Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.
Avatar pua

Criador do tópico

marcus serralha

PUA Avançado

#1044422 Galera, boa tarde!

Gostaria da ajuda de vocês nesse assunto que é relacionado ao meu trabalho.
Estou na empresa há exatamente 2 anos e 7 meses! Meu primeiro ano na empresa foi como estagiário, e comigo, havia mais 3 colegas de trabalho e meu gerente(chefe). Dois colegas de trabalho tinham o cargo de analista de sistemas e ganhavam em torno de 3.000 e pouco o outro era um pouco acima e ganha em torno de 4.000 e pouco e eu, como estagiário ganhava 1.000 reaus. Nesse tempo como estagiário, me sai bastante bem e fui visto como um bom estagiário por todos e recebia muitos elogios. Ao passar do tempo quando eu completei exatamente 1 ano na empresa, fui promovido como funcionário.

Continuo logo abaixo...
Avatar pua

Criador do tópico

marcus serralha

PUA Avançado

#1044425 Diante disso, estava feliz e continuava me mostrando sempre prestativo. Meu salário de 1.000 Reais subiu para 1.600 Reais. Entrei na empresa em 2014 como estagiário e 2015 já estava como funcionário. As coisas foram acontecendo até que então um colega de trabalho foi mandado embora, restando então eu, meu chefe e 2 colegas de trabalho. Diante disso, a equipe diminuiui e os trabalhos aumentaram. Eu meio que peguei muita coisa do rapaz que foi mandado embora e até hoje 2017, meu salário continua o mesmo, enquando meus dois colegas recebem bem mais que eu, e eu não sou tão diferente deles em termo de trabalho.

obs: o rapaz que foi mandado embora recebia 3.500R$.

O problema e ajuda que peço a vocês é que eu to trabalhando muito e não tenho reconhecimento do meu chefe, parece que ele ainda me enxerga como estagiário mesmo eu evoluindo a cada dia, diante disso meu salário não aumenta e isso as vezes me deixa chateado porque eu to evoluindo, mas meu salario já não é tão satisfátorio com o tanto de trabalho que eu acumulo, vocês conseguem entender?

Eu sei que nosso país esta em crise e que devo levantar a mão pro céu por eu ter um trabalho, mas isso não significa que nossa evolução precise ficar parada pelo fato do país ta uma merda. Eu acredito que pelo país ta uma merda, é que nossa empresa precisa enxergar a gente com mais reconhecimento pois é nesse momento que nos dedicamos cada vez mais.

O reconhecimento que ganho aqui é só de boca, mas a mudança de um salário não ta acontecendo e meus amigos que trabalham comigo tudo ganhando 3.500 pra cima como eu disse no início do tópico.

Preciso da ajuda de vocês com relação a isso, pois não quero deixar isso me corroer por dentro e fazer meu trabalho decair. Sei que tudo tem seu tempo, mas parece que o meu já passou.

Obrigado pelas respostas de todos.

Grande abraço!
Avatar pua
Renan Stunts

Veterano - nível 9

#1044430 Fala marcus serralha,

Vou tomar a liberdade de comentar pra ver se consigo dar um auxílio pra ti.

Comecei minha carreira como estagiário também, e em 2 anos de empresa cresci muito e acabei acumulando funções.

Vendo tua situação, primeiro que penso é: o funcionário que foi demitido, foi por qual razão? Corte de custos?
Para sua projeção profissional, existem muitos detalhes que influenciam.
1) Capacidade da empresa: Toda empresa tem planejamento e tem custos, seja com insumos, salários, despesas administrativas, aluguéis, etc...Você deve analisar se a empresa que você está, pode ter suporte pra te alçar profissionalmente ao nível que você deseja.
2) Mercado: Igual você disse, o país vive um momento economico não muito bom, e isso acaba fechando várias portas(mas existem ainda as portas abertas), então jamais largue algo certo por mais que não seja o quanto você quer, por algo duvidoso que dependa de sorte pra dar certo.
3) Capacitação profissional: Você tem o mesmo grau de estudos, cursos e comprometimento que os demais? Caso a resposta seja positiva, não vejo nenhum problema de ir pro ponto 4.
4) Relacionamento interpessoal com seu chefe: Você se da bem com teu chefe? Seja a resposta sim ou não, não existe problema algum em você expor sua condição, seus argumentos e tentar negociar com ele pra ver o que pode ser feito...Assim você também terá uma idéia de como a empresa te vê lá dentro como funcionário. Mas porque relacionamento é importante? Porque dependendo da liberdade que você tem com seu chefe, você pode falar isso de várias maneiras...Ajuda muito se você tiver um bom relacionamento com ele, e conseguir ter esse papo de uma maneira em que não haja uma pressão excessiva.
5) Oportunidades fora da empresa: Nunca fique parado em um local por muito tempo sem olhar para fora. Mesmo gostando da empresa e querendo ficar ai, as vezes podem aparecer oportunidades interessante. Dou exemplo meu caso, saí da primeira empresa que trabalha pois estava na mesma situação que você....ganha 1.600 por mês e não havia expectativa de aumento. Uma empresa prestadora de serviço me ofereceu emprego de auditor(eu ganharia 1.500...ou seja, 100 reais a menos...), mas ali vi uma enorme oportunidade de vitrine...de me mostrar pra empresas maiores...Então eu aceitei, fiquei um ano lá, e nesse tempo apareceram várias propostas de emprego de clientes até que uma delas triplicou meu salário...Então fui e estou nela até hoje....

Enfim, tente analisar tudo que lhe disse, e veja o que pode absorver.

