O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#483166 Continuação de: INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 1 - BASICO
http://www.puabase.com/forum/investindo-na-bolsa-de-valores-parte-1-basico-t44948.html

No tópico anterior escrevi sobre as corretoras, as taxas que elas cobram, e como o imposto de renda é calculado. Resumindo, para operar com a compra e venda de ações você precisa abrir a conta em uma corretora de forma parecida como você abre conta em banco, mas a diferença é que a inscrição é feita pela Internet e a documentação é enviada pelo correio. Exemplos de corretoras: Rico (Octo Corretora), MyCap (Icap), Ágora, WinTrade (Alpes), TOV, InvestBolsa (Spinelli), Banif Invest. Os bancos de varejo (ex: Bradesco, Itaú, Santander) também possuem plataformas de negociação de ações, mas geralmente cobram muito caro e são ruins de operar. A Icap, TOV e Rico são algumas com a melhor relação custo-benefício, com custos de corretagem baixos, entre R$5 e R$10 por ordem.

Após abrir a conta em uma corretora e comprar ações, você pode transferir a custódia das ações para outra corretora que você acha melhor. É um procedimento meio chato de fazer, mas já fiz anteriormente. Outra informação importante, se a corretora falir, as ações que estão em custódia são preservadas pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Quando você possui ações, você recebe extratos de custódia da CBLC mensalmente, pelo correio. No extrato consta as ações em carteira, as negociações do mês e os dividendos que foram pagos no mês ou que foram declarados pela empresa e ainda serão pagos no futuro.

Os dividendos merecem um tópico futuro à parte, pois é uma forma de renda e também um critério importante para a escolha de uma ação no horizonte de longo prazo. A empresa distribui parte do seu lucro líquido para os acionistas, em forma de dividendos que podem ser mensais, trimestrais, anuais ou esporádicos. Algumas empresas são notórias pagadoras de dividendos, como a Eletropaulo e outras companhias de energia elétrica.

Mais alguns conceitos que devem ser aprendidos:

MERCADO INTEGRAL X FRACIONÁRIO

Leia sobre os conceitos em: http://www.mundotrade.com.br/mercado-in ... racionario

Mercado fracionário é osso de trabalhar, pois é muito mais difícil comprar e vender ações, pela quantidade muito menor de operações diárias. Você até pode ser obrigado a vender suas ações por um valor menor que a cotação atual do lote integral. O mercado fracionário funciona de forma separada do mercado integral.


CÓDIGOS DAS AÇÕES

As ações listadas em bolsa possuem códigos como VALE5, PETR4, BBAS3, BRSR6, etc.
Por exemplo, a Petrobrás possui as ações PETR4 e PETR3.

PETR é o nome da empresa.
4 indentifica que a ação é do tipo preferencial. Este tipo de ação dá preferência no pagamento de dividendos, porém não dá direito a voto nas assembléias.
3 indentifica que a ação é do tipo ordinária. Este tipo de ação dá direito a voto nas assembléias.

As cotações de PETR3 e PETR4 são independentes.
O lote fracionário de PETR4 é negociado como PETR4F.
Por exemplo, se você possui 53 ações PETR4 elas são negociadas como PETR4F.
Se você comprar mais 47 ações PETR4F você terá um lote inteiro, 100 ações PETR4. Agora estas 100 ações podem ser negociadas no mercado integral, pois formam um lote inteiro.
Algumas corretoras podem até cobrar mais barato pelas negociações no mercado fracionário. Mas os impostos do governo são calculados da mesma forma.

Leia mais aqui: http://www.mundotrade.com.br/codigo-acoes-bovespa

Os códigos de 5-8 identificam variações de ações preferenciais (PNA, PNB, PNC, PND).
Por enquanto, se preocupe apenas em saber dos códigos 3 e 4, e que os códigos 5-8 também são de ações preferenciais.


TAG ALONG

Em certos momentos você vai parar para analisar se vale mais a pena comprar a ação ordinária ou a ação preferencial de uma empresa. Direito a voto em assembléia significa praticamente nada para nós que temos uma merreca de participação acionária, mas existem outros fatores importantes em jogo como o TAG ALONG.

Leia mais aqui sobre o tag along: http://opequenoinvestidor.com.br/2011/03/direitos-do-acionista-o-tag-along/