Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

yg0zera

Aprendiz

#896270 Nesse artigo vou falar um pouquinho sobre um insight que tive durante uma apresentação de TCC que eu estava assistindo. O tema é sobre porque devemos internalizar o conteudo que aprendemos.

Lets go them boys!!Bom, semana passada estava assistindo vários grupos apresentarem os respectivos TCC, e desde que comecei com o PU, eu gosto de prestar atenção as apresentações, é interessante ficar reparando na BL de quem está apresentado, e pensar que eles não fazem ideia da mensagem que estão passando.

Mas dessa vez além de reparar nisso eu tive um outro pensamento enquanto assistia a apresentação, era um combinado de duas classes. Vocês devem com certeza conhecer aquele grupo de HB que gosta de passar a imagem de "descoladas". Uma caracteristica desse grupo é que elas são bastante comunicadoras (entre sí, e com o pessoal que possuem um conforto), não vou abordar nem a questão didatica, mas vou dar enfasê a esse grupo em especifico porque foi bem mais claro nesse caso.

Quando era um outro grupo (G1) apresentando reparei que elas estavam conversando e rindo ali no grupo, até algumas vezes atrapalhando o decorrer da apresentação. Quando foi a vez desse grupo apresentar, uma coisa que me ajudou a tero insight foi o comentário de um dos professores "Bom se vocês falarem o quanto falam em minha aula não vão ter problema nenhum na apresentação".
Resultado é aquele que provalvemente todos já devem ter passado. Elas não conseguiram fluir naturalmente. Mas daí você vira e me diz "Tudo bem senhor obvio, é claro que elas não iam fluir naturalmente, é uma apresentação, existe uma pressão social, é dificil a pessoa fluir naturalmente."

Eu também pensei assim, existe a pressão social. Mas a pressão social se a gente for ver está em muitos outros lugares que provavelmente elas não iriam se sentir acudas.

Conversando durante a apresentação do G1, quando o orientador chamou a atenção delas, normalmente um pessoal costuma olhar também, de certa forma é uma pressão social. A um âmbito mais social, quando entramos em algum lugar existe uma grande pressão social, ainda mais se for uma HB, no caso ali tinha uma que chamaria muito a atenção pela forma que costuma se vestir e por seu corpo. Outro caso é em um lugar com bastante pessoas, existe uma pressão social, e no caso de uma HB, ela atraí mais olhares, e mesmo assim ela consegue conversar com a amiga, reparar na roupa da outra e ainda falar mal da outra que olhou pra ela "Aí olha a roupa daquela vadia tá olhando aqui". E na grande maioria desses casos que eu citei a mulher gosta de atrair a atenção, mesmo sabendo que se ela tropeçar no salto enquanto entra em um restaurante por exemplo pode ser um tanto quanto embaraçoso.

Mas porque existe a diferença? na hora de uma apresentação a garota trava? ela é burra e não estudou?

Eu pensaria assim se não fossem dois pontos. O TCC pra quem não sabe é aplicar o conhecimento adquirido em algo real, na pratica, e no caso delas foi um salão de beleza, que uma das garotas trabalhava lá. A garota que trabalhava lá assumiu de certa forma a "liderança", ela não teve problemas para apresentar. E eu digo o porque: Ela trabalha lá, ela sabe do que está falando, não que ela tenha estudado mais do que as outras, mas ela tem a prática. E o mais engraçado é que elas foram no salão uma aplicar o conceito dos 5S. E nessa parte as outras garotas não travaram tanto.

Quando a gente tem certeza do que está falando, quando sabemos do que estamos falando, a confiança aumenta. Não é sobre ler e decorar, e sim ler entender e botar na pratica (abordar). Existe aquela pessoa que não tem formação e exerce uma função porque tem a prática, e aquela pessoa que tem o conhecimento mas falta a pratica, o legal seria ter 50/50. A pressão social existe em qualquer lugar, como eu disse, quando entramos em um lugar lotado de gente existe uma grande pressão social, mas nem por isso a gente treme, ou cai "só porque está lotado de gente". Eu por exemplo adoro expor as minhas ideias quando sei do que estou falando, mas se me pedirem pra falar sobre a fisica quantica eu não vou ter prazer nenhum, porque eu posso até decorar uma introdução pra passar pra vocês, mas não vou ter certeza do que eu estou falando.

Este é o motivo porque as vezes alguns novatos falham no campo e depois vem pro fórum perguntar, porque eu errei na intereção? eu fiz igual o fulano e não tive o resultado desejado. Essa é a importancia de internalizar. As mulheres são bem mais sensiveis que os homens, e se você dizer uma coisa que não tem certeza pra elas, elas "vão pescar" isso.


Espero que tenha contribuido de alguma forma. Abraços e sucesso na vida e no jogo.
filipevidotti - MEMBRO EXCLUSIVO
#940422 ótimo! Realmente faz sentido o que você escreveu. Acredito que você deve primeiro ser verdadeiro consigo mesmo. Refletir sobre o que está aprendendo e comparar com seus valores. Com o tempo você passa a acreditar e sentir o que aprendeu.
_Sandro_

Veterano - nível 1

#940436 Fato, quando internalizamos é como se tudo ficasse automático na nossa mente, prova que aprendemos de verdade o que estudamos e o conhecimento passa a fazer parte de nós, fazendo com que tenhamos mais segurança do que estamos fazendo. E para internalizar toda esta habilidade é preciso sempre muita prática, dedicação e principalmente acreditar que vamos APRENDER.
Avatar pua

Criador do tópico

yg0zera

Aprendiz

#940701 Nem me lembrava desse tópico, muito boa upada, foi bom re ler isso depois de um tempo, justamente perto de uma apresentação que vou ter.