Assuntos não relacionados ao tema principal do fórum.
Avatar pua

Criador do tópico

thif

Aprendiz

#871710 E aí galera, tranquilo?

Seguinte, recebi hoje uma proposta de uma empresa para trabalhar em Curitiba (sede da empresa) com um cargo que permite rápido crescimento dentro da empresa e um bom incremento no meu curriculum. No dia 15/01 irei fazer a entrevista com o Diretor da Empresa, porém eu sou nascido e criado no Rio de Janeiro, minha família, amigos e namorada estão todos aqui, e além disso moro com meus pais onde luz, água, telefone e etc são rateada por 3. Me mudando teria que arcar com todos estes custos sozinhos, além de ter que comprar no mínimo uma geladeira, um fogão, uma maquina de lavar e um micro-ondas, além do aluguel. Então antes de tomar esse tipo de decisão (caso seja aprovado) gostaria que os moradores e ex moradores de Curitiba (se tiverem morado nas duas cidades melhor ainda) me passassem algumas informações sobre o custo de vida lá.

- Como oferta e valor do aluguel de imóveis de lá, de preferência com garagem (meu foco é quitinete, AP de um quarto só ou casa de um quarto só) - Caso alguém conheça boas repúblicas tb é uma boa.
-Preço de estacionamentos
-Transportes: públicos, taxi e preço da gasolina
-Alimentação (restaurantes, lanchonetes e podrões de rua)
-Lazer (boates, barzinhos, cinema etc)
E outros que vocês julguem importante

Aqueles que puderem me ajudar, fico muito grato.

Valeu pessoal!
Avatar pua
LucMR - MEMBRO EXCLUSIVO
#871845
thif escreveu:E aí galera, tranquilo?

Seguinte, recebi hoje uma proposta de uma empresa para trabalhar em Curitiba (sede da empresa) com um cargo que permite rápido crescimento dentro da empresa e um bom incremento no meu curriculum. No dia 15/01 irei fazer a entrevista com o Diretor da Empresa, porém eu sou nascido e criado no Rio de Janeiro, minha família, amigos e namorada estão todos aqui, e além disso moro com meus pais onde luz, água, telefone e etc são rateada por 3. Me mudando teria que arcar com todos estes custos sozinhos, além de ter que comprar no mínimo uma geladeira, um fogão, uma maquina de lavar e um micro-ondas, além do aluguel. Então antes de tomar esse tipo de decisão (caso seja aprovado) gostaria que os moradores e ex moradores de Curitiba (se tiverem morado nas duas cidades melhor ainda) me passassem algumas informações sobre o custo de vida lá.

- Como oferta e valor do aluguel de imóveis de lá, de preferência com garagem (meu foco é quitinete, AP de um quarto só ou casa de um quarto só) - Caso alguém conheça boas repúblicas tb é uma boa.
-Preço de estacionamentos
-Transportes: públicos, taxi e preço da gasolina
-Alimentação (restaurantes, lanchonetes e podrões de rua)
-Lazer (boates, barzinhos, cinema etc)
E outros que vocês julguem importante

Aqueles que puderem me ajudar, fico muito grato.

Valeu pessoal!



Vamos lá parceiro. Em primeiro lugar, seja bem vindo. Independente de sua aprovação. Aliás, me add no face para sargear no dia em tu vier: https://www.facebook.com/LucasRieke

- Aluguel: Com garagem e uns 40 m² não sai por menos de 1.000,00. Curitiba é a capital com a maior valorização imobiliária do país. Pode pesquisar. Um amigo meu, corretor de imóveis inclusive, mora num apê super bacana, com garagem, no bairro Prado Velho. Com tudo incluso, ele gasta 1.100,00. Aí, eu perguntei pra ele: "Tá barto, não ?" Ele responde: "Sim, mas quando eu saio de casa, na esquina tem um cara fumando crack". Imagem
Resumo: É caro.

- Estacionamento: Cartel fudido na cidade inteira. Média R$ 7, 8 por hora nos pontos mais centrais da cidade. Vai baixando conforme vc vai rumo à perifeiria. Na balada então, parceiro, 15 pra cima. Imagem

- O transporte público é razoável: R$ 2,70, mas o sistema é integrado. Os veículos sempre cheios, claro. Não tem metrô, trem, van como no RJ. Gasolina mais barato hoje está à R$ 2,88, mas a maioria já está em R$ 3. Imagem

- Alimentação. Ponto forte, eu diria. Procurando com calma vai encontrar lugares bacanas pra almoçar no teu dia a dia sem pagar muito caro. Média R$ 18 à 30 o kg nos buffets. Porém, tem locais mais em conta. O lado gastronômico é forte também, com vários lugares bons pra levar uma mulher ou sair pra caçar. Imagem

- Lazer. Curitiba faz muito frio. Pesquisa recente aponta que aqui faz menos sol do que em Londres, Praga e NY. Acredite, é foda nesse aspecto. Por outro lado, tem vários lugares pra visitar como shoppings, bares, botecos, baladas, o bendito Parque Barigui. Nisso, fique frio. Infelizmente, não tem praia - hahaha... Imagem

Conclusão: o padrão de vida aqui é relativamente alto e o clima é bastante desanimador, mas de uma maneira geral é uma ótima cidade pra aqueles que tem foco na vida profissional, mas ao mesmo tempo dá pra estabelecer um círculo top de amizadas e várias correrias atrás da mulherada. Imagem

Enfim, sinta-se à vontade de postar outras dúvidas e trocas mais ideias sobre esse assunto.

