Relatos pessoais, artigos, textos e vídeos para motivar qualquer um.
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#792373 Prezado Kaizen1503,

Obrigado por suas palavras, estou honrado. Se 15/03 for a data de seu aniversário, temos mais em comum do que os "enta", nascemos no mesmo dia.

Creio que você vai gostar de outros artigos meus, escrevi muito no ultimo ano.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
LucasPiangers

Veterano - nível 5

#792653 Obrigado, eu estou numa zona de conforto extrema, meu pai e minha mãe sempre me protegeram demais e não deixavam eu nem tentar fazer as coisas para que eu não erra-se, isso me fez virar um covarde, sentindo medo dos resultados e sabendo que eu poderia erra, dai eu nunca arrisquei, esse é o meu problema, eles são muito protetores, e meu pai e minha mãe sonham que eu viva para sempre do lado deles, e eu não sei como dizer que não posso viver colado neles se não nunca vou crescer, eu não sei oque fazer cara, eu ainda trabalho com meu pai, e ele não me deixa tentar a fazer nada, ta difícil, as vezes da vontade de sair de casa quando brigo com eles, ir morar em uma pensão ou republica, eu até não tenho medo de ir para o mundo, mas meus pais não sabem viver sem mim, imagina se eu um dia saio de casa e eles ficam doentes, ou sei la. eles sempre brigaram muito e eu sempre mantive os dois colados, não sei oque fazer cara, não sei mesmo, antes de conhecer o PU, eu só estava esperando a morte chegar, não tinha planos, objetivos, e nem esperanças, mas agora sei oque quero fazer e sei como fazer, sou uma pessoa melhor, e to sempre sendo o melhor que posso ser de mim mesmo, sei que tenho muito que melhorar, mas não sei como dizer pros meus pais que um dia eles terão que viver sem mim sempre por perto, me ajuda Riker. T .
Gra

Aprendiz

#793119 Me incentivou bastante a dialogar e expôr minhas idéias com minha mãe, já que não tenho pai.
eu4992 - MEMBRO EXCLUSIVO
#793137
Riker.T escreveu:Prezados amigos,

Neste fim de semana, encontrei com minha turma, todos os 15, meus AMIGOS há mais de 30 anos, Estávamos no aniversário do caçulinha de 40 anos, o último a entrar nos ENTA. (QuarENTA...cinquENTA... sessENTA.. “kkkkkk”. O tempo passa, o tempo voa, mas a minha TURMA continua numa boa)

Conversamos sobre vários temas, relembrando muitas historias, acabamos falando de um tema muito discutido aqui no PUABASE, a famosa ZONA DE CONFORTO.

Off topic:
O conceito psicológico e algumas referências sobre os temas tratados neste artigo encontram-se no final do mesmo, links e definições.

O interessante é que alguns não conheciam o termo, quem definiu fui eu, para variar, quando estavam falando dos “filhos folgados e acomodados” que a maioria tem.

[ Imagem ]


Chegamos a triste conclusão que a culpa é nossa, os pais da geração X, que desejam poupar os filhos das atribulações pelas quais passamos, dando todo o CONFORTO e SEGURANÇA possíveis.

Quero descrever um pouco de como era nossa vida na juventude, nos anos 80 e 90 :

- Saímos da casa de nossos pais entre os 17 e 20 anos, para morarmos em republicas em Belo Horizonte, para estudarmos e trabalharmos, pois o transporte era precário, morávamos na zona metropolitana;

- Os que não trabalhavam, recebiam uma mesada semanal p/ comprar comida e lanche, tínhamos que economizar p/ ter grana no fim de semana, os que trabalhavam como estagiários, ganhavam de ½ a 1 salário mínimo, sem mesada, tínhamos que nos virar com isso;

- Moramos em uma casa grande, alugada como republica que só tinha 2 banheiro (1 externo), para 12 caras, os quartos eram divididos por 2 ou 3 pessoas, não conhecíamos o que era conforto e privacidade e dividíamos o aluguel e despesas básicas em partes iguais; (quase saia porrada se demora-se mais de 5 minutos no chuveiro pela manha)

- Trabalhávamos de dia e estudávamos a noite, sem muito tempo p/ farrear, porque tomar “bomba” ou perder o ano, significava um prejuízo para nossos pais e a grande possibilidade de não voltar no ano seguinte;(CEFET, Polimig, Ultramig,etc)

- O “BIG BOSS” da republica, hoje com 58 anos, era o único que tinha um bom salário e uma TV, foi o nosso “salva vidas” por muitos anos, sempre tinha um pacote de biscoito p/ matar a fome de algum “quebrado e faminto” que não conseguia dormir e ficava perambulando pela casa. Até hoje o chamamos de “BIG BOSS” e ele ainda nos dá alguns conselhos, “cola o saco” e nos trata como “irmãos mais novos”;

