Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua
Wolf-Pua
#1017782 Fala galera,

Esse tópico aqui é pra galera que curte essa arte, para aqueles que fazem ou pretendem fazer.

Não tenho o que reclamar do jiu-jitsu, faz benefícios além do corpo. Todo mundo fala que depois que comecei a treinar sou mais sereno e ganhei mais disciplina por exemplo. Mas eu tenho presenciado certas atitudes no mundo do jiu-jitsu, que ao meu ver não é ético, é imoral, e suja a imagem dessa arte marcial. Só para esclarecer sou novo no esporte e pratico a 1 ano e meio.

Então, meio do ano agora, recebi a notícia do mestre de onde estava treinando que ele iria fazer uma pequena graduação no meio do ano. Não troquei de faixa, mas recebi grau na faixa, pra quem não conhece, é praticamente pedaços de esparadrapo que se coloca na ponta preta da faixa, isso representa que vo e está se aproximando da próxima faixa, e que está evoluindo na arte, além de motivador, porque você se alegra já que reconheceram sua evolução, logo te motiva mais.

Foi aí que começou o problema. Recebi grau na faixa, e esse mestre onde eu estava treinando, queria cobrar 150 reias por esse grau. Quando eu troquei de faixa, eu estava treinando com outro mestre da mesma equipe, e quando graduei era 130 reias, TROCA DE FAIXA, eu ganhava certificado, tinha toda cerimônia, e ganhava a faixa. Nesse que me deu o grau, foi um negócio rápido, nada organizado, sem certificado e nada, e o cara vem querer cobrar 150 reias.

Eu queria a opinião de vocês sobre isso, de quem faz jiu-jitsu e de quem faz outro esporte, de como é a graduação.

Valeu, abrass
P.Schelotto