Abraço
Metatron

#871867 Seja bem vindo cara, Curitiba é uma cidade ótima de se viver, e ainda não está tão conturbada como outras capitais (apesar disso estar piorando). Também acho que o padrão de vida aqui ainda é bem mais barato que em outras cidades, como Rio de Janeiro e São Paulo. Mas vamos lá com as suas dúvidas:

- Aluguel: uma amiga minha que mora no bairro Bigorrilho (um dos melhores bairros de Curitiba, também conhecido como Champagnat), ao lado da Universidade Evangélica, paga R$ 1100,00 em um apartamento com 2 quartos e 2 banheiros. Quanto mais se aproxima do centro, mais caro fica, mas é nessa faixa, um ap com 1 quarto e 1 banheiro deve ficar entre R$800,00 e R$1200,00 no centro. Se quiser repúblicas o preço diminui.

- Estacionamento: Como com o aluguel, no centro é mais caro, entre 6 e 8 reais a hora, mas geralmente as próximas horas são mais baratas. Se fizer plano mensal aí fica bem mais em conta, eu trabalho no centro, e pago R$ 100,00 por mês pra deixar o carro por meio período. Um período de 8 horas geralmente fica em torno de R$ 180,00.

- Transporte: Os ônibus de Curitiba são relativamente bons, o sistema é interligado, até em horários de pico vc não demora mais que 1 hora, 1 h e 20 min, pra cruzar a cidade de ponta a ponta. O problema mesmo é a lotação nos horários de pico. Os taxis estão bem caros, R$ 4,60 a bandeirada, R$ 2,30/km na bandeira 1 e R$ 2,80/km na bandeira 2 só valem a pena se for curta distância ou pra ir pra balada à noite. A gasolina acredito que está caro em qualquer lugar, aqui varia entre R$ 2,85 e R$ 3,00 o litro. Pra você ter noção, eu moro no Boa Vista, trabalho no Centro e estudo no Jardim das Américas (veja o mapa) faço esse trajeto todos os dias e gasto em torno de R$ 240,00.

- Alimentação: Dá pra comer bem e barato em Curitiba. Eu almoço em um restaurante de chineses perto do meu trabalho e pago R$ 8,50 o buffet livre, mas tem até por menos. Outra churrascaria bem boa que fui estava R$ 15,00, mas geralmente ficam mais caros nos fim de semana. Mas se quiser comer bem mesmo, tem restaurantes japoneses por R$ 60,00 livre, churrascarias por esse preço também.

- Lazer: Acredito que baladas em Curitiba são muito mais baratas que no Rio de Janeiro, em São Paulo ou outras capitais. Um dos lugares mais badalados é a Woods (que eu particularmente odeio, mas muita gente gosta), é R$ 30,00 pra entrar, e se quiser beber um pouco sem exagerar, vc gasta uns R$ 50,00 ou R$ 60,00 lá dentro. Tem várias baladas boas em Curi, de vários estilos. Tem muitos Pubs Irlandeses bem legais também, tipo Sláinte, Sheridans. Eu que sou estudante e procuro não esbanjar muito, gasto entre R$ 80,00 e R$ 100,00 quando saio e aproveito bastante. Mas se você gosta de extravasar, vai gastar uns R$200,00 mais ou menos.

Qualquer dúvida estamos ae

Abraço
Avatar pua

Criador do tópico

thif

Aprendiz

#872160 Porra, vocês dois me ajudaram pra caralho, se eu for pra Curitiba a rodada é por minha conta.
Lucas, te adicionei la.
Fiquei até um pouco mais motivado a ir, mas ainda é um passo muito grande, tenho que pensar bastante até lá.
A empresa fica no bairro de Juvevê (bem que poderia ser em Jurerê xD), o que vocês sabem desse bairro?

Eu pesquisei algumas kitinets e quartos já mobilhados pra alugar, pra ver se gasto menos com mobilia e eletrodomésticos, todas a no máximo meia hora de carro da empresa pelo que vi.

Tem uma Kitinet em Prado Velho (próx. a PUC), tem 20 m²
Avatar pua

Criador do tópico

thif

Aprendiz

#872163 Pow acho que deu algum comando no teclado que postou a mensagem automaticamente.
como eu tava falando:
-Tem uma Kitinet em Prado Velho (próx. a PUC), tem 20 m² com internet, tv a cabo, lavanderia, cozinha coletiva, garagem e churrasqueira por R$ 450 + R$ 40 de taxa
-Uma outra no Jardins das Américas com 25m² Quarto -sala -bwc-cozinha -estacionamt-lavanderia e em condomínio fechado por R$550 + taxa
-E um quarto individual no Centro Cívico, diz que tem 150 m², mas acho que deve ser a pensão no geral e não só o quarto. com armarios, guarda roupas, frigobar, Limpeza diária do quarto, Cozinha, Lavanderia, Vigilância 24 horas monitoramento, Wi-fi e Opção de estacionamento.

O que vocês acham?

Valeu pela ajuda aí pessoal.
Avatar pua
LucMR - MEMBRO EXCLUSIVO
#872532 São valores interessantes.

O bairro Jurerê é bacana, classe média alta. Residencial, mas conta com boa opções de barzinhos e restaurantes. Inclusive, área que tem boa estrutura, só não chegue muito perto daquele estádio Couto Pereira, que fede - hahaha...

Quanto às opções, me parecem bem razoáveis. São todas boas localizações, mas acho que só visitando pessoalmente pra conhecer a vizinhança e as condições de habitação dos espaços.
hugoky86

Veterano - nível 9

#874460 Em termos de qualidade de vida, organização, é tudo bom.. custo de vida um pouco alto, mas um pouco abaixo se comparar com outras capitais.
O que é ruim aqui são as HBs, são bonitas, mas são bem metidas, o povo não é sociável, é conhecidade como cidade da depressão.