Abraços e boa sorte!
Avatar pua

Criador do tópico

marcus serralha

PUA Avançado

#1044433
Renan Stunts escreveu:Fala marcus serralha,

Vou tomar a liberdade de comentar pra ver se consigo dar um auxílio pra ti.

Comecei minha carreira como estagiário também, e em 2 anos de empresa cresci muito e acabei acumulando funções.

Vendo tua situação, primeiro que penso é: o funcionário que foi demitido, foi por qual razão? Corte de custos?
Para sua projeção profissional, existem muitos detalhes que influenciam.
1) Capacidade da empresa: Toda empresa tem planejamento e tem custos, seja com insumos, salários, despesas administrativas, aluguéis, etc...Você deve analisar se a empresa que você está, pode ter suporte pra te alçar profissionalmente ao nível que você deseja.
2) Mercado: Igual você disse, o país vive um momento economico não muito bom, e isso acaba fechando várias portas(mas existem ainda as portas abertas), então jamais largue algo certo por mais que não seja o quanto você quer, por algo duvidoso que dependa de sorte pra dar certo.
3) Capacitação profissional: Você tem o mesmo grau de estudos, cursos e comprometimento que os demais? Caso a resposta seja positiva, não vejo nenhum problema de ir pro ponto 4.
4) Relacionamento interpessoal com seu chefe: Você se da bem com teu chefe? Seja a resposta sim ou não, não existe problema algum em você expor sua condição, seus argumentos e tentar negociar com ele pra ver o que pode ser feito...Assim você também terá uma idéia de como a empresa te vê lá dentro como funcionário. Mas porque relacionamento é importante? Porque dependendo da liberdade que você tem com seu chefe, você pode falar isso de várias maneiras...Ajuda muito se você tiver um bom relacionamento com ele, e conseguir ter esse papo de uma maneira em que não haja uma pressão excessiva.
5) Oportunidades fora da empresa: Nunca fique parado em um local por muito tempo sem olhar para fora. Mesmo gostando da empresa e querendo ficar ai, as vezes podem aparecer oportunidades interessante. Dou exemplo meu caso, saí da primeira empresa que trabalha pois estava na mesma situação que você....ganha 1.600 por mês e não havia expectativa de aumento. Uma empresa prestadora de serviço me ofereceu emprego de auditor(eu ganharia 1.500...ou seja, 100 reais a menos...), mas ali vi uma enorme oportunidade de vitrine...de me mostrar pra empresas maiores...Então eu aceitei, fiquei um ano lá, e nesse tempo apareceram várias propostas de emprego de clientes até que uma delas triplicou meu salário...Então fui e estou nela até hoje....

Enfim, tente analisar tudo que lhe disse, e veja o que pode absorver.

Abraços e boa sorte!


Então Renan, antes de mais nada, obrigado!

Vamos laá..

1 - O rapaz foi mandado embora pelo fato de trabalhar de um jeito ruim e isso estava ficando evidente. Mas não posso deixar de dizer que ele também foi mandado embora por cortes de custos. Mas preciso também ressaltar que a minha empresa não passa por crise pois sua matriz é na Espanha.

2 - Entendo o que quis dizer, é claro que não vou largar o certo pelo duvidoso.

3 - Grau de estudo eu não tenho, como eles também não tem, pois ninguém tem faculdade completa, e também isso é uma questão que essa empresa não fica muito no pé dos funcionários. Mas eles realmente sabem mais coisas que eu, mas isso não quer dizer que eu possa saber também. E nessa questão eu não queria me igualar a eles, mas sim recebe um aumento apenas pois como eu disse meu acumulo de trabalho aumentou.

4 - Me dou bem com meu chefe, mas não é um cara que coloca a mão no fogo pelos funcionários.

5 - Em relação a esse ponto, eu só quero focar na minha faculdade esse no em que vou inicializar e focar no meu curso de inglês, porque realmente essa empresa que eu estou não tem visão de crescimento profissional.

Isso é tudo! Mas uma vez, obrigado.
Avatar pua
PUA Bruno Lopes

Aprendiz

#1044447 Analisando seu relato, deu pra sacar que você tem demonstrado capacidade e qualificação tanto ou melhor do que seus colegas de trabalho. Também não vejo problemas em tentar negociar com o seu chefe. Se você diz que tem um relacionamento bom com o seu chefe, creio que o correto seria você chama-lo após o termino do expediente ou durante o intervalo dos demais funcionários para uma conversa em particular, pra evitar a atenção e uma possível invejinha de alguém.
Se seu chefe, é do tipo que não põe a mão no fogo, então sinto em lhe dizer a verdade, mas vc está sendo explorado. Se esse for o caso então vc deverá impor uma atitude mais severa. Enquanto você está empregado, procure sair nos intervalos ou folgas e entregar alguns currículuns, vc pode pedir para sair mais cedo e fazer uma entrevista, ouça todas as propostas que vc receber e quando vc tiver certeza de que estará empregado caso saia do seu atual trabalho, intime novamente o seu chefe e diga: "Eu tenho essa proposta aqui, vou ganhar N vezes mais que o Senhor me paga, o Senhor pode me dar um aumento? Se a resposta for negativa então você se levanta, agradece pela oportunidade, pessa demissão e vá ser feliz em uma empresa que mereça os seus valores. Não permite que ninguém explore vc, nós crescemos com uma crença negativa que nossos pais nos ensinam equivocadamente de que se vc tem um trabalho, tem que dobrar os joelhos e agradecer a Deus, mesmo que vc ganhe 4 ou 5 vezes mais. Eu não concordo! Desde que vc busque qualificação, e demonstre que realmente em competência para determinada função, vc tem o direito e o dever de reinvidicar um salário melhor!