Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.

Criador do tópico

guiguisimon

Aprendiz

#923997 Bem quero uma opinião de vocês , tenho 19 anos, sou habilitado, e tenho uma grana pra investir em um carro, quero algum destes carros : Gol G5, 307, Clio. Porém, meu salário é R$ 1100,00. Minhas contas "fixas" são em torno de R$ 400,00 por mês. E a parcela do carro iria ficar uns R$ 450,00. Acham que daria pra ariscar? AJUDEM !!!
Avatar pua
feeelps1

PUA EXPERT

#924001 Fala ae Gui Gui, de boa?

Cara, então. Pelo que li já exclua logo de cara o Clio e o 307 e foque em um carro mais popular, essa é a MINHA OPINIÃO. Um Gol G4, um Palio desses modelos "novos" (2006, 2007) ou quem sabe um Celtinha? Como é o seu primeiro carro, você precisa sentir o feeling da parada, saca? Ver como é o cotidiano e os gastos que uma pessoa de carro tem, como: pneus, troca de peças que se desgastam, gasolina, seguro, eventuais "batidinhas" que podem acontecer, etc.

Você teria 250 de reais para isso, acha que daria? Não sei como seria o cotidiano se iria trabalhar de carro, se curte sair ou é mais caseiro, enfim, eu imagino que 250 reais seja arriscado. Os modelos de carros que citei acima podem diminuir a parcela desse financiamento, sobrando mais dinheiro para você.

Pense bem! :ae
Taylor Ramires

Veterano - nível 1

#924012 Vou mandar logo a real pra tu : Eu sei que não ha nada melhor do que comprar um carro zero, MAS NÃO NESSE PAIS FDP !!! Você fazendo financiamento vai pagar o equivalente a 2 carros. Porra velho....: você pagando a vista já paga o equivalente a 2 carros se você comparar com preços em outros paises !!! E as fabricas ainda fazem propaganda como se estivessem fazendo um favorzao para o comprador !!! Cara... Você pesquisando, tendo paciência e procurando, acaba encontrando O SEU CARRO. Que não precisa ser zero. Mas que esteja ótimo, com baixo km, etc.... Bom...desculpa estar desincentivando, mas a verdade é essa. Se for possível, compre o carro a vista e ainda pechinche, pechince e pechince.
Avatar pua
Cappie - MEMBRO EXCLUSIVO
#924014 Para um primeiro carro, te aconselho um semi novo velho, pegar 0km assim de cara acho foda, é um roubo, você vai pagar 2 carros no final, a não ser que você possa comprar à vista, aí consegue fazer um bom negócio num novo.

Mas no seu caso acho melhor pegar uma semi novo, com no máximo 2 anos de uso e 30k rodados, depois quando você acabar de pagar aí pode dar ele de entrada em outro carro melhor, pegar carro muito antigo pode parecer um bom negócio no começo, pois você paga mais barato, mas depois o tanto que você vai gastar com manutenção vai acabar gastando a mesma coisa, falo por experiência própria! :D

E outra, se for comprar de particular, só compre se realmente conhecer a pessoa e o carro, saber que é bem cuidado, pois se não é um tiro no escuro, por mais que o carro pareça estar em bom estado. Caso contrário dê preferência por usados de CONCESSIONÁRIAS, eu disse concessionárias e não essas revendas particulares de carro, nas concessionárias geralmente você pode ter uma confiança maior, e fica mais fácil exigir alguma coisa caso o carro apresente defeito, ou só se for uma revenda particular de muita credibilidade aí na sua cidade.

Inclua tbm aí nos seus gastos gasolina e manutenção, pesquise ao menos o consumo do carro (se você pega muito estrada já retire das suas opções carro 1.0, pois vai consumir muito mais por exemplo) e quanto sai em média a revisão do carro para você já se programar.

Se você mora num lugar com muita violência, roubo e etc, aconselho a fazer um seguro tbm, é caro e parece que é um dinheiro jogado fora, mas se você mora num lugar onde tem o risco de ser assaltado vale muito a pena, assim você pode sair sossegado de casa com o seu carro e deixar ele onde quiser.

No mais é isso, e boa sorte com o seu carango !!! :ae
Avatar pua
Cappie - MEMBRO EXCLUSIVO
#924015 Só para complementar, como disse o nosso amigo feeelps1, sobrar só R$ 250,00 para manter o carro acho arriscado tbm, fora que você tbm precisa de dinheiro para o seu lazer...

