O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!

Criador do tópico

Capetinha - MEMBRO EXCLUSIVO
#429950
henri escreveu:legal o tópico amigo. Quero uma opnião particular sua ^^ eu tenho cheque especial e cartão de crédito, quero cortar um deles, qual vc acha melhor? a princípio, eu to pensando em cortar o cheque especial (ja fiquei devendo mt por conta desse danado)


Olá Henri

Quanto à sua dúvida entre cheque especial X cartão de crédito. São perfis de produtos diferentes. Enquanto o cheque especial não é necessário autorização para usar e possui alto limite financeiro, o cartão de crédito normalmente possui um limite inferior e necessita da autorização do usuário.

Os juros são equivalentes:
Cheque especial: 9,66% ao mês (207,88% ao ano)
Cartão de crédito: 14,13% ao. mês (399,09% ao ano) para financiamento, 12,83% ao mês (334,34% ao ano) para parcelamento de compras com juros e 7,63% ao mês (144,64% ao ano) para parcelamento da fatura
(Dados do Banco Itaú)

O que eu recomendo é cortar o cheque especial, já que ele é uma armadilha para o consumidor, por ter utilização automática.

O limite no cartão de crédito é interessante ter, mas controle seus gastos para pagar o valor da parcela integral. Pagar apenas o mínimo também é uma armadilha dos bancos.

Futuramente, quando sua educação financeira tiver mais alinhada, vale a pena pagar todas as compras à vista. Você ganha no valor, que muitas vezes tem desconto e na disciplina financeira.

Abraço!
[url=../]../[/url]

Criador do tópico

Capetinha - MEMBRO EXCLUSIVO
#429963
Evan escreveu:
killer777 escreveu:ótimo, vlw
Uma dúvida, desvituando um pouco do tópico: o que seria, ao seu ver, uma aplicação de baixo risco?


Killer, embora eu não conheça nada sobre investimento, eu acredito que uma aplicação de baixo risco são formas de se apicar o dinheiro e conseguir retorno, aonde a chance de que você perca grana são menores ou quase nula.

Um dos investimentos de baixo risco mais famoso: seria a poupança, à partir do momento que você investe o dinheiro ele começa a lhe render lucro todo mês. E creio que é práticamente impossível perder dinheiro com uma poupança.

Seguindo esta linha de pensamento, então uma aplicação de alto risco, são investimentos aonde a chance de se perder dinheiro são maiores, provavelmente o investimento na bolsa de ações.

Mas como disse, posso estar errado, estou pesquisando a respeito ainda.


Aconselho que dê uma olhada no site: http://www.quersersocio.com.br/#/6-passos-2-passo
tem um conteúdo interessante e da explicações de o que é bolsa, como funciona e outras coisas.


Atenciosamente,
Evan Kaoru


A linha de pensamento é parecido com a do Evan.

O risco no investimento é caracterizado pela capacidade de prever o comportamento dos mercados daquele investimento. Por exemplo: a bolsa de valores é um mercado de altíssimo risco porque o mercado é muito volátil, tem muitas variáveis que alteram sua trajetória e ele muda muito rápido. Logo é muito difícil prever o que vai acontecer com o mercado daqui 10 ou 20 anos.

E o que isso influencia no seu investimento? Você nunca tem certeza se vai ganhar ou perder dinheiro, nem o quanto vai ganhar (ou perder). É possível trabalhar com hipóteses, mas não com o valor exato.

Sendo assim, considero investimento de baixo risco aqueles que é mais fácil estimar seu comportamento no longo prazo, logo, "prever" os ganhos de forma mais concisa. São eles: Tesouro direto, CDB, Fundos Renda Fixa, Fundos DI, algumas debêntures e alguns papéis imobiliários.

Abraço!
silvionegreiros

#430114 grande ajuda sou daqueles que nunca planejei finanças e estou prestes a mudar isso, com certeza
vou fazer... essas dicas sao de grande ajuda para mim
vlw!!!!!!!!!!
methods - MEMBRO EXCLUSIVO
#447523 cara parabens otimo topco muito bem explicado e acredito que ajudara a muitos inclusive a mim ............abraço e sucesso na sua jornada .