Avatar pua

Criador do tópico

Portuga09

Veterano - nível 2

#716956 Vamos lá.

Mais um mito, que envolve a testosterona.

Porém, desta vez, algo sério. Antes de tudo, TOMAR QUALQUER POLIVITAMINICO SEM CONHECIMENTO MÉDICO É PERIGOSO.

Vamos lá.

A vitamina D funciona da seguinte maneira.

Pela pele, o 7-deidrocolesterol, por ação dos raios UV (sim, usar protetor solar não nos deixa fabricar a vitamina D), se torna colecalciferol (Vit D3). Esta vitamina D3, através do fígado, sofre uma hidroxilação, se tornando 25 hidroxicolecalciferol (forma ativa).
Outra forma é pelo Ergocalciferol, ou vit D2. Ele passa pelos mesmos processos.

Para manter o equilíbrio, nosso corpo trabalha em regimes de feed-back negativo, regulando a concentração e armazenamento da vit. D3 e D2 no fígado.

O 25-hidroxicolecalciferol passa pelo fígado, onde é hidroxilado e se torna 1,25-diidrocolecalciferol. Essa hidroxilação ocorre pela mediação do PTH que, por sua vez, é secretado quando temos baixo nivel de Cálcio no sangue.

OS RISCOS DE SE TOMAR ALTA DOSE DE VITAMINA D

Bom. Tomando vitamina em excesso, seu corpo começa a acumular esta vit D2 (por exemplo).
Quando chega na faixa normal no plasma, esta vitamina começa a se acumular nos tecidos. Eaí vem o problema. Ela começa a se tornar tóxica.

Essa HIPERVITAMINOSE causa:

- Hipercalcemia - Seu corpo começa a tirar calcio dos ossos, e colocar na corrente saguínea. Além de prejudicar os ossos, que perdem massa (Osteopenia, podendo levar à osteoporose), você prejudica os rins.

- Hiperfosfatemia

- Hipercalciuria - o aumento exagerado do cálcio faz com que os rins tenham que filtra-lo em excesso. Apesar de a vit. D reabsorver o Cálcio dos túbulos, há um limite para essa reabsorção. Com isso muito cálcio ainda é excretado.

- Supressão do PTH


SINTOMAS.
O quadro clinico da Hipervitaminose D:

Anorexia
Nauseas
Vomitos
Fraqueza
Irritabilidade
Dor Abdominal

São sintomas bem inespecíficos.

Porém, as alterações sistêmicas são graves.

Nefrocalcitose
Calculose Renal

O excesso de Calcio leva à deposição e formação de cálculos nos rins.
Podendo levar (e não é difícil encontrar pacientes com isso) a Insuficiência Renal Aguda.
Que pode levar à IR Cronica e a uma Hipertensão Arterial.


O diagnostico é feito pelos sinais e sintomas citados, e por:
hipercalcemia
hipercalciuria
hiperfosfatemia PTH suprimido
dosagem do 1, 25 diidrocolecalficerol.



Conclusão:

Sair tomando Vitamina D igual louco, achando que vai aumentar a Testosterona é a coisa mais idiota que alguém pode fazer.
Sério. Se acham que estão com pouca, vão num endocrinologista!!!

Não façam esse tipo de coisa porque viram no PUA, ou porque leram um artigo, sem saber o contexto de tal artigo.

Artigo este que, alias, diz que A QUANTIDADE DE TESTOSTERONA QUE AUMENTA É MINÚSCULA, PRA NÃO FALAR INEXISTENTE, PELA AÇÃO DE VITAMINA D.

Isso é um apelo, porque as coisas parecem que estão saindo do controle. Quando o assunto é saúde, não tem PUA que ajude.
Avatar pua
slarkk

PUA Avançado

#717032 Valeu portuga, por esclarecer este assunto. :ae
O que eu venho visto ultimamente é muitos tópicos sobre masturbação, e poucos sobre o sexo.
O que me leva a crer que poucos, efetivamente, praticam sexo, e muitos se masturbam.
Mas é isso, tu merece um feed digno porque explicou em detalhes os efeitos das vitaminas no corpo, valeu!

