O crescimento pessoal é fundamental para se ter uma vida melhor, considera tão ou mais importante quantos o estudo da sedução. Educação Financeira.
Vamos deixar de ser focados só em mulheres!
Avatar pua

Criador do tópico

harem scarem - MEMBRO EXCLUSIVO
#972332 Olá galera do pua base, boa tarde. Desculpem a demora, mas agora estou de volta com a continuação do método GTD de produtividade. No post anterior, fiz uma introdução ao método. Hoje falarei sobre a primeira fase do GTD, a fase da coleta. Vou compartilhar com vocês um desenho que fala sobre a coleta do GTD, do blog Vida Organizada de Thais Godinho. Aliás, indico fortemente este blog para quem quiser se aprofundar no método pois Thais Godinho é uma especialista em GTD.

Imagem

Na fase da coleta devemos capturar tudo que chega até nós , como explica o desenho. Também não vamos capturar tudo, mas sim aquilo que julgamos ser importante e que não podemos esquecer. E de que forma faremos isso ? Para isso precisamos de instrumentos de coleta.

Ferramentas que podem ser usadas para o GTD
Ferramentas físicas : Caderno , Bloco de notas
Ferramentas digitais : Programas como Evernote, Wunderlist, Remember the Milk, Todoist, Toodledo; Aplicativo de notas do celular; Gravador de voz . Lembrando que nosso email também pode ser considerado uma caixa de entrada digital.

Mesmo que alguns prefiram ferramentas digitais, recomendo também uma caixa de entrada física que deve ser usada exclusivamente para a papelada que recebemos como documentos, contas, etc. Para isso, podemos utilizar uma pasta, uma bandeja para papel ou até uma caixa de papelão. Resumindo, a caixa de entrada serve para concentrar todos esses itens que chegam até nós.

Coleta física
Em seguida faremos a coleta física de papéis em todos os móveis onde possamos ter deixado algo como mesas, gavetas, estantes, etc. Não podemos nos esquecer dos post-its, contas, recibos, documentos, anotações diversas,etc. Colocaremos tudo na caixa de entrada. Vai demorar um pouco , pois normalmente temos o hábito de deixar a papelada onde ela está. Se algum item chama sua atenção e é muito grande para ficar na caixa de entrada , faça uma anotação sobre esse item e colete. Sugiro também que façam essa coleta em sua casa andando por todos os cômodos para ver se algo chama sua atenção. Tem algo que precisa ser feito em sua casa ? Alguns exemplos : Algum móvel quebrado precisando de conserto, coisas para comprar, roupas para lavar, etc.

Coleta mental
Provavelmente aqui iremos coletar muita coisa. Colete todas as suas idéias, tudo que estiver na sua cabeça. Compromissos, recados, telefonemas, idéias, etc. Se achar que algo é importante , você deve coletar.

Levem o tempo que precisarem para fazer essa coleta. Eu sugiro de um a dois dias. Provavelmente sua caixa de entrada estará cheia , mas sua cabeça estará vazia rsrs Em seguida iremos processar tudo que está na caixa de entrada. E este será o assunto do meu próximo post. Um abraço.