Artigos sobre economia e o mercado com mais misticismo existente: O mercado de ações.
Não crie tópicos de dúvidas aqui.
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#665944 INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - INTERMEDIARIO 2

Tópicos anterioresINVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 1 - BASICO
http://www.puabase.com/forum/investindo-na-bolsa-de-valores-parte-1-basico-t44948.html
INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 2 - BASICO
http://www.puabase.com/forum/investindo-na-bolsa-de-valores-parte-2-basico-t45074.html
INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 3 - BASICO
http://www.puabase.com/forum/investindo-na-bolsa-de-valores-parte-3-basico-t45193.html
INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - INTERMEDIARIO 1
http://www.puabase.com/forum/investindo-na-bolsa-de-valores-intermediario-1-t48261.html


ANÁLISE FUNDAMENTALISTAA seguir vou entrar com mais detalhes na Análise Fundamentalista (AF), que é uma estratégia que não existem muitos cursos por aí. O que mais existem são livros e cursos de análise técnica, também chamada de grafista, que é baseada em análise de gráficos da variação da cotação e também do volume negociado. A análise técnica é mais fácil de aprender, afinal são poucas as pessoas dispostas a ler balanços e demonstrativos de resultados cheios de números e notas de rodapé sem ficar entediadas.

A análise fundamentalista se baseia que o mercado exagera nas cotações com pessimismo ou otimismo dos investidores. Com essas distorções, pode-se tirar proveito comprando ações baratas em relação ao seu valor quando todo mundo está desesperado, e vendendo quando o mercado está tão eufórico que até o porteiro do seu prédio está querendo comprar algumas ações que viu no Jornal Nacional. Resumindo, uma coisa é o valor real da empresa e outra coisa é o valor da cotação em bolsa. Quando existem grandes distorções, abrem-se oportunidades para comprar ou vender.

A análise técnica acredita que todas as informações a respeito da empresa estão embutidas na cotação da ação, não se importando com o valor real da empresa. O que interessa é a variação da cotação em bolsa. Como já havia mencionado no tópico anterior, este método tipicamente emprega várias operações de curto prazo, e assim é o método mais lucrativo para as corretoras de valores (mais operações = mais taxas). Não é à toa que as corretoras querem que você seja um analista técnico! :D


Warren BuffettA análise fundamentalista é o método do bilionário Warren Buffett, ele foi capaz de analisar as empresas de uma forma tão minuciosa e prever se essas empresas dariam certo, que acabou virando uma figura lendária no mercado acionário. Ele simplesmente devorava os balanços das empresas e conseguia descobrir se a empresa valia aquilo mesmo que estava cotado em bolsa, ou não.

Em 2008 quando teve a primeira crise, o Buffett falou que estava oversexed (com tesão), e não é à toa. Para um fundamentalista, quando existe um pessimismo exagerado como foi na época, abriu-se oportunidades para comprar ações de excelentes empresas a preços muito baixos. Ou seja, naquela oportunidade tirou-se proveito de pessoas que estavam com medo de perder tudo e que estavam vendendo barato suas ações. Eu também aproveitei. :)

Só que o Buffett é um gênio, e também não faz muita coisa além disso, é trabalho e trabalho. E nós, que temos uma vida mais normal e equilibrada? Nem de longe temos condições de devorar balanços como o Buffett, mas podemos tirar proveito da Internet para localizar um conjunto de empresas que podem estar relativamente baratas para se comprar. A partir desse conjunto menor de empresas podemos analisar uma por uma e verificar quais são as melhores opções. Indo além, podemos refletir sobre a viabilidade dessas empresas no futuro, qual é a concorrência no mercado, quais são as margens de lucro. Por exemplo, se as margens de lucro são meio apertadas, existe uma menor folga e qualquer crise ou crescimento da concorrência pode fazer com que a empresa tome prejuízo. É o caso das companhias aéreas, as quais o Buffett não compra.

Como também podemos cometer erros mais facilmente que o Buffett, temos que diversificar a carteira de ações e evitar concentrar muito dinheiro investido em uma única empresa. Assim, em caso de um erro de análise de sua parte (nunca se acerta todas as vezes), ou um desastre inesperado de uma empresa, você perde apenas uma parcela do seu investimento.


