Avatar pua

Criador do tópico

HSS - MEMBRO EXCLUSIVO
#469597
“Um quadro nunca é belo se não for autêntico”
R. May


Émile Durkheim, em uma de suas obras fundamentais, As regras do método sociológico, publicado em 1895, formulou com clareza a força com que os fatos exercem sobre o individuo, levando-os a conformarem-se às regras da sociedade em que vivem, independente de sua vontade e escolha. Voltando o olhar para o século XXI, essa questão nunca foi tão atual.As pessoas hoje tem pecado pelo excesso de influências: exagera-se no consumo de tudo, a necessidade transformou-se em obsessão, o amor com a carência, a liberdade com a libertinagem, e as fantasias se transformaram em objetivos, ou seja, a alienação, na era da informação não declinou, ao contrário, evoluiu. Salvo exceções, o homem não procura mais destacar-se e sim adaptar-se: a regra é ser rico? Não importa se ele gosta da idéia ou não, ele será; o meio em que vive interfere até mesmo na escolha de sua alimentação, de seus vícios, de seu relacionamento e por incrível que pareça até em seu corte de cabelo.

Imagem
...e o mais importante, eu sou livre de todas as formas que você não é...


Este mesmo homem não está motivado por seus sonhos ou desejos, faz apenas o que dele esperam: ele vai ser um bom marido mesmo que nunca tenha desejado ser um e passará uma vida toda frustrado; ele vai namorar aquela garota insuportável apenas porque os outros a acham uma anoréxica gata ou a mais “poposuda” da balada; ele vai trabalhar como um louco porque disseram que ele tem que ser bem-sucedido enquanto os bons momentos se esvaem; ele vai deixar de fazer o que gosta para ser aceito pelos amigos ou pela mulher dos seus sonhos (obs.: sonhos podem virar pesadelos e acabam em divórcio).

Vencido o moralismo cínico de algumas décadas, o homem afogou-se na vida moderna da rotina, uma existência mecânica, uma prisão sem grades, onde tudo termina em tédio mais cedo ou mais t arde. Por mais que ele busque nunca está satisfeito e a sensação de inutilidade é a ponta do iceberg, é a porta do desperdício de uma vida inteira para aquele que não caminha para um objetivo concreto, perdendo a autoridade sobre si, transformando-se num ser destrutivo.

O empobrecimento psicológico é resultado de uma educação insegura, uma orientação ignorante quando se perde a convicção do que se quer e não há amor próprio e isso tem se tornado uma epidemia em meio às novas gerações que vem crescendo sem o apoio familiar. O vazio e a solidão nesse ponto são inevitáveis e a aceitação social passa a ser vital. Começa-se a depender do grupo e não a viver nele, o que era para ser humano torna-se uma marionete fútil e sem graça.

O problema não é o seu trabalho ou o desemprego, ou sua namorada, ou esposa, não são seus filhos (ou a falta deles), sua família, não é o seu time de futebol que perdeu na semana passada, nem a falta de dinheiro (ou o excesso dele), nem seus amigos baladeiros, nem sua barriga saliente, o tamanho do seu pênis ou seu desempenho sexual, nem a marca ou o ano do seu carro, as roupas que você veste, ou o fato de você ter sofrido a maior decepção da sua vida... Seu problema está em desprender-se do coletivo e olhar para si e isso não é uma tarefa fácil.

Seu maior obstáculo é a falta de prazer por estar vivo, é a fome que sente por suas metas de liberdade, a sinceridade com si mesmo e a responsabilidade com suas escolhas. Quando você se ama, torna-se seguro e mantém com coragem a tão benéfica personalidade independente. Para viver em grupo de forma saudável o homem precisa aceitar-se, desenvolver seus potenciais e saber que o alicerce de si mesmo está em seu equilíbrio psicológico, na sua coragem para enfrentar suas frustrações e buscar sua felicidade e não na opinião alheia.

Não existe uma receita mágica para o autoconhecimento. È uma luta individual, a chance para se realizar e desenvolver seus potenciais e qualidades. O homem que assume quem é, o que quer, o que gosta e aonde quer chegar apresenta percepções íntimas, profundas e originais que afloram na pele deixando-o único e atraente. Ele tem coragem de evoluir, sabe que tudo na vida são fases e ele vai superar seus erros e suas decepções.

O homem quando busca a si mesmo não está à procura da formação de seu caráter (algo, que para mim, já está claro desde a infância), mas sim na estrutura de seus valores e na forma como administra sua própria personalidade, não deixando que o todo faça dele um depósito de lixo. Sua postura firme e convicta diante de uma limitação social é que vai dizer quem ele é e aonde vai chegar. O prazer da vida está em fazer diferença quando tudo ao nosso redor está exatamente como deve ser (ou melhor, como os outros dizem que deve ser).

“Porque ninguém sente prazer em debater com o que é essencialmente estéril"
Goethe


Autoria: Flávia A.P
Avatar pua
AJr

Veterano - nível 9

#469619
HSS escreveu:
“Um quadro nunca é belo se não for autêntico”
R. May



O problema não é o seu trabalho ou o desemprego, ou sua namorada, ou esposa, não são seus filhos (ou a falta deles), sua família, não é o seu time de futebol que perdeu na semana passada, nem a falta de dinheiro (ou o excesso dele), nem seus amigos baladeiros, nem sua barriga saliente, o tamanho do seu pênis ou seu desempenho sexual, nem a marca ou o ano do seu carro, as roupas que você veste, ou o fato de você ter sofrido a maior decepção da sua vida... Seu problema está em desprender-se do coletivo e olhar para si e isso não é uma tarefa fácil.

Seu maior obstáculo é a falta de prazer por estar vivo, é a fome que sente por suas metas de liberdade, a sinceridade com si mesmo e a responsabilidade com suas escolhas. Quando você se ama, torna-se seguro e mantém com coragem a tão benéfica personalidade independente. Para viver em grupo de forma saudável o homem precisa aceitar-se, desenvolver seus potenciais e saber que o alicerce de si mesmo está em seu equilíbrio psicológico, na sua coragem para enfrentar suas frustrações e buscar sua felicidade e não na opinião alheia.

“Porque ninguém sente prazer em debater com o que é essencialmente estéril"
Goethe


Autoria: Flávia A.P


Não tenha o pensamento: ' Quando eu for um PUA eu serei feliz ' ou que só será feliz após alguma coisa na sua vida.

Você tem que ser feliz agora, brother. Tem que ter prazer em estar vivo
Avatar pua
Vivacity

PUA EXPERT

#469640 Se eu for tentar acrescentar alguma coisa, não vou conseguir, pois praticamente o PU está dentro deste tópico. A VIDA está dentro deste tópico. Que nos desperte essa liberdade e prazer de viver porque hoje em dia é tudo muito superficial. As coisas acontecem e parecem que não estão acontecendo, seja em qualquer lugar a qualquer momento. É triste, as pessoas vivem pelos outros e não por si. Elas TEM MEDO disto.

Principalmente os homens: acham que é coisa de "mongolão", que é idiota, que é muito certinho, mas ... na verdade eles nunca terão o prazer de experimentar essa tal de coisa chamada VIDA. Vivemos rapazes. Sejamos felizes sozinhos, que não dependamos dos outros. E por aqui fico, para quem não iria dar um feed, estou acabando de fazer o mesmo. Um dos melhores tópicos esclarecedores e refletivos do PUABASE, com certeza. Tá favoritado meu chapa !!

Aquele Abraço :D
Avatar pua
anymind

PUA EXPERT

#469728 Nossa eu estava baseando a minha felicidade no sucesso como pua e acabei esquecendo o quão importante é ser feliz por estar vivo. valeu.
Avatar pua

Criador do tópico

HSS - MEMBRO EXCLUSIVO
#469894 Só os que leram entendem o sentimento que tenho nesse momento:

O MUNDO É MEU, E QUE SE FODA.








PS: moderação, peço minhas sinceras desculpas se postei na área errada, pois eu sei que esse texto abrange uma grande variedade de destinações (Artigos e Debates, Motivacional, Lifestyle) ... mas achei melhor essa área aqui, pois envolve uma boa discussão sobre Lifestyle.
MAHAICKON

Veterano - nível 9

#470022 O homem e fruto do seu meio
e portanto o ato de ''ser'' humano esta intimamente ligado o meio e dele nao pode se desvincular.
O que acontece e uma onda de pensamento que se espalhou pelo mundo que diz que voce tem que ser voce e essa onda excluiu que a sociedade
tambem faz parte de sua identidade,sua familia,seu amigos,sua religiao,tudo faz parte de voce.
Entenda a mente como uma folha em branco que precisa ser prenchida e a primeira coisa que te molda e uma parte da sociedade.
Dizer que homem perde aliberdade quando adere ao sitema e inveridico pois ele precisa cumprir suas necessidades basicas
como comida,casa e afeto e isso so se pode adiquuirir com o sistema.
Confrontar o sitema e mais uma das manias da sociedade,mania que foi herdada dos sociologos que acharam que podiam resolver o mundo com
uma coisa fantastica chamada conhecimento mas que se esqueceram de outra mais fundamental,a açao.
Para voce fazer uma coisa realmente funcionar voce tem que por em pratica e quando chega a hora de fazer isso tudo e diferente.
Quando se luta contra as bases bilogicas do sistema(como o egoismo) nunca vai se conseguir um resultado e isso prq ta no DNA de todos.
Ir contra a fluidez do sistema o leva a lutar contra voce pois ele de qualquer forma tem que existir pra organizar as coisas.
As pessoas nao tem que lutar contra o sistema mas dobra-lo a fim de conseguir cumprir suas necessdades basicas sem haver luta
uma maneira de usar o capitalismo,a sociedade como forma de atingir mais rapido a felicidade.
E pra quem conhece Darwin e facil de ver que o mundo tende pra uma soluçao dessa forma,como ja fi proposto por muitos cientistas e filosofos
um deles o aclamado Imannuel Kant e o geografo brasileiro Milton Santos
Mas o que eu quero dizer e que essa onda de ser voce mesmo e uma faca de dois gumes
Avatar pua
Savrut

Veterano - nível 10

#471732 Texto incrível. A luta para encontrar a si mesmo é uma luta muito difícil, mas temos de faze-lo.
A sociedade nos pressiona muito e acaba nos colocando de uma forma desconfortável no mundo.
O fato é que além de encontrarmos o nosso "eu" interior temos também que nos adaptar a este mundo.
Não é tarefa fácil.
Vlw por compartilhar.
Avatar pua
Savrut

Veterano - nível 10

#471743
Mas o que eu quero dizer e que essa onda de ser voce mesmo e uma faca de dois gumes

Verdade.

"Conhece-te a ti mesmo?"
Esta perguntinha fundamental da filosofia resume as nossas angustias.
A resposta é difícil de se encontrar, mas temos que procurar.
Abrass
Avatar pua
Ruan

Veterano - nível 10

#471786 É como diz a velha frase: "se conselho fosse bom não seria dado, as pessoas venderiam".

Fazer o que as pessoas dizem ser o certo e deixar de fazer o que você mesmo quer é a mesma coisa que jogar fora a própria essência. E a partir desse ponto as pessoas se tornam marionetes controladas pelo governo, pela mídia e pela sociedade.