Abraço,

slarkk
Avatar pua
Nagashi - MEMBRO EXCLUSIVO
#717131 Bom, sobre o texto, vou ser sincero, não o li inteiro, mas posso dizer, que vitamina D (chocalciferol) realmente "aumenta a testosterona", digo isso por experiencia e exames hormonais com diversos suplementos.
O aumento não é significativo, mas em um período de extremo estresse que tive, em que meu nível de testosterona livre chegou a menos de 400ng/dl (mantenho em média mais de 1.300ng/dl), aproveitei e fiz alguns testes com vários suplementos, inclusive a suplementação com as vitaminas A, D e E (são vitaminas que participam da produção endógena de testosterona), com doses de 200.000ui, 45.000ui e 8.000ui (respectivamente), e em um período de 60 dias, minha testo subiu para quase 700ng/dl, ou seja, um aumento considerável.

Mas para aumento de testosterona ENDÓGENA, EU prefiro o DAA (D-Aspartic Acid), que além de ser mais barato (considerando o preço das vitaminas A, D e E em altas doses com o DAA), o aumento, em um mesmo período EM MIM foi de 670ng/dl para mais de 900ng/dl.

Lembrando, não sou médico, não estou recomendando nada para ninguém, apenas minha experiencia como atleta amador (ano que vem profissional) e amante da musculação.

Abraços.

Ah, apenas um quote

eduardogrb escreveu:isso é fato!!!!
tudo em excesso faz mal!!!!!!!


Realmente, tudo em excesso faz mal, mas as quantidades de vitamina para serem consideradas tóxicas são absurdamente altas, você pode tomar meio pote de comprimidos de vitaminas NACIONAL que não chegara perto desses níveis, e mesmo com multivitaminicos importados você teria problema em atingir níveis assim. (a ANVISA não libera eles, pois os níveis de vitaminas comparando os estrangeiros com os nacionais é absurdo).

Já cheguei a usar quase 500.000ui de vitamina A por dia por quase um mês, e não tive problemas algum (exemplo com essa vitamina, mas já usei dosagens consideradas absurdas por qualquer médico, de várias vitaminas, sem problema algum, confirmados pelo meu endócrino)
Avatar pua
emerson_sub

Veterano - nível 10

#717137 semana passada fui comprar um suplemento de vitamina D mas tava 32 reais e com apenas 200 UI,( pra fazer diferença tem que ser acima de 4000UI) daí desisti e comprei apenas vitamina C, existe alguma contra indicação?
Avatar pua

Criador do tópico

Portuga09

Veterano - nível 2

#717162
Nagashi escreveu:Bom, sobre o texto, vou ser sincero, não o li inteiro, mas posso dizer, que vitamina D (chocalciferol) realmente "aumenta a testosterona", digo isso por experiencia e exames hormonais com diversos suplementos.
O aumento não é significativo, mas em um período de extremo estresse que tive, em que meu nível de testosterona livre chegou a menos de 400ng/dl (mantenho em média mais de 1.300ng/dl), aproveitei e fiz alguns testes com vários suplementos, inclusive a suplementação com as vitaminas A, D e E (são vitaminas que participam da produção endógena de testosterona), com doses de 200.000ui, 45.000ui e 8.000ui (respectivamente), e em um período de 60 dias, minha testo subiu para quase 700ng/dl, ou seja, um aumento considerável.

Mas para aumento de testosterona ENDÓGENA, EU prefiro o DAA (D-Aspartic Acid), que além de ser mais barato (considerando o preço das vitaminas A, D e E em altas doses com o DAA), o aumento, em um mesmo período EM MIM foi de 670ng/dl para mais de 900ng/dl.

Lembrando, não sou médico, não estou recomendando nada para ninguém, apenas minha experiencia como atleta amador (ano que vem profissional) e amante da musculação.

Abraços.

Ah, apenas um quote

eduardogrb escreveu:isso é fato!!!!
tudo em excesso faz mal!!!!!!!


Realmente, tudo em excesso faz mal, mas as quantidades de vitamina para serem consideradas tóxicas são absurdamente altas, você pode tomar meio pote de comprimidos de vitaminas NACIONAL que não chegara perto desses níveis, e mesmo com multivitaminicos importados você teria problema em atingir níveis assim. (a ANVISA não libera eles, pois os níveis de vitaminas comparando os estrangeiros com os nacionais é absurdo).

