Artigos e Técnicas com base em PNL ou Hipnose.
Não necessariamente voltada a sedução
Avatar pua
Darwin
#618198
Johnsbigode escreveu:
Darwin escreveu:Alguém poderia me explicar o que é EXATAMENTE a PNL?



"É tudo aquilo que você não sabe que não sabe a respeito de comunicação, linguagem e estados da experiência subjetiva humana."



Aconselho a ler "Sapos em Príncipes" para se ter uma ideia do que é e do poder da PNL;
e "Introdução à Programação Neurolingüística - Joseph OConnor & John Seymour" para começar a paraticar e se aprofundar no tema.


Mais uma definição que encontro. Até agora o único ponto em comum parece ser a utilização de metáforas para explicar tudo sem explicar nada.

Mas obrigado. :sorri
Avatar pua
Volk
#618773
Darwin escreveu:
Johnsbigode escreveu:
Darwin escreveu:Alguém poderia me explicar o que é EXATAMENTE a PNL?



"É tudo aquilo que você não sabe que não sabe a respeito de comunicação, linguagem e estados da experiência subjetiva humana."



Aconselho a ler "Sapos em Príncipes" para se ter uma ideia do que é e do poder da PNL;
e "Introdução à Programação Neurolingüística - Joseph OConnor & John Seymour" para começar a paraticar e se aprofundar no tema.


Mais uma definição que encontro. Até agora o único ponto em comum parece ser a utilização de metáforas para explicar tudo sem explicar nada.

Mas obrigado. :sorri


Parceiro se vc ficar esperando respostas cada um vai explicar de um jeito e vc não entender nada, vc tem que estudar o assunto, baixa o livro introdução a pnl aê v vai entender e tirar sua próprias conclusões, pnl vale a pena, dá uma olhada tbm nos posts do PUGjahpz, aí vc vai poder entender melhor do que ficar só esperando.

abraz
Avatar pua
Darwin
#618870 Na verdade já li este livro e também alguns outros sobre PNL e é exatamente por isso que faço a pergunta. A PNL se apresenta como algo totalmente ambíguo e apesar das alegadas afirmações de Bandler e Grinder de que ela é capaz de "reprogramar" o cérebor nenhum destes dois deu qualquer contribuição para a neurologia moderna ou para a psicologia. Na verdade eu sugiro que a maioria dos membros aqui do fórum REALMENTE vá atrás e estudem um pouco em vez de se ater a supostas fórmulas mágicas de sedução. Me parece que grande parte do povo simplesmente aceita o que lhes é dito sem averiguar. Bom, é isso. Abraço.
Avatar pua
Volk
#619257
Darwin escreveu:Na verdade já li este livro e também alguns outros sobre PNL e é exatamente por isso que faço a pergunta. A PNL se apresenta como algo totalmente ambíguo e apesar das alegadas afirmações de Bandler e Grinder de que ela é capaz de "reprogramar" o cérebor nenhum destes dois deu qualquer contribuição para a neurologia moderna ou para a psicologia. Na verdade eu sugiro que a maioria dos membros aqui do fórum REALMENTE vá atrás e estudem um pouco em vez de se ater a supostas fórmulas mágicas de sedução. Me parece que grande parte do povo simplesmente aceita o que lhes é dito sem averiguar. Bom, é isso. Abraço.



então eu num entendo o pq das suas perguntas parceiros, sinceramente, leu e num entendeu?
véi na boa, agora quem num entendeu fui eu.
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#620119
Darwin escreveu:Alguém poderia me explicar o que é EXATAMENTE a PNL?


Pra mim é uma area da psicologia aplicada que conta com uma variada gama de técnicas, teorias e conceitos que visam nos fornecer um maior entendimento e domínio sobre nossos processos mentais como pensamentos e estados internos como emoções, além de uma significativa melhora na capacidade de se comunicar e compreender melhor o modelo de mundo das outras pessoas.

O que é PNL"Programação Neurolingüística" é uma expressão um tanto obscura que na verdade compreende três idéias simples.

A parte "Neuro" da PNL reconhece a idéia fundamental de que todos os comportamentos nascem dos processos neurológicos da visão, audição, olfato, paladar, tato e sensação. Percebemos o mundo através dos cinco sentidos. "Compreendemos" a informação e depois agimos. Nossa neurologia inclui não apenas os processos mentais invisíveis, mas também as reações fisiológicas a idéias e acontecimentos. Uns refletem os outros no nível físico. Corpo e mente formam uma unidade inseparável, um ser humano.

A parte "Lingüística" do título indica que usamos a linguagem para ordenar nossos pensamentos e comportamentos e nos comunicarmos com os outros.

A "Programação" refere-se à maneira como organizamos nossas idéias e ações à fim de produzir resultados. A PNL trata da estrutura da experiência humana subjetiva, de como organizamos o que vemos através dos nossos sentidos. Também examina a forma como descrevemos isso através da linguagem e como agimos, intencionalmente ou não, para produzir resultados.

