Aqui é aonde Arquivamos as discussões e debates do PUABASE.
Apenas Membros VIPS
Organização sempre!

Criador do tópico

Rusty Ryan

Veterano - nível 4

#9224 O mito da caverna, também chamada de Alegoria da caverna,foi escrita pelo filósofo Platão, e encontra-se na obra intitulada A República (livro VII). Trata-se da exemplificação de como podemos nos libertar da condição de escuridão que nos aprisiona através da luz da verdade.

Mito da caverna

Imaginemos um muro bem alto separando o mundo externo e uma caverna. Na caverna existe uma fresta por onde passa um feixe de luz exterior. No interior da caverna permanecem seres humanos, que nasceram e cresceram ali.
Ficam de costas para a entrada, acorrentados, sem poder locomover-se, forçados a olhar somente a parede do fundo da caverna, onde são projetadas sombras de outros homens que, além do muro, mantêm acesa uma fogueira.
Os prisioneiros julgam que essas sombras sejam a realidade.Um dos prisioneiros decide abandonar essa condição e fabrica um instrumento com o qual quebra os grilhões. Aos poucos vai se movendo e avança na direção do muro e o escala, com dificuldade enfrenta os obstáculos que encontra e sai da caverna, descobrindo não apenas que as sombras eram feitas por homens como eles, e mais além todo o mundo e a natureza.

Interpretação:
Platão referia-se aos seus contemporâneos, com suas crenças e superstições. O filósofo era qual um fugitivo capaz de fugir das amarras que prendem o homem comum às suas falsas crenças e, partindo na busca da verdade, consegue apreender um mundo mais amplo. Ao falar destas verdades para os homens afeitos às suas impressões, não seria compreendido e seria como tomado por mentiroso, um corruptor da ordem vigente.
O mito da caverna é uma metáfora da condição humana perante o mundo, no que diz respeito à importância do conhecimento filosófico e à educação como forma de superação da ignorância, isto é, a passagem gradativa do senso comum enquanto visão de mundo e explicação da realidade para o conhecimento filosófico, que é racional, sistemático e organizado, que busca as respostas não no acaso, mas na causalidade.

Mas não há forma melhor de resumir essa alegoria do que nestes quadrinhos, falando sério^^, leiam e reflitam um pouco:
Imagem

Fontes: Wikipedia e o site de onde tirei os quadrinhos(é só procurar no google imagens)

Todos os dias somos bombardeados por crenças , pela TV, pela nossa família, colegas...
Mas na realidade elas não são nossas, nós não escolhemos tê-las, não nos deram nenhuma opção porque é muito mais benéfico para o governo e para a sociedade que fossemos passivos, inseguros e eunucos do que se fossemos confiantes, com cultura e se questionássemos tudo e lutássemos pelos nosso ideais .Tudo o que devemos fazer, seguir, acreditar, está nessa simples frase:
“Conhece-te a ti mesmo”
Tente descobrir o que realmente quer e vá atrás disso, ponto final. E este ano, vou tentar seguir como nunca essa linha de pensamento.


abraços
HYBRID

Aprendiz

#9624 MUIIITO FODAA cara cuti muito, esse quadrinho tem q ser imortalizado...serio, e a frase combina com a historinha..."conheça-te a ti mesmo," esqueci o resto...essa frase era o que eu precisava ter na cabeça...parabens...
Avatar pua
ali - MEMBRO EXCLUSIVO
#164786 Logo no início da faculdade ouvi a respeito da "Alegoria da Caverna"...

ótima analogia c uma série d fatos por nós enfrentados.