O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#484420 INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 3 - BASICO

Continuação de:
INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 1 - BASICO
investindo-na-bolsa-de-valores-parte-1-basico-t44948.html
INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 2 - BASICO
investindo-na-bolsa-de-valores-parte-2-basico-t45074.html


Na parte 2 escrevi um pouco mais sobre corretoras, mercado fracionário, o código das ações e alguma coisa sobre dividendos e tag along.

NEGOCIAÇÃO EM BOLSA

Após abrir a conta na corretora, enviando toda a documentação exigida, é hora de transferir dinheiro para a corretora através da transferência bancária. A transferência bancária através de DOC/TED é uma operação meio cara, então verifique se ela está inclusa ou não no pacote de serviços do seu banco. Outra opção é a transferência direta, se o banco usado pela corretora é o mesmo banco que você tem conta corrente.
A corretora de valores possui uma única conta corrente, e você transfere seu dinheiro para essa conta. Depois de algum tempo a corretora joga o dinheiro na sua conta particular dentro da corretora e você pode utilizá-lo para comprar ações.
Você faz login via navegador web e abre o home broker da corretora no horário de negociação de ações e acompanha suas ações preferidas na tela. Clicando sobre uma ação em algum lugar vai ter a opção de comprar ou vender. Você digita a quantidade de ações que quer comprar ou vender, deve ser um múltiplo do lote mínimo, e qual preço que você quer pagar ou vender. Na tela você recebe uma lista de ofertas, chamado de BOOK, de compra e venda de outros negociadores. Não dá para saber quem é quem, somente dá para identificar qual é a corretora de cada negociador. Eventualmente pode ser até a mesma pessoa operando por corretoras diferentes.

Vamos ver alguns exemplos de negociação.

Abro a tela de uma ação, por exemplo, Petrobrás - PETR4 e vejo algo parecido com isto:

COMPRA VENDA
1000 20,00 900 20,20
1200 19,99 1600 21,10
1400 19,50 5000 22,00

Vejo que tem alguém se oferecendo para comprar 1000 ações a R$20,00 e alguém querendo vender 900 ações a 20,20.
Se você quer comprar 1000 ações da Petrobras AGORA você poderia fazer o seguinte:

a) colocar uma oferta de compra de 1000 ações PETR4 a 20,01 e esperar. Sua oferta fica na frente das outras, mas um outro negociador pode fazer o mesmo.
b) colocar uma oferta de compra de 1000 ações PETR4 a 20,20. Ela será executada parcialmente e você terá comprado 900 ações até o momento.

COMPRA VENDA
100 20,20 1600 21,10
1000 20,00 5000 22,00
1200 19,99
1400 19,50

Sua ordem de compra de 100 ações a 20,20 ainda continuará lá até que alguém venda a você por esse preço, termine o pregão, ou você cancele a ordem.
Cancelando a ordem ou terminando o pregão, você terá comprado 900 ações a 20,20. A corretora irá emitir uma nota de corretagem onde consta o preço que você pagou, as várias taxas, etc.

c) se eu colocasse uma ordem de compra de 1000 PETR4 a R$20,00 ficaria assim:

>>>> ANTES DA ORDEM DE COMPRA
COMPRA VENDA
1000 20,00 900 20,20
1200 19,99 1600 21,10
1400 19,50 5000 22,00

>>>> DEPOIS DA ORDEM DE COMPRA ENVIADA
COMPRA VENDA
2000 20,00 900 20,20
1200 19,99 1600 21,10
1400 19,50 5000 22,00

Se alguém vender 1100 ações a 20,00 a pessoa que colocou a ordem primeiro compra as 1000 ações e você compra só 100 ações.
Mas sua ordem de compra para as 900 restantes ainda continua lá no BOOK esperando:

COMPRA VENDA
900 20,00 900 20,20
1200 19,99 1600 21,10
1400 19,50 5000 22,00
Avatar pua

Criador do tópico

bullitt

MEMBRO PROFISSIONAL

#491516 Para complementar:
Uma forma de entender melhor o mecanismo de funcionamento da bolsa é usando um simulador. Existem alguns, mas não sei qual é o melhor:

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/simuladores/simuladores.aspx?idioma=pt-br

Porque não cadastrar agora e aprender um pouco mais?

Obs: Um bom desempenho no simulador não quer dizer muito, só significa que você compreendeu como a coisa funciona. Quando o negócio é com seu dinheiro real, o bicho pega, pois aí surgem as emoções e os riscos... Imagine que você investiu tudo o que tinha na bolsa e depois de um ano a cotação está valendo a metade*... O que você faria? :o

* Isso aconteceu comigo em 2008, na primeira crise, minha carteira de ações passou a valer menos da metade do que valia no ano anterior... Apesar de tudo, foi a melhor coisa que já me aconteceu financeiramente, pois não entrei em pânico!
Avatar pua
Sartorio

Melhores PUAS

#492125
bullitt escreveu:Para complementar:
Uma forma de entender melhor o mecanismo de funcionamento da bolsa é usando um simulador. Existem alguns, mas não sei qual é o melhor



Bom guia :ae

Você explica de forma sucinta e clara alguns dos principais mecanismos do mercado de ações. Investir em ações é algo que exige um certo conhecimento do mercado, porém com o tempo se torna algo bastante rentável se comparado com outros investimentos.

O melhor simulador na minha opinião é o SimulAção, da própria bovespa.Além de vir com aulas teoricas, possui uma interface de homebroker, acessível e intuitiva.

http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/index.jsp


Abraços!
EL-Mago

Aprendiz

#650079 Muito obrigado mesmo por dividir seu conhecimento conosco, eu já estava querendo saber mais sobre esse assunto e ia até pagar uma boa graninha pra fazer um curso de um dia, mas agora eu ja posso redirecionar esse dinheiro VLW msm.
Avatar pua
KingAM - MEMBRO EXCLUSIVO
#676390 Cara, muitoo obrigado pelas valiosas informações a respeito do Mercado de Ações. Eu tenho o desejo de ingressar nesse tipo de mercado e os seus posts estão me ajudando! :D
Avatar pua
Insist - MEMBRO EXCLUSIVO
#715057 Post sensacional bullitt. É isso mesmo que pretendo fazer : investir na bolsa!
Com suas dicas me sinto ainda mais motivado, preciso de mais um tempo pra juntar R$ 2 500,00 assim como falou pois prefiro seguir o mercado fracionário e enquanto isso estudarei o que puder sobre o assunto. Muito obrigado , Sucesso !!!
Avatar pua
Foxy

PUA EXPERT

#724245 Cara seus artigos estão bom , estou acompanhando todos, estou interessado em investivir na bolsa também e estou aprendendo a investir com seus artigos, ja me cadastrei no site http://www.simulacaobmfbovespa.com.br/index.jsp pra aprender na na pratica como é.
Continue sempre postando sobre esses assuntos.
Parabéns , abraço.