O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Capetinha - MEMBRO EXCLUSIVO
#426660 Fala galera! Como estão? Cada dia mais ricos?

Bom, já falei aqui sobre como iniciar seu planejamento financeiro (guia-pua-rico-iniciando-o-planejamento-financeiro-parte-1-t37387.html) e algumas dicas para economizar, jogando na defensiva (guia-do-pua-rico-dicas-para-economizar-dinheiro-parte-2-t38270.html). Hoje vou falar de um tema mais amplo e complexo, onde não existem receitas ou padrões e as oportunidades são inúmeras: Como ganhar mais dinheiro pelos métodos convencionais e pelos meios alternativos.

Esse tópico vai ser reflexivo, pois é assim que se ganha dinheiro: usando (e bem) a cabeça. Vou falar sobre quatro passos principais que são fundamentais para gerar riqueza. Além disso, vou recheá-lo de exemplos e boas práticas, para tentar ser melhor compreendido, já que é um item tão amplo à discussões.

Foi realmente difícil escrever esse tópico. Confesso que reli dois livros para buscar idéias e rever conceitos, já que o tema é muito abrangente. E tentei condensar tudo aqui. Então, aos que realmente querem ganhar dinheiro, recomendo a leitura desses livros: Pai Rico, Pai Pobre e Os Segredos da Mente Milionária, ambos disponibilizados nesse tópico: guia-do-pua-rico-bibliografia-download-t38278.html


Recomendo ainda a leitura sobre empreendedorismo. Começando pelo Segredo de Luíza, disponibilizado aqui (http://www.4shared.com/get/L1aUmac8/Liv ... _Luza.html).

Porque não há fórmula mágica para ganhar?

Simples: Porque se houvesse fórmula mágica, todos já seríamos ricos. Muitas pessoas falam sobre fórmulas mágicas: loteria, jogos (contando cartas), vendendo produtos mirabolantes, enriquecendo com a internet e sites milagrosos. Enfim... uma infinidade de formas.

Agora, sejamos sinceros: quantas pessoas vocês conhecem que enriqueceram usando os meios acima. Conheço gente que ganha dinheiro na internet ou que já ganhou um carro na tele-sena, mas não enriqueceu. Vários ex-BBBs e ganhadores de loteria enriqueceram e perderam tudo. Porque?

Enriquecer é questão de disciplina, estilo de vida e empreendedorismo. Não adianta ganhar muito dinheiro e gastar ainda mais. Enriquecer é ganhar recursos com inteligência e perspicácia e gastá-los com ainda mais inteligência. É impor limites e, mais importante que isso: respeitá-los.

Enriquecer e ficar rico. Muitas diferenças e semelhanças.

Ficar rico significa ganhar muito dinheiro. Entretanto, enriquecer é muito mais nobre e realizador. Enriquecer no dicionário quer dizer aumentar, desenvolver. Embelezar. Ou ainda, ficar rico.

Eu considero enriquecer como o fato de melhorar a qualidade de vida e como você aproveita cada detalhe, desde as coisas simples até as mais sofisticadas. E as pessoas ricas de verdade, são aquelas que conseguem viver no padrão de vida desejável, fazendo coisas que realmente agradam. Trabalhando com o que dá prazer.

Célebres nomes que sempre correm na lista da Forbes declaram abertamente que só se encontram lá porque fazem o que amam, incondicionalmente. Dentre essas pessoas estão Bill Gates, o mais rico empresário brasileiro Eike Batista e o mega investidor Warren Buffet.

Felicidade X Dinheiro X Tempo: Traçando prioridades

É muito doloroso descobrir que nunca teremos tudo o que queremos. Sempre vai faltar algo. E acaba que temos que conviver com a “dor” de não poder tudo. O segredo de suportar tal dor e ser realizado apesar dela é: traçar prioridades.

O que vale mais para você? Ter tempo estar integralmente com os seus filhos ou só para sargear aos finais de semana? Ter dinheiro para pagar garrafas de champagne ou aquela merecida cervejinha de sexta já te satisfaz? Ser feliz é ser eterno ou são momentos?

Cada um tem uma resposta diferente, visto que cada pessoa pensa de um jeito diferente. O segredo aqui é descobrir quais são suas prioridades e o que lhe faz bem. A verdadeira riqueza está em fazer o que lhe faz bem, do jeito que você quer, o tempo que desejar. Esse é o meu conceito de independência financeira.

Mas como alcançar a tão sonhada riqueza?

Primeiro passo: Invista em se conhecer melhor.

Enriquecer depende só de você, pois você cria sua própria vida!

