Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

J-Hidden - MEMBRO EXCLUSIVO
#474749
Fala galera, tudo bem?


Pois bem, decidi escrever esse texto sobre o tão famoso "Social Proof", mas somente para o NIGHTGAME!
Imagem
Dois meses atrás eu era um jogador bem ruim de nightgame. Hoje acredito que estou em um nível 7 no Nightgame (de 0 a 10), apesar de que nunca me classificarei como 10, sempre teremos algo pra melhorar, mas se for pra quantificar, melhorei em torno de 300% em dois meses, e a maior parte dos meus resultados sem dúvida é fruto do social proof. Ah.. o social proof é importante pra quem joga em qualquer método, mas considero fundamental pra quem joga no indireto.

Deixo claro que este manual tem dois objetivos:

- fazer uma revisão de textos, relatos, artigos e experiências que tive sobre o social proof.
- passar estratégias e informações PRÁTICAS que utilizo no meu nightgame.


Se você colocar no google: "como ser mais sociável" , "como ser mais extrovertido", "como interagir", vai ver uma dezena de pessoas fazendo essas perguntas no yahoo, além de textos em blogs e colunas. Então, as pessoas estão buscando isso até mesmo fora do PU, mas nem sempre conseguem dicas efetivas.

Além disto, no PUABASE encontramos várias referências sobre o "social proof", portanto, quem se interessa sobre o tema, deve ler estes tópicos:

http://www.puabase.com/forum/social-proof-o-segredo-de-type-t37747.html - Este é um excelente tópico do Type no qual ele dá dicas sobre o Social Proof como: não ter preconceitos, nao ser polêmico, não dar sermão, nao falar demais, nao ser reativo, nao ser desesperado, ser atento. Recomendo a leitura do post dele.

http://www.puabase.com/forum/adam-lyons-social-proof-t42356.html - Outro tópico excelente

http://www.puabase.com/forum/tenha-um-super-social-proof-t40678.html
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
PRIMEIRA ESTRATÉGIA PARA SOCIAL PROOF


1- BATER FOTOS: não saio para nightgame sem câmera digital. Uso esta estratégia do começo pro meio da balada. Repare quando as gostosas se juntam pra bater fotos. As pessoas ficam olhando para aquelas delícias se arrumando pra foto. Meus caros, as mulheres também olham para os homens que estão batendo fotos. O flash chama atenção, um grupo de pessoas se juntando e sorrindo chama atenção, e se o seu grupo se organiza pra bater uma foto, as pessoas não passam na frente pois esperam vocês baterem a foto.
Ok, mas não adianta você sair batendo 200 fotos a noite e esperar que as gostosas caiam no seu colo. Abaixo eu dividi a estratégia de bater fotos em duas partes:
- se você está com seu grupo
- se você está sargeando sozinho (na verdade, andando sozinho pelo espaço, não necessariamente um alone sarge)

- SE ESTOU COM MEU GRUPO (homens e mulheres): aborde uma HB10 (ABORDE HB10, MESMO QUE TENHA HOMENS NO GRUPO DELA), e peça pra ela bater a foto do seu grupo pra você. Depois que ela bate, eu pego a câmera de volta, cumprimentando com um aperto de mão demorado (3 segundos), pergunto o nome dela. Ela vai responder o nome (me responderam 100% das vezes), e eu digo: obrigado Fulana. Se a HB perguntar meu nome (IDI), o que eu escrevo na sequência pode servir pra você, mas sugiro jogar da maneira que você preferir. Das vezes que usei esta estratégia, só uns 20% das HBs muito gatas emendam: e qual o seu nome?

Jorge, e se a HB10 falar: porque você me escolheu pra bater a foto?
Simplesmente diga que o sorriso e o olhar dela fizeram ela parecer simpática pra você.

