O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

Joãozinho Dellas

Aprendiz

#1037945 Wea PUAs
Irmãos hoje estou aqui pra pedir ajuda sobre investimento financeiro, sei que aqui no PUA tem muito irmãos com experiencia de vida, bons conhecimentos e de diversas áreas profissionais. Eu tenho 16 anos ainda estou no ensino médio. mais quero saber o mais cedo possível sobre investimentos, eu queria que você me passassem ou recomendassem materias(videos,ebooks...)que eu pudesse aprender tudo sobre investimentos do principio até...

Obrigado pela atenção, abraços irmãos
Joelucas

Aprendiz

#1038001 Fala meu brother. Acho q o melhor caminho pra quem quer ganhar dinheiro e trabalhar em casa é o marketing digitaal, comecei a pouco tempo e já obtive lucroo. haha abraço xD
Avatar pua
G15

Veterano - nível 3

#1038006 Fala meu camarada, beleza?

Que área do mercado financeiro você tem interesse? Há livros bases como:

Pai Rico Pai Pobre;
Os Axiomas de Zurique;
O investidor inteligente (avançado, não recomendo a leitura de início).

O mercado financeiro tem duas grandes vertentes: capital e finanças.

Capital é bolsa de valores, FOREX e etc.
Finanças é basicamente valuation (que é imensa).

Eu te recomendo a leitura dos dois primeiros livros, se curtiu e quer se especializar um pouco procure fazer o certificado CPA-20 (é bem fácil de tirar).

Todo o material possível sobre mercado financeiro há de graça pela net. Não tenho canais a recomendar.

Sobre profissionalização na área, você pode escolher três: administração, engenharia e economia. Depende mais para que área te financeira mais te chama atenção.
Avatar pua
Slide o Jogador

Aprendiz

#1041181 O tópico investimentos é muito interessante Joaõzinho. Eu pessoalmente estou em busca de algo parecido. Já lí "Pai Rico, Pai Pobre" e é mesmo muito interessante e bom pra compreender o que é investimento e o que não é (ativos e passivos, ou seja, o que te mete dinheiro no bolso e o que te tira o dinheiro). Quanto ao livro "Os Axiomas de Zurique", este é uma auntêntica novidade pra mim, espreitei agora no Google e cara, eu devia ter lido esse livro há 2 anos atrás, eu já me aventurei no mercado das opções binárias e perdi dinheiro e logo desisti, eu precisava era deste livro, antes de afundar a cara nos investimentos. Muito obrigado pela sugestão G15. Abraços!
Avatar pua
Malhador2

Aprendiz

#1041208 Amigo
te recomendo o curso A classe Alta da arata academy que tem aqui no forum, o Produtividade Ninja da arata academy também e o Codigo Estilo do Alberto Solon
E de livros Poder Sem Limites do Anthony Robbins e Maestria as Chaves do Sucesso e da Realizacao Pessoal do George Leonard
O canal do youtube do Wendell Carvalho do metodo cronos tem umas coisas boas tb.
Abraço
Avatar pua
Hapollo - MEMBRO EXCLUSIVO
#1041291 Os amigos acima já deram ótimas sugestões! Quero apenas complementar com a sugestão de leitura de mais 2 livros fundamentais para o desenvolvimento financeiro de qualquer pessoa, são eles: Segredos da mente milionária (T. Harv Ecker); e Trabalhe 4 horas por semana (Thimoty Ferris). Além disso tem ótimos canais no youtube sobre educação financeira:

Mundo do dinheiro: https://www.youtube.com/channel/UCuerEc ... 43NEOBEX_g

Rafael Seabra: https://www.youtube.com/user/rsmc83

André Bona: https://www.youtube.com/user/andrelvbona

Erico Rocha: https://www.youtube.com/user/ignicaodigital


Um forte abraço e kaizen!
Avatar pua
Lúcifer

Veterano - nível 10

#1041292 Essa informação ninguém te passará, muito menos eu. Pois tem muito investimento bom, mas você pode ser um concorrente.
O que posso te falar, é que existe o tesouro direto..
Avatar pua
G15

Veterano - nível 3

#1041294 Em relação a investimentos em renda fixa:

Capitalização: passe longe.
Poupança: o seu dinheiro é corrído pela inflação, ou seja, você perde poder de compra.

