O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Sartorio

Melhores PUAS

#680994 Tio Sartório já procurei saber como investir no mercado acionário, porém sempre que eu me deparo com alguma notícia nos jornais, ouço falar do tal "índice Ibovespa".Porque ele é tão importante? Porque em qualquer noticiário ele está presente, desde o jornal da manhã até o Jornal Nacional?!!! :louco





Imagem
A bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa): Responsável pelas principais transações financeiras do mercado brasileiro.




Pequeno peregrino,a algum tempo invisto no mercado de ações e tentarei explanar aqui como funciona o principal indicador financeiro do mercado acionário brasileiro. Compreendendo o, você terá mais chances de executar operções vencedoras na bolsa, o que resulta em lucro para você. :ae

Assim como na sedução, no mundo das finanças é preciso haver uma noção do que se está ocorrendo. Por isso, se tornou necessário que houvesse um índice que medisse o mercado e sobre o qual pudesse se tirar conclusões acerca de sua situação.

Assim foi criado o IBOVESPA. Ele é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo. (BM&F Bovespa). É formado pelas ações com maior volume negociado nos últimos meses, por isso dizemos que para uma ação pertencer ao IBOVESPA o principal critério é a liquidez. Quando está diminui, o título é cortado do índice.


- E o que é resumidamente, a liquidez de uma ação Tio Sartório? :louco


A grosso modo, a liquidez de algo peregrino, é a capacidade de se converter esse algo em dinheiro. Quanto mais fácil essa conversão mais liquidez ele possui. No caso das ações, se você tem um título negociado com frequência ( Por exemplo, ações preferênciais da Petrobrás) será muito fácil vende lo na bolsa rapidamente, pois haverão muitos interessados nele. (Entende porque a Petrobrás é uma das empresas no IBOVESPA?) Algo que não ocorre com ações de empresas pouco negociadas.


Concluimos por lógica que se tais ações são negociadas com frequência, há um grande volume de transações as envolvendo...


Justamente por isso, o IBOVESPA é formado por uma carteira teórica de ações composta por 66 ações que representam 80% do volume transacionado nos doze meses anteriores à formação da carteira. Esta é reavaliada a cada quatro meses. Essa reavaliação é feita com base nos últimos 12 meses onde são verificadas alterações na participação de cada ação.


Ou seja: As ações com maior liquidez no mercado, as mais negociadas formam o IBOVESPA. Pois, se 80% das negociações da bolsa são feitas com esses títulos, o desempenho deles nos dá uma considerável amostragem para a formação de um propecto mais embasado e fiel sobre o mercado.


Assim como na sedução, você precisa de um conjunto de reações da HB ( como IDI'S e IDD'S) para determinar como está a situação dela em relação a você. No mercado de títulos utilizaram as principais ações negociadas para se ter um "termômetro" de como estaria a situação da bolsa como um todo em dado momento.



- Tio Sartório, eu entendo...porém como as variações de um grupo de ações pode "medir" o comportamento de um mercado composto por várias ações? ( Os outros 20% que sobram)


Ora é um exercício de lógica de volta, peregrino de luz. Se os investidores estão receosos de investir nos principais títulos do mercado com maior liquidez, ou seja, um risco "relativamente" menor ( observe as aspas) porque eles investiriam em títulos com maior probabilidade de sofrerem impactos de uma crise, ou algo do gênero?

Pense na seguinte hipótese: Se o país atravessa algum problema no mercado financeiro que poderia prejudicar seriamente uma grande empresa como a B2W Varejo, ou então a Petrobrás, a probabilidade de uma pequena empresa que abriu capital como a "Tio Joaozinho: Pintinhos Amarelos" ser afetada seria muito maior. Acrecentando se o fato que seria dificil se desvazer das ações da "Tio Joaozinho" em caso de algum problema devido a baixa liquidez.


Um fato importante é lembrar que o IBOVESPA é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Para tanto, sua composição procura aproximar-se o mais possível da real configuração das negociações à vista na Bolsa de São Paulo.




Algumas empresas listadas no IBOVESPA atualmente (São ao todo aproximadamente 66 empresas):




Petrobrás:

Imagem



Usiminas:

Imagem



Itau Unibanco:

Imagem


Companhia Vale do Rio Doce:

Imagem



Lojas Renner:

Imagem



OGX Petróleo:

Imagem


Gafisa:

Imagem




Boa sorte a todos os investidores/sedutores, que rumam para uma vida melhor!!



