, e é até um video que eu vi que se trada de valor a longo prazo e constante ( seu proprio valor) que conta do que, quando voce quer mostrar muito em um só momento.
Logo encaixa perfeitamente na sua analise e e concordo com tudo, so que na nossa mente tambem devemos ter essa pegada e nao apenas nas ações, entretanto nao sei qual condiciona qual, visto que tenho mais controle sobre as açoes penso que deve primeiro me forçar a isso até que eu aprenda que é o melhor.

excelente poste. :ae