O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua
bullitt
#481941 INVESTINDO NA BOLSA DE VALORES - PARTE 1 - BASICO

RECOMENDAÇÕES

O autor não se responsabiliza por eventuais perdas que possam ocorrer. Analise todo o conteúdo de forma bastante crítica e leve sempre em consideração todos os riscos envolvidos no mercado de ações. Desconfie de tudo e de todos, leia muito, tome decisões com seu dinheiro por si mesmo.


FORMAS DE INVESTIMENTO EM AÇÕES

Basicamente você pode investir na bolsa de valores através de três formas:

a) Fundo de investimento, há alguns que você pode começar com somente R$100, por ex.:

http://www.caixa.gov.br/voce/investimentos/fundos/index.asp

b) Clube de investimento, onde um grupo de pessoas se junta para aplicar na bolsa. Veja mais em:

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/educacional/clubes-de-investimento/clubes-de-investimento.aspx?idioma=pt-br

c) Através de uma corretora de valores, transmitindo ordens de compra e venda de ações através de um homebroker (via navegador) ou através de uma mesa de operações (geralmente por telefone e sai mais caro)

Vou focar somente na terceira opção porque é onde você toma decisões por conta própria. O seu destino financeiro só depende de você.


ESCOLHENDO UMA CORRETORA DE VALORES

Para operar diretamente na bolsa, você precisa de uma conta em corretora para transmitir suas operações.
Existem dezenas de corretoras de valores no Brasil, todas oferecem um home broker para operar via Internet.
Ou seja, você pode comprar e vender ações em qualquer lugar do mundo que tenha Internet.

Imagem

As corretoras também oferecem a possibilidade de comprar e vender ações via telefone (mesa de operações), mas os custos geralmente são maiores.

Exemplo de uma corretora de valores: https://www.mycap.com.br/ (essa corretora tem taxas fixas baixas)

Para abrir uma conta você faz um cadastro no site e/ou preenche formulários anexando documentos como RG, CPF, comprovante de residência. O processo de abertura de conta é parecido à abertura de conta em um banco.

Depois que você abriu a conta, você transfere dinheiro para a corretora através de um DOC/TED ou transferência direta se a conta da corretora for a mesma do seu banco. Para sacar dinheiro da corretora, você faz uma transferência de volta para sua conta corrente.
Para começar, junte um valor como R$2.500 pelo menos. Algumas corretoras como a Ágora requerem um valor mínimo no momento da abertura da conta, mas muitas não exigem um valor inicial.


TAXA DE CORRETAGEM E IMPOSTO

Toda vez que você compra ou vende ações é cobrado uma taxa de corretagem pela corretora, além de algumas pequenas taxas adicionais como ISS e emolumentos. Como essas taxas adicionais são pequenas em relação ao custo da corretagem, vamos ignorá-las por enquanto.
A taxa de corretagem pode ser fixa ou variável. Algumas corretoras cobram uns R$10 ou R$20 fixos por cada operação, enquanto outras adotam uma tabela Bovespa de faixas de corretagem.

a) Vamos supor que você comprou 100 ações da Petrobrás por R$21,00 cada, através do homebroker de uma corretora que cobra R$20 fixos por operação.
O custo total da operação será de R$2120.
Agora vamos supor que depois de um ano você resolveu vender suas 100 ações da Petrobrás que estão cotadas a R$30 cada.
Você irá receber R$2980, pois será descontada a corretagem da operação de venda.
Seu lucro foi de R$2980-R$2120 = R$860
Se você não fez nenhuma outra operação no mês, esses R$860 são todos seus, livre de impostos pois não ultrapassou R$20 mil reais.

b) Vamos supor que ao invés de 100 ações da Petrobrás a mesma operação foi feita com 1000 ações.
Seu lucro foi de R$29980-R$21020 = R$8960

Para simplificar, estou desconsiderando outras taxas (ISS, emolumentos, taxa de liquidação, IR na fonte) mas são relativamente pequenas.
Todas essas taxas aparecem discriminadas na nota de corretagem que é enviado pela sua corretora.


Como o conjunto de vendas no mês ultrapassou R$20 mil reais, e você teve lucro, vai ter que pagar imposto de renda.
O imposto de renda terá que ser recolhido através de DARF e deve ser pago via banco.

http://carteiradeinvestimento.puabase22.com/imposto-de-renda/guia-de-preenchimento-darf/

Neste exemplo, você terá que pagar 15% sobre o lucro, ou seja, R$1344 vai para o leão. :( Mas você GANHOU DINHEIRO! :yaaah

c) Agora vamos supor que você vendeu 500 ações da Petrobrás a R$30 no mês de Abril e as outras 500 ações a R$32 no mês de Maio.

valor de compra de 1000 ações: R$21020
valor de venda de 500 ações cotadas a R$30 em Abril: R$15000 - R$20 (corretagem) = R$14980
valor de venda de 500 ações cotadas a R$32 em Maio: R$16000 - R$20 (corretagem) = R$15980
Como o total de vendas de ações em Abril foi inferior a R$20000, você não paga imposto.
Como o total de vendas de ações em Maio foi inferior a R$20000, você também não paga imposto.
Isso é uma forma totalmente legal de fugir do leão. :yaaah

d) Se você comprar e vender ações no MESMO DIA e tiver LUCRO, você SEMPRE VAI PAGAR IMPOSTOS, usando o DARF. Isso se chama daytrade, e neste caso é 20% de imposto.

http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/regulacao/tributacao/pessoa-fisica/imposto-de-renda-day-trade/imposto-de-renda-day-trade.aspx?idioma=pt-br

Se você comprou 400 ações e vendeu 300 destas ações no mesmo dia da compra, o daytrade será calculado sobre as 300 ações, mas dá um trampo de calcular...


TAXA DE CUSTÓDIA

Além da taxa de corretagem existe uma taxa de custódia que a corretora cobra mensalmente para manter suas ações.
Algumas corretoras como a Icap e BanifInvest não cobram taxa de custódia e isso é bastante atrativo para quem opera com pequenos valores.
Certas corretoras podem cobrar valores muito altos como R$30 mensais!
Avatar pua
The69Eyes
#481962 Interessante pra caramba. Eu sempre tive curiosidade sobre como investir na bolsa, mas sempre desanimei pois parece algo muito complicado e que demanda muito tempo. Além é claro do fato que você dev ter uma grananinha boa pra investir e ter algum retorno significativo, visto que operar na base de mixaria não faz diferença alguma.
Avatar pua
arthur
#481972 É não é dificil quem sabe eu não faço meu dinheiro trabalhar por mim...
Avatar pua
bullitt
#481992
The69Eyes escreveu:Interessante pra caramba. Eu sempre tive curiosidade sobre como investir na bolsa, mas sempre desanimei pois parece algo muito complicado e que demanda muito tempo. Além é claro do fato que você dev ter uma grananinha boa pra investir e ter algum retorno significativo, visto que operar na base de mixaria não faz diferença alguma.



Não existe exatamente um valor mínimo para se investir na bolsa, mas tem que se levar em consideração os custos de corretagem e custódia que podem ser caros quando comparados ao valor que você pagou pelas ações. Também tem o custo de se fazer um DOC para a corretora, que vai depender de quanto o seu banco cobra. Fazer um DOC de um valor baixo pode não valer a pena, tem banco por aí que cobra mais ou menos uns R$15 pelo DOC/TED.

Mas existe a alternativa de ter uma corretora bem barata e que tenha conta no mesmo banco que você possui conta corrente, assim os custos são bastante reduzidos.

