Membros normais não podem criar tópicos mas podem responder tópicos dos veteranos.


Ao atingir mais de 1 ano de cadastro ou envio de mais de 200 mensagens você automáticamente se torna membro veterano e pode postar nessa área.
Avatar pua

Criador do tópico

yg0zera

Aprendiz

#899027 E aí galera, tudo certo? espero que sim rs
Recentemente estive estudando um pouco da retórica do Hittler, que vocês poder dar uma olhada aqui caso se interessem.

Nesse artigo eu vou falar sobre as falácias e como elas são usadas no dia a dia em discussões etc... vou tentar abordar os que penso que as mulheres mais usam. Let's go them!!

DefiniçãoA origem etimológica da palavra Falácia vem do verbo latim fallare que significa enganar. A falácia é um argumento ou raciocinio que não faz sentido que não tem base, mas aparenta ser verdadeiro/real/convicente com o sentido de persuadir uma pessoa ou um grupo.


1. Recorrer para as emoções para tentar persuadir alguem.
São falácias usadas para influenciar pessoas fazendo-as pensar com a emoção e não através da razão e das evidências.

"Faça isso pelas criancinhas pobres"
"Estou muito arrependida, não vai acontecer de novo, eu prometo"
"Joãozinho não queria comer sua buchada de bode com brócolis mas seu pai o lembrou de quantas pessoas famintas existem na Africa e que não tinham nenhum tipo de comida."
"Seu avô vai ficar muito triste se você fizer isto!"


2. Saudosismo X Inovação
É o famoso, na minha época era melhor, ou o oposto, esse novo aqui é o melhor, dependendo do caso podem ser falácias.

"Nossa mas eu sempre fiz assim não vou mudar"
"Esse modelo de celular já esta ultrapassado, não presta mais, vou comprar este outro mais recente"
" Devemos seguir a Bíblia porque é um livro que atravessou os séculos intacto."


3. Ignorância.
Geralmente usado quando o necessário a se fazer não condiz com as vontades da pessoa. Quando ela tenta provar algo apartir da ignorancia, ignorando os fatos e evidencias.

"Ninguém conseguiu provar que Deus existe, logo ele não existe."
"Ninguém conseguiu provar que Deus não existe, logo ele existe."
"Não vou estudar Matematica, nunca vou usar isso na vida"
"Não vou agradar ninguém, em nenhum lugar está escrito que tenho que agradar alguem"


4. Um erro não justifica o outro.
Essa daqui seria a falácia da falácia, no caso numero um que o pai de joãozinho quis persuadir ele fazendo o mesmo comer coisas saudaveis, ele descobre que era uma falacia.

"Joãozinho descobriu que foi persuadido por seu pai, por isso em resposta a isso ele não quer saber dos fatos, só vai comer McDonalds todos os dias.
"Nossa, eu sempre fui santinha e pensava que ele também era, ele me enganou, agora virei puta e ninguem vai me segurar."


5. Apelo a vaidade/ego X Preconceito/Rotulo.
Uma das mais usadas, fica bem mais facil de ser entendida com exemplos. A pessoa contra quem é usada dessa falácia, por ser muito culta, ou sem cultura acaba acusando o golpe e sendo influenciada.

"Nossa Ronaldo, não acredito que uma pessoa tão culta e sabia como você acredita numa coisas dessas."
"Eu não aceito a sua opinião, uma pessoa tão sem cultura como você não é capaz de argumentar racionalmente comigo"


6. Maria-vai-com-as-outras.
Dispensa comentários. É a tentativa de usar uma grande quantidade de pessoas como argumento

"Mas todos os nossos amigos fazem desse jeito, a gente devia fazer isso também."
"Tantas pessoas acreditam em Deus, é por isso que ele existe."


7. Distorção de fatos.
Serve para omitir coisas, e distorcer fatos também.

"Eu só faço 10 gols por partida porque sempre uso a mesma meia."
"De baixo pra cima na tabela, eu sou o primeiro."


8. Teoria Irrefutável.
Usar um argumento com uma teoria que não pode ser comprovada.

"Eu não estava em si, não sei o que aconteceu, foi só um momento"
"Ganhei na loteria porque Deus quis assim"


9. Pergunta complexa X Insinuação no meio da pergunta
Varias perguntas de uma vez só, deixando a pessoa que vai responder as vezes confusa ao processar as informações. No caso da insinuação pode jogar verde e colher maduro

"Porque você gosta de chocolate? já experimentou morango? acho morango melhor que chocolate." (Pergunta+nova pergunta+ opinião pessoal)
"Porque você bate na sua mulher?" (Você bate na sua mulher? Porque faz isso? Insinua-se que o homem bate na sua mulher.)

10. Repetição
Oras, Joãozinho fala tanto que a sua ex-namorada é uma mentirosa, então ela é uma mentirosa.

11. Você também

"Eu não gosto da forma que você tratas as pessoas, você as trata muito mal"
"Ah, mas você tambem faz isso"


12. Onus da prova
Você espera que outra pessoa prove que você está errado, em vez de você mesmo provar que está certo.

"Bom, estou certo até que você ou alguem prove o contrário"

13. Apelo ao ridículo
Ridiculariza um argumento como forma de derrubá-lo.

"Se a teoria da evolução fosse verdadeira, significaria que o seu tataravô seria um gorila"

14. Apelo a força.

Utilização de algum tipo de privilégio, força, poder ou ameaça para impor a conclusão.
"Acredite no que eu digo, não se esqueça de quem é que paga o seu salário

15. Apontar uma causa irrelevante.

Vocês discutem quem tem direito ao título de “doutor”, enquanto tem gente passando fome.
VictorSMF

Aprendiz

#899042 Excelente! Falácia sempre foi um assunto complicado para eu entender embora eu sempre tenho visto pessoas usando algumas como a falácia do Ônus da Prova (a da ausência de provas e da ignorância) principalmente quando entrava em um debate. Agora com estes novos conhecimentos posso usar estas ferramentas ao meu favor, obrigado