Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua
DarthVictor
#1012228
Leitura a frio é um conjunto de técnicas que buscam avaliar, de forma aprofundada ou superficial, uma pessoa ou um ambiente físico; principal ferramenta ao auxílio de diversas profissões ligadas as características comportamentais e psicológicas do ser humano. Wikipedia


Introdução:

Temos vários exemplos de personagens que fazem uso excepcional de tais técnicas, por exemplo, nosso querido Sherlock Homes (que acaba sendo inconveniente as vezes). As técnicas de leitura fria demanda uma observação atenta e um certo grau de empatia*. Mas... muitas vezes, frases prontas e decoradas servem para descrever grande parte das pessoas, criando uma ilusão de conforto, haja vista que vai parecer que você conhece há muito a pessoa.


*empatia
substantivo feminino
1.capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.


É assim que trabalham videntes, cartomantes, e seus afins, usam frases que fará a pessoa inocentemente acreditar nele... É claro, tudo tem seu lado negativo e positivo, a Leitura Fria, caso seja seu intuito, analisar a pessoa, entender ela e gerar um conforto mútuo, vale a pena ser utilizada no Jogo. Além de que, demonstra que você está interessado verdadeiramente na pessoa.
Visto isso, tenham cuidado e boas intenções ao fazer o uso da técnica, aproveitem!
(Ela pode não largar do seu pé...)


Alguns fundamentos:


Existem algumas regras básicas que você precisa conhecer quando estiver fazendo "leitura".

Primeiro: Faca o espectador dizer "SIM" quantas vezes possível.
Segundo: mude "talvez" por "SIM"
Terceiro: mude "Não" por "Talvez"
Quarto, compreender que cada experiência humana cai dentro de poucas categorias básicas.
Quinto: cada uma destas categorias básicas pode ser alteradas ao longo para completar categorias diferentes. (Na verdade só estamos deixando a hipótese a você, mas isso é totalmente verdade!)
Sexto: limite seu chute. Use palavras como "provavelmente", "pode", "normalmente", "as vezes", "provável", "muitas vezes", "tendes a", "possivelmente", "atualmente" etc.

Dinheiro, saúde, amor, família, amigos, trabalho, negócios, sexo, aventura e viagens são assuntos de interesse em geral, foque-se neles.

Estabelecendo Rapport:



- Sei que você gostaria de ter mais momentos se divertindo e fazendo o que realmente gosta. Também sei que você ama estar com amigos, mas a solidão ultimamente também tem sido atraente para ti.

- Consigo ver você muitas vezes sozinha, tranquila, porém consigo imaginar que você também se entedia fácil.

- Talvez às vezes você sinta que ainda não realizou muitas coisas na sua vida. Mas sabe que você merece algo que ainda não alcançou, mas que luta muito para isso.

- Vejo que você possui uma lembrança de uma pessoa muito querida e que, embora sejam um pouco diferentes, você
admira muito. Talvez essa pessoa já lhe ajudou em momentos difíceis e se manteve ao seu lado.

- Muitas vezes você pode se perguntar por que a sua vida não é melhor, mas também entende que é você quem faz tudo acontecer.

- Você é uma pessoa trabalhadora e que admira a verdade, não gosta de ser traído por pessoas próximas, mas gosta de manter sigilo sobre alguns aspectos da sua vida com estranhos.

- Talvez você tenha sofrido com algum acontecimento em sua infância, que lhe deixou alguma mágoa ou alguma dor, talvez uma cicatriz.

- Embora a gente nunca tenha se visto, mas vejo que se preocupa com sua aparência, gosta de estar perfumada(o), mudaria algumas coisas no seu corpo e sempre procura aprender e melhorar o que já é.

A leitura fria é simplesmente uma arma muito eficaz para se criar uma conexão praticamente instantânea com alguma pessoa.

Na sedução, por exemplo, você poderia dizer a uma mulher/homem que acaba de conhecer e ela/ele está sendo um pouco seco e duro com você:


“Olha, eu sei por trás desse coração de pedra que você aparenta ter você esconde uma mulher bem carinhosa, que não tem medo de demonstrar sentimentos, que ama receber elogios e dar risada. Qual é? Pode me passar a receita para amolecer esse escudo duro que você armou contra mim? Vem cá, deixe-me te dar um abraço, lhe fazer carinho...”


Extraido de RAPPORT INSTANTÂNEO COM LEITURA FRIA - BLBR


Forking

É SEMPRE BOM OUVIR


[...] Aquele em que todos os participantes receberam o mesmo texto como análise da sua personalidade. Meel reformulou o texto de Forer e usou declarações a que chamou de “enunciados de Barnum” . Phineas Taylor Barnum era um diretor de circo norte-americano que, graças aos seus elogios incrivelmente cativantes, conseguia um enorme público para o seu espetáculo. Os enunciados de Barnum são, portanto, frases nas quais a maioria das pessoas se veria identificada.

Entre elas:

• “Por vezes tem a sensação de que tem muito potencial por explorar.”