Já cheguei a usar quase 500.000ui de vitamina A por dia por quase um mês, e não tive problemas algum (exemplo com essa vitamina, mas já usei dosagens consideradas absurdas por qualquer médico, de várias vitaminas, sem problema algum, confirmados pelo meu endócrino)



Como atleta, você sabe que é ilegal, dopping, isso que você faz neh?
Dito isto, te pergunto. Você fez isso com acompanhamento médico?
Porque este seu valor, ou você está inventando, ou você é forte candidato a chegar aos 30 sem testículos e com diversos problemas em seu corpo.

Ok. Bom, vamos lá. Todos nós temos uma testosterona basal. Quantidade normal do nosso corpo.
O normal para um adulto jovem é uma quantidade de 500~700ng/dl.
Quando você injeta coisas para aumentar a sua testosterona, e ela sobe significantemente, sua hipófise liga um sinal.
Esse é o feed-back negativo.
Quando ela liga este sinal, ela para de produzir LH/FSH.
Com isso, seus testículos recebem o sinal para pararem de fabricar testo e espermatozóides. E, com isso, começa a atrofiar.

Estudei, fui atrás, e não achei nada que ligue a vitamina D ao aumento de testo. Muito pelo contrário.
Tomando a quantidade que você está tomando, é forte candidato a ter pedra nos rins, fratura, e num futuro bem próximo, ganhar uma Hipertensão por Insuficiencia Renal Cronica.


Na boa, campeão, se posso te dar um toque é este.
Se você não está indo num profissional, vá! Se está indo, procure outro.
Estou passando no ambulatório de Endocrinologia (por coincidência).
Em pouco tempo já atendi 4 ou 5 pacientes adultos jovens, bombadinhos, 3 deles atletas, com disfunção sexual por uso prolongado de estimulantes da testo.


Se você está inventando essa história, com base em papo de amigos, sugiro que nem tente fazer isso.
Avatar pua
Nagashi - MEMBRO EXCLUSIVO
#717425
Portuga09 escreveu:
Nagashi escreveu:Bom, sobre o texto, vou ser sincero, não o li inteiro, mas posso dizer, que vitamina D (chocalciferol) realmente "aumenta a testosterona", digo isso por experiencia e exames hormonais com diversos suplementos.
O aumento não é significativo, mas em um período de extremo estresse que tive, em que meu nível de testosterona livre chegou a menos de 400ng/dl (mantenho em média mais de 1.300ng/dl), aproveitei e fiz alguns testes com vários suplementos, inclusive a suplementação com as vitaminas A, D e E (são vitaminas que participam da produção endógena de testosterona), com doses de 200.000ui, 45.000ui e 8.000ui (respectivamente), e em um período de 60 dias, minha testo subiu para quase 700ng/dl, ou seja, um aumento considerável.

Mas para aumento de testosterona ENDÓGENA, EU prefiro o DAA (D-Aspartic Acid), que além de ser mais barato (considerando o preço das vitaminas A, D e E em altas doses com o DAA), o aumento, em um mesmo período EM MIM foi de 670ng/dl para mais de 900ng/dl.

Lembrando, não sou médico, não estou recomendando nada para ninguém, apenas minha experiencia como atleta amador (ano que vem profissional) e amante da musculação.

Abraços.

Ah, apenas um quote

eduardogrb escreveu:isso é fato!!!!
tudo em excesso faz mal!!!!!!!


Realmente, tudo em excesso faz mal, mas as quantidades de vitamina para serem consideradas tóxicas são absurdamente altas, você pode tomar meio pote de comprimidos de vitaminas NACIONAL que não chegara perto desses níveis, e mesmo com multivitaminicos importados você teria problema em atingir níveis assim. (a ANVISA não libera eles, pois os níveis de vitaminas comparando os estrangeiros com os nacionais é absurdo).