FundamentosVamos entrar em um site chamado Fundamentus. Quando descobri esse site minha vida mudou. :D Existem outros sites similares a este, mas esse é relativamente simples de se usar. Lembre-se que os dados desses sites podem estar incorretos! Cabe a você investigar mais a fundo a empresa antes de tomar uma decisão de compra de uma ação em bolsa!

http://www.fundamentus.com.br/

Você pode digitar o código da ação para ver os indicadores, ou então realizar uma busca avançada, digitando os indicadores com os valores desejados para encontrar um grupo de empresas. Neste momento não vou falar de indicadores fundamentalistas, apenas vou citar um para se ter uma idéia da busca.

Por exemplo, eu quero encontrar ações que paguem bons dividendos, acima de 7% ao ano. Dividendo é a distribuição de parte dos lucros da empresa para os acionistas. Empresas lucrativas distribuem dividendos, às vezes pouco, mas distribuem. Empresas com sérios problemas, dando prejuízos durante um longo período de tempo, não distribuem dividendos.

Entre no site Fundamentus, clique em busca avançada, e localize o campo Dividend Yield na tela.
Ao lado do Dividend Yield, na caixa min (mínimo) digite 0.07, o que equivale a 7%. Na caixa max não digite nada.
Isso quer dizer que você quer encontrar ações que paguem 7% ou mais ao ano em dividendos (em relação a cotação atual em bolsa)
Clique em BUSCAR, que fica na parte inferior da tela.
Você terá uma lista de empresas que atendem a esse critério. Em épocas de desespero no mercado, a lista de empresas com bom Dividend Yield aumenta. Em épocas de otimismo, quando as cotações estão altas, a lista de empresas diminui. O indicador Dividend Yield se comporta da seguinte forma:

Se a cotação da ação sobe na bolsa, o Dividend Yield diminui.
Se a cotação da ação cai na bolsa, o Dividend Yield aumenta.
Se a empresa distribui mais dividendos, o Dividend Yield aumenta.
Se a empresa distribui menos dividendos, o Dividend Yield diminui.

Essa lista que você obtém do Fundamentus tem que ser estudada, pois existem muitas pegadinhas aí no meio dessa lista! Depois eu dou exemplo de uma ação que parece uma barganha mas é totalmente furada.
Entrando outros indicadores como P/L e P/VP você dá uma filtrada melhor e diminui o número de empresas listadas.
Por exemplo, tente fazer uma busca avançada novamente com os seguintes critérios:

P/L min 0 max 7
P/VP min 0 max 2
Dividend Yield min 0.07 max (deixe vazio)

Provavelmente já deve ter dado uma filtrada melhor. De qualquer forma, ainda aparecem muitas pegadinhas aí no meio dessa lista, algumas bem óbvias mas não tão óbvias para os iniciantes, então mas cabe estudar bastante, afinal se dar bem na bolsa de valores não é fácil de imediato.

Exemplo de pegadinha: Você deve ter visto empresa dando mole aí na lista que baseado nos indicadores de Julho de 2012 paga 30% AO ANO ano só de dividendos??? Pegadinha do malandro! Rá! Essa empresa (MEND6) declara o dividendo mas NÃO PAGA ao acionista. Existe todo um rolo que só acontece no Brasil mesmo... :bravo

O que significam P/L e P/VP fica para uma próxima etapa. São muitos detalhes e estou tentando manter o mais simples possível. Só arranhamos a pontinha do iceberg que é análise fundamentalista, mas a intenção é formar conceitos para desmistificar certos aspectos do mercado acionário e deixar as pessoas um pouco mais preparadas para considerar a bolsa como uma opção de investimento.
Avatar pua
jovicentt

Aprendiz

#808298 Acabou?
Cara curti muito teus tópicos, eu to com uma grana guardade e estive pensando em investir, até tinha olhado em sites de corretoras, mesmo um pouco cara, acho que vou pegar a do meu banco mesmo ou investir num fundo sei la, suas dicas ajudarão bastante, vou me decidir e vamo ver no que da.
Mas ta parado isso aqui porque ninguem feeda mano?
Cara ajudou muito, valeu mesmo!