Do livro:
Introdução à Programação Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour

Afinal, o que é PROGRAMAÇÃO NEUROLINGÜÍSTICA?

Esta pergunta é simples e ao mesmo tempo complexa, pois cada um de nós pode possuir uma idéia ou um conceito diferente e a maioria deles pode ser útil em algum contexto.

Agora, ter uma noção clara, precisa e palpável serve para desmistificar a PNL ao mesmo tempo que serve para eliminarmos resistências por parte de pessoas que têm preconceitos negativos sobre ela.

Penso que torná-la mais confiável, mais agradável e mais atraente para as pessoas é algo que todos que sabem do seu potencial querem conseguir (você não quer ?).

Outro ganho importante em saber o que é PNL é o seu próprio aumento de entusiasmo e vontade de aprender algo que está bem definido em sua mente.

Neste caso Richard Bandler pode ajudá-lo. Segundo Bandler PNL é:
"O ESTUDO DA ESTRUTURA DA EXPERIÊNCIA SUBJETIVA DO SER HUMANO E O QUE PODE SER FEITO COM ELA."

Este conceito é baseado na pressuposição de que todo comportamento tem uma estrutura e que esta pode ser descoberta, modelada e mudada (reprogramada).

Bem, esta definição, enquanto precisa e técnica, pode ser um pouco complexa para algumas pessoas, portanto eis outra mais simplificada:
"PNL é o estudo de como representamos a realidade em nossas mentes e de como podemos perceber, descobrir e alterar esta representação para atingirmos resultados desejados."
Getúlio Barnasque

Assim gostaria de enfatizar que uma das conseqüências da própria definição é que: "A PNL é uma ferramenta educacional, não uma forma de terapia. Nós ensinamos as pessoas coisas sobre como seus cérebros funcionam e elas usam estas informações para mudar." Richard Bandler.

Finalmente o que espero e desejo aos praticantes de PNL é que eles, em conhecendo a definição, cada vez mais saibam como o nosso sistema neurológico (NEURO) representa a realidade, como perceber e usar isto através da linguagem (LINGÜÍSTICA) e da comunicação não verbal e como ajudar as pessoas a organizar esta informação para atingir metas específicas (PROGRAMAÇÃO). Pensem a respeito disto.


Getúlio Barnasque, trainer em PNL certificado por Richard Bandler.
Artigo publicado em "O GOLFINHO Nº24 de OUT/96

Você pode ter acesso às idéias atuais de Richard Bandler em sua página: http://www.richardbandler.com



Darwin escreveu:Na verdade já li este livro e também alguns outros sobre PNL e é exatamente por isso que faço a pergunta. A PNL se apresenta como algo totalmente ambíguo e apesar das alegadas afirmações de Bandler e Grinder de que ela é capaz de "reprogramar" o cérebor nenhum destes dois deu qualquer contribuição para a neurologia moderna ou para a psicologia. Na verdade eu sugiro que a maioria dos membros aqui do fórum REALMENTE vá atrás e estudem um pouco em vez de se ater a supostas fórmulas mágicas de sedução. Me parece que grande parte do povo simplesmente aceita o que lhes é dito sem averiguar. Bom, é isso. Abraço.

Richard Bandler e John Grinder costumam dizer que não ligam para o que ciência diz desde que o que elas façam funcione.
A ciência é muito cética em relação a hipnose que por exemplo é um dos 3 principais pilares da PNL, porém muita coisa que a ciência duvidava antigamente hoje já é comprovado científicamente ou estatisticamente que realmente funciona, porém antes destas comprovações muitos hipnotistas do passado foram ridicularizados pelo meio científico simplesmente porque suas explicações sobre o que faziam e do porque funcionava não batiam de encontro com modelo científico da época, só porque a explicação que davam não satisfazia a ciência, não quer dizer que não funcionasse.

Richard Bandler gosta de logo no inicio de seus seminários sobre hipnose deixar claro algumas coisas, como por exemplo que ele não sabe explicar porque a hipnose funciona, mas sabe exatamente como faze-la e que ela traz resultados, ou seja ela funciona mas ele não sabe explicar o porque funciona.
arthuremanuel
#621729 Valeu pelos links =]
Serão muito úteis para mim, que sempre quis aprender PNL.
Um abraço!
Avatar pua
Gafanhoto xD
#621738 Cara, muito obrigado mesmo!
:D


Aproveitando rsrs
Por qual eu deveria começar?rsrs
Não sei absolutamente NADA de PNL, principiante level 0.
aehaeuehuaehea

abraços
Avatar pua
Rob RSD
#621768 grande contribuição brow
vou te da um credito:>>>
valew
Avatar pua
>>Psychokiller<<
#621956
Gafanhoto xd escreveu:Por qual eu deveria começar?rsrs
Não sei absolutamente NADA de PNL, principiante level 0.

Comece pelo "Introdução a Programação neurolinguistica"

Visite este meu tópico sobre PNL: Materiais para iniciação em PNL: