Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!
Avatar pua

Criador do tópico

jahpz

Melhores PUAS

#254349 wazzup.



*Caso você não tenha noção nenhuma de PNL, recomendo ler
PNL Básica Pra entender o que está sendo falado.


- 1 -

Creio que PNL é uma forma de comunicação 2.0, ou seja, cada um se comunica de uma forma, correto?

*Um adendo, pra ter a PNL no seu melhor, procure entender todas as técnicas e saber o que você faz independente da situação, saiba o por que você está fazendo aquilo e pra onde vai te levar, esse tópico só é uma seta apontando o caminho, mas uma hora você vai ter que seguir o seu.

Então, por que usar uma forma de comunicação que você conhece a pouco tempo, se você pode usar uma forma de comunicação que você conhece desde que nasceu?

Segunda opção, eu sei, mas você deve estar pensando, "porra, mas eu preciso mudar de sistema representacional, dependendo da pessoa", não, você não precisa mudar nada, é uma questão de adaptação, e convenhamos, se adaptar é algo que você faz todo dia, a não ser que você preveja tudo o que vai acontecer, o que é pouco provável.

Sabendo disso, vamos ao que interessa.

Eu reuni vários pontos de vistas das técnicas de PNL nos workshops, com vendedores, empresários, comediantes, sedutores, professores, enfim, peguei o que cada um tinha de melhor a me oferecer e fui encaixando no "meu jeito" de ser.

Primeiro descobri que meu sistema representacional dominante, é o visual, assim já sei como as pessoas recebem o que eu falo naturalmente, RECEBEM, não percebem, ênfase nisso.

- 2 -

Depois eu precisava saber qual era o método "enlatado", a sequência de técnicas que eu precisava aplicar, umas mais, outras menos, dependendo da pessoa.

Richard Bandler, em um dos livros dele, praticamente me disse tudo o que eu precisava, segue em lista por ordem de importância(lembrando que, acompanhar e conduzir):

1 - Sincronização/Espelhamento Gestual/Postural

2 - Calibragem

3 - Identificação do sistema representacional

4 - Sincronização/Espelhamento Verbal

5 - Condução

6 - Linguagens

7 - Sugestões

8 - Ancoragem

Lembrando que NUNCA se deve passar pra próxima "fase" antes de ter dominado completamente a anterior, mas você pode repetir as fases.

Feito isso, você provavelmente já vai estar conduzindo a interação como um maestro, se perdeu no caminho? Bússola de linguagem.

- Norte: Onde estão localizados os fatos: quem, o quê, onde, como, quando, etc.

- Sul: Encontram-se as suposições: causa-efeito; leituras de pensamento e equivalentes complexos.

- Leste: Onde localizam-se os julgamentos: bom/ruim.

- Oeste: Onde estão as regras: devemos; é preciso; a lei; etc.

O NORTE é a direção de referência. É para lá que devemos voltar sempre que nos perdemos, no geral a bússola de linguagem serve mais em casos de divergência ou em casos que ninguém presta atenção.

Lembre-se sempre, escolha bem a ancoragem que vai fazer, e saiba ancorar na hora certa, existe hora certa? De acordo com Richard Bandler, SIM.

A hora certa, não é depois, nem no auge do que vai ser ancorado, e sim na súbida até o ápice, um conceito chamado "Curva de Gauss", que diz, o ideal esta entre 90 e 95%.

Imagem

Enfim, é basicamente isso, espero que gostem!
single

Veterano - nível 9

#254393 Eu estou aprendendo , pegando as noções básicas da PNL , e esse artigo foi de grande importância porque ele define melhor seus pretextos e finalidades. Vlw!
gu__ga - MEMBRO EXCLUSIVO
#254801 Mais um otimo topico jahpz, me ajidará a ir pegando a base da PNL enquanto nao tenho tempo de ler e estudar mais profundamamente o assunto.

Queria aproveita pra agardece em geral seus topicos sobre o tema e tbm as rotinas usando PNL, que nos incentivam bastante!! :ae

Abs cara!
maronn - MEMBRO EXCLUSIVO
#306335 E excelente referencia pra se conduzir uma interação . So fico um tanto confuso a respeito das bussola de linguagem .

Nos to viciado em Pnl

Obrigado pelo topico
Avatar pua
doc

Aprendiz

#306442 Jahpz,

Muito legal. Agora, sobre Richard Blander, vc tem algum livro para indicar dele? Gosto muito de ler :D

Outra coisa? Onde fez seus cursos e certificações?

Abraços,

Doc