Já cheguei a usar quase 500.000ui de vitamina A por dia por quase um mês, e não tive problemas algum (exemplo com essa vitamina, mas já usei dosagens consideradas absurdas por qualquer médico, de várias vitaminas, sem problema algum, confirmados pelo meu endócrino)



Como atleta, você sabe que é ilegal, dopping, isso que você faz neh?
Dito isto, te pergunto. Você fez isso com acompanhamento médico?
Porque este seu valor, ou você está inventando, ou você é forte candidato a chegar aos 30 sem testículos e com diversos problemas em seu corpo.

Ok. Bom, vamos lá. Todos nós temos uma testosterona basal. Quantidade normal do nosso corpo.
O normal para um adulto jovem é uma quantidade de 500~700ng/dl.
Quando você injeta coisas para aumentar a sua testosterona, e ela sobe significantemente, sua hipófise liga um sinal.
Esse é o feed-back negativo.
Quando ela liga este sinal, ela para de produzir LH/FSH.
Com isso, seus testículos recebem o sinal para pararem de fabricar testo e espermatozóides. E, com isso, começa a atrofiar.

Estudei, fui atrás, e não achei nada que ligue a vitamina D ao aumento de testo. Muito pelo contrário.
Tomando a quantidade que você está tomando, é forte candidato a ter pedra nos rins, fratura, e num futuro bem próximo, ganhar uma Hipertensão por Insuficiencia Renal Cronica.


Na boa, campeão, se posso te dar um toque é este.
Se você não está indo num profissional, vá! Se está indo, procure outro.
Estou passando no ambulatório de Endocrinologia (por coincidência).
Em pouco tempo já atendi 4 ou 5 pacientes adultos jovens, bombadinhos, 3 deles atletas, com disfunção sexual por uso prolongado de estimulantes da testo.


Se você está inventando essa história, com base em papo de amigos, sugiro que nem tente fazer isso.


Não vejo motivos para inventar algo, já viu alguma pesquisa sobre a toxidade de vitaminas ? Como eu disse, estes valores de vitamina não é o MEU uso cotidiano, foi um teste que fiz, pois se fizer uma pesquisa rápida em fóruns americanos (não que os brasileiros sejam ruins, mas lá o pessoal além de fazer, normalmente manda junto uma análise hormonal, etc, além de artigos e quotes de livros sobre vitaminas, etc) vai ver que as vitaminas A, D e E são as que participam da produção de testosterona, então, apenas fiz um teste para ver quão bem meu corpo reagiria a isso, e o aumento de testo foi sim, considerável.

E não, eu não sou um "bombadinho" imaturo que sai injetando até synthol por ai, tenho acompanhamento médico, endócrino, nutricionista esportivo e dois atletas renomados (Mannu, o Mister Universo 2011 e o Tyson, Mr Santos 2012), então, só peço que apenas não me inclua no meio de imaturos que aparecem por ai, esse é meu estilo de vida, e não algo que faço para "aparecer", eu VIVO para isso, e considero este seu cometário apenas um desrespeito, criando palpites sobre alguem que não conhece..

E, pelo que entendi, você é médico, certo ? Então sabe que existem milhares de formas de evitar disfunção por excesso de hormonios sintéticos, evitando que a produção endógena seja comprometida.

Apenas reveja seus conceitos, não é por que postei uma EXPERIENCIA MINHA (não foi algo que tirei de fóruns, ou algo que li, EU VIVENCIEI ISSO ) que te dá o direito de criar palpites precipitados sem conhecer quem o postou, ok ?
Abraços.

ps :

Sobre a Vitamina D que você diz que "não encontrou nada", vou apenas usar um quote de uma revista RENOMADA no Brasil.

"
Vitaminas
Elas são essenciais para a síntese de hormônios no organismo. No caso da testosterona, as mais importantes são as vitaminas A, D e E. Manter uma dieta saudável com frutas e vegetais vai ajudar você a suprir a necessidade desses nutrientes.
"

Revista Men's Health
Edição 76- Ano 7 Nº4

Antes de postar que pesquisou algo, apenas pesquise, qualquer um, ainda mais um MÉDICO, deve saber as funções das vitaminas (que são extremamente importantes para a saúde em geral, que é o seu trabalho)
Avatar pua

Criador do tópico

Portuga09

Veterano - nível 2

#717484 [quote="Nagashi"]

Não vejo motivos para inventar algo, já viu alguma pesquisa sobre a toxidade de vitaminas ?
http://www.scielo.br/scielo.php?script= ... pt&nrm=iso
Teste em coelhos, sobre hipervitaminose D.
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19356379
Este é pra você mesmo. Insuficiencia Urinaria por Hipercalcemia secundária à intoxicação por Vitamina D.



