Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
aprendiz.sempre

Aprendiz

#1001084 pra medicina precisa gostar de quimica não kkkkkk, maioria dos medicos saem sem saber ciclo de crebs ou ou as ligações dos atomos, tem coisas que são importante, mas matérias da escola não definem a um curso superior.

ANÚNCIOS

Avatar pua
Lien

Aprendiz

#1001102 Opa amigo, estou com varias duvidas também em relação ao que seguir :( e isso acaba me deixando desmotivado.
Avatar pua
thegreys1

PUA Avançado

#1001108
Lien escreveu:Opa amigo, estou com varias duvidas também em relação ao que seguir :( e isso acaba me deixando desmotivado.


Tire 3 dias...Só pra pensar na Vida. pense exatamente no que você gosta de fazer....a maioria das pessoas escolhe medicina/engenharia,só por causa do status....isso é um grande erro!!! Você precisa conhecer a si-mesmo..e pensar:O que eu gostaria de fazer?....O que eu queria ser AGORA?...ao invés de pensar:Nossa...esse curso vai me dar tanto dinheiro e status!(Após 5~10 anos de MUITA ralação e infelicidade por não estar seguindo o que queria...por sentir um vazio no peito.)......

Tem tantas áreas interessantes...é só questão de conhecer a si-mesmo e parar de ligar para status/Dinheiro!! a meditação é interessante,para esses casos.
Avatar pua

Criador do tópico

DarthVictor

Veterano - nível 9

#1001119
Chungaa escreveu:Em ambas áreas carecem de bons profissionais e vc sabe que para um bom profissional dificilmente falta emprego.. Sobre mercado de trabalho o de engenharia civil está sim saturado, já o de medicina não. Sobre salário, vc sendo engenheiro civil ganhará um salário inicial na faixa de uns 3 a 4 mil reais e se vc for concursado ganhará mais (da caixa paga uns 8 mil,se eu n me engano). Um médico assim que se forma, por exemplo, pode fazer parte do programa mais médico e ganhar mais de 10 mil. Falei de uma forma resumida, na internet vc vai encontrar mais informações.. Abraço e boa sorte!


Verdade, talvez a curto prazo o médico saia no lucro. Valeu!

GustavoZR escreveu:Se levarmos em conta o mercado de trabalho atualmente, acredito que Medicina tem uma empregabilidade melhor, apesar do tempo requerido de estudo ser maior. Conheço muitos recém-graduados em Engenharia que sequer conseguiram estágio na graduação, o que dirá serem efetivados. No entanto, a graduação em engenharia além de ser menos custosa, possibilita um ingresso mais fácil na universidade. Acaba sendo uma via de mão dupla. Quanto ao âmbito psicológico, creio que a Medicina lhe trás mais preocupações, além de uma rotina mais desequilibrada e imprevisível, já que você pode até ter hora pra dormir, mas paciente não tem hora pra ficar doente. Leve em conta, no entando, que se você for um profissional dedicado e competente, sempre em busca do conhecimento, com certeza terá sucesso em qualquer escolha. Ps: Tenha em mente também o caminho docente (ser professor), muito esquecido pela maioria. Hoje em dia, o mestrado equivale a graduação e a pós-graduação de algum tempo atrás. Creio que acabei sendo demasiadamente conciso, mas espero ter ajudado! Uma boa sorte em seu caminho, seja ele qual for.


Ajudou sim amigo! Gostei do seu explanamento, vai me ajudar a ponderar na escolha.

-Nicky escreveu:O mercado de engenharia ta meio quebrado, mas existem boas chances de quando você terminar a faculdade as coisas já terem começado a se estabilizar. Medicina sempre vai estar em alta, então é uma ótima opção na maioria das vezes. Eu faço engenharia elétrica mas quero fechar psiquiatria, então vou largar tudo. Voce precisa ir pelo que te faz melhor.


Opa, obrigado pela ajuda amigo!

:ae

Estou pensando nisso, atualmente o mercado está em colapso. Engenheiros não estão em uma situação agradável... Vou dar uma analisada nas perspectivas para os anos seguintes. Obrigado!

thegreys1 escreveu:Só depois que você começar a trabalhar...começar a se ferrar na vida,você vai entender exatamente o que você quer!


kkkk, perspectiva um tanto assutadora, mas pode ser verdade. É a vida... vou me ferrar muito ainda, mas preciso manter a perserverança e continuar lutando.

Obrigado pela explanação e a colocação realista!

:ae

aprendiz.sempre escreveu:Faz medicina pow, medicina >>> all. kkkkkkkk Zueiras a parte, tem que ver o que é melhor pra ti, como tu ti imagina no futuro, não é só porque gostamos de matematica que temos que fazer algo da area, isso conta muito, mas depende de ti. Qualidade de vida a maioria das profissões ti possibilita, é só voce querer, mas tem muitos desafios até la. procure o que se encaixa melhor contigo.


kkkkk Não diria medicina... mas uma coisa é verdade: conhecimento >>> all.

Esse lance de gostar de matématica é verdade. Conheço um médico, amigo da família, ele me disse que na escola amava física e matématica... mas fez medicina... e ta bem da vida. Outra... conheço um engenheiro que queria fazer medicina, mas acabou optando por Engenharia... ele se arrependeu (deve ter tido seus motivos).

Lien escreveu:Opa amigo, estou com varias duvidas também em relação ao que seguir :( e isso acaba me deixando desmotivado.