- Ninguém tinha computador, o mais próximo disso eram as calculadoras HP 11 e 48CV, que eu e um amigo tínhamos e que às vezes emprestávamos para o pessoal fazer prova, compartilhávamos quase tudo, livros, cadernos, apostilas, inclusive conhecimento, quem tinha facilidade em alguma matéria ensinava os demais, foram anos de muito aprendizado, convivência e historias;

Onde quero chegar com isso, ZONA DE CONFORTO se define como tudo aquilo que estamos acostumados a fazer, pensar ou sentir. É algo habitual, algo que se repete no dia a dia, é tudo aquilo que sabemos que vamos fazer de novo amanha e depois e depois, é o perímetro onde nos sentimos confortáveis, pois tudo é previsível e seguro. ( meu conceito simplificado, veja o psicológico no final do artigo)

Pois bem, se você não sabe o dia de amanha; se sua sobrevivência não esta assegurada; se não tem certeza de que poderá comer; se terá dinheiro para lanchar antes de dormir; se o dia de amanha lhe deixa inseguro, você não poderá estar em uma ZONA DE CONFORTO, mas sim em uma ZONA DESCONHECIDA, isso lhe obriga a seguir em frente, aprender e superar o desconhecido para sobreviver, esta é uma grande motivação .

[ Imagem ]


Vou citar uma teoria muito interessante, que aprendi na faculdade de administração:

A teoria de Maslow é conhecida como uma das mais importantes teorias de motivação. Para ele, as necessidades dos seres humanos obedecem a uma hierarquia, ou seja, uma escala de valores a serem transpostos. Isto significa que no momento em que o indivíduo realiza uma necessidade, surge outra em seu lugar, exigindo sempre que as pessoas busquem meios para satisfazê-la. Poucas ou nenhuma pessoa procurará reconhecimento pessoal e status se suas necessidades básicas estiverem insatisfeitas.

Maslow cita o comportamento motivacional, que é explicado pelas necessidades humanas. Entende-se que a motivação é o resultado dos estímulos que agem com força sobre os indivíduos, levando-os a ação. Para que haja ação ou reação é preciso que um estímulo seja implementado, seja decorrente de coisa externa ou proveniente do próprio organismo. Esta teoria nos dá idéia de um ciclo, o Ciclo Motivacional.

Quando o ciclo motivacional não se realiza, sobrevém a frustração do indivíduo que poderá assumir várias atitudes:

a. Comportamento ilógico ou sem normalidade;
b. Agressividade por não poder dar vazão à insatisfação contida;
c. Nervosismo, insônia, distúrbios circulatórios/digestivos;
d. Falta de interesse pelas tarefas ou objetivos;
e. Passividade, moral baixo, má vontade, pessimismo, resistência às modificações, insegurança, não colaboração, etc.

Quando a necessidade não é satisfeita e não sobrevindo as situações anteriormente mencionadas, não significa que o indivíduo permanecerá eternamente frustrado. De alguma maneira a necessidade será transferida ou compensada. Daí percebe-se que a motivação é um estado cíclico e constante na vida pessoal.
Fonte: Portal do Marketing


Vamos entender as necessidades humanas de forma gráfica:

Imagem


Agora vou mostrar como meus “óculos de grau da vida” enxergou a nossa conversa e a transpôs para cá, de forma a contribuir com alguns jovens que ainda não entendem muito bem o que é a zona de conforto e toda a frustração que ela pode gerar, vamos lá.

Meus amigos é eu, lutamos juntos na base da pirâmide, ou seja, nossas necessidades BÁSICAS tinham que ser satisfeitas por nós, com uma pequena ajuda dos nossos pais, no começo, tínhamos o básico para sobreviver e precisávamos alcançar o segundo e terceiro nível, a SEGURANÇA e o SOCIAL, com as nossas próprias pernas, tivemos que suportando as frustrações e desconforto, além de conviver com outros indivíduos com criação, cultura e religião diferente da nossa.

Pois bem, o que isso fez com a gente?

Quando conseguimos satisfazer estas necessidades, fomos empurrados para o próximo nível, adquirimos AUTO-ESTIMA, pois fomos capazes de superar, adaptar e vencer, assim, sabíamos de nossas capacidades, pois elas foram colocadas a prova, é finalmente, chegamos ao ultimo nivel, AUTO-REALIZAÇÃO, ou seja, conquistamos o TOPO.

Foi ai que a ZONA DE CONFORTO passou existir, pois, alguns se sentiram satisfeitos com o que conquistaram e pararam de buscar mais, ou seja, acomodaram-se e estão curtindo o seu sucesso, deixaram de desejar o que esta ALEM DO TOPO.