Se fosse eu tentaria deixar a prestação aí no máximo em R$ 300,00.
Avatar pua
Bene

Aprendiz

#924018 lembre-se que com o carro vem varias despesas como: seguro (que pra voce é muuito caro, ja que além de ser carro popular, é menor de 26 e homem), as caralhadas de impostos, gasolina/alcool que ta caro pra caralho, as revisões etc..

ter carro é algo próximo a ter um filho.
minha dica é: se você consegue seguir sem, até melhorar seu salário, faça isso. ou faça as contas antes, uma noite de sono vale muito mais que as bucetas que vc conseguirá facil com um. eu ganho 1700 ainda, e to juntando 50 a 60% de um hb20 para dar de entrada e conseguir abaixar as parcelas.
Avatar pua
Felipe - H

Veterano - nível 9

#924024 Então parceiro, a questão na verdade é: Você precisa realmente do carro?

Tá certo que pra gente que tem renda média e vive na medida quer ter o sonhado carro, eu mesmo já faço planos e almejo isso.
Só que este carro, a partir do momento que você comprar vai ser só despesas, nenhum lucro.
A NÃO SER, que você use-o para trabalhar (como ferramenta), então isso seria um investimento e não um desperdício.

Analisaria antes com cuidado, porque essas parcelas pesam bastante no seu bolso e vão durar um bom tempo. Se tiver paciência, pode até tentar juntar a grana para pagar a vista, ou dar uma entrada boa e sair bem mais barato...

Dos carros aí eu aconselharia o Gol, que creio que sai mais em conta e não é um carro feio.
Boa sorte !
rafael.cs

Veterano - nível 1

#924031 Quando acabei de tirar carteira aos 19/20 anos, eu também queria ter um carro, no caso, obtive um em compartilhamento com familiares aos 23 anos (que dor de cabeça :rolf ).
Mas é realmente o que foi exposto aqui por nossos amigos PUAs gastos exagerados neste pais de merda :chora .
Vamos ao meu exemplo, eu comprei um Voyage trend 1.6 preto semi novo na concessionária com ar condicionado, vidros elétricos, ano 2012/2013 e todo bonito. Tirei maior onda na faculdade com amigos.
Como nem tudo é maravilha, neste final de ano descobrir que a concessionária não tinha pagado o IPVA então em um mês morri em Seguro do carro + IPVA atrasado + DPVAT + minha parte da parcela + manutenção corretiva (troca de pastilhas de freio, alinhamento e balanceamento) isto tudo me saiu por volta de R$ 1500 sem contar gasolina e troca de óleo eventualmente.

Eu aconselho a você se for comprar um carro, Compre de acordo com suas necessidades. Se for viajar compre 1.6 a 2.0 se for utilizar para o dia-a-dia (transito pesado) utilize 1.0. E algo que verifiquei bastante interessante no mercado é que os carros da FIAT, volkswagen, chevrolet e ford tem uma depreciação menor, manutenção mais barata, mercado para venda ao longo do tempo em comparação com o Hyunday, renault e volvo (apesar da qualidade e acabamento tem falta de peças no mercado).


Abraço comunidade PUA :legal
Avatar pua
PureSteeL

Aprendiz

#924034 Cara, porque você não compra um carro japonês usado? Você paga o carro muito mais barato, e o carro praticamente não dá problemas. Meu pai anda com Opel Corsa 1.5 TD com motor Isuzu (motor japonês), e o carro tem 350.000 km e está completamente novinho. Nunca deu problemas (ps: o carro já esteve a trabalhar para uma Escola de Condução, onde são muito massacrados... agora imagine a resistência e a durabilidade do carro).

Meu avô anda com uma Toyota Hilux (carro japonês) antiga, para trabalho. A carrinha tem quase 400.000 km e meu avô diz que aquilo nunca deu problemas.

Meu pai também já teve uma Mazda 6, e vendeu-a com 250.000km. E e meu pai sempre andamos nela, e nunca deu problemas.

Tenho boas experiências com motores japoneses. Principalmente a diesel. Recomendo :)
Existem bons carros, mas não sei se são comercializados no brazil. Pesquise em sites de carros usados, na internet.

Abraço