• “Por vezes sente que não o tratam suicientemente bem, pois os seus colegas, amigos ou cônjuge o subvalorizam e não apreciam o seu trabalho como merece.”

• “Algumas das suas expectativas parecem irrealizáveis, apesar de ser totalmente qualificado”.


Estas frases são excepcionalmente adequadas para construir uma ligação com o interlocutor. No entanto, contêm o risco de poderem parecer generalistas demais. Por isso devem ser usadas com cuidado. Conte com a possibilidade de o seu ouvinte negar por completo algumas das suas airmações. Como antídoto, Rowland propõe uma das melhores técnicas que já conheci: o forking ou “pesca”.

Declaração: “Você é muito crítico consigo próprio” . Suponhamos que o seu interlocutor pareça concordar com esta airmação. Nesse caso, pode subir um degrau e enfatizar ainda mais a frase: “Por vezes se irrita demais e se aborrece com pequenas falhas às quais os outros não dariam importância. Neste aspecto, muitas vezes você é seu próprio obstáculo”. No caso de o interlocutor rejeitar abertamente o que acabou de dizer, continue a argumentar na direção contrária e airme o seguinte:

“No entanto, aprendeu a dominar a sua veia autocrítica. Por isso, sente-se bem consigo próprio e é capaz de valorizar o que faz bem e o que não faz.”

Mantenha o olhar no seu ouvinte e decida, em função das reações, se deve reforçar ou atenuar o discurso que descreve a personalidade dele. As frases seguintes podem ser uma boa ajuda:

• “Tem uma cicatriz no joelho esquerdo.”

• “Sonhou recentemente com alguém que não via há muito tempo.”

• “A porta da sua casa tem o número 2.”

• “O seu carro é azul.”

• “O relógio que você está usando foi um presente.”

É incrível, essas frases funcionam com muitos!
Trecho do Livro O Mentalista - Thorsten Havener


Conclusão:


Façam bom uso dessa técnica, gera um conforto muito interessante, não será raro você ouvir da HB “Nossa parece que você me conhece tão bem”. Use-as com um bom intuito, tente ser verdadeiro ao máximo e melhore sua empatia com as garotas, com certeza será um diferencial. Para complementar a leitura, estou deixando uma pasta com vários materiais sobre leitura fria e outros, aproveitem. Juntei várias coisas que achei aqui no fórum e fora dele.



Créditos

PUABase
Atitude
Wikipédia
MundoH
BLBR
Thorsten Havener
The Mentalist
Avatar pua
Don Caballero
#1012251 Mandou bem, cara!
Fazendo uma boa leitura fria, (sem jugar de primeira, é claro.) você domina o mundo!
Avatar pua
DarthVictor
#1012252
Don Caballero escreveu:Mandou bem, cara!
Fazendo uma boa leitura fria, (sem jugar de primeira, é claro.) você domina o mundo!


Obrigado amigo! É isso aí, você estabelece um nível de Rapport elevado... Aí amigo... É só saber conduzir a interação.

Sucesso!
Avatar pua
dudaSnoopy
#1012256 Muito bem cara! Fiquei muito interessado nessa linha de estudo.

Muito obrigado pelo tempo que investiu separando o material. \o/
Avatar pua
bigbagual
#1012262 Eu não curto leitura fria, sou frio e pra mim meio que soa como romantismo, muito meloso. Mas há pessoas que se dão muito bem com isso, varia de pessoa pra pessoa. Tem que ter a calibração correta, ter atenção da hb para que dê certo ou você vai passar papelão. É bom tambem para aquelas hbs de familia, mais tradicionais e certinhas.(sim, é raro mas elas existem kk) Gostei do post, explica bem.
Avatar pua
DarthVictor
#1012278
dudaSnoopy escreveu:Muito bem cara! Fiquei muito interessado nessa linha de estudo. Muito obrigado pelo tempo que investiu separando o material. \o/


Obrigado pelo reconhecimento amigo! É uma linha de estudo bem interessante e com certeza soma muito as interações, aproveite.

bigbagual escreveu:Eu não curto leitura fria, sou frio e pra mim meio que soa como romantismo, muito meloso. Mas há pessoas que se dão muito bem com isso, varia de pessoa pra pessoa. Tem que ter a calibração correta, ter atenção da hb para que dê certo ou você vai passar papelão. É bom tambem para aquelas hbs de familia, mais tradicionais e certinhas.(sim, é raro mas elas existem kk) Gostei do post, explica bem.


Exatamente cara! Tem que combinar com seu perfil, fazer o seu "tipo". Se não vai ficar descalibrado, a HB vai te achar estranho, pode achar que você só quer comer ela... (Elas não podem achar isso, mesmo que seja verdade). :mau
Enfim, você mostrou esse fato importante, tem de haver uma certa calibração.

Off topic:
As HBs de família... kkkk isso já me rendeu problemas, uma vez fui com papo cafajeste pra cima de uma dessas... deu ruim, muito ruim... kkkk