Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#22456 Fala puazada! Bão demais?

Há um ou dois meses eu criei um tópico sobre se tornar bom em conversas, conhecendo sobre vários assuntos http://www.puabase.com/forum/seja-uma-pessoa-antes-de-ser-um-pua-t2979.html, e continuo acreditando que isso é um ponto fundamental para quem quer se tornar um mestre nas conversas. Mas mesmo conhecendo sobre vários assuntos, é inevitável que alguma conversa caia em um tema que não conhecemos, ou não conhecemos bem o suficiente. Então, o que fazer nessa situação?

Se não conseguir mudar de assunto, você pode improvisar. O improviso não um dom de malandros, ou de caras espertos com mentes rápidas, da mesma forma que a sedução, pode-se aprender como improvisar bem durante suas conversas. Para isso basta fazer alguns exercícios.

Uma ótima fonte de exercícios são os shows e programas de comédia de improviso. Para quem não conhece, neles os humoristas realizam jogos com temas sugeridos pela platéia, onde, com base no tema, eles devem improvisar uma cena. Existem ótimos grupos de humoristas improvisadores como os Barbixas, que participam do show Os Improváveis e do programa É Tudo Improviso na Band, e os Desnecessários, que fazem um show homônimo e apresentam o programa Quinta Categoria na MTV.

Assista e realize os jogos com seus amigos que já será uma boa forma para treinar seu improviso, que além de ser uma história, já é bem humorada. Além dos jogos, tem um exercício que eu costumo fazer que consiste em pegar um dicionário, sortear uma palavra aleatoriamente, e criar um história com essa palavra. Com o tempo, passe a sortear duas ou três palavras e encaixar todas na sua história. Quando estiver acostumado passe a fazer histórias obrigatoriamente engraçadas e com pelo menos uma demonstração de alto valor (DAV) a seu favor. E logo conseguirá contar histórias divertidas sobre qualquer assunto.

DICA: Use a parte em português de um dicionário Inglês/Português, pois em um dicionário normal você pode sortear muitas palavras difíceis que ninguém usa no dia a dia.

Pense em várias histórias que aconteceram com você, tentando ver o lado engraçado do acontecido, escreva-as em um papel e leia com frequência para se lembrar delas mais fácil, e quando estiver bom em improvisação, passe a usar as histórias improvisadas como uma ponte para suas histórias reais, ou para um assunto que domine.

Esse é mais um passo para se tornar um mestre na arte de conversar. Seguindo essas dicas e as do outro artigo, assuntos não vão faltar, então deixe a AA de lado e parta pro ataque.
Abraço!
Avatar pua
Alexander.V

MEMBRO PROFISSIONAL

#22580 Eu já tinha imaginado em fazer os exercícios de improviso, bem antes de eu conhecer o mundo PUA. Mas acho que esse tipo de exercício não combina muito com a minha interação com meus amigos!

O do dicionário é do livro do Badboy se não me engano, é um ótimo exercício e o melhor é que pode fazer ele sem depender de ninguém!

Bom tópico!


Abraço,

Tremere.
Afrodite

Aprendiz

#22644 Belo tópico Nativex,a idéia de praticar improviso é realmente muito boa e ajuda não somente podeer falar sobre um assunto que não domina, como desenvolver aquelas mentirinhas soltadas sem querer em alguma situação.

Outra idéia para falar de um assunto que não domina, consiste em utilizar comparações e metáforas.Assim que recebeu a informação inicial sobre o assunto (geralmente a parte falada sobre a pessoa), você tenta comparar isto com algo que você conhece, algum outro assunto que domine ou que tenha vivenciado e demonstra como as duas coisas são parecidas ou como uma completa a outra.

Se não me engano, Oscar Schmidt faz algo parecido, ele da palestra motivacionais e usa o esporte como gancho para o assunto e como algo a mais.


Att,
Afrodite
Avatar pua

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#22878
Tremere escreveu:Eu já tinha imaginado em fazer os exercícios de improviso, bem antes de eu conhecer o mundo PUA. Mas acho que esse tipo de exercício não combina muito com a minha interação com meus amigos!

O do dicionário é do livro do Badboy se não me engano, é um ótimo exercício e o melhor é que pode fazer ele sem depender de ninguém!

Mas isso é traquilo cara, basta arrumar alguns amigos que curtam! Uma parte bacana de ser PUA é fazer amizade com muita gente, independente se são homens ou mulheres. Isso rende ótimas brincadeiras para churrascos da galera. Quanto aos créditos ao Badboy, valeu! Pois eu realmente não lembro de onde li, mas é um exercício excelente, e, além do que você disse, também pode ser feito em grupo.

Afrodite escreveu:Outra idéia para falar de um assunto que não domina, consiste em utilizar comparações e metáforas.Assim que recebeu a informação inicial sobre o assunto (geralmente a parte falada sobre a pessoa), você tenta comparar isto com algo que você conhece, algum outro assunto que domine ou que tenha vivenciado e demonstra como as duas coisas são parecidas ou como uma completa a outra.

Com certeza, e se quiser fazer uma coisa mais descontraída, uma comparação inusitada, tipo uma coisa nada a ver, pode se tornar uma coisa muito engraçada. Muito bem lembrado Afrodite! :ae

Abraço!
Junioooor

#22935 O exercício que eu recomendo para improviso é fazer rap, O tal do freestyle.

A princípio concentre-se apenas em fazer rimas, não se preocupando tanto com o significado das frases (Mas para ser capaz disso você precisa ter vocabulário, isto é, ter o hábito de ler). A medida que as palavras vão sendo rimadas fácilmente, treine dar sentido nas frases. É de extrema importância fazer em voz alta, uma coisa é apenas pensar nas rimas e outra é falar (em "voz alta").

Experimente e veja os resultados.
Avatar pua

Criador do tópico

Nativex

Veterano - nível 10

#23171
Junioooor escreveu:O exercício que eu recomendo para improviso é fazer rap, O tal do freestyle.

A princípio concentre-se apenas em fazer rimas, não se preocupando tanto com o significado das frases (Mas para ser capaz disso você precisa ter vocabulário, isto é, ter o hábito de ler). A medida que as palavras vão sendo rimadas fácilmente, treine dar sentido nas frases. É de extrema importância fazer em voz alta, uma coisa é apenas pensar nas rimas e outra é falar (em "voz alta").

Experimente e veja os resultados.

Ótima dica também Junioooor! Além de ser um ótimo exercício de improviso, o rap também é cultura, é arte, e uma boa forma para deixar a cabeça afiada.

Sugiro que a galera continue dando dicas de exercícios de improvisação, pois isso pode salvar qualquer um, inclusive os mais "experientes", de um passo mal dado.
Abraço!
Dragonboy

Aprendiz

#23904 Parabéns cara, otimo post e ser conversador não é dom é uma habilidade e como todoa habilidade tem de ser desenvolvida e modelada para se torna útil!