Não preciso dizer que todos tem casa própria, carro, bons salários, bons empregos.O “caçulinha” estava inaugurado sua área de lazer com piscina, churrasqueira, quiosque, em uma casa de mais de 350 m2. Não é um bom presente de aniversário.

Uma frase para vocês pensarem:

"As pessoas sempre justificam os fatos a partir das circunstâncias. As pessoas que se orientam bem neste mundo são as que vão em busca das circunstâncias que querem e se as não encontram, criam-nas"

George Bernard Shaw


A triste conclusão a que chegamos lá no inicio deste artigo, tem a ver com a atitude dos meus amigos (pais), a época em que vivemos, a auto realização dos pais e o medo, isto afeta diretamente as três primeiras plataformas da pirâmide:

- todas as necessidades BÁSICAS dos filhos são atendidas pelos pais, isto é fundamental para eles, como seres humanos, faz parte da sua plataforma de auto-realização,ou seja, este aprendizado que tiveram na juventude, seus filhos só vão ter quando eles deixarem a casa dos pais, quando forem trabalhar fora e tiverem que morar sozinhos ou se casarem, ou seja, ele vai aprender isso, bem mais tarde e talvez, tendo que sustentar as necessidades BÁSICAS de outra pessoa ou filho;

- Idem para as necessidades de SEGURANÇA, pois seus pais lhe provem toda a segurança de sobrevivência de que precisam;

- Por medo da violência, meus amigos (pais) superprotegem os filhos, de certa forma, incentivando o convívio VIRTUAL, através das redes sociais e tentando minimizar a interação social independente de supervisão e controle, gerando rebeldia e insegurança social, pela restrição cultural ou ambiental a que tem acesso, prejudicando o SOCIAL;

- Quanto ao famoso bullyng, os pais correm em defesa de seus filhos, cerceando em muitos casos a sua própria autodefesa e superação do problema, em vez de deixa-lo conquistar o respeito dos outros (na porrada se for preciso), os pais interferem tornando-o ainda mais “mariquinha” ante os olhos dos outros.

Sobre a geração de “mariquinhas”, veja o artigo do BIG DOG, Como Clint Eastwood diz: Nossa Geração esta meio Mariquinha .

Muito bem, cheguei ao fim da minha explanação sobre o tema, mas deixei a pergunta que não quer calar para o final:

“Porra” Riker.T, tenho só 17 anos, como saio desta “merda” de ZONA DE CONFORTO?

Vou dar algumas DICAS, não quer dizer que são infalíveis ou que vão funcionar p/ você, aprenda a adaptar e utilizar o que lhe for útil:

Para começar, que tal te um pouco de ATITUDE e buscar um pouco mais de DIALOGO e INDEPENDENCIA do seus pais, sem entrar em conflito com eles é claro. Para tal, comece a conversar com eles, de inicio, mostrando sua maturidade e conhecimento, sem forçar a barra para a sua perspectiva, não seja unilateral e intransigente, a base de tudo é: FAÇA POR MERECER, o que você deseja ter.

Segundo, isso é muito importante, SAIA DA FRENTE DO COMPUTADOR, e vá explorar o mundo, comece por perto e depois faça voos maiores, vou até ilustrar como alguns aqui estão vivendo:

Imagem


Conheça pessoas reais, não apenas HB´s, conheça homens com culturas, crenças e ideais diferente, aprenda a interagir com as pessoas e entender seus pontos de vistas, sua visão do mundo, isso só tem a acrescentar a sua vida, pois ver como os “olhos dos outros” pode mudar suas opinião sobre o assunto ou tema, lembre-se, a mesma historia sempre tem duas versões.

Terceiro, retire-se do ambiente que não lhe faz bem, se for a escola ou faculdade isso é um pouco mais difícil, mas tente encontrar o grupo de semelhantes a você, renove suas amizades, pratique esporte de grupo. Faça prova em uma faculdade de outro estado ou cidade, saia do "colo da mamãe", vá morar sozinho ou em uma republica, posso lhe assegurar que algumas vezes, você estará ou se sentirá sozinho, isso não é tão mal quanto parece, depois de um tempo, encontrará outros iguais a você e não se sentirá só.

Imagem


Quero que saiba o seguinte:

Imagem


Para finalizar, as sabias palavras de Carl Jung:

Imagem


Então, espero que vocês tenham aprendido um pouco mais sobre isso, e tenham tomado a mesma decisão que eu:

Imagem


Grande abraço a todos, sucesso, na vida e no jogo.

