Aqui é a caixa de pandora das dúvidas antigas ou resolvidas.
Imagem
Lembre-se de agradecer se alguém realmente te ajudou. Membros que não agradecem são INSTRUÍDOS a não ajudarem mais o membro.

Criador do tópico

Mattheuz

Aprendiz

#1095232 Estava vendo no youtube um canal chamado metaforando, onde tem um cara que analise a as emoções das pessoas através da face pelas micro expressões faciais. Como me interessei pelo assunto alguém que já é mais experiente poderia me recomendar livros bons sobre esse assunto e linguagem corporal? Agradeço o feedback de vocês
Avatar pua
Fireblade - MEMBRO EXCLUSIVO
#1095244 "Saiba quem está à sua frente" é um ótimo livro nacional

Pesquise também por livros do Paul Ekman, ele é mestre no assunto

Não tenho versões digitais desses livros mas você deve achar pela internet
Avatar pua
fwardkoff - MEMBRO EXCLUSIVO
#1095270 Vou te falar que linguagem corporal é importantíssima para tua vida toda, não precisa ser um especialista como o Vitor (do canal que mencionou) ele trabalha com isso e precisa ter todo aquele aprofundamento da matéria, mas no teu caso para usar no teu dia a dia você pode ter um conhecimento mais raso que já estará a frente de muita gente.

Esse lance de micro expressões faciais é algo muito foda, o grande problema que para ti conseguir perceber isto ao vivo é difícil, porque são expressões muito rápidas e como o próprio nome diz MICRO. Exige realmente muita experiência para conseguir identificar, geralmente essas micro expressões faciais são identificadas em vídeos, porque tu consegue colocar em slow motion, parar e voltar o vídeo quantas vezes quiser.

De qualquer formar, desejo um bom estudo, linguagem corporal é fantástica de ser estudada. Paul Ekman é um dos maiores especialistas no assunto, existe vários materiais dele que são ótimos de serem lidos.
Rica Villa

MEMBRO PROFISSIONAL

#1095285 Qual o objetivo? Descobrir se ela gostou da porção de fritas e da marca de cerveja que você escolheu? Sabe se ela diz a verdade? Simular se outra pessoa através das micro expressões?

Sei lá, parece tão inútil se preocupar com isso. De certa forma o estudo amador é tão significativo quanto saber alguma coisa sobre horóscopo. Se você pretende ser perito, por exemplo, saiba que isso só serve para seguir numa linha de raciocínio, sem verdadeiras provas estes estudos e análises não servem para nada. Por isso serve a análise de uma micro expressão após o cara blefar ou falar uma verdade hipotética, assim ele analisa a reação através da filmagem e sabe se a pessoa concordou ou não. Mesmo assim isso também significa manipular dados. Você tem que ter um perfil psicológico da pessoa, baseado em alguém com suficiente experiência para classificar a pessoa dentro dos perfis psicológicos.

Coisas interessantes é saber classificar as pessoas de forma primária. Eu ao conversar com uma pessoa já qualifico sobre o tipo de pessoa que ela é. Isso é importante, pois meu chefe sempre me chama quando vai seleção, as vezes só para eu ouvir e depois dizer o que eu acho. Mas ele mesmo sabe o tipo de pergunta que eu faria e se antecipa. Para a esposa dele, ele diz que gosta desta malandragem de rua que eu tenho. Ele e a esposa são daquelas pessoas que só frequentam ambiente herméticos e limpinhos, onde as pessoas mais disfarçam do que se mostram. Pouco arriscaram na vida.
Eu como sempre fui de boteco, e por lá congregar todo tipo de pessoa, sempre tive mais jogo de cintura para determinadas situações. Na verdade fui de boteco não por opção, por ter tido uma situação financeira de pouco, então quando tinha dinheiro era no boteco que eu "investia", depois as coisas melhoraram mais eu até podia sair do boteco, mas o boteco não saia de mim.

Tentei trazer a coisa para um encaixe mais real. Acho que se você quer começar um estudo mais apurado, deve começar por psicologia, antropologia e biologia. Conhecer o homem pelo que ele é, e não pelo que ele diz que é.