Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua
Wolf-Pua
#1017782 Fala galera,

Esse tópico aqui é pra galera que curte essa arte, para aqueles que fazem ou pretendem fazer.

Não tenho o que reclamar do jiu-jitsu, faz benefícios além do corpo. Todo mundo fala que depois que comecei a treinar sou mais sereno e ganhei mais disciplina por exemplo. Mas eu tenho presenciado certas atitudes no mundo do jiu-jitsu, que ao meu ver não é ético, é imoral, e suja a imagem dessa arte marcial. Só para esclarecer sou novo no esporte e pratico a 1 ano e meio.

Então, meio do ano agora, recebi a notícia do mestre de onde estava treinando que ele iria fazer uma pequena graduação no meio do ano. Não troquei de faixa, mas recebi grau na faixa, pra quem não conhece, é praticamente pedaços de esparadrapo que se coloca na ponta preta da faixa, isso representa que vo e está se aproximando da próxima faixa, e que está evoluindo na arte, além de motivador, porque você se alegra já que reconheceram sua evolução, logo te motiva mais.

Foi aí que começou o problema. Recebi grau na faixa, e esse mestre onde eu estava treinando, queria cobrar 150 reias por esse grau. Quando eu troquei de faixa, eu estava treinando com outro mestre da mesma equipe, e quando graduei era 130 reias, TROCA DE FAIXA, eu ganhava certificado, tinha toda cerimônia, e ganhava a faixa. Nesse que me deu o grau, foi um negócio rápido, nada organizado, sem certificado e nada, e o cara vem querer cobrar 150 reias.

Eu queria a opinião de vocês sobre isso, de quem faz jiu-jitsu e de quem faz outro esporte, de como é a graduação.

Valeu, abrass
P.Schelotto
#1017806 Pelo o que eu entendi, o teu mestre queria cobrar mais pelo o dan, correto? Cara, deixe-me lhe perguntar, você treina na Gracie Barra? Há um tempo, ouvi dizer que eles estavam cobrando proporcional a cor da faixa, mas nunca ouvi falar em cobrar adicional pelo dan. Bom, apesar de toda filosofia e disciplina que a arte prega, lembre-se que ela é uma arte marcial que é propagada por pessoas, e pessoas podem se corromper. Eu peguei a roxa pela Kimura Nova União, e mesmo assim, tem um ano que deixei a academia por não concordar com os métodos do meu mestre. Um mestre de uma arte que prega sempre a sensatez, ser tão descontrolado como ele, principalmente com os novatos, era inaceitável. Mas bom, cada um sabe o que faz. Não tenha medo de trocar de academia se for o caso, quando eu não aguentei mais, fui embora, ir para aquelas aulas estava me fazendo muito mais mal, do que bem. Agora faço Kickboxing numa turma cheio de HBs, nas quais, algumas eu já peguei hahaha.
Avatar pua
Rildo2017
#1017812 Esse tipo de coisa me da risos...
Cobrar por grau?
Cobrar por faixa?
Certificado de graduação?

Pqp, jiu jitsu tá perdido cara!!!!

ACADEMIA SERIA NÃO FAZ ISSO, ACADEMIA CASCA GROSSA NÃO FAZ ISSO!

Isso não existe meu velho, na minha academia troquei de faixa e graduei 5 vezes APENAS PAGANDO COM MEU ESFORCO E DEDICACAO A ARTE SUAVE!

Procure um dojo sério pra treinar, eu treino em uma academia gracie, o valor não é barato mas se tem algo que existe lá é honra e ninguém tenta explorar ninguém!

