Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
fgamans
#1019673 Pessoal nunca fiz nenhuma luta, tenho 45 anos e estou pensando em fazer, quem já fez ou faz vale a pena?
Faço musculação e gosto de correr, ao fazer, o que uma luta acrescentária? E qual luta, sempre ouço falar de quem faz que é ótimo, o que recomendam?

Obrigado.
Avatar pua
yurimpp
#1019677 E aí cara beleza?

Apesar de nunca ter praticado também, acredito que JJ é uma ótima opção, porque você não trabalha só o corpo mas também a mente.
Outra opção legal seria Muay Thai, mas vai do gosto de cada um.

Sugiro que você vá fazendo aulas experimentais de algumas lutas antes de definir qual você quer fazer realmente.

Grande abraço.
Avatar pua
Solid_Light
#1019680 Condicionamento físico, mais dias de vida, melhor autoestima, maior equilibro, mais
mais amizades(com as pessoas que você vai conhecer), aquela sensação de trabalho
feito depois de um dia de treino, um corpo mais atraente e sem bucho de chopp, mais
mulheres interessadas por você,ótimo senso competitivo e esportivo, o afastamento
da depressão(SIM! A ATIVIDADE FÍSICA CONTRIBUI PARA ISSO), melhor frequência
cardíaca diminuindo problemas com pressão alta/hipertensão e também diabetes, que
é bem comum na sua idade(meu pai e minha mãe são só apenas um ano mais velho do que
você e enfrentam pressão alta e diabetes, que é no caso do meu pai).
Enfim, são inúmeros resultados, tenho 16 anos e se eu passar um dia fora da sala de treino da
academia, eu entro em depressão.
Abraços!
Avatar pua
falconup
#1019681 Salve man, onde treino tem dois caras já na casa dos 40 ou mais, um dos meus professores de boxe também está na casa dos 40 e digo pelo que escuto deles que é um ótimo exercício, vai te deixar com um ar mais jovem.

A decisão do que fazer, é como o amigo acima disse, vai testando e vê o que mais se encaixa ao seu perfil. E só corrigindo, todas as lutas não treinam só o corpo, também treinam a mente (principalmente questão de reflexo e concentração).
fgamans
#1019684 Obrigado pessoal, a sugestão de fazer uma aula experimental é ótima e gostei da questão de trabalhar a mente também.

Valeu
Avatar pua
Gafanhoto
#1019689 Essa faço questão de responder. Sou praticante desde os 13 anos de idade (quase duas décadas) e te garanto: todos os praticantes que conheci/conheço beneficiaram-se em vários setores da vida.

- O preparo físico e a saúde no geral agradecem muito.
- Sua capacidade de concentração ultrapassará os níveis comuns dos seres humanos.
- Vai aumentar e equilibrar diversos hormônios (principalmente testosterona) e te promoverá a disposição dos 'vinte e poucos anos' (claro, com a nutrição e descanso necessários).
- Seu corpo ficará forte, resistente e definido (vai te deixar confiante e confortável com o shape).
- Ações reflexas tornam-se naturais e as técnicas aprendidas vão te tirar de várias situações de risco (escapei de um acidente de carro contra minha bicicleta usando técnicas de queda em solo).
- Sua autoconfiança crescerá, fará novas amizades e aprenderá o que é o respeito ao próximo e a si de uma forma especial: granhando uma família nova e cuidando deles.
- Isso vai afetar totalmente seu inner game de forma positiva: cada técnica bem executada te dirá 'sim, você consegue fazer isso e muito mais, seja no tatame ou em toda a vida'.
- Sua postura corporal vai melhorar demais por conta dos alongamentos e dos exercícios de equilíbrio (Linguagem corporal agradece).

Poderia ficar enumerando tudo o que é possível conquistar praticando artes marciais mas acho q essa lista já é suficiente para te dar uma visão geral do quanto é bom praticá-las.

Atualmente escolhi um caminho mais técnico e focado em sistemas de combate urbano então pratico Krav Maga, mas já me formei em Hapkido, pratiquei também Taekwondo, Muay Thai e BJJ. São excelentes artes marciais e cada uma tem suas especialidades. Recomendo muito também o Aikido e o Kung Fu por suas bases filosóficas e técnicas (Wing Chun especialmente, por ser uma técnica absurdamente eficiente). Também treinei e recomendo o Kendo/Iajutsu/Kobudo (armas japonesas) que envolvem o uso de espadas, bastões, tonfas etc e também possuem bases técnicas e filosóficas excelentes.

Agora o resto é contigo. Só tens a ganhar se começar a praticar algo de artes marciais (não recomendo MMA, isso é luta esportiva e não arte marcial apesar de ter as bases das mesmas).

Faça aulas experimentais e veja o que se adequa mais. Não se prenda em uma: vá conhecer várias academias, converse com os professores, sinta a energia do local e das pessoas que o frequentam.

Alertas:
- Vá com calma e tenha paciência, pois o começo é f*da.
- Você vai ficar dolorido, vai se lesionar, vai se irritar com uma técnica ou outra que não aplicou direito. Simplesmente esqueça a palavra desistir e continue se aperfeiçoando.
- Seja respeitoso, educado e cordial com todos.
- Anule o seu ego ao pisar no solo da academia. Tanto faz derrota ou vitória, o que importa é a evolução adquirida.
- Homens e mulheres perdem o gênero no tatame, são somente seus irmãos de treino. Respeite isso ao máximo e seja cuidadoso para não constrangir os parceiros de treino.
- Você aprenderá técnicas que lesionam sériamente uma pessoa em situações de combate. O melhor combate é aquele que não precisamos começar. Entenda isso e use tudo o que aprender com parcimônia e responsabilidade.


Sucesso!

* Se você busca ser um PUA precisará de tudo isso acima. Se adquirir tudo que listei através das artes marciais te garanto que os caminhos ficam mais fáceis de serem percorridos; tanto é que temos várias postagens por aqui recomendando a prática de artes marciais.
Avatar pua
Fiel
#1019691 Faço Krav Maga.Acredito que se seu objetivo for defesa pessoal e segurança é a melhor.
balmant
#1019702 Tenho 34 anos e a 1 ano pratico Muay thai e melhorou muito meu condicionamento físico e poder de concentração.
fgamans
#1019720 Muito obrigado a todos que responderam, incentivou mais ainda a fazer, valeu pessoal
Avatar pua
Fernando Saraiva3
#1019724 Muito legal esse posto, pela pergunta e pelas respostas, também me incentivei mais a fazer rs.