Se conhecer é o primeiro passo. Assim é possível pensar no que lhe faz feliz e como você vai obter tempo e dinheiro à partir disso. Todas as pessoas que eu conheço, que ganharam e ainda ganham muito dinheiro, colocam o trabalho à frente de tudo na vida delas. Mas não por causa do dinheiro. E sim porque o trabalho representa a satisfação de cada uma dessas pessoas.

Tenho um amigo que passa 14 horas trabalhando. Ele é dono de uma empresa no segmento de auto-peças. Toda vez que pergunto por que ele trabalha esse tempo ele me responde: “Trabalho esse tempo porque nos outros horários meus clientes não trabalham. Eu procuro fazer o que amo a maior parte do tempo da minha vida.” Surpreendente, não?

Portanto pessoal, é fundamental fazer algo que você goste, tenha apreço e valorize. Para se conhecer vale tudo: Exercícios de auto-conhecimento, reflexões, experimentar inúmeras atividades. Eu optei por terapia para fazer essa escolha há alguns anos e tenho tido bons resultados.

Segundo passo: Conheça melhor tuas prioridades.

Ninguém tem tempo para fazer tudo como gostaria. Então como conciliar tudo? Priorizando. Após se conhecer melhor, é possível saber o que você valoriza e do que não gosta. E priorizar as coisas certas.

Se agora o que lhe faz falta é dinheiro, não adianta continuar se dedicando à diversão sem medida. Eu mesmo quando passei por dificuldades financeiras acabei abrindo mão de me divertir por um período. Mas hoje cada sacrifício compensou muito.

Pense na prioridade também para definir sua profissão, afinal, você vai passar pelo menos 30 anos fazendo. Escolha algo que te agrade. Não pense apenas no dinheiro, mas na satisfação pessoal. Conheço muitas pessoas que tem profissões de pessoas tradicionalmente bem sucedidas, como advogados, mas ganham pouco dinheiro. E vejo também o inverso. Tenho um colega que ganha muito dinheiro com dança de salão. É um dos meus grandes exemplos profissionais.

Terceiro passo: Tenha uma fonte de renda primária.


Todos nós temos que ter algo sólido, que nos dê estabilidade financeira, tranqüilidade. Essa é a função de nossa profissão.

Pessoas que ganham muito dinheiro trabalhando, fazem isso pelo prazer do resultado. E é o resultado que traz dinheiro

Entretanto, alguns detalhes nos fazem ganhar mais ou menos em nossa profissão:

1) Prefira profissões que paguem por comissões, por plantões, por projetos e/ou por produtividade: São situações que em grande parte dependem somente de seu desempenho e de sua vontade, logo permite um ganho extra além do salário e muitas vezes, superior ao mesmo.

2) Esteja um passo adiante: O pré-requisito para sua profissão é ter curso superior?Faça uma pós-graduação. É falar inglês? Fale inglês e espanhol. As oportunidades não esperam que você se prepare.

Na dúvida, esteja sempre preparado!

3) Aproveite cada oportunidade, esteja sempre fora da Zona de Conforto: Se seu chefe manda fazer um retrabalho de outra área, substituir férias de outro funcionário, trabalhar em outra cidade... são obstáculos para seu trabalho atual ou oportunidades futuras? Esteja atento às oportunidades.

Busque sempre crescimento profissional!


- Casos de Sucesso
É o caso do Alberto Saraiva. O pai tinha uma padaria. Com sua morte, Alberto assumiu os negócios da família (com apenas 18 anos) e se especializou em comprar e vender lanchonetes, restaurantes e padarias. Um belo dia, um cozinheiro árabe aposentado bateu em sua porta lhe pedindo emprego. E assim nasceu o Habib’s!

Ou senão o famoso caso do Alexandre Tadeu da Costa, que um belo dia, aos 17 anos de idade, representava uma grande marca de chocolate. Após fechar o pedido de 2 mil ovos de 50 g, descobriu que a fábrica não teria condições de entregá-los.

Ele comprou a matéria prima, e trabalhou três dias seguidos (18 horas por dia) e fez todas as entregas. Assim nasceu a Cacau Show.


Quarto passo: Busque fontes secundárias de renda.

É esse que é o “pulo do gato”. Fontes de renda secundárias obrigam a pessoa à correr atrás de conhecimento e trabalhar duro. É onde o dinheiro surge, o pensamento empreendedor se desenvolve e é de onde surgem as grandes empresas.

O segredo da atividade secundária é algo que gere valor, seja financeiro, seja conhecimento, seja social. Algo que vai proporcionar crescimento e novas possibilidades. É importante ser algo que você realmente domine. E são muitas as alternativas de fontes secundárias de renda. Seguem algumas poucas sugestões:


- Sugestão de Atividades Secundárias.