Irmandade, esforço e honra acima de tudo!
Avatar pua
Wolf-Pua
#1017815
P.Schelotto escreveu:Pelo o que eu entendi, o teu mestre queria cobrar mais pelo o dan, correto? Cara, deixe-me lhe perguntar, você treina na Gracie Barra? Há um tempo, ouvi dizer que eles estavam cobrando proporcional a cor da faixa, mas nunca ouvi falar em cobrar adicional pelo dan. Bom, apesar de toda filosofia e disciplina que a arte prega, lembre-se que ela é uma arte marcial que é propagada por pessoas, e pessoas podem se corromper. Eu peguei a roxa pela Kimura Nova União, e mesmo assim, tem um ano que deixei a academia por não concordar com os métodos do meu mestre. Um mestre de uma arte que prega sempre a sensatez, ser tão descontrolado como ele, principalmente com os novatos, era inaceitável. Mas bom, cada um sabe o que faz. Não tenha medo de trocar de academia se for o caso, quando eu não aguentei mais, fui embora, ir para aquelas aulas estava me fazendo muito mais mal, do que bem. Agora faço Kickboxing numa turma cheio de HBs, nas quais, algumas eu já peguei hahaha.


Cara, eu nunca tinha escutado essa de cobrar pelo dan( grau na faixa), até na internet eu fui pesquisar e não encontrei nada relacionado. O pior é que ele gradua a gente, depois fala que é tal preço. E é 150 reais. Agoraa imagina, faixa azul são 2 anos o mínimo e pode colocar 4 graus na faixa, eu teria que desembolsar 600 pra chegar no Azul 4grau, aí depois mais um tanto para trocar de faixa. Essa brincadeira iria sair mais ou menos 800 reias pra eu sair da azul pra roxa.

Eu troquei de academia e ele ficou 3 meses me cobrando isso, enchendo meu saco pelo whatsapp. Mandei a real pra ele que recusei esse grau, fui sincero e educado, ele ficou puto comigo, mandou eu tirar o grau, coisa que eu já tinha feito antes de mudar de academia. Eu nunca tinha visto isso, até perguntei pra várias pessoas que faziam em outra academias se já ouviram falar. Povo achou surreal!

Fazer o que né? O pior é que o cara me chateou bastante. Fala sério
Avatar pua
Wolf-Pua
#1017817 :louco
Ollie escreveu:Esse tipo de coisa me da risos...
Cobrar por grau?
Cobrar por faixa?
Certificado de graduação?

Pqp, jiu jitsu tá perdido cara!!!!

ACADEMIA SERIA NÃO FAZ ISSO, ACADEMIA CASCA GROSSA NÃO FAZ ISSO!

Isso não existe meu velho, na minha academia troquei de faixa e graduei 5 vezes APENAS PAGANDO COM MEU ESFORCO E DEDICACAO A ARTE SUAVE!

Procure um dojo sério pra treinar, eu treino em uma academia gracie, o valor não é barato mas se tem algo que existe lá é honra e ninguém tenta explorar ninguém!

Irmandade, esforço e honra acima de tudo!


Isso é triste, cara!

Acho muito errado você pagar pela sua evolução! Muitas academias tem cobrado pela faixa, o que eu acho sacanagem também, mas até agora não tenho achado aqui na minha cidade. E outra, depende muito da Graice, você teve sorte, porque aqui mensalidade é cara e ainda tem que pagar a troca de faixa, já em praticamente difundido aqui.

Mas pior que faixa, é cobrar de grau! Que loucura é essa? Isso é manchar o jiu-jitsu.
Avatar pua
Rildo2017
#1017820 Entendo irmão, é complicado. Por essas e por outras o bjj não é olímpico, vejo muito nego graduando só pro mestre enxer o bolso de dinheiro e no rola não guentar nem com um faixa branca casca grossa.

Mas fazer o que né irmão, se n tem outra opção os caras fazem essa sacanagem aí!
P.Schelotto
#1017822 É cara, tem muita gente que não tem amor nenhum pela arte, só dá a aula por dinheiro, ai é foda. Mas espero que você não deixe de treinar. Jiu Jitsu é uma arte bonita demais. No entanto, ao trocar de faixa, você tem que desembolsar uma grana pra federação se quiser competir, independente do seu professor. E competir é sensacional também, pelo menos uma vez é muito válida a experiência.