Off topic:
Wikpedia - Zona de conforto - conceito
Na psicologia, a zona de conforto é uma série de ações, pensamentos e/ou comportamentos que uma pessoa está acostumada a ter e que não causam nenhum tipo de medo, ansiedade ou risco. Nessa condição a pessoa realiza um determinado número de comportamentos que lhe dá um desempenho constante, porém limitado e com uma sensação de segurança. Segundo essa teoria, porém, um indivíduo necessita saber operar fora de sua zona de conforto para realizar avanços em seu desempenho - por exemplo no trabalho - eventualmente chegando a uma segunda zona de conforto.


Sugiro a vocês a leitura dos seguintes artigo :

http://www.escolapsicologia.com/saia-da ... -sua-vida/
http://www.escolapsicologia.com/entenda ... desejados/
http://www.altoren.com/pt/zona_comodidad.htm


Parabéns Riker.T pelo artigo. Na verdade, os seus artigos sempre trazem informações importantes e agregam valor aos usuários do Puabase. Se mais pessoas postarem conteúdos com essa qualidade o fórum irá melhorar muito, pois, vamos sair da idéia básica do "apenas pegar mulheres" para algo maior e, na minha humilde opinião, até mais importante que isso. Falo do grande desafio que é o de nos desenvolvermos em todos os aspectos de nossas vidas e não só para seduzir garotas, mas, por que aí fora existe uma vida e uma sociedade que precisa cada vez mais da presença de pessoas que estejam dispostas a serem agentes de transformação e de mudança. Pessoas que possam fazer a diferença em suas vidas e na vida de outras pessoas. Perceber esta nova tendência da sociedade contemporânea irá diferenciar os homens dos meninos, irá diferenciar quem apenas se dedica a seduzir mulheres de quem se dedica a seduzir e conquistar o seu sucesso na vida como um todo. Sempre que posso bato na tecla que o sucesso de um homem não está necessariamente relacionado a ter várias garotas em sua cama, mas sim, a ter desenvolvimento em várias outras áreas da vida (as garotas são uma consequência de você conhecer o mundo PUA e está se desenvolvendo em outras áreas). O PU abre os olhos de muita gente para a engenharia social do mundo da sedução, porém, o PUA tem que ir além e focar em outros aspectos que vão fazer a diferença em sua vida. Neste ponto, o seu texto caiu como uma luva e veio trazer uma reflexão importante sobre a vida para muitas pessoas das mais diferentes idades. Parabéns confrade pelo belo artigo e saiba que você tem o meu apoio para continuar a publicar e a escrever estas verdades que mudam para melhor a vida de muitas pessoas. Abraços!!! Imagem
Avatar pua
AlphaStallion

Veterano - nível 5

#797313 A cada artigo seu que leio, fico cada vez mais impressionado e motivado. Não só em relação ao PU, mas em relação a vida também.
Chego a ficar sem palavras pra agradecer essa sua troca de conhecimento conosco. Eu gosto dos seus artigos por eles serem não só voltados ao PU, mas sim, de uma maneira geral, voltado a evolução pessoal também. Parabéns e Obrigado!
Avatar pua

Criador do tópico

Riker.T - MEMBRO EXCLUSIVO
#799482 Prezados,

AlphaStallion, eu4992, Gra, LucasPiangerse kaizen1503, obrigado pelos feeds, são contribuições e palavras como a de vocês que motivam-me a escrever estes artigos. Minha satisfação esta no fato ter contribuído com um pouco da minha experiência de forma positiva. Sempre desejo que meus artigos e relatos lhe tragam motivação para seguir em frente, nesta evolução como ser humano e PUA.

Grande abraço e sucesso, na vida e no jogo.
Avatar pua
feiticeiroaprendiz - MEMBRO EXCLUSIVO
#850746 Estou com os meus 33 anos e poucas vezes eu vi alguém escrever dessa forma. Essas transformações pessoais, em meu caso, aconteceram de forma engraçada.

Me ocorreu em um momento da vida que achei que as coisas que estavam acontecendo nela estavam erradas e queria entender o porque. Descobri o site mencionado pelo Riker e comecei a ler coisas sobre medo e o que fazer para superá-lo. A zona de conforto eu havia detectado em mim antes e queria me desfazer dela.

Cheguei as seguintes conclusões:
- mudança, como foi dito aqui;
- coragem para encarar o novo.

Para a mudança, tem que se ter coragem e se tem que ter coragem para gerar a mudança. Percebem como o ciclo se fecha? Essas mudanças em mim comecei há pouco tempo (coisa de 1 ano), e estou obtendo resultados impressionantes.

Mas pra isso feras, como disse Rocky Balboa: tem que ter disposição pra apanhar.


E obrigado Riker, se conhecesse você pessoalmente, apertaria sua mão com o maior prazer pelas palavras.