Área exclusiva para artigos e debates focado a pessoas que estão namorando.
De tudo para saber como AGIR no namoro.
Avatar pua

Criador do tópico

Ashton

MEMBRO PROFISSIONAL

#426034
IntroduçãoHá alguns anos atrás li alguns livros sobre relacionamentos entre homens e mulheres. Com isso aprendi muito. Uma das coisas que mais me ajudou a melhorar meus relacionamentos foi entender melhor como o homem e a mulher lidam com o estresse. É praticamente impossível conviver sem entende essas diferenças. Entendendo-as e respeitando-as, conseguimos atingir um novo estágio em nossos relacionamentos.

Espero que gostem!
Qualquer dúvida ou comentário, é só postar!


DiferençasImagem

Uma das grandes diferenças entre homens e mulheres é como eles lidam com o estresse. Os homens ficam extremamente retraídos e concentrados, enquanto que as mulheres ficam cada vez mais indefesas e envolvidas emocionalmente com eles. Sendo assim, para se sentirem bem, as necessidades de cada um são diferentes, e entender essas diferenças ajudará muito os relacionamentos, evitando atritos desnecessários.

O homem se sente melhor resolvendo problemas, enquanto que a mulher se sente melhor conversando sobre problemas.


Um homem se sente bem quando pode resolver seus problemas sozinhoQuanto um homem fica aborrecido, ele nunca fala sobre o que o está incomodando. Ele nunca chatearia outro homem com o seu problema, a menos que a assistência do seu amigo fosse necessária para resolver o problema. Em vez disso, ele fica calado e vai para sua caverna para pensar sobre o problema, meditando sobre ele para achar a solução. Neste momento ele se concentra quase que totalmente no problema, deixando todas as outras coisas de lado. Quando acha uma solução, se sente muito melhor e sai da caverna. Se não consegue achar uma solução, então ele faz alguma coisa para esquecer o problema, como ler o jornal ou jogar algum jogo. Ao liberar sua mente dos problemas do seu dia-a-dia, ele consegue gradualmente relaxar. Seu estresse é realmente grande, ele precisa se envolter em alguma coisa ainda mais desafiadora, como corrida de automóveis ou alpinismo.

Quando o homem não encontrou a solução para seu problema, ele permanece em sua caverna, porém utiliza os 5% de sua mente que estão livres do problema para ajuda-lo a esquecer temporariamente o problema. Ele faz isso resolvendo os problemas do mundo. Assistindo um noticiário, por exemplo, sua mente se torna progressivamente envolvida com os problemas veiculados nas notícias e esquece dos seus próprios. Dessa forma ele faz a transição entre estar concentrado no seu problema em questão e passa a estar concentrado nos diversos problemas do mundo (pelos quais não é diretamente responsável). Este processo libera sua mente da atratividade do problema em questão, trazendo-o de volta a sua vida como um todo novamente.

Um exemplo prático disso é uma partida de futebol: o homem libera sua mente de tentar resolver o seu próprio problema resolvendo os problemas de seu time favorito. E isto realmente funciona!

Quando um homem está enfiado em sua caverna, ele está impotente para dar a sua parceira a qualidade de atenção que ela merece. É difícil para ela aceitá-lo nestes momentos por que ela não sabe o quanto ele está estressado. As mulheres geralmente não entendem este comportamento. Elas esperam que os homens se abram e falem sobre seus problemas da maneira que elas o fariam. Quando o homem está em sua caverna, a mulher se ressente dele não estar mais aberto. Ela se sente magoada quando ele liga o noticiário ou sai para jogar futebol e a ignora.

Esperar que um homem, que esteja em sua caverna, instantaneamente se abra, se torne sensível e amável é tão irreal como esperar que uma mulher que esteja aborrecida imediatamente se acalme e seja completamente razoável. É um erro esperar que um homem esteja sempre em contato com seus sentimentos amorosos do mesmo modo que é um erro esperar que os sentimentos de uma mulher sejam sempre racionais e lógicos.

Um homem fala sobre seus problemas somente por duas razões: estão acusando alguém ou estão buscando conselho.


Uma mulher se sente bem consigo mesma quando tem amigos amáveis com quem compartilhar seus sentimentos e problemasQuando uma mulher fica aborrecida ou estressada com o seu dia, para encontrar alívio, ela procura por alguém em quem confie e então conversa com todos os detalhes sobre o problema. Quando uma mulher compartilha suas fragilidades, elas repentinamente se sentem melhor. As mulheres consideram um sinal de amor e confiança dividir os seus problemas, e não uma chateação.

Quando uma mulher está estressada, ela instintivamente sente a necessidade de conversar sobre seus sentimentos e todos os problemas que estão associados com seus sentimentos. Quando ela começa a falar, não prioriza o significado de qualquer problema,. Se está aborrecida, então está aborrecida com todos eles, grandes ou pequenos. Ela não está preocupada em achar soluções imediatas para seus problemas,mas sim busca alívio expressando-se e querendo ser compreendida. Falando ao acaso sobre seus problemas, ela fica menos aborrecida. Para se sentir melhor, as mulheres falam sobre problemas do passado, problemas do futuro, problemas potenciais e até mesmo problemas sem solução. Quanto mais conversam e investigam, mais se sentem bem.

Uma mulher fala sobre seus problemas por uma razão: precisam de alguém que a escute.


ReaçõesQuando as mulheres falam sobre seus problemas, os homens geralmente resistem. Um homem supõe que ela esteja conversando sobre seus problemas por que o está responsabilizando. Quanto mais problemas, mais ele se sente acusado. Ele não se da conta que ela está falando para se sentir melhor. Um homem não sabe que ela apreciará se ele simplesmente ouvir.

Se ele supuser que ela está pedindo conselho, então ele tentará resolver os problemas dela de maneira objetiva e racional. E isto não a fará esquecer os problemas, ela simplemente continuará a falar de mais e mais problemas, pois é assim que ela se acalma. Depois de oferecer algumas soluções, o homem ficará frustado, pois, para ele, ela já deveria estar melhor. Como ela não está, sente que suas soluções estão sendo rejeitadas.

Se ele supuser que ela o esta acusando, ele se fechará para se defender. Ele começará a se explicar, achando que assim ela irá parar de acusá-lo. Quanto mais se defende, entretanto, mais ela fica aborrecida.

E ai está o problema de tudo: em ambos os casos, ele logo achará difícil, senão impossível, a ouvir.


SoluçãoDesta forma, somente o casal conseguirá viver em paz quando começarem a reconhecer, aceitar e respeitar suas diferenças.

O homem deve aprender a respeitar a necessidade que a mulher tem de conversar para se sentir melhor. Mesmo que não tenha muito a dizer, o homem deve simplesmente ouvir, pois isto o tornará bastante amparador. O homem tem que aprender a ouvir sem se sentir responsável pela resolução de todos os problemas da mulher.

A mulher deve respeitar a necessidade que o homem tem de se isolar para lidar com o estresse. A tão temida caverna não é um grande mistério nem causa para um alarme. A mulher precisa entender que, ao se isolar, o homem não está sinalizando que não a ama, mas que precisa de um tempo para resolver seus problemas. Ele sairá, sozinho, de sua caverna e voltará para sua parceira.


Conhecendo a si mesmoMuitos, depois de lerem isto, acabam por relaxar dizendo: bem, eu sou assim, então ela ou ele que me entenda. A idéia é se conhecer para mudar. Depois de ler o texto você entende como cada um tendencia a funcionar, assim temos como trabalhar e mudar, de forma a ser uma pessoa melhor.

[hr][/hr]
Adaptação e comentários: Ashton
Fonte: John Gray (Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus).
Editado pela última vez por Ashton em 31 Out 2011, 11:03, no total de 2 vez
Avatar pua
Light - MEMBRO EXCLUSIVO
#426046 Artigo muito bom mesmo.
Estava lidando com um problema de estresse meu e da minha namorada.
Realmente, eu tentei dar conselhos, ela não me ouvia e eu me identifiquei muito com o que escreveu.
Com certeza esse é um dos artigos que eu vou levar para a vida.
Muito obrigado por compartilhar, realmente útil.
Abraço!
fabuloso.

Veterano - nível 4

#426055 Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus

Leia Mais sobre Postar uma resposta no www.puabase.com
Eu já ouvi falar desse livro, apesar de nunca lê-lo. Mas eu já li um livro que fala de uma coisa parecida. É o Porque homens fazem sexo e mulheres fazem amor. Ele é muito bom também.

O que tem de parecido nesses livros é aquilo que nós PUAs já sabemos: Homens são lógicos e mulheres são emocionais. Badboy e DeAngelo falam isso o tempo inteiro.

Só uma coisa que eu não concordo muito com o texto. Eu conheço caras por ae que só vivem falando de problemas. Falam o tempo inteiro! Enquanto tem mulheres que aparentam ter nenhum tipo de problemas...

Até mais,

Fabuloso.
Avatar pua

Criador do tópico

Ashton

MEMBRO PROFISSIONAL

#426057
fabuloso. escreveu:Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus

Leia Mais sobre Postar uma resposta no www.puabase.com
Eu já ouvi falar desse livro, apesar de nunca lê-lo. Mas eu já li um livro que fala de uma coisa parecida. É o Porque homens fazem sexo e mulheres fazem amor. Ele é muito bom também.

O que tem de parecido nesses livros é aquilo que nós PUAs já sabemos: Homens são lógicos e mulheres são emocionais. Badboy e DeAngelo falam isso o tempo inteiro.

Só uma coisa que eu não concordo muito com o texto. Eu conheço caras por ae que só vivem falando de problemas. Falam o tempo inteiro! Enquanto tem mulheres que aparentam ter nenhum tipo de problemas...

Até mais,

Fabuloso.



Claro! Nada é 100%. Eu mesmo sou um cara que estou, cada vez mais, aprendendo a lidar com meus sentimentos. A idéia é MUDAR após de CONHECER. Depois de ler o texto você entende como cada um TENDENCIA a funcionar, dessa forma, tem como trabalhar e mudar, de forma a ser uma pessoa melhor.

Abraços!
ajvision - MEMBRO EXCLUSIVO
#428638 A mais pura verdade! O problema é ter saco pra ficar ouvindo a parceira falar muitas vezes de "problemas" ridiculos como o que alguma amiga fez com a outra