Quando você opera visando o longo prazo, às vezes uma mixaria faz muita diferença! Tem ação que na crise de 2008 valia R$200 o lote de 100 ações e agora em dez/2011 é negociada a R$1500. Teve outra que valia R$300 e hoje vale uns R$900 o lote.
REI DAFLORESTA
#482014 muito interressante o tópico., afinal saude financeira é agora primordial
bira13
#482161 Me fale uma coisa Bullitt. Você ganha dinheiro investindo na bolsa de valores? Ou apenas tem conhecimento de como funciona?

Acredito que para ter SUCESSO na bolsa de valores, seria bom achar um modelo de excelência, uma pessoa que já ganhe o dinheiro que você deseja, para então você copiar todas as ATITUDES que a pessoa tem em relação a bolsa, para ter o mesmo RESULTADO.


Quanto você ganha com bolsa de valores por mês?Semestre? Ano?


Aguardo resposta, ABRAÇO.
bira13
#482163 Bullitt, porque no seu exemplo a), a pessoa gastou R$ 2120 com corretagem, e no exemplo c) a pessoa gastou apenas R$ 20,00 de corretagem?
Avatar pua
aj47
#482176 cara a muito tempo estava procurando como investir na bolsa,seu topico foi de GRANNNDE ajuda,espero que você continue a postar sobre o mesmo.
Avatar pua
bullitt
#482330
bira13 escreveu:Me fale uma coisa Bullitt. Você ganha dinheiro investindo na bolsa de valores? Ou apenas tem conhecimento de como funciona?

Acredito que para ter SUCESSO na bolsa de valores, seria bom achar um modelo de excelência, uma pessoa que já ganhe o dinheiro que você deseja, para então você copiar todas as ATITUDES que a pessoa tem em relação a bolsa, para ter o mesmo RESULTADO.


Quanto você ganha com bolsa de valores por mês?Semestre? Ano?


Aguardo resposta, ABRAÇO.



Oi bira13, eu invisto na bolsa de valores há pelo menos 5 anos. No começo passei por alguns momentos ruins por falta de maior conhecimento e a falta de um método de escolha de ações que fosse mais apurado, até chegar em um método de investimento que começou a dar bons retornos. Fiz várias besteiras no passado, mas cometendo erros você acaba aprendendo. Só não pode desistir no meio do caminho.

Como meu horizonte é de longo prazo (anos) nem tenho como passar o quanto eu ganho por mês. O valor da carteira de ações varia muito de mês a mês. Mas se for considerar somente os dividendos que as ações distribuem, eu teria condições de sobreviver com essa renda. O ano de 2010 foi um ano espetacular e atípico em termos de rendimentos, foi mais ou menos uns 40%. Este ano vai ser uns 10% e estou muito satisfeito com isso porque foi um ano bem difícil. Eu considero na média uns 20% ao ano um rendimento bom para a renda variável.
Avatar pua
bullitt
#482343
bira13 escreveu:Bullitt, porque no seu exemplo a), a pessoa gastou R$ 2120 com corretagem, e no exemplo c) a pessoa gastou apenas R$ 20,00 de corretagem?



No exemplo (a) a pessoa gastou R$2100 com o valor das ações (100 ações a R$21 cada) mais R$20 de corretagem, totalizando R$2120

Complementando, para fins de declaração de imposto de renda você considera como compra de R$21,20 por ação, por exemplo:

Declaração de Bens
1 imóvel localizado na Rua ABC, número 123 --- R$150.000,00
1 automóvel modelo XYZ ano 2001 --- R$20.000,00
100 ações da Petrobras --- R$2.120,00
Saldo na conta corrente do banco Bradesco conta XXXX --- R$1.050,23

Esqueci de mencionar que quando você possui ações você deve fazer a declaração anual de imposto de renda. Mesmo que as suas ações da Petrobras tenham alterado a cotação, você vai manter declarado o valor de R$2.120,00. Você só vai alterar alguma coisa se a Petrobras resolver fazer uma bonificação em ações (por exemplo, você ganhou 10 ações a mais, totalizando 110 ações) ou um split, mas isso é assunto para outra oportunidade.

:ae