Como eu disse, estes valores de vitamina não é o MEU uso cotidiano, foi um teste que fiz, pois se fizer uma pesquisa rápida em fóruns americanos (não que os brasileiros sejam ruins, mas lá o pessoal além de fazer, normalmente manda junto uma análise hormonal, etc, além de artigos e quotes de livros sobre vitaminas, etc) vai ver que as vitaminas A, D e E são as que participam da produção de testosterona, então, apenas fiz um teste para ver quão bem meu corpo reagiria a isso, e o aumento de testo foi sim, considerável.
Como você fez os tais testes? Se fizer um artigo científico comprovando isso, certamente será publicado. Do mais, procurei, falei com um professor HOJE, procurei artigos no PubMed, Scielo e outras bases de dados médicas, e nada. Só vejo isso em revistas e fóruns de academia.


E não, eu não sou um "bombadinho" imaturo que sai injetando até synthol por ai, tenho acompanhamento médico, endócrino, nutricionista esportivo e dois atletas renomados (Mannu, o Mister Universo 2011 e o Tyson, Mr Santos 2012), então, só peço que apenas não me inclua no meio de imaturos que aparecem por ai, esse é meu estilo de vida, e não algo que faço para "aparecer", eu VIVO para isso, e considero este seu cometário apenas um desrespeito, criando palpites sobre alguem que não conhece..

E, pelo que entendi, você é médico, certo ? Então sabe que existem milhares de formas de evitar disfunção por excesso de hormonios sintéticos, evitando que a produção endógena seja comprometida.

Não, sou estudante de Medicina. Sim, existem milhares de formas de evitar disfunção por excesso?
Calma. Disfunção é o oposto de excesso, e nenhum dos dois são bons.
Se você diz, por exemplo, injetar Testosterona e evitar que seus testículos regridam? Não. Não tem pois, para isso, você teria que ter um controle total sobre o eixo hipotálamo-hipófise, sobre o feed-back negativo e a secreção de LH/FSH. E isso você não tem.



Apenas reveja seus conceitos, não é por que postei uma EXPERIENCIA MINHA (não foi algo que tirei de fóruns, ou algo que li, EU VIVENCIEI ISSO ) que te dá o direito de criar palpites precipitados sem conhecer quem o postou, ok ?

Cara, e posto aqui com base na MEDICINA EM EVIDÊNCIA. Sinceramente, leio artigos aos montes, leio os livros que tenho em casa, leio, leio e leio. Estudo (principalmente porque estou passando pela rotação de Endocrino), vou atrás...
Vejo artigos de caras que ficam anos estudando algo pra comprovar, e aí vejo um cara como você.
Irresponsável SIM, que toma coisas para ver se aumenta a testosterona? Cara, sua vivencia não chega perto da vivencia do meu pior professor de endocrino. Em quem devo acreditar?


ps :

Sobre a Vitamina D que você diz que "não encontrou nada", vou apenas usar um quote de uma revista RENOMADA no Brasil.

"
Vitaminas
Elas são essenciais para a síntese de hormônios no organismo. No caso da testosterona, as mais importantes são as vitaminas A, D e E. Manter uma dieta saudável com frutas e vegetais vai ajudar você a suprir a necessidade desses nutrientes.

Não apenas hormônios. A vitamina D, por exemplo, regula Calcio, fosfato e outras várias coisas. Existe até um anabolizante, o ADE. É isso, vitaminas em excesso. Quantas pessoas você já ouviu falar que tiveram IRA, IRC, Pedra nos rins, problemas no fígado... Por esse anabol?
Eu já atendi alguns, e posso te falar, todos se arrependem. 100%.

Revista Men's Health
Edição 76- Ano 7 Nº4

Revista conceituada hein. Cara, minha vida toda eu quis publicar um artigo científico nela....Poutz cara, para e pensa.
Quer ler alguma coisa de interessante? Procure artigos sobre isso em REVISTAS CONCEITUADAS, como Revista de Medicina, Nature, e outras fontes de publicações médicas. Não revista de banca de jornal.