Há outras opções como:

Mas antes! Ponto importante: existe pré e pós:
pré = você já sabe quanto você vai receber no final, a taxa é pré-fixada;
pós = você não sabe quanto você vai receber no final, geralmente atrelado ao CDI (que é praticamente a Selic), a taxa é pós-fixada.

Investir em CDB/CDI/LCI/LCA

Em resumo, é o seguinte:

Essa opção você não poderá movimentar o seu dinheiro. Investiu e vai ter que deixá-lo lá até o vencimento do título.

CDB/CDI possuem IR; LCI/LCA não possuem IR (sim são isentos de imposto de renda). Mas não necessariamente um vai sempre render mais do que o outro, uma LCI pode render 95% do CDI e um CDI pode render 103% do CDI (exemplo). Dependendo de quando o título vence, você vai pagar um imposto de renda X... Em suma, fique com o LCI/LCA quando quiser investir por < 2 anos e CDB/CDI quando quiser ficar com o investimento por > 2 anos.

Há óbvias exceções, existem LCI's que chegam a render 17% e que vence em 5 anos por exemplo.

Há proteção em todos os títulos descritos. O banco pode falir que você ainda recebe o montante inicial, assegurado pelo FGC - até R$ 250.000 por CPF.

Há pequenos bancos como o SofisaDireito que oferecem CDI 100% para pequenas quantias, o que é muito bom para pequenos investidores e poupadores. E o melhor: o dinheiro está assegurado pelo FGC (como descrito acima)

Investir em Tesouro Direto

Aqui você compra por via de corretora, títulos da dívida do governo negociados. Esse é o tipo de investimento considerado "o mais seguro possível", porque a contra-parte é o próprio governo do Brasil e também um dos mais rentáveis.

Você pode negociar títulos pós-fixados na Selic e na inflação(IPCA) + constante e títulos pré-fixados.

Mas os títulos são marcados a mercado. Você pode negociá-los livremente como se fossem ações, porém eles estão sujeitos à variação dos preços (demanda e oferta) - a menos que você os guarde até o vencimento - mesmo assim você deve fazer o cálculo de quanto pagou com o que o título vale no valor do vencimento (valor de face).

Em suma... Não compre TD a menos que você saiba o que está fazendo, você pode eventualmente ter prejuízo - sim! Com títulos de renda fixa.

O valor dos títulos (LTN e LFT - pós fixado e Selic, respectivamente) é diretamente correlacionado à Selic e sua espectativa de valor futuro. Se há espectativa de queda na Selic: o valor dos pré-fixados costuma subir e dos pós-fixados costuma cair e vice-versa. O valor da NTN-B (atrelado à inflação oficial - IPCA) é diretamente relacionado à inflação (dã) e podem ser comprados como "Principal" - estas tem o valor de face maior, mas a não-principal (apenas NTN-B) vai pingando semestralmente juros ao investidor). Cabe a estratégia do investidor qual o melhor para ele.

Caso você vá investir em TD, procure uma corretora que não cobre taxa de administração/custódia.

Investir em fundos de renda fixa

Há ótimos fundos de renda fixa no Brasil. Eles negociam de tudo, debêntures, notas promissórias, LCIs... Você deixa na mão de profissionais as decisões de investimento. Também há uma infinidade de fundos e seus tipos.

O rendimento dos fundos já está incluso a taxa de administração.

No site da CVM você pode procurar um fundo de investimento de interesse e saber exatamente a composição da sua carteira.
http://sistemas.cvm.gov.br/?fundosreg

Boa sorte!
R.Oliveira

Aprendiz

#1047716 Otima explicação G15,

Estou lendo bastante sobre esses investimentos antes de embarcar nessa.. pois quanto mais eu aprendo.. mais duvidas vão surgindo hahaha

Abraço!

Black.