O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Capetinha - MEMBRO EXCLUSIVO
#429969
Zero To Hero escreveu:gostei do post, bem detalhado.. agora segura essa dica master hehe:

-more com seus pais até quando for possivel! assim voce pode diminuir as despesas.. nada de explorar os velhos hein? rache as despesas basicas com eles, voce vai descobrir que é mais barato do que morar sozinho.


Essa dica vale ouro, Zero To Hero!

Eu sou adepto de morar com pais o maior tempo possível. Tenho 25 anos e pretendo morar com meus pais até os 40, ou até eles me expulsarem de casa (rs).

O fato é que economizo no mínimo R$1.000,00 por mês, por morar com eles.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#439494 Legal este tópico, posso colaborar bastante com algumas das minhas experiências.

Eu possuo um pequeno apartamento próprio, que por sorte foi comprado antes dessa supervalorização imobiliária. Ter um local próprio economiza muito o que gastaria com motel. Como esse apê fica perto do meu trabalho, vou de ônibus que acaba cortando mais custos. No final, acabo economizando mais da metade do que ganho... sem abrir mão de TV a cabo, TV de LED, Internet de alta velocidade, whisky, baladas, ocasionalmente um restaurante, uma viagem, etc.

Um dos maiores vilões do orçamento é o carro. O carro apesar de abrir vantagens estratégicas com mulheres, é um tremendo ralo para dinheiro. É gasto com seguro, manutenção, gasolina, impostos, taxas de inspeção, estacionamento, multas... Como é um dinheiro que vai saindo aos poucos, às vezes você nem percebe que a soma de tudo é enorme. Enorme o suficiente para pagar táxi e ainda sobra dinheiro. Como eu moro em uma região servida por metrô e perto de várias baladas, posso ir para a balada de metrô, beber sem preocupação e ainda voltar de táxi.
De quebra, muita gente vende o carro atual, compra um carro 0km e mais uma dívida a ser paga por alguns anos. No Brasil o preço do carro é um absurdo e os fabricantes estrangeiros fazem a festa aqui porque brasileiro compra mesmo assim... Nos Estados Unidos carro é mais barato e carro usado mais ainda. Com R$100mil compro uma *Ferrari* usada nos EUA!

Uma outra dica é não comprar DVDs recém-lançados. Quando lançam um DVD ele custa uns R$40 ou até mais. Em poucos meses, o preço vai caindo a ponto de ser vendido por R$12, R$20. Se tem muita vontade de assistir o filme agora, alugue-o. Depois espere o momento certo para comprar, pois raramente DVDs saem fora de catálogo.

Outra dica, sobre roupas de marca. Se você pretende viajar para os EUA em breve, espere até lá para comprar roupas. Jeans de marca como Lee e Levis são ridiculamente baratos e é certeza que é original, com R$30 ou R$40 você compra um jeans em loja que no shopping daqui custa no mínimo R$150. Se tiver algum parente que vai para lá, tente descobrir sua medida no tamanho dos EUA e peça para que comprem uma peça de roupa. Várias lojas tem sites online para você ver o modelo. Se não servir, você ainda pode vender no Mercado Livre e ainda tirar uma grana! Sem contar que nos Estados Unidos está cheio de outlets que vendem roupas de grife top tipo Calvin Klein ou Dolce & Gabanna a preço de banana, coisas que você só acharia na Rua Oscar Freire em SP por preços exorbitantes. Outlet aqui no Brasil é maior enganação, quando muito só dá um descontinho merreca ou então é aquela camiseta horrível que ninguém quer comprar, outlet lá nos EUA é desconto e queima de estoque de verdade...

Outra dica é resistir para trocar o celular por um modelo novo, muita gente está curta de grana mas troca de celular todo ano, espere mais tempo! Celular muito novo além de ser caro pra kct chama fácil a atenção de ladrões nas grandes cidades. O iPhone é muito legal e um sonho de consumo para muita gente, mas há celulares mais baratos com Android que fazem praticamente a mesma coisa por uns por R$400...

Evite fazer compras com cartão de crédito, pois se não tiver controle você não percebe o quanto gastou durante o mês. Dá impressão que você tá com aquele saldo sobrando na conta corrente do banco, mas quando vem a fatura do cartão...
Mauro

Aprendiz

#451082 Boas dicas. Algumas eu já tinha o hábito de fazer, outras não. É sempre bom ler sobre esse assunto.
TheBard

Aprendiz

#465438 Muito bom o tópico.
Acho que pra resumir, o cara tem que se focar a fazer um gasto inteligente nas coisas. Sempre que for comprar algo, comparar preços de outras lojas e outras marcas, e imaginar como pode economizar um pouco nessa compra. É basicamente otimizar seus gastos.
E como foi dito, você precisa aprender o feeling de distinguir promoções entre oportunidade ou puro consumismo. Às vezes a economia vale muito a pena, às vezes são coisas que não precisamos, mas compramos só pelo baixo preço, no segundo caso isso é bem nocivo ao seu bolso.
E depois disso tudo, a dica final foi essencial: "Não deixe de viver". É chato andar com alguém que não faz nada porque acha tudo dispendioso, você acaba deixando de aproveitar a vida. Você sempre tem que ter aquele paradigma em mente "se eu quero, eu faço... economizar é bom e garante meu futuro, mas se eu morrer amanhã tudo que eu deixei de fazer não vai ter valido a pena".