Abraços!!! :yaaah
Rafadiz

Veterano - nível 1

#681007 Sempre tive a intenção de investir... mas né.

Como tu começou a ir atrás disso Sartorio? Digo, foi atrás de um corretor? Estudou algo relacionado? Fez algum curso? Enfim, por aí.

Abraços. :D
Avatar pua

Criador do tópico

Sartorio

Melhores PUAS

#681009
Rafadiz escreveu:Sempre tive a intenção de investir... mas né.

Como tu começou a ir atrás disso Sartorio? Digo, foi atrás de um corretor? Estudou algo relacionado? Fez algum curso? Enfim, por aí.

Abraços. :D



Rafadiz,

Eu comecei estudando por conta própria, principalmente conteudos de sites de corretoras, do Bloomberg e da própria Bovespa. Dessa última, comecei a praticar utilizando seu simulador: o SimulAçao. No qual você investe como se estivesse utilizando um home broker real com base em informações reais do mercado financeiro. É como se você estivesse operando na vida real, só que utilizando dinheiro fictício.

No site da Bovespa é possível encontrar vários vídeos explicando desde o mercado de ações até o mercado de commodities e futuros.


Vale a pena conferir!


Fica a dica aos interessados:


http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/
(O simulador "SimulAção")

http://www.bmfbovespa.com.br/home.aspx?idioma=pt-br
(Site da Bm&F Bovespa)



Abraços!
Avatar pua
Jack80

Pua Portugal

#681045 Muito bom o artigo! Desconhecia isso.

Uma pergunta...existe algo do género aqui em Portugal? Penso que não :\

Abraço e continuação de um bom trabalho :D
Avatar pua
Over

PUA EXPERT

#682342 Sinceramente não apostaria minhas fichas em ações da usiminas ou da OGX,segundo a folha o trimestre da BR não fechou bem mas é sempre bom ficar de olho pois já tornou muita gente milionaria da noite para o dia,conheço pouco sobre as lojas renner se ela estiver expandindo como a Máquina de Vendas (Ricardo eletro,insinuante,eletro shopping,city lar e salfer) acho uma boa pedida.Abraço!

Apenas complemetando procurem pelos cursos da FGV alguns ná área de finanças da para fazer a distância e o melhor de graça.
Avatar pua
bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#682782
Sartorio escreveu:Ora é um exercício de lógica de volta, peregrino de luz. Se os investidores estão receosos de investir nos principais títulos do mercado com maior liquidez, ou seja, um risco "relativamente" menor ( observe as aspas) porque eles investiriam em títulos com maior probabilidade de sofrerem impactos de uma crise, ou algo do gênero?

Pense na seguinte hipótese: Se o país atravessa algum problema no mercado financeiro que poderia prejudicar seriamente uma grande empresa como a B2W Varejo, ou então a Petrobrás, a probabilidade de uma pequena empresa que abriu capital como a "Tio Joaozinho: Pintinhos Amarelos" ser afetada seria muito maior. Acrecentando se o fato que seria dificil se desvazer das ações da "Tio Joaozinho" em caso de algum problema devido a baixa liquidez.



Sartorio, parabéns pelo ótimo artigo.

Só queria complementar que uma pequena empresa como a do "Tio Joaozinho" pode ser uma grande oportunidade de investimento, desde que observados alguns critérios para a compra para se assegurar que não está comprando um mico (por exemplo, uma empresa quase falida ou então uma que está com o valor da cotação sendo manipulado por especuladores).

Digo isso porque tenho mais de 10 papéis em carteira e somente duas fazem parte do índice Bovespa... e durmo tranquilo. Existem várias estratégias para investir na bolsa, a minha é assim... :ae
Avatar pua
OnL1 - MEMBRO EXCLUSIVO
#701192 Ótimo artigo.

Pua's completo,s precisam ter suas vidas plenamente satisfeitas em todas as áreas, e o dinheiro é uma muito importante, ao contrário dos outros que falam que ele não traz isso.

Sucesso !
eyesopen

Aprendiz

#709717 Mais um otimo artigo seu sartorio e agora sobre um assunto nao relacionado diretamente a seduçao e sim aos negocios, a parte financeira. tenho certo interesse em aprender a investir/emprendedorismo e sempre tive duvidas quanto ao que seria "um" ibovespa. Agora nao tenho mais essas duvidas.


Muito obrigado sartorio pela otima explicaçao!