Antes de postar que pesquisou algo, apenas pesquise, qualquer um, ainda mais um MÉDICO, deve saber as funções das vitaminas (que são extremamente importantes para a saúde em geral, que é o seu trabalho).

Amigo, eu muito mais do que você, conheço bem as funções das vitaminas. E conheço, também mais do que você, os benefícios extras, e os riscos de uma hipervitaminose.

Sugiro que você compre um Tratado de Endocrinologia e o leia, como eu fiz.
Avatar pua
Nagashi - MEMBRO EXCLUSIVO
#717547 Olha só, não quer comparar um cara com TMB de quase 3.900 com um coelho né ?
Foi usado em média 53mg/kg de vitamina D colecalciferol, além do mais, em veiculo oleoso, injetável (a absorção da vitamina será muito mais rápida do que a oral, dando um "pico" maior)

Se qualquer coisa vida, mesmo um humano adulto, usando 53mg/kg de vitamina D, OBVIO que vai dar hipervitaminose, porém, as doses que eu usei, mesmo sendo muito mais altas do que qualquer pessoa "normal" use, eu estive bem longe de uma hipervitaminose.

Se ver pelo estudo, foram utilizados 2 MILHÕES DE UI POR KG, o meu foi, para meu peso TOTAL, com doses de menos de 50 mil ui, tem comparação ?
Se eu fosse fazer o mesmo que fizeram com os coelhos, eu usaria mais de 150 milhões de ui (150.000.000, BEM diferente dos meus 45.000, não concorda ?)

Então não vi oque quis dizer com isso, eu não estive nem perto de uma hipervitaminose, e você deve saber muito bem que é MUITO dificil alguem, mesmo com uma dieta de 2.000kcal (um adolescente ou um sedentário)
Então imagine a mim, com um peso corporal de quase 80kg, e 6% bf ? (qualquer leigo sabe que MM tem uma TMB maior que gordura, por isso a referencia)

E você diz saber as funções das vitaminas, mas não sabia que a vitamina D é uma das principais na produção de testosterona ? Ainda mais tendo conhecimento endócrino (que trabalha com hormonios, como a testo ?)

Para alguem entrar em hipervitaminose APENAS SE FOR INTENCIONAL, não tem como uma pessoa ingerir essas quantidades de vitaminas com alimentos, então só suplementando, e mesmo mandando um multi decente (optimen, ou orange triad) teria que tomar uma dose dezenas de vezes maior que o rotulado.
Avatar pua

Criador do tópico

Portuga09

Veterano - nível 2

#717578 Não sabemos a quantidade usual para Coelhos, mas não vem ao caso.
Coloquei para você ver que existe hipervitaminose.
Leu o artigo em inglês?

E você diz saber as funções das vitaminas, mas não sabia que a vitamina D é uma das principais na produção de testosterona ? Ainda mais tendo conhecimento endócrino (que trabalha com hormonios, como a testo ?)
A vitamina D não é uma das principais fontes de testosterona.
Alias, é tão insignificante para a Testosterona que sequer é estudado isso.

Para alguem entrar em hipervitaminose APENAS SE FOR INTENCIONAL, não tem como uma pessoa ingerir essas quantidades de vitaminas com alimentos, então só suplementando, e mesmo mandando um multi decente (optimen, ou orange triad) teria que tomar uma dose dezenas de vezes maior que o rotulado.

Mas isso é óbvio! Mesmo porque a nossa maior fonte de Vitamina D é o sol.

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20050857

Segundo esse artigo, o homem com quantidades suficientes de Vitamina D tem Testo maior do que os com taxas insuficientes.
Existe uma diferença disso para: "A vitamina D aumenta a testosterona galera, vamo chumbar vitamina D no corpo!"

http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/22713128
Já este não mostra correlação entre Testosterona e a vit. D.


Porém, mesmo que a vitamina D aumentasse a Testosterona. Seu corpo tem um basal.
Se você altera isso, em pouco tempo ele luta para voltar àquele basal. Não tem como fugir disso.