Bom, a partir disto, leve em consideração que ela não perguntou seu nome nem puxou papo. Após agradecer a foto eu prossigo com alguma destas estratégias:

1) Falo do meu blog onde coloco fotos da galera em Brasília, e digo que ela e o grupo dela merecem estar no blog, pois ela e o grupo se vestem de maneira muito charmosa (só uso este caminho se eu sacar que a HB realmente vai aceitar bater a foto pro blog ou se recebi pelo menos um IDI - funcionou 80% das vezes que tentei)

2) Digo que o estilo dela de se vestir me faz lembrar uma ex-namorada modelo que morava em São Paulo (pré-seleção) mas que optei por terminar a relação porque ela tinha muito ciúmes do meu emprego (uso quando não recebi nenhum IDI). Normalmente a HB pergunta qual seu emprego. No meu caso: personal trainer, profissional de educação física, etc. Tente emendar uma demonstração de valor superior quando for falar da sua profissão, mas de maneira indireta, não vá parecer um bobão se vangloriando pra ela. A partir disto é só seguir da maneira que você julgar melhor.

3) Falo alguma coisa do modo como ela segurou minha mão no cumprimento, como por exemplo:
- se ela tiver um aperto de mão forte: você é dona de empresa? tem seu próprio negócio?
- se ela tiver um aperto de mão suave: você é uma pessoa muito delicada mesmo ou você tem uma superforça escondida?
- se ela tiver um aperto de mão fraco: vc tem algua doença contagiosa pra ter medo de apertar minha mão e transmitir algo? (use sorriso sacana , essa estratégia é bem C&F)

4) Não havia reparado, mas você é muito atraente/charmosa/interessante (pra quem prefere jogar de maneira mais direta - usei uma só vez e fechei phone close)

Pronto, só nessa abordagem eu já pude embutir kino e pré-seleção. Além do que você está abordando uma HB10 no começo da balada, coisa que muitos homens não fazem. As outras mulheres vão perceber sua interação divertida com ela. Após conversar alguns minutos com ela, se o rapport foi criado, pego telefone, converso mais uns três minutos e ejeto. Essa interação não pode demorar mais do que 15 minutos na minha opinião (não é uma interação objetivando close, e sim aumentar social proof), exceto se:

- choveram idis e você viu chance de KC , vai fundo, é uma HB10.
- ela puxou você pro grupo dela
- ela te chamou pra outro lugar
- ela deu mole pra você na cara de pau

Portanto, as estratégias acima eu uso quando eu entro na balada com MEU grupo, seja ele composto só por homens, ou por homens e mulheres. Lembrando que, se você abordou uma HB10 e ela tava em grupo misto, certifique-se de checar se algum dos caras é namorado dela, pergunte como ela conheceu aquelas pessoas, isso é fácil de fazer. Observe os dedos, você vai cumprimentar apertando a mão dela, veja se não tem aliança, e mesmo que tenha, tem HB solteira usando aliança na balada (sei que isso não é novidade pra ninguém).

Observação 1: não vejo necessidade de usar time constraint nessa interação, pelo menos não me atrapalhou a interagir, pelo fato de você pedir pra HB bater a foto, você deixou de ser ameaçador. Se o seu grupo é misto, melhor ainda, ela pode pensar que alguma das garotas está com você. Eu só usaria time constraint se eu acabar entrando na friend zone, o que pode acontecer se você não criar rapport e tensão sexual com eficiência.
Observação 2: na hora de sair na foto, procure sair no meio, entre duas mulheres de preferência. Se só tiver homens no grupo, saia no centro da foto. As garotas ao redor olham principalmente para os caras do meio.
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
- SE ESTOU SOZINHO (andando sozinho no espaço, não necessariamente alone sarge):

1) abordo um grupo de mulheres, digo que tenho um blog onde coloco fotos amadoras da galera nas baladas em Brasília, digo que as garotas estão realmente muito bonitas e merecem sair no meu blog. Pra dar credibilidade, o blog deve existir e você deve postar foto nele , afinal você teve o consentimento das garotas pra tirar foto e por na net. Entretanto, quando são HBs muito gatas, eu digo assim:

Eu: Oi, tudo bom com vocês? (dou um sorriso mais discreto)
Set: tudo
Eu: Então, eu não posso demorar muito aqui (time constraint e body rocking), mas eu tenho um blog onde coloco fotos das pessoas nas baladas em Brasília, homens e mulheres, e que eu não queria por foto somente de pessoas bonitas, mas de pessoas que realmente estejam se divertindo na balada, que sejam simpáticas. Vocês são simpáticas? (faço um olhar de dúvida e faço kino também)
Set: Sim, somos! (elas nunca negam, pelo menos nunca ocorreu comigo)
Eu: Sério? Bom.. antes que eu coloque a foto de vocês no blog, quem são vocês?! (kino nelas)
Set: fulana, ciclana e beltrana
Eu: Bacana! Bom, vocês parecem pessoas confiáveis, vou acreditar que vocês são simpáticas hahahaha (tente ser divertido, não pode parecer uma ofensa).

Aí eu procuro alguém bem perto pra bater a foto, qualquer pessoa, não precisa ser uma HB10, você tem que bater a foto rápido. Se posicione entre as HBs e agradeça a pessoa que tirou a foto pra você. 100% das vezes elas vão querer ver a foto (não fique fazendo joguinhos, mostre a foto, uma vez fui enrolar e quase me dei mal, quase caiu a câmera no chão). Em outra ocasião, duas HBs pediram pra eu anotar o link do blog no telefone delas, pois a maioria não decora. Jamais dê o seu número pra que ela ligue e você passe o blog. Continue a interação antes de trocar telefones.
ATENÇÃO: MUITO CUIDADO EM RELAÇÃO A INTERPRETAÇÃO DE IDIS - É ÓBVIO QUE AS GAROTAS VÃO MEXER NO CABELO E SE ARRUMAR PRA FOTO, NÃO SIGNIFICA QUE ESTÃO INTERESSADAS EM VOCÊ AINDA, ENTÃO CALMA, NÃO RETRIBUA COM IDIS CASO ISSO ACONTEÇA.

SE VOCÊ OLHOU PRO SET DE LONGE E SEU INSTINTO DISSE: PORRA, ESSE SET VAI DESCONFIAR DESSA ABORDAGEM.. MOSTRE AS FOTOS NA CÂMERA ENQUANTO VOCÊ FALA DO BLOG, MAS NÃO MOSTRE SOMENTE SUAS FOTOS COM MULHERES, OU ELAS FICARÃO DESCONFIADAS TAMBÉM. MOSTRE FOTOS SUAS NOS SETS MISTOS, MOSTRE FOTOS ONDE VOCÊ NÃO ESTÁ NO MEIO TAMBÉM! TAMBÉM É INTERESSANTE VOCÊ TIRAR FOTO COM UM SET MISTO BEM PERTO DO SET COM GOSTOSAS, ANTES DE ABRIR UM SET SÓ COM MULHERES HB9, HB10. ESSA ABERTURA PRECISA DE PROVAS PRA DAR CREDIBILIDADE.

ESTANDO SOZINHO OU NÃO, SE ENQUANTO VOCÊ SE POSICIONA PRA FOTO, ALGUM SET OLHA PRA VOCÊ NA CARA DURA, BATA A FOTO, TERMINE DE INTERAGIR E VÁ NO SET FALANDO: Oi, reparei como vocês olharam pra mim hahaha, vamos lá, vou bater uma foto com vcs também.. a propósito, vocês imaginam porque eu estava ali tirando fotos?! (aí vc fala do blog)


2) Outra coisa que você pode fazer se estiver sozinho. Escolha um grupo e aborde a menina mais bonita do set e diga:

Eu: Hey, tire uma foto minha com ela, pois adorei o jeito dela (e abrace a garota mais feia do mesmo grupo pra sair na foto com você)

Se você fizer do jeito certo, a UG vai adorar hahaha, e você ganhou aceitação dela no grupo sem se esforçar muito. Daí você pode emendar: seja educada, me apresente aos seus amigos (amigas). Aí meu parceiro, faça seu jogo. Se você tiver wings, introduza-os no set.

Sempre que você usar o openner "tenho um blog de fotos", jamais fique muito tempo falando disso, mude logo pra outro assunto.

Meça o tamanho da balada, se for uma balada grande, abrir uns 8 sets com fotos tudo bem, desde que em pontos diferentes. Se for uma balada pequena, 3 sets é o suficiente. Lembre-se, o objetivo é SOCIAL PROOF. Você pode até closar alguém dos sets usando esta abertura, mas tudo tem que ser muito natural, ou elas vão achar que você não é homem o suficiente pra abordar diretamente, querendo se esconder através de um empreguinho de fotógrafo!


Aqui algumas fotos minhas utilizando algumas das estratégias descritas acima:
http://imageshack.us/photo/my-images/82 ... ninas.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/53 ... ribas.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/18/foto1vua.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/811/foto2jv.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/809/foto3rh.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/193/foto5wc.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/833/fotogd.jpg/
http://imageshack.us/photo/my-images/830/foto2rt.jpg/
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
SEGUNDA ESTRATÉGIA PARA SOCIAL PROOF


- ENTRE COM MULHERES NA BALADA
Se você não tem como ir pra balada com suas amigas, porque não tem amigas pra isso ou porque elas moram longe ou qualquer motivo, você PRECISA abrir sets do lado de fora. Eu fico impressionado como os caras esperam HORAS pra abordar aquelas meninas que estavam na fila, alegando que lá dentro elas estarão mais sociáveis, mais fáceis e etc.. Eu particularmente penso que se eu puder fechar um contato bacana ali fora eu nem entro na balada, apesar de nunca ter acontecido, sempre tem gente que fica na porta e não entra, e essas pessoas SÃO AS mesmas que estarão lá dentro, e lá fora você não corre riscos de closar uma UG hahha.

Esse ano, entrei em dois nightgames com uma mulher em cada braço meu, e vou te dizer... o resultado é foda! Você se sente observado por todos! Tem gente que até pensa que você é gay e tá com suas amigas, mas se você mantiver uma BL firme e tiver congruência, se sentir bem com aquelas duas mulheres na sua companhia, ninguém pensará que você é gay.

Nesse relato eu contei um pouco sobre minha vivência ao andar com duas gostosas pela balada, melhorando o social proof: muito-social-proof-com-2-gatas-na-balada-preciso-de-ajuda-t40449.html , onde uma HB apertou minha bunda e eu não fiz nada rs.. . Além disto, caras e casais paravam a gente pra elogiar meu estilo, meu chapéu e etc. Eu estudava PU a 1 mês, não havia internalizado quase nada e nesse dia joguei muito mal hahaha. Tudo bem, isso tem mais de 1 mês, aprendi muito desde esse episódio.

Num outro nightgame, abordei duas meninas com a rotina das melhores amigas, e entrei com uma de cada lado, em um braço. Mesma sensação, sendo observado.

Alguns openners que são úteis pra abordar mulheres do lado de fora, alguns podem ser usados dentro da balada, ainda mais porque eu realmente preciso de calibração hahaha, então eu abro sets do lado de fora sem a menor intenção de closar um telefone ali, só calibração mesmo:

- meninas, já vim aqui várias vezes e nunca vi uma fila deste tamanho, quem vai tocar hoje? (isso se a fila estiver grande)
- essa fila é pra quem tem nome na lista?
- vocês viram uma pessoa com uma camisa amarela e chapéu preto passando por aqui? (emende dizendo que a pessoa esqueceu algo com vc)
- hoje tem dose dupla de alguma bebida? (emende perguntando as preferências das bebidas)
- vocês vieram aqui sexta passada? (relate algo bacana que você vivenciou lá dentro, pessoas que conheceu, amizade com dono, aqui não pode mentir)
- o que vcs mais gostam nessa balada?
- gostei do seu estilo, vc lembra minha irmã quando tinha 16 anos
- vi vc no salão essa semana! como vc ficou gata! hahaha
- quem são vocês?
- esse lugar é muito bem frequentado hahahaha! seus nomes ? (esse exige mais cara de pau)


ENFIM! Abra sets do lado de fora.

Ok, abri o set, bati papo com as garotas, estamos perto de entrar, e agora? Como faço pra elas entrarem comigo?

Chegue para duas delas e diga: Venha, vou apresentar meus amigos(amigas) pra vcs! (Dê um braço pra cada uma).

Se elas se posicionarem pra entrar com você, BINGO! Entre na balada , já abra um set que você não conhece e apresente as duas para o set, monte os grupos! Elas vão ficar impressionadas com sua capacidade de socialização. Se o set que você abriu lá dentro perguntar a quanto tempo vc conhece as duas garotas, diga: ah.. uns 15 minutos, hahaha (seja engraçado, não zombe)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
O Social Proof é muito poderoso! Você passa a ser observado, e será MUITO melhor recebido quando abrir os sets. Uma HB10 pra gente tem que ter peitos, bunda, coxa, rosto bonito, cheirosa, etc. Um homem bonito pra uma mulher torna-se ainda mais bonito se ele for pré-selecionado (sim, eu sei que é óbvio), mas o social proof tem sido negligenciado na minha opinião, pelo menos nos nightgames que faço e observo outros homens, e nos relatos de iniciantes que leio.

Isso é assunto pra outro post mas desconfie se:
- uma mulher te perguntar algo tosco
- uma mulher esbarrar em vc (um truque feminino muito comum)
- uma mulher se posicionar de lado ou de costas pra vc
- uma mulher aparecer no teu campo de visao 2 ou mais vezes

Na dúvida, abra o SET! :mau

Espero ter contribuído. Algo que tenho feito com louvor no nightgame é social proof rs.. Abraços! =)
Avatar pua
recruta

Veterano - nível 10

#474940 nossa cara! Vou dar joinha agora mesmo! Continue relatando suas eperiencias qe tu aprendeu por aqui!

abriu minha mente! PARABENS... Deveria ser um topico fixo para iniciantes!
Avatar pua
Enigmatha

Veterano - nível 6

#476417 Eu acho que social proof ajuda muito. BEm mais do que o povo imagina. Dá pra notar a diferença quando vc tem social proof em um lugar. Nos lugares que eu frequento isso é muito evidente. Boas observações.
Trancer - MEMBRO EXCLUSIVO
#476480 Aee sim parcero, adicionando boas coisas ao forúm, curti muito suas dicas e farei o possível para utilizar todas (tá passando da hora já) brigadão e continue o bom trabalho!

Criador do tópico

J-Hidden - MEMBRO EXCLUSIVO
#476789
Doutor Slim escreveu:Material legal, vou dar um Ctrl + c / Ctrl + v pra ler depois.


Enigmatha escreveu:Eu acho que social proof ajuda muito. BEm mais do que o povo imagina. Dá pra notar a diferença quando vc tem social proof em um lugar. Nos lugares que eu frequento isso é muito evidente. Boas observações.


Trancer escreveu:Aee sim parcero, adicionando boas coisas ao forúm, curti muito suas dicas e farei o possível para utilizar todas (tá passando da hora já) brigadão e continue o bom trabalho!


Valeu galera! Obrigado pelos feeds. Caso utilizem o material em campo não deixem de entrar em contato por MPs ou por relatos para trocarmos idéias.

Espero ter contribuído verdadeiramente!

Abraços!