1) Comércio: Avon, Natura, Boticário, Herbalife, Mary Key, Nestle, roupas importadas, etc.

2) Ensino: Aulas particulares, de música, em universidades ou escolas, etc. Serviços de consultoria para empresas ou pessoas.

3) Entretenimento: Produção de eventos, produção musical ou de vídeo, atuação teatral ou cinematográfica. Serviços de barman, personal stylist.

4) Transporte e Logística: Entregas de moto e ou de carro.

5) Empreendedorismo: Abrir uma empresa em qualquer segmento, uma franquia, representação, etc.

6) Financeira: Investimentos, previdência privada, produtos bancários, empréstimos pessoais.

7) Internet: Blog, vlog, sites de venda, clubes de compra, twitter.


-Casos de Sucesso

Minha ex-namorada vendia Avon e produtos artesanais feitos por ela. Conheci uma HB Economista, que começou a vender Herbalife e está ganhando tanto dinheiro, que largou a economia.

Um dos meus melhores amigos começou à produzir uma dupla sertaneja, paralelo à seu trabalho no Banco Itaú. Hoje a música já responde por 50% de sua renda.

Certa vez fiquei com uma HB que era representante comercial de uma grande marca de cremes dentais. Acabou comprando uma franquia do Subway e hoje está muito bem de vida.

Um grande amigo meu foi demitido de uma grande empresa e começou a comprar e vender carros usados, para se sustentar. Hoje ele tem uma grande agência de carros usados.

O engenheiro Rodrigo Borges estava buscando uma impressora para comprar, via internet, mas demorou muito tempo para comparar os preços. Daí ele teve uma idéia e criou o site de busca de preços Buscapé. Ele gastou R$4.800,00 para isso. O site foi vendido em 2009 pela bagatela de 342 milhões de dólares!


- Meu exemplo

Comecei a ganhar dinheiro ainda no colégio, na sétima séria, quando fazia trabalhos escolares para outros colegas de sala e eles me pagavam para isso. Após acumular R$1.000,00, comecei a trabalhar e não tive mais tempo de exercer essa atividade.

Segui pela vertente financeira. Estudei mais de 1 ano e meio sobre o assunto e hoje tenho capital dividido entre fundos de investimento, bolsa da valores, tesouro direto, dentre outras alternativas de investimentos. Calculo que de 15% a 30% da minha renda vem dos meus investimentos.

E há um ano, comecei a fazer empréstimos à amigos e familiares, com taxas abaixo das taxas de banco. Além de ajudá-los, ainda acabo lucrando um pouco. Meu objetivo? Aposentar aos 40 anos.

Pretendo detalhar em outro tópico sobre esse tema.


Seu maior inimigo é você mesmo

Durante esse período de enriquecimento, acostume com essa afirmativa: Enriquecer só depende de você. Empobrecer também.
De nada adianta ganhar muito e gastar ainda mais. O brasileiro tem essa característica. Vejo muitas pessoas que recebem aumento e já fazer prestações no valor do aumento recebido. Que usam o 13º salário para fazer compras de natal, ao invés de pagar dívidas.

Por outro lado, há os que ganham muito dinheiro e acumulam um montante considerável e já se acham ricos. Acabam gastando além da conta e retornam ao patamar inicial. Cuidado com o olho gordo, com os gastos por impulso. São tentadores, mas geralmente não valem à pena.

Pra enriquecer a receita é simples, mas a execução é difícil: Entusiasmo para Ganhar, disciplina para acumular, prudência para gastar.

Sucesso PUA's
Avatar pua
KakoG

Veterano - nível 6

#426756 Artigo ótimo.
Você falou com propriedade sobre o assunto. Essa questão de dinheiro, realmente, é muito complicado pra quem não sabe administrar.
Pessoas ganham muito dinheiro, e algum tempo depois gastam tudo o que ganharam. Depois que se ganha o dinheiro é muito importante saber gastá-lo.
Adorei também suas dicas sobre fontes secundárias de renda.
empalador - MEMBRO EXCLUSIVO
#428988 Nossa Capetinha agradei demais desse tópico!!!
Vários exemplos de vencedores, tudo passo-a-passo.
Os livros Pai Rico, Pai Pobre - Os Segredos da Mente Milionária - O Segredo de Luíza ja fazem parte da minha lista.
Pode ter certeza que vc me ajudou muito com esse tópico.
Abraço
Turambar

Aprendiz

#430125 Achei muito bom o artigo e espero pelo artigo que falará sobre a questão de aposentar aos 40 anos, pois esse é um de meus objetivos, também. Porém só agora comecei a procurar meios de transformá-lo em realidade.

Obrigado!