É tenso mesmo amigo, mas tento usar isso como combustível. Não sei bem como, mas tento ao máximo extrair coisas positivas da situação. Foco, força e fé amigo!


Off topic:
Estou achando isso um tanto divertido e construtivo, muita gente ajudando e clareando as ideias, obrigado a todos mesmo.

:ae
Avatar pua
koreancb

Veterano - nível 9

#1001149 Medicina. Primeiramente é uma faculdade extremamente dificil de se entrar. A maioria das pessoas fazem 2 a 3 anos de cursinho para entrarem em faculdades de medicina federais ou estaduais. Além disso, o curso é integral, de manha e tarde. Além disso, sao 8 anos para se formar, 6 de faculdade, e 2 de residencia. Você tem que ter em mente que vai ter que estudar pra caralho, e no final, se realmente quiser ganhar bem, vai ter q ter nome. Entao, vai ter q trabalhar pra caralho, dps vc vai decidir se quer dar apenas plantao, trabalhando só no fds vc tira uns 10 pau.

Faço Engenharia, já estive em duvida sobre Medicina, fiz 1 ano de cursinho e passei em 2 estaduais e 1 federal de engenharia, mas ainda nao sei se engenharia é minha área ou nao. Fora que é pesado passar em faculdade de medicina, cursinho para quem quer medicina é extremamente exigente...

Qlqr coisa mande um PM que te ajudo melhor, abraços...
P.Schelotto

Veterano - nível 10

#1001159
aprendiz.sempre escreveu:pra medicina precisa gostar de quimica não kkkkkk, maioria dos medicos saem sem saber ciclo de crebs ou ou as ligações dos atomos, tem coisas que são importante, mas matérias da escola não definem a um curso superior.


Não precisa gostar de nada, só faz, mas ao longo de 6 anos, se o cara não gostar de pelo menos uma matéria, ele desistirá do curso naturalmente. Matérias de escola não definem o curso superior, mas direcionam, um cara que nunca gostou de física, jamais fará engenharia, um cara que não gosta de matemática, não fará o curso matemática, e assim por diante. Pelo fato de não saberem, não significa que não estudarem, Bioquímica é uma das matérias mais difíceis, e é em um dos primeiros semestres. Não precisa ser especialista, mas tem que gostar, claro que, a principal parte é a biologia, mas concordo contigo, não precisa gostar, só precisa acostumar, afinal, tem muito gente que só faz med por dinheiro.
Avatar pua
ThonM

Aprendiz

#1001307 Cara, são dois ótimos cursos e como disseram, realmente hoje em dia existem muitos engenheiros então tem muito mais concorrência.
Quanto a questão do salário, a princípio, medicina ganha mais, mas depois de um tempo isso dependerá de você, basta você ser o melhor da sua área e poderá escolher quanto ganhará.
Tem que levar em conta também que medicina a pressão é muito grande, a rotina tanto de estudos quanto da profissão em sí é muito pesada, afinal você vai mexer com a vida das pessoas e é uma área que não pode errar (mesmo que infelizmente aconteçam muitos erros médicos hoje em dia).
Acredito que um médico tenha muito mais status que um engenheiro, até porque eu já vi engenheiro pobre, mas nunca um médico pobre.
Eu não faria nenhum dos dois cursos, mas considerando apenas essas opções iria com certeza pra Engenharia, visto que sendo um engenheiro teria uma rotina mais "normal", teria uma carga horária mais convencional.
Mas seja qual for sua escolha, foque-se em ser o melhor da área.
Abraço!
Avatar pua
eliazarneto1010

Aprendiz

#1001329 Cara, eu faço engenharia civil, o mercado é basicamente esse, passa cerca de 4 anos em alta, e depois passa a mesma quantidade de tempo em baixa, decidi fazer engenharia porque ja tenho um amigo que conhece muita gente na área que quero me especializar. ou seja nao preciso ficar tão preocupado com trabalho quando me formar
Avatar pua
1PuaGBR

Veterano - nível 9

#1001471 Cara, recomendo que faças o que mais gosta, porque na hora que curso ficar corrido tu vais pensar em desistir, mas se tu fizeres que o gostas esse pensamento irá pesar bem menos, vais aguentar o tranco com amor, digamos assim kk.
Medicina e engenharia são áreas bem distintas.
Medicina tu vai precisar de muito de química e biologia.
Engenharias de física e cálculo.
Faço engenharia elétrica e adoro meu curso, sempre quis ser engenheiro.
Te digo mais uma coisa, não existe mercado saturado para um bom profissional. Toda profissão tem seus prós e contras, cabe a você fazer seu nome.
Espero ter ajudado, abraço.
Avatar pua
The112Player

Aprendiz

#1002397 Também tenho passado por uma situação próxima da sua DarthVictor...
To dividido entre fazer faculdade de Direito ou de Engenharia Elétrica. To fazendo um curso técnico que é ligado a área de engenharia e isso pode gerar oportunidades já quando completar 18 mas Direito é um curso que parece encaixar melhor comigo. O que me assusta é o mercado saturado como disseram ai nos comentários. Sobre sua dúvida acho que o mercado para quem faz Medicina deve remunerar melhor mas também ter um nível de exigência maior. A engenharia também tem uma remuneração razoável mas enfrenta a saturação que o pessoal citou. Considera bem o esforço que cada área vai demandar, seu desejo pela área e as possíveis recompensas. Espero que a gente consiga encontrar uma